Esperança da PSA no país, C4 Cactus entra em produção
Presidente da PSA acredita em crescimento da francesa, que está apostando no lançamento para voltar a crescer na região
Presidente da PSA acredita em crescimento da francesa, que está apostando no lançamento para voltar a crescer na região
O novo C4 Cactus entrou em produção na fábrica da Citroën em Porto Real, no sul do Rio de Janeiro, hoje (31). O hatch é a maior aposta da francesa para recuperar a rentabilidade na América Latina, e tem data marcada para chegar às lojas em setembro.
O utilitário foi anunciado pela marca há quase exatos dois anos, e estava prometido para o ano passado. Apesar do atraso, a PSA – grupo que detém Citroën e Peugeot – continua otimista com relação ao potencial financeiro do lançamento.
Segundo reportou a Valor Econômico, o grupo teve uma participação de 1,9% no setor automotivo durante o primeiro semestre no Brasil. A meta da empresa é elevar a fatia para 5% até 2021, recuperando, assim, o retorno dos investimentos.
O presidente da PSA do Brasil e América Latina, Patrice Lucas, acredita que a francesa está no rumo certo. Segundo ele, as vendas na região durante o primeiro semestre apresentaram um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.
A alta, entretanto, pode estar mais relacionada ao desempenho do setor automotivo como um todo do que com a participação da francesa. O mercado de automóveis brasileiro estava em crise profunda durante 2015, e apenas no ano passado começou a se recuperar.
Em 2018, os números de vendas de carros continuam apresentando sinais de recuperação. De acordo com a Fenabrave, houve um aumento de 14,5% nas vendas de carros no país durante o período.
Enquanto isso, o grupo investiu R$ 580 milhões na fábrica de Porto Real, começando em 2016, apenas para fabricar o modelo. Agora, o C4 Cactus entrou em produção no Brasil e será exportada para outros países, como Argentina e Uruguai.
A novidade teve pequenas alterações com relação à europeia original, como para-choque traseiro e vidros das portas traseiras. Segundo a Citroën, a novidade tem suspensões calibradas em um processo de “desenvolvimento local”, para melhor absorver irregularidades do solo e oferecer mais conforto aos ocupantes.
Ela também investiu em conforto acústico dentro da cabine, segundo afirma, para reduzir o nível de ruídos de rolamento e aerodinâmicos que chegam ao interior. A francesa dá destaque para a distância entre-eixos de 2.6 metros, dentro da qual, garante, cinco pessoas podem fazer uma viagem com conforto.
Por enquanto, já temos algumas informações sobre a novidade:
O C4Cactus também já está anunciado no site da francesa, onde constam algumas tecnologias de assistência, como sistema de frenagem automática, alerta de desvio de faixa, alerta de desatenção do motorista e alerta de fadiga. A marca também já divulgou imagens do interior do veículo
Esperamos valores entre R$ 75 mil e R$ 100 mil para o hatch. A francesa tentará emplacar o novato como um SUV para concorrer com Nissan Kicks e Honda HR-V.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Além do C4 Cactus acho que um face- lift do 2008 com a adoção do câmbio automático no motor THP também para este modelo, que ficaria alinhado com os seus irmãos maiores (o 3008 e o 5008)