Chevrolet Onix LTZ 1.4: qual é o segredo do sucesso?
Vendendo mais que pipoca em porta de cinema, hatch compacto revela mais atributos do que defeitos na versão top de linha
Vendendo mais que pipoca em porta de cinema, hatch compacto revela mais atributos do que defeitos na versão top de linha
Qual o segredo do sucesso do Chevrolet Onix, campeão absoluto em vendas no país desde 2015? Entre vários atributos, o que mais se destaca é o surpreendente espaço interno.
Apesar de parecer pequeno devido à traseira cortada de forma abrupta e ao reduzido balanço dianteiro (distância entre a roda dianteira e a extremidade frontal do veículo), o hatchback da GM é mais comprido, largo e, principalmente, tem maior entre-eixos que seus concorrentes Hyundai HB20, Ford Ka, Fiat Palio e Toyota Etios.
O resultado da equação é conforto acima do normal para a categoria, com muito espaço para os ocupantes dianteiros e a possibilidade de comportar três adultos no assento traseiro – coisa praticamente impossível em outros modelos do segmento. Claro que dois adultos e uma criança ficarão mais bem instalados, incluindo folga para os joelhos em relação aos assentos dianteiros. O porta-malas com 280 litros está na média dos rivais.
O interior tem visual interessante, mas o acabamento é extremamente espartano; faltam materiais agradáveis ao toque. Por incrível que pareça, até regiões revestidas em tecido nos forros das portas conseguem ser incômodas, pois o material foi colado diretamente na base plástica sem nada macio por baixo para efeito estofado.
Duro por duro, seria melhor em plástico mesmo, que não suja tanto. A forração dos assentos parcialmente em couro sintético e tecido ondulado tem bom visual e permite maior ventilação no calor. Falta tampa na tomada USB do console para evitar a entrada de sujeira.
O motor 1.4 dá conta do recado direitinho, com ligeira sobra de potência para o peso do veículo. Nada impressionante como as opções turbinadas que vem surgindo no mercado, mas o propulsor agrada bastante pelas respostas firmes e agilidade.
No consumo, conforme o programa de etiquetagem do Inmetro, a melhora foi impressionante. Saiu de um vergonhoso D/C da versão automática anterior para um elogiável A/B (o primeiro A significa estar entre os mais econômicos da categoria e o B logo abaixo dos mais econômicos das demais categorias). Em números, com etanol em cidade/estrada: 7,9/9,6 km/l. Com gasolina as médias sobem para 11,7 km/l e 13,9/l em ciclo urbano e rodoviário respectivamente.
Outro ponto interessante do Chevrolet Onix é a disponibilidade de transmissão automática de verdade. Não é o simples e barato automatizado que desagrada os mais exigentes. Embora bastante suave, deixa a desejar por ser um sistema de concepção antiga, sem possibilidade de mudanças manuais por borboletas no volante.
Eventuais reduções têm que ser feitas por complicado ritual, que inclui apertar o gatinho da alavanca, mover o selecionador para a posição “manual” e depois, em um minúsculo botão ao lado da alavanca, comandar a mudança desejada. Complicado para o condutor fazer tudo isso tão rapidamente em alguma emergência.
A suspensão é durinha, mas não chega a maltratar em terrenos mal pavimentados. Em compensação, encara quebra-molas e buracos numa boa e faz curvas com elogiável firmeza.
No conteúdo, algumas surpresas: alarme, monitoramento de pressão de pneus, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, multimídia com tela sensível ao toque com conexão para celulares compatíveis, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch, controlador de velocidade de cruzeiro e OnStar com as funções de concierge e segurança. Esqueça tecnologias como controles de tração e estabilidade, frenagem autônomas ou supervisão de pontos cegos, que realmente não costumam visitar a categoria.
O QUE É
Hatch compacto.
ONDE É FEITO
Brasil, Gravataí – RS.
QUANTO CUSTA
Parte de salgados R$ 44.890 no versão 1.0 e na versão testada chega a absurdos R$ 65.790.
COM QUEM CONCORRE
Apesar de significativas diferenças, os principais concorrentes em suas versões mais próximas são Hyundai HB20 1.6 automático Premium com blueMedia (R$ 66.745), Ford Ka SEL 1.5 automático (R$ 53.090) e Novo Palio Essence 1.6 Creative Automatizado (R$ 57.563).
COMO ANDA
Motor 1.4 flex de 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. Velocidade máxima de 171 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
COMO BEBE
Conforme o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, 7,9 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada) quando abastecido com etanol e 11,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada).
SEGURANÇA
Na segurança, com apenas os dois airbags exigidos por lei, foi muito mal no último crash test realizado pelo LatinNCAP. O teste de impacto lateral expôs a insegurança do hatchback, que acabou recebendo nota zero em proteção para adultos e três estrelas em cinco possíveis na proteção para crianças. Em 2014 o Onix havia recebido nota três para adultos, mas os novos padrões adotados pela entidade independente que avalia a segurança de veículos rebaixaram o campeão de vendas.
VEJA COMO SE SAIU O CHEVROLET ONIX NO CRASH TEST DO LATIN NCAP
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