A Copa de Settrington é uma fofura

Corrida junior do Circuito de Goodwood reúne dezenas de crianças e é disputada em Austins de pedalar

Por Bárbara Angelo13/09/16 às 15h22

O último fim de semana trouxe rara alegria para a cidade de West Sussex, na Inglaterra. Não que a alegria seja infrequente na região, que abriga o lendário festival anual Goodwood Motor Circuit. A raridade veio da quinta edição da Copa de Settrington, uma corrida de categoria júnior que reuniu 30 crianças em carrinhos de pedalar.

Parte do Goodwood Revival, a Copa de Settrington ocorre anualmente desde 2012 e além da meninada, reúne também dezenas de Austin J40, veículo oficial da disputa. O J40 é uma miniatura movida a pedal produzida pela Austin Motor Co. entre 1949 e 1971. À época, o dono da companhia propôs ao governo a criação de uma fábrica para esse fim.

Os mini-Austin eram produzidos por mineradores desabilitados por problemas de saúde e recebeu o auxílio do governo como um projeto não lucrativo. Foram produzidas mais que 32 mil unidades, que hoje são relíquias inglesas, passadas de mão em mão e constantemente renovadas. Símbolo de tradição, até mesmo o Príncipe Charles possuía o dele quando criança. Hoje, com a fama ainda maior conquistada pela Copa mirim, um J40 pode passar de £3,000 (equivalente a R$13.179).

Durante as corridas, mecânicos ainda trabalham nas maquininhas como se fossem coisa séria, otimizando as poucas coisas que podem ser alteradas: instalação de rolamentos com menor atrito, expansão da cabine para abrigar outra criança, encurtamento dos pedais para permitir pedaladas mais rápidas e adoção de materiais mais leves.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário