CNH digital chega a Goiás – a outros estados, só em fevereiro

CNH-e leva a carteira de motorista para dentro do celular por meio de um aplicativo, dispensando a necessidade de carregar o papel

Por AutoPapo 10/10/17 às 17h15

Um aplicativo para substituir a carteira de motorista impressa foi lançado hoje (10), em Goiás. O estado recebeu um projeto piloto do governo que leva o documento para dentro do celular. A CNH digital estará disponível para todo o país até fevereiro do ano que vem. Carteiras de motorista impressas continuarão tendo validade.

CNH digital
Foto Detran | Divulgação

Taxa da CNH digital

A proposta da tecnologia foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em julho, e entra agora na primeira fase de implantação, em Goiás. Moradores da cidade poderão adquirir a versão digital de seus documentos de forma gratuita até o final do ano. Depois, uma taxa de R$ 10 será cobrada pelo serviço no estado.

O aplicativo CNH-e funciona em associação com as novas CNHs, que passaram a ser emitidas em maio. A nova versão do documento conta com um código QR, ou QRCode. O símbolo é capaz de transmitir informações de um dispositivo para outro rapidamente, através de um leitor óptico.

Por isso, o serviço só está disponível para aqueles cujo documento foi emitido depois de maio e, portanto, conta com o código. Com a CNH digital, o motorista dispensa a necessidade de carregar o documento impresso. Este, no entanto, continuará sendo válido.

Para adquirir o CNH-e, condutores devem se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran, e posteriormente se dirigirem ao Detran para cadastrar seus dados e um e-mail. Então, o aplicativo deve ser instalado em um celular e acessado por meio de um código disponibilizado pelo órgão de trânsito.

Uma taxa será cobrada pelo serviço, com valor a ser definido pelo Detran de cada estado. Da mesma forma, a data para que a CNH digital seja oferecida em cada região não está determinada, mas deve ocorrer até fevereiro de 2018. O app estará disponível para download nas lojas de aplicativos para sistemas iOS e Android.

Salvar

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário