O que é, para que serve e como baixar e imprimir o CRLV digital

Documento eletrônico tem a mesma validade legal do impresso - que não é mais emitido pelos Departamentos Estaduais de Trânsito

Confira as datas para pagamento do licenciamento DF 2022
CRLV digital pode ser compartilhado com até cinco condutores (Foto: AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 03/01/2020 às 11h04
Atualizado em 25/03/2021 às 16h38

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão e das determinações ligadas ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital). Entenda como funciona a nova modalidade do documento.

LEIA MAIS

Desde junho de 2020, o CRLV-e, como também é chamado, é expedido em substituição ao CRLV em meio físico. Como os proprietários de veículos não recebem mais a versão impressa, podem fazer uma cópia – em papel – do documento do carro digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um smartphone ou quando o aparelho estiver descarregado.

Como baixar o CRLV digital

Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital,  o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • Gerar a  “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • Adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.

Regras para emissão do documento

O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Vale lembrar que o CRLV digital tem a mesma validade jurídica e as mesmas informações do documento impresso.

Especificações do CRLV-e

O documento digital será composto por partes contendo os seguintes dados:

  • Informações dos órgãos emissores, do veículo e do proprietário (identificação do DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, exercício, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, placa atual, placa anterior, nº do VIN (chassi), tipo/espécie, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabricação, ano do modelo, capacidade/lotação, potência/cilindrada, categoria, cor do veículo, quantidade de eixos, CMT, PBT, nº de motor, tipo de carroceria, local e data da expedição e QRCode);
  • Informações do campo observações do cadastro do veículo;
  • Mensagens do Departamento Nacional de Trânsito.

O CRLV-e poderá conter informações do bilhete do seguro DPVAT, conforme procedimentos estabelecidos pelo Denatran, respeitada a legislação de seguros.

A versão impressa conterá o mesmo leiaute da digital, em tinta preta, em página única, papel sulfite branco e formato A4.

Compartilhamento do CRLV

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que disponibiliza a CNH e o CRLV digital, também possibilita o compartilhamento do CRLV. Até cinco pessoas, além do proprietário do veículo, podem ter acesso simultâneo ao documento veicular.

Para aprender a compartilhar o documento do carro, acesse o passo a passo no site do Denatran.

Histórico do CRLV digital

O CRLVe foi apresentado pelo Contran pela Resolução nº 720, de 7 de dezembro de 2017. Depois, as regras para o documento eletrônico, que deveria ser implantado a partir de 31 de dezembro de 2018, foram alteradas pela Resolução nº 744, de novembro de 2018.

Mais recentemente, a Resolução nº 769 alterou a data da obrigatoriedade para 30 de junho de 2019.

Documento de veículo convencional

A Justiça determinou, por meio de liminar, que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil voltem a emitir o CRLV físico. A decisão partiu do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e atende a um recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e de mais três entidades de despachantes do estado de Santa Catarina.

No recurso, as entidades alegaram que a resolução publicada pelo Contran violou a Lei nº 14.071/2020, que fez diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro, e que assegura a emissão dos documentos – por meio físico ou digital – conforme a preferência do proprietário do veículo.

A ação que quer o CRLV impresso segue tramitando na primeira instância da Justiça Federal de Santa Catarina e ainda terá o mérito julgado.

Boris Feldman comenta a decisão do TRF4, confira:

É obrigatório andar com CRLV?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório o porte do CRLV. O documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

Multa

Não portar o documento de carro (digital ou impresso), é infração gravíssima e pode custar R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Diferença entre CRLV e CRV

A principal diferença entre o Certificado de Registro de Veículo e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é a validade dos documentos. Ao contrário do CRLV, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de validade. Apenas em alguns casos específicos (listados abaixo) é preciso solicitar um novo documento.

Outra distinção é que o CRV apresenta, anexa, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida como recibo de compra e venda.

CRV digital

Entrou em vigor, em 04 de janeiro de 2021, a  Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a digitalização dos documentos de registro e de transferência de veículos, o CRV, o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).

“O CRV e o CLA serão integrados ao CRLV-e e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)”, informa por meio de nota o Ministério da Infraestrutura.

De acordo com a pasta, a medida vale para veículos registrados a partir de janeiro. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo.

“O proprietário também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização”, complementa a nota ao ressaltar que o registro deve ser feito nos casos de:

  • compra de veículo zero km;
  • de compra ou venda de veículo usado;
  • de mudança de município de domicílio ou residência do proprietário; e
  • de mudança de categoria ou alteração de característica do veículo.

Mudanças

Para quem já possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (DUT) em papel-moeda (para veículos registrados antes de 2021), as mudanças não trarão impactos práticos.

Nesse caso, quando o proprietário for vender o veículo, deverá seguir o mesmo procedimento atual, que é de preencher o verso do documento com os dados do comprador, reconhecer firma no cartório e, por fim, ir ao Detran para efetivar a transferência.

Segundo o Contran, os procedimentos mudarão apenas no caso de veículos registrados após o dia 4 de janeiro, com o Detran passando a expedir somente o CRLV-e em formato digital.

A ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo. Na ocasião, o proprietário solicita junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador.

O Detran disponibiliza a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. A partir daí, o procedimento é o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran”, explica o Conselho Nacional de Trânsito.

A expectativa do órgão é de que, até o fim do primeiro semestre de 2021, seja possível transferir a titularidade do veículo por meio da CDT ou pelos portais do Denatran e do Detran onde o veículo estiver registrado. Para isso, será necessário que o antigo e o novo proprietários tenham algum tipo de assinatura digital válida.

Documentos necessários para emissão do CRV

Para a emissão do primeiro CRV, o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e exigirá do proprietário os seguintes documentos:

I – nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente;

II – documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes.

Para a emissão do novo CRV (ou segunda via), serão exigidos os seguintes documentos:

I – Certificado de Registro de Veículo anterior;

II – Certificado de Licenciamento Anual (CRLV);

III – comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo Contran;

IV – Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;

V – comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;

VI – autorização do Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículo da categoria de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes;

VII – certidão negativa de roubo ou furto de veículo, expedida no Município do registro anterior, que poderá ser substituída por informação do Renavam;

VIII – comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas;    (Vide ADIN 2998)

X – comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alteração nas características originais do veículo que afetem a emissão de poluentes e ruído;

XI – comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do Contran e do Conama.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
465 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge 8 de dezembro de 2023

Aqui em Uberlândia mg a PRF não aceitou o digital de um amigo,lhe deram 2 multas,uma por falta de documento e outra por desrespeito sendo que ele tava explicando sobre o digital e o policial ainda queria prendê-lo se continuasse falando,muito desrespeito com trabalhador.

Avatar
Danilo Ferreira Rocha 19 de abril de 2022

Quero o aplicativo pra imprimir documentos 2022

Avatar
Danyelle Teodoro Duni 16 de março de 2022

Para entregar o crvl no detran, tem que ser o proprietário ou pode ser o filho dele?

Avatar
André 1 de setembro de 2021

O problema é fazerem as coisas pela metade. Se vai ser tudo digital para que eu tenho que andar com um papel caso não tenha celular? Oras, o policial que consulte no sistema se eu estou com tudo em dia.

Avatar
Roberto 21 de janeiro de 2022

André, acorda! Nem todas as areas rurais do Brasil tem cobertura de celular. Seja para o condutor, seja para quem deve fiscalizar.

Avatar
Luis 5 de janeiro de 2024

Eu ando com os dois: o digital e o documento de papel:
Assim, estarei documentado no caso de meu celular estiver sem carga na bateria ou der defeito, sendo que nem todo lugar tem sinal de Internet.

Avatar
Jeferson Maicon dos santos 25 de junho de 2021

Aí a vítima da sociedade edita essa folha que agora é o documento, colocando seus dados rouba seu veículo e atravessa o Brasil com a folha de suficiente que agora é o documento, por fim facilitando prós ladrões.

Avatar
Rafa 16 de julho de 2021

Olá. As viaturas contam com sistema de rádio e internet para consultar os dados reais do veiculo.

Avatar
Rodrigo De Souza guedes 13 de maio de 2021

O carro está no nome do meu primo, mas o veículo se encontra comigo, no momento ele não está morando na mesma cidade q eu, eu pagando o documento consigo ter acesso ao documento ou só proprietário do carro?

Avatar
Rafa 16 de julho de 2021

Olá, Sim. Basta ter dos documentos do veiculo em mãos.

Avatar
Paulo 25 de fevereiro de 2021

Pode ser fraudado o código Qrcode

Avatar
Rafa 16 de julho de 2021

Olá. As viaturas contam com sistema de rádio e internet para consultar os dados reais do veiculo.

Avatar
Adriano 12 de fevereiro de 2021

Tenho a mesma questão da Lívia, ainda sem resposta.

Avatar
Natalino Dos Reis Sobrinho 12 de fevereiro de 2021

Este País, está cada dia pior. Governado por Sacanas,e dirigido por piratas. Se este maldito documento, não será mais emitido,porque o Cidadão, terá que pagar está imundice? É uma Vergonha.

Avatar
Livia 9 de fevereiro de 2021

Eu já tenho meu CRLV 2020 no app, porém não consigo baixar o de 2021. Alguém sabe me dizer como faço? Preciso escluir os 20 pra ter o 21?

Avatar
kleber 23 de fevereiro de 2021

Tb estou na mesma sem saber o que fazer !!!!

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Sim. Melhor excluir o de 2020 e depois baixar o de 2021. Mas antes tenha certeza de que foi licenciado em 2021 consultando a situação do veículo no site do Detran do seu estado.

Avatar
Eduardo 8 de fevereiro de 2021

Não sei a finalidade do cartório, imposto pago desnecessário pois o cartório não e responsável em caso de fraude. Quando pensamos que a burocracia vai diminuir, pelo contrário só faz aumentar

Avatar
Joao Paulo de Oliveira 8 de fevereiro de 2021

Esse app e muito incompleto devia ter tudo sobre o veiculo ,aliás pode fazer o pagamento de todas as taxas através dele ,poder conferir o nada consta do veiculo e oitras coisas mais , mas o App só me mostra o crlv que está com o ano de exercício em dia e a minha habilitação, se eu quiser saber sobre as taxas do veiculo tenho que correr atrás de um monte de sites para saber a situação do veiculo e ainda com tudo pago não consigo emitir meu documento 2021 já paguei todas as taxas desse ano e meu documento não aparece no app quando entrei no site da Fazenda consegui descobrir que a taxa do seguro do ano passado estava atrasada no valor de 5,73 isso e um absurdo a mais de duas semanas já paguei mais de 2,000 reais de documento ,para agora meu documento não ser emitido por causa de 5,73 que eu nem sabia que estava pendente, acho que esse aplicativo devia mostrar tudo que está pendente no veículo já que ele é um App ligado ao detran ,isso é uma vergonha

Avatar
Josenildo Ferreira Silva 4 de fevereiro de 2021

Josenildo Ferreira Silva

Avatar
paulo santos farias 4 de fevereiro de 2021

casos de um pais sem lei..sem planejamento sem respeito ao cidadao

Avatar
Rafa 16 de julho de 2021

Olá. A mudança para um documento digital e sem sair de casa é um grande avanço para o pais.

Avatar
Luis 5 de janeiro de 2024

Verdade

Avatar
Tadeu Araujo 28 de janeiro de 2021

O DETRAN ou Denatran, como queiram falar conseguiu o grande mérito de se superar em burocracias. Eu paguei de forma integral os documentos ( Como sempre o fiz ) e vergonhosamente não tenho acesso ao documento 2021 , minha placa é final 1 , paguei os débitos e acesso o aplicativo C.D.T e só consta o documento 2020 , se está pago entrequem os documentos! Prá pagar é ótimo para os cofres do estado , paguei dia 22 / 01 / 2021 e até hoje não consta no aplicativo para que eu faça a impressão do documento , soube que vão entregar a partir de fevereiro, então não cobrem antes ! Absurdo . Sabe na verdade porque fizeram isso ? Vamos lá: O governo do estado ficará livre de comprar matéria prima para confecção do documento então o povo além de pagar economiza para a União os gastos com a matéria prima no caso papel para emissão do documento, que são bilhões aos cofres do governo federal e estadual . Não é prá facultar é pra encher mais os bolsos desses tarados por dinheiro .Acorda Brasil !

Avatar
Simone 20 de janeiro de 2021

Como obter o código de segurança do crv digital? Pedem esse código para baixar o documento no app da CNH e não encontro.
Meu carro foi comprado depois do dia 04/01/2021. Não vem mais o CRV impresso.

Avatar
Elenice 22 de janeiro de 2021

Simone esse código de segurança, fica na frente do recibo de compra e venda do veiculo

Avatar
Adriano 22 de janeiro de 2021

Não existe mais o recibo de compra e venda, não leu a reportagem??? Também estou com o mesmo problema.

Avatar
Felipe Felix 25 de janeiro de 2021

Boa noite, estou com esse mesmo problema! Em nenhum documento informa o CRV e não consigo informações sobre. Nem no documento impresso pelo Detran informa o código para conseguir baixar o documento digital

Avatar
lUCELIO 26 de janeiro de 2021

No próprio APP, no campo que solicita o código tem uma interrogação “?”. Só clicar nela que aparece uma imagem indicando onde fica o código na carteira de habilitação.

Avatar
Felipe Felix 26 de janeiro de 2021

Mas é isso que estamos comentando, carro zero não tem mais o documento verde para informar o CRV. Eles entregam um papel com o QR CODE e só. É essa falha do Detran de não passar informações corretas. Ai quem se lasca é os motoristas que estão com carro zero na rua.

Avatar
Jorge 16 de janeiro de 2021

Bom dia
E se outra pessoa precisar sair com o carro como vai fazer com o documento?

Avatar
Cristina 16 de janeiro de 2021

O proprietário, por meio do App CNH digital, pode compartilhar o CRLV com até 5 pessoas, pelo WhatsApp mesmo.

Avatar
Andre 21 de janeiro de 2021

Voce pode compartilhar o CRLV digital com a pessoa que pegou seu veiculo ou imprimir o mesmo e entregar a ele.

Avatar
Kleity 4 de julho de 2021

Como faço pra imprimir o crlv pois se for no despachante tenho q pagar só pra imprimir,vê se pode

Avatar
WALTER CAMARA ANTAO 13 de janeiro de 2021

Eu não sou contra as mudanças, inclusive a carteira de motorista digital, não existe uma explicação como você imprime o CRLV, porque você paga taxa de licenciamento todo ano, além do IPVA, sejam mais claros e expliquem isto. Implantação disto requer muita explicação para a população do que simplesmente colocar em funcionamento sem antes avisar a todos. Em tempo e a emissão do DUT?

Avatar
ANTONIO CARLOS LOPES 13 de janeiro de 2021

para quem tem veículo em propriedade de cnpj, terá que pagar assinatura anual de certificação digital para poder acessar o app. Isso é um absurdo.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV-e em PDF e imprimir fornecendo dados que estão no CRV. Verifique no seu estado.
Procure saber como as locadoras de veículos da sua cidade estão fazendo e faça da mesma forma.

Avatar
Silvana 12 de setembro de 2022

Já dei entrada no documento, já fiz a vistoria, agora só falta pegar o documento e trocar a placa, mas o despachante tá me enrolando. Caso eu saia com o carro sem o documento, se a polícia me parar, pelo meu documento já vai constar q eu dei a entrada no documento ou ainda assim eu levo a multa por não tá com o documento em mão?

Avatar
Ney Vasconcelos Vieira 9 de janeiro de 2021

Já não recebi esse ano, mas paguei a taxa de licenciamento que é pra emitir o crlv, injusto, deveria receber esse valor de volta.

Avatar
Maxwell 20 de janeiro de 2021

De fato…cobram 200 reais por uma vistoria que não é feita (pelo menos para carros novos) e pela confecção de um documento que não é mais impresso…

Avatar
Juliana Alves Tanaka 8 de janeiro de 2021

fazer o cadastro com cnpj?

Avatar
Juliana Alves Tanaka 8 de janeiro de 2021

No caso do veículo estar no nome da empresa, como fazer o cadastro no aplicativo e ter o documento digital, já que os dados para preenchimento são CPF?

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV-e em PDF e imprimir fornecendo dados que estão no CRV.
Verifique no seu estado.

Avatar
David Ferreira de Barros 6 de janeiro de 2021

Com o crlv digital a obrigatoriedade do pagamento do grt ainda continua?

Avatar
Tadeu Araujo 28 de janeiro de 2021

Sim ! É metendo a mão no bolso dos contribuintes. PARABÉNS Denatran , PARABÉNS Detran! E prá entregar o documento no aplicativo é uma demora do inferno . Economia de bilhões com papel para favorecer o Detran ou Denatran ( Como queiram ) Absurdo!

Avatar
Cesar 6 de janeiro de 2021

Se meo celular descaregar eo levo multa deve ser esta as intenções do administradores

Avatar
Carlos 7 de janeiro de 2021

Imprima e deixe no carro

Avatar
Kleity 4 de julho de 2021

Como imprimir o crlv digital?

Avatar
RODRIGO 5 de janeiro de 2021

Brasil inventando moda, moro em foz do iguaçu e faço faculdade no paraguai, sendo que a policia paraguaia exige documento impresso pelo governo para meu carro (verdinho) para eu transitar com o carro lá,, como vai ser agora se vão extinguir o verdinho….

Avatar
Carlos 6 de janeiro de 2021

Existe um aplicativo (Vio), que foi padronizado no Mercosul justamente para validar tanto a placa com o padrão novo (validar aquele QRCode que tem na placa), como os documentos (CNH e CRLV, também os QRCodes). Todo órgão, independente do país do Mercosul, deve utilizá-lo

Avatar
Rodrigo 6 de janeiro de 2021

Estou no Paraguai e até agora aqui só é válido o Verdinho de 2020… Vamos ver. Se tiver o impresso pela Internet o carro é apreendido e liberado após apresentar a documentação exigida por eles. Vamos aguardar.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Em 2020 muitos Detrans já não emitiram o CRLV. O Paraguai certamente vai ter que encontrar uma solução.

Avatar
Carlos Alberto 7 de janeiro de 2021

Xara senão vc vc jamais iriamos saber que seria este o qr code normal e sim o expecifico VIO, como vc mesmo disse…….Quem não sabe vai usar o normal e sempre vai dar erro, A midia tipo a Globo em um dos jornais, estava o Diretor do detran dando explicações só quem em momento algum esta banana disse como seria verificado se algum proprietario quisesse saber…

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Xara senão vc vc jamais iriamos saber que seria este o qr code normal e sim o expecifico VIO, como vc mesmo disse…….Quem não sabe vai usar o normal e sempre vai dar erro, A midia tipo a Globo em um dos jornais, estava o Diretor do detran dando explicações só quem em momento algum esta banana disse como seria verificado se algum proprietario quisesse saber…

Avatar
José 5 de janeiro de 2021

Tem pessoas que não tem internet, nem smartphone, como farão para ter o crlv impresso ?

Avatar
Luiz de Abreu Neto 7 de janeiro de 2021

Fiz o licenciamento do meu veiculo 2015 em 2021 e não tenho smartphone, como faço para obter o CRLV?

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV-e em PDF e imprimir fornecendo dados que estão no CRV. Verifique no seu estado.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

1) Pedir a um parente ou amigo que tenha acesso à internet. Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV-e em PDF e imprimir fornecendo dados que estão no CRV. Verifique no seu estado.

2) Procurar o Detran do seu estado. Eles devem ter alguma forma de imprimir.

3) Contratar um despachante para imprimir.

4) Ir a uma Lan House.

Avatar
Leonel 4 de janeiro de 2021

Me tirem uma dúvida: se não está sendo mais impresso o CRLV e a gente que tem que imprimir, por que devemos pagar o licenciamento? Achei que o pagamento do licenciamento fosse o custo para ser impresso o CRLV. Se não imprimem mais, não teria por que pagar essa taxa.

Avatar
ELAINE DE ARAUJO 8 de janeiro de 2021

Ja era um absurdo essa taxa para um pedaço de papel , agora sem ele não tem porque pagar essa taxa. Estamos fazendo papel de novo.

Avatar
Rejeane 31 de janeiro de 2021

Licenciamento continua sendo cobrado, a taxa de expedição do documento não mais, por não ser impresso e entregue. Não tem nada haver licenciamento porque oque era cobrado para impressão era taxa de expedição.

Avatar
Israel 29 de dezembro de 2020

Boa tarde!

Porque não está vindo a informação REM e nem Blindado no CRLV digital? Só vem no CRV. Vamos ver se vcs são bom mesmo pra me informar o motivo.

Avatar
bruno 24 de dezembro de 2020

É brincadeira como no brasil fazem o povo de trouxa! Fizeram isso pensando em economizar, mas não repassaram a economia para os contribuintes , só criaram mais burocracia sem pensar nos muitos brasileiros que não tem conhecimento em relação a tecnologia.

Avatar
jeferson marques gomes 21 de dezembro de 2020

Boa noite
comprei um veiculo e esta no nome do antigo proprietario pois veiculo esta alienado e so vou fazer a transferencia apos a quitação do veiculo
como vou fazer para consultar no App se a carteira esta cadastrada a minha habilitação
nao tenho a opção de add veiculo no App

Avatar
Rejany 1 de janeiro de 2021

Da para add veículo, problema é conseguir o código de segurança que vem no CRV. Será vão enviar o físico??

Avatar
Hericles 5 de janeiro de 2021

Pelo descrito não enviarão mais o físico.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Não tem como vincular um veículo em nome de outra pessoa na sua CNH digital. Você vai ter que imprimir o documento e andar com ele no veículo. Alguns Detrans estão imprimindo com fornecimento de dados que estão no CRV.

Avatar
matheus 20 de dezembro de 2020

ola , tenho uma duvida com esse documento digital como faço para vender o veiculo se naotenho o dut

Avatar
Roberto Camargo de castro 15 de dezembro de 2020

Sim mas já que não vão ter o trabalho de impressão e entrega do documento ainda vou ter que pagar a taxa de licenciamento? Já que não vão mais fazer o serviço

Avatar
Donizete 10 de dezembro de 2020

Minha moto e de 2005 e nao tem codigo crv pois a lei e de 2006 o que fazer?

Avatar
Jacimara 19 de dezembro de 2020

Acabei de fazer do meu carro 2001, coloquei o renavam,
onde pede o tal numero do crv, coloca 11 zeros que dá certo. (00000000000)

Avatar
Hermilio Amaral 7 de dezembro de 2020

Ficou muito complicado , uma bagunça …só piora as coisas em vez de melhorar

Avatar
Maicon da Silva 6 de dezembro de 2020

Vamos ter que continuar pagando a taxa de licenciamento e expedição do doc?

Avatar
Martines 26 de dezembro de 2020

Concerteza nós moramos na republica dos bananas…lixo de país.

Avatar
Rejeane 31 de janeiro de 2021

Licenciamento sim, taxa de expedição não !

Avatar
Silmara Labate 3 de dezembro de 2020

Tá, como fica o documento (DUT) pois eu baixei o App ok tenho o documento de circulação, ressaltando que o documento não se parece nada com a foto da propaganda a gramação é toda branca um lixo não se parece nada com o documento.E agora comonficabo DUT.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Não existe mais DUT. Somente o CRLV é de porte obrigatório.

Avatar
Arthur 30 de novembro de 2020

Alguém me tira uma dúvida, fiz o pagamento do licenciamento estava sem multa no sistema, um mês depois de ter pago entrou uma multa, pra emitir o crlv-e tenho que pagar essa multa? Lembrando que o carro já está emplacando. Alguém sabe dizer??

Avatar
Rejany 1 de janeiro de 2021

Não, seu documento já foi expedido. Só baixar.

Avatar
Edvaldo Francisco dos Santos 24 de novembro de 2020

Podemos nós ajunta para prossessa o Detran não consigo licenciamento meu carro Crvl-e já está pago há 5 meses e nada já no Detran este mês e não resolverá nada não posso anda o veículo se não tomar multa e até guincho falta de vergonha

Avatar
Samuel Peixoto paim 22 de novembro de 2020

Como faco para imprimir meu crlv do meu veiculo2020 o siti nao entra se puderem me informar eu agradeco

Avatar
Rejany 1 de janeiro de 2021

Baixa a carteira digital, informa Du CNH que se o carro estiver em seu nome já aparece o documento para add. Daí é clicar em exportar e imprimir. Se não tem CNH, ainda dá para add o carro informando renavan e código de segurança. Vi alguém dizer que usando 11 zeros no código funciona. Não testei

Avatar
Adilson 19 de novembro de 2020

O meu está no cnpj de uma empresa que eu tenho, mas não uso mais, MEI .. Agora como é pessoa justiça estão me pedindo o certificado digital para eu ter acesso ao documento, mas no caso da MEI por lei não é obrigatório ter certificado digital, eu não tenho .. Que rolo ..

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Alguns Detrans estão imprimindo o CRLV pelo site informando apenas dados que estão no CRV. MG está assim.

Se não der, você pode tentar acessar o portal do DENATRAN. Você tentar que criar um usuário no portal gov.br com o CNPJ da sua empresa. Podem te pedir alguns dados dela para confirmar se você é mesmo o titular.

Avatar
Rosangela Silva 27 de outubro de 2020

Meu irmão tem veículo de transporte. Fez licenciamento em Junho, cadastrei no CNH digital, Porém não consigo baixar, lá só aparece do exercício de 2019.

Verifiquei o site do Detran/SP e lá consta que o veículo está licenciado em 2020.

Como fazer a retirada? É uma bagunça este serviço

Avatar
Guilherme 4 de novembro de 2020

Estou na mesma situação. Já vai fazer 1 mês e nada do documento atualizar. Vocês conseguiram alguma resposta??

Avatar
Rafael dos Santos Pedrão 6 de novembro de 2020

Clica em remover o CRLV, fecha o app, entra de novo no app, e baixa novamente.

É só um bug do sistema.

Ele não coloca o novo “em cima” do velho.

Avatar
Vera Lucia de Oliveira 7 de outubro de 2020

Bom dia eu gostaria que fosse mais fácil para preencher o dados do documento do veículo

Avatar
ISRAEL CAXIAS 4 de novembro de 2020

Sra. Vera, realmente o preenchimento e complicado; No entanto os dados cadastras servem de chave de segurança; Ou seja, se alguma informação for preenchida de maneira errada o sistema não libera o cadastro.

Avatar
Simone Souza de Oliveira 5 de outubro de 2020

A autopapo

Avatar
Vítor 1 de outubro de 2020

E o recibo, como venderei o veículo se não tenho mais recibo para preencher?

Avatar
Maicon Carmo Dos Santos 16 de outubro de 2020

Os recibos continuam sendo impresso normalmente no ato de uma compra de um veículo zero ou usado, após os serviços de praxes do setor de transito de sua cidade, será emitido o recibo popularmente conhecido ou CRV – Certificado de Registro de Veículo, esse ainda continua sendo impresso normalmente.
O que deixa de ser impresso é o documento de porte obrigatório o CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, na qual passará a ser digital e caso queira uma cópia impressa deverá baixar em PDF e imprimir uma cópia numa folha A4.

Avatar
Adriana Ramos 5 de janeiro de 2021

Olá.eu tenho já faz desde quando saiu a carteira digital. E agora vi falar que o crv também foi para o digital.mas eu entro no app é não aparece o crv.e queria saber saber se para tranferir consigo só com a carteira digital sem uso do papel crv?

Avatar
Eni Aydar 23 de setembro de 2020

Boa tarde, fiz meu licenciamento eletrônico e deu td certo, já estou com o documento no celular, mas fiquei em dúvida sobre o DUT, o documento de tranferência, o Detran vai enviar pra casa ou tenho que ir buscar? não achei nenhuma menção sobre isso no site.

Avatar
Maicon Carmo Dos Santos 16 de outubro de 2020

Se o processo foi feito com despachante, procure ele provavelmente esteja com ele o recibo. Caso tenha optado por fazer pessoalmente a legalização, procure o setor de transito de sua cidade, onde você deu entrada na documentação do veículo.

Avatar
Jameson Gomes 27 de outubro de 2020

Boa noite! O meu processo foi todo feito digitalmente, detran mandou e-mail informando que foi aceito, porém não informa nada sobre o dut. Aonde pego o meu DUT? alguém sabe me responder?

Avatar
Meg 4 de novembro de 2020

Estou com a mesma duvida da Eni…tudo foi feito eletronicamente, portanto não tem entrada na cidade nem despachante. Onde conseguir o DUT para a venda do veículo ? A resposta de voces não foi clara quanto a isso.

Avatar
Leo 19 de novembro de 2020

Pessoal, nesse momento centenas de pessoas estao buscando no google como obter a CRV, para quem fez online, e só aparece no detran como “emitido” e nao chega o impresso de jeito nenhum, e nao tem nenhum lugar no site que informa como obter isso. Achei no site do poupatempo uma opção de retirada de CRV, acho que vou tentar isso, mas tem que agendar, esperar porque a capacidade é de 30% para ai perguntar… ou seja, Brasil!!!

Avatar
Sergio 19 de setembro de 2020

O veículo está em nome da empresa, portanto usa CNPJ, como faço para compartilhar para o app carteira digital dos motoristas o crlv-e?

Avatar
Alex Correa 29 de outubro de 2020

Sergio, para veiculo em nome de empres (CNPJ) não está disponivel o uso do app carteira digital.
É necessário emitir o CRLV no site do DETRAN do seu estado.

Avatar
antonio carlos lopes 13 de janeiro de 2021

no meu caso perdi o documento, então o que vc fala de emitir é pagar a taxa correspondente e fazer novo àgendamento?

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Cada Detran pode adotar procedimentos diferentes. Você vai ter que verificar no seu estado. Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV no site e imprimir, fornecendo dados que estão no CRV.

Avatar
Luana 18 de setembro de 2020

Se as autoridades me pararem sem o doc impresso isso pode gerar apreensão da moto!?

Avatar
Plínio 19 de setembro de 2020

Sim, diferentemente da CNH, vc precisa portar crlv verdinho antigo ou o crlv digital impresso conforme prevê o art. 4° da deliberação 180/19 do CONTRAN

Avatar
Luiz 27 de setembro de 2020

Art. 7º A expedição do CRLV-e, sem obrigatoriedade de sua impressão, deverá ser implantada em todo o território nacional até 30 de junho de 2020, facultada sua antecipação.

Avatar
Erican 24 de outubro de 2020

Oi Plinio. ñ entendi sua resposta o crlv digital so no celular ñ basta?

Avatar
Lenine maia 17 de setembro de 2020

Boa tarde. O veículo está no nome de minha esposa e ela não tem habilitação e nem quer. Como faço para ter o crlv-e?

Avatar
Plínio 19 de setembro de 2020

No site do Detran consegue. Se for de São Paulo vc entra no site do Detran com os dados dela ou faz um cadastro. Na parte veículos terá uma opção obter crlv digital e então é só colocar os dados do RENAVAM e placa, então vai aparecer uma tela com o crlv digital e então é só imprimir ou salvar em PDF para imprimir posteriormente

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

MESMO, ACONTECEU COMIGO ,OU VC FAZ PELO CEL DELA OU NO SEU COM OS DADOS DELA.

Avatar
Paulo Romano 24 de abril de 2021

Acredito que não é possível vincular um veículo em nome de outra pessoa na sua CNH digital. Em alguns Detrans é possível baixar o CRLV-e em PDF no site e imprimir fornecendo dados que estão no CRV. Verifique no seu estado.

Avatar
Adilsa Rodrigues Ribeiro 14 de setembro de 2020

E uma vergonha, por causa de uma briga política acabou o verdinho sou taxista preciso sempre de uma xeros autenticada, fui no cartório autenticar, mim cobrou 16,50 só para ler um QR e uma vergonha um governo desse.

Avatar
diogo 25 de setembro de 2020

Voce precisa se atualizar o documento digital nao e cobrado nada o verde que voce se refere esse sim e cobrado caso voce perca o digital voce pode imprimir caso perca sem custo nenhum , nao sei pra que voce autentico isso

Avatar
Anderson Videomaker 14 de novembro de 2020

Sairia GRÁTIS se você falasse com um familiar pra ler o QR CODE. Simples assim!

Avatar
helio jose de gouvveia 5 de setembro de 2020

vale lembrar que o lIcenciamento surgiu para paagar taxa de correios,ok, hoje esta se tornando um imposto(cvalor) e com digital vai ser retirado a cobrança? passa a ser iindevido a sua cobrança?

Avatar
Geizieli Noberto 4 de setembro de 2020

Paguei tudo da minha moto, porém o meu baixou o ano de 2019 E ñ 2020.
Não tenho nenhum débito, inclusive tava com o agendamento marcado para o dia 30 de março de 2020 para pegar o documento, porém veio a pandemia e não foi possível.

Avatar
Igor 14 de outubro de 2020

O meu deu o mesmo problema. Conseguiu resolver? como?

Avatar
Rafael dos Santos Pedrão 6 de novembro de 2020

Clica nos 3 pontinhos, remover.
Fecha o app, e abre de novo.
Clica em baixar.

Avatar
Antonio Roberto Zanetti 3 de setembro de 2020

Não estou conseguindo tirar o CRL-V digital pois meu CRV é de 2001 codigo de segurança diz que não é desse veículo! O que fazer? Me ajude quem puder; Obrigado!

Avatar
Giovane Machado 3 de setembro de 2020

Você acha o número no DUT.

Avatar
Edson De jesus teles 12 de setembro de 2020

Paguei as dividas do meu veiculo e ñ estou conseguido baixa e eles ñ estão liberando o digital

Avatar
Márcia 16 de setembro de 2020

Boa noite
O código você irá encontrar no documento de compra e venda.

Avatar
Marcia 16 de setembro de 2020

Boa noite
Você encontra o código no documento de compra e venda do seu veículo

Avatar
simone 17 de setembro de 2020

Vc deve estar digitando o codigo do documento antigo (porte obrigatorio), esse codigo que vc tem q digitar é do DUT, aquele documento q faz transferencia qdo vende

Avatar
Fabrício Lima 1 de outubro de 2020

Oi Antônio o meu é de 2002 e tbm não estou conseguindo baixar, o site diz que o código não corresponde ao RENAVAM, e estou usando o CRV, você conseguiu arrumar o seu?

Avatar
Marcio Soares Silva 16 de outubro de 2020

O codigo de segurança deverá ter 11 dígitos. Coloque 2 zeros na frente do numero, de maneira que complete os 11 digitos.

Avatar
Elisandra Segalin 30 de outubro de 2020

Para veículos com Dut emitido anterior a 2006, no campo deve colocar 11x o número zero… 00000000000

Avatar
Thadeu 3 de novembro de 2020

Muito obrigado, Elisandra!!

Avatar
Marco 31 de agosto de 2020

O documento está em nome do meu pai, mas sou eu que pago. Baixei o site documento digital e cadastrei tudo no meu nome e quando solicitei o documento digital crlv falaram que não sou o proprietário do veículo. Como faço para conseguir esse documento agora. Já paguei no banco dia 26.08.20 mas preciso do.documento físico caso a polícia me pare

Avatar
Rodnei 1 de setembro de 2020

Boa noite ,
Aqui na Bahia temos o SAC digital e nele consigo imprimir o crlv-e , basta realizar um cadastro no mesmo , lembrando que os dados tem que ser o do seu pai, já que o veículo encontra-se em nome dele.Espero ter ajudado!!

Avatar
Felix 11 de setembro de 2020

amigo, se está em nome do seu pai, é claro que não poderá baixa-lo em seu nome. Ele tem que baixar na cnh dele e depois compartilhar com a sua cnh.

Avatar
Alan 26 de agosto de 2020

O código não é enviado pro meu celular. Não consigo imprimir meu documento.

Avatar
Carlos 2 de setembro de 2020

Também estou com esse problema. Já tentei várias vezes em celular e computadores diferentes.

Avatar
Kassia 26 de setembro de 2020

Boa tarde isso aconteceu comigo.fui na lan house e a menina tentou varias vezes até que conseguiu.

Avatar
Luis Fernando 25 de agosto de 2020

Bom dia. MEU DUT antigo nao tem o codigo de seguranca…dai nao consigo incluir no sistema (Ano 2001). Como eu procedo? Nao encontrei nada sobre isso no DETRAN. Obrigado

Avatar
Janailson 25 de agosto de 2020

O detran do meu estado orienta colocar um zero caso nao tenha numero dr seguranca. Espero ter ajudado

Avatar
Jocival 22 de agosto de 2020

Como faço para pegar meu recibo em branco documento agora é digital se eu quiser vender o carro se eu quiser vender o carro

Avatar
Maria Shirley Morceli 4 de setembro de 2020

O documento que agora é digital, é só o CRLV (aquele de porte obrigatório) o CRL que é o certificado para transferência, continua o antigo.

Avatar
Felix 11 de setembro de 2020

não é o Recibo que é digital. Só o antigo DUT.

Avatar
Lais Aline Morauer 18 de agosto de 2020

Olá! Paguei tudo certinho e o exercício está como 2019. Como faço para o exercício constar 2020?
Aguardo retorno urgente, caso contrário irei procurar meus direitos.

Avatar
Ricardo 18 de agosto de 2020

Você acha que está falando com quem? Está no local errado.

Avatar
Erika do Nascimento Oliveira 18 de agosto de 2020

https://www.detran.sp.gov.br/ – voce consulta os bancos cadastrados, onde poderá realizar o pagamento (bancos). Não só do licenciamento, mas de todos os débitos pendentes. Obs: Meu banco é o Santander – o acesso para pagamento precisa ser via navegador web, aplicativo não funciona. (Após feito isso espere o prazo de 3 a 5 dias uteis p/ liberar o documento, no mesmo site há um link p/ validar o nro do renavan, placa e celular – confirme e imprima seu documento em folha A4

Avatar
Cesar 20 de agosto de 2020

Lais
O documento de 2020 é atualizado automaticamente, segundo o SERPRO. Se ainda não o foi, será em breve. Todavia, caso deseje, poderá remover o CRLV atual, e depois solicitar a inclusão novamente. É uma manobra “tentativa” que o SERPRO sugere. O que importa é que a atualização ocorrerá.

Avatar
ivan 22 de agosto de 2020

Olá Lais atualiza seu app se estiver tudo certinho já vai aparecer para você fazer o download do documento com exercício 2020

Avatar
Paula 26 de agosto de 2020

O meu está a mesma coisa. Vc conseguiu resolver?

Avatar
Eder 2 de setembro de 2020

elaia…Esse é um canal de noticias….que tipo 🙂

Avatar
GUSTAVO SALGADO JUNDI 13 de agosto de 2020

Me tirem uma dúvida tirei a digital mas veio a 2019, esta correto?

Avatar
mARIA cRISTINA lIMA fAÇANHA 3 de setembro de 2020

BAIXEI O app do CRLV – eletrônico no entanto só saiu o de 2019, estou com tudo pago, não consigo falar com o DETRAN RIO.

Avatar
José Maria da Conceição 11 de agosto de 2020

Precisar do documento da moto

Avatar
Fabio Schneider 6 de agosto de 2020

Como proceder para vender o veículo apenas com o crlv digital? Sou de São Paulo SP e vendi meu veículo, na negociação recebi como parte de pagamento outro veículo com placas de Londrina PR, já fiz todo o trâmite de transferência pela internet, já emplaquei o veículo padrão mercosul mas por causa da pandemia não posso retirar o crlv físico, somente o digital. Pretendo vender o veículo rapidamente, como faço pra formalizar a venda sem o crlv físico para reconhecimento em cartório?

Avatar
Sidney Santana 16 de agosto de 2020

O CRLV é o documento anual de licenciamento, aquele que era de porte obrigatório, agora passa a ser digital. O documento para transferência de propriedade é o CRV (DUT), esse continua sendo em papel e não é obrigado a andar com ele no veículo, deve ficar guardado em local seguro.

Avatar
Elaine 22 de agosto de 2020

Bom dia! Você conseguiu o DUT? Preciso vender meu carro e estou só sem crlv físico. Como você procedeu?

Avatar
Fernando Alves de lima 6 de agosto de 2020

Na minha opinião IPVA de veículos seria cancelada Porque é um absurdo a gente para dar teve a todos um ano e caro até demais

Avatar
adimar 5 de agosto de 2020

eu cadastrei e nao consigo acessar o crvl acho que deveriaacabar com licenciamento anual deveria ser cobrada uma unica taxa na transfefencia do veiculo ai enquanto veiculo fosse do mesmo dono nao precosaria renovação de documento.

Avatar
Ricardo 18 de agosto de 2020

Correto, mas aqui é Brasil e temos que sustentar parasitas.

Avatar
Marcelo 5 de agosto de 2020

Incompleto .
Não fala sobre o dicumento de venda

Avatar
Erminia Maria dos Santoa 4 de agosto de 2020

Clrv digital

Avatar
Mzx 5 de agosto de 2020

Várias pessoas disseram nos comentários abaixo que não tem o smart phone, assim como eu. Aí disseram que basta imprimir. Mas como ? Se a impressão é atrelada ao aplicativo no smart phone ?

Avatar
Luiz Fernando 19 de agosto de 2020

Pelo menos no site do DETRAN-MG dá pra imprimir. Vai lá na aba “Veículos” no link “imprimir CRLV”. Agora se você for de outro estado creio que lá no site também vai ter um link pra imprimir

Se o DETRAN do seu estado não der opção de imprimir pela internet então vai ter que ser pelo celular baixando o aplicativo “CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO”. É só ir na Playstore se o seu celular for Android

Como você não tem celular, vai ter que pedir pra alguém fazer pra você (talvez um despachante faça). Ou se você tiver filhos, sobrinhos etc. alguém que possa instalar o aplicativo e te auxiliar

No aplicativo você adiciona o documento e depois manda ele por e-mail para imprimir. Ou se não, salva o CRV no celular, conecta ele no computador como se fosse um pendrive, acessa a pasta onde foi salvo, abre o documento e imprime

Pra imprimir é necessário PLACA, RENAVAM, CPF ou CNPJ (do proprietário) e NÚMERO do CRV (Recibo). Mas (tem que ser o do recibo) se não vai dar erro. Pega o recibo do carro/moto/caminhão e usa o número CRV dele, aquele número preto na parte superior direita do recibo

DEUS te abençoe
Ass.: Luiz Fernando
Local: Uberlândia – MG
Data: 19/08/2020 às 10:42

Avatar
Luiz Fernando 19 de agosto de 2020

►►► Pelo menos no site do DETRAN-MG dá pra imprimir. Vai lá na aba “Veículos” no link “imprimir CRLV”. Agora se você for de outro estado creio que lá no site também vai ter um link pra imprimir ◄

►►► Se o DETRAN do seu estado não der opção de imprimir pela internet então vai ter que ser pelo celular baixando o aplicativo “CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO”. É só ir na Playstore se o seu celular for Android ◄

►►► Como você não tem celular, vai ter que pedir pra alguém fazer pra você (talvez um despachante faça). Ou se você tiver filhos, sobrinhos etc. alguém que possa instalar o aplicativo e te auxiliar ◄

►►► No aplicativo você adiciona o documento e depois manda ele por e-mail para imprimir. Ou se não, salva o CRV no celular, conecta ele no computador como se fosse um pendrive, acessa a pasta onde foi salvo, abre o documento e imprime ◄

►►► Pra imprimir é necessário PLACA, RENAVAM, CPF ou CNPJ (do proprietário) e NÚMERO do CRV (Recibo). Mas (tem que ser o do recibo) se não vai dar erro. Pega o recibo do carro/moto/caminhão e usa o número CRV dele, aquele número preto na parte superior direita do recibo ◄

► DEUS te abençoe ◄
► Ass.: Luiz Fernando ◄
► Local: Uberlândia – MG ◄
► Data: 19/08/2020 às 10:50 ◄

Avatar
Marcos dos santos molina 4 de agosto de 2020

o meu crlv digital não esta atualizado , esta tudo pago como atualizo para 2020?

Avatar
TATIANA RIBEIRO 5 de agosto de 2020

O do meu pai tambem não atualizou. Está com todos boletos quitados desde abril e não atualizou para 2020.

Avatar
VALTENO 5 de agosto de 2020

ACREDITO QU TEM QUE ATUALIZAR O APLICATIVO

Avatar
Leonardo 9 de agosto de 2020

O meu também está tudo pago e já atualizei o app e não atualiza o documento, continua 2019. Não sei se isso está ocorrendo em todos os estados, no meu caso é o Detran-RJ.

Avatar
Rafael 11 de agosto de 2020

A mesma coisa comigo. Tbm no RJ. Vou entrar em contato com eles….

Avatar
Fabiano 12 de agosto de 2020

Sou de Maceió-Alagoas e o meu está como 2019, tmb não sei como atualizar.

Avatar
FABIO ROBERTO AMORIM 17 de agosto de 2020

Bom dia, a respeito da atualização do CRLV Digital 2020, basta entrar no site do detran e ver se foi emitido o CRLV digital 2020 ai so entrar no aplicativo do smartfone e clicar em atualizar !
Abraços

Avatar
maiara 7 de outubro de 2020

Oi, o meu estava com o mesmo problema, quando emitia pelo app, mas tentei pelo próprio site do detran e deu certo, emitiu o 2020.

Avatar
Jivanildo Rabelo 2 de agosto de 2020

Tem um problema!
Para obter a documentação do veículo É obrigatório informar a habilitação, e o carro muitas vezes está no nome de pessoas não habilitadas, como é o meu caso que o carro está no nome da minha esposa e ela não é habilitada. E se eu informar o número da minha habilitação da erro. O meu carro está tudo pago, IPVA, e todas as taxas de impostos tudo bago com comprovante, mas o detran está fechado e o único canal é via eletrônica, e não consigo o CRLV do meu carro por causa disso, e o meu carro é s minha ferramenta de trabalho e estou impossibilitado de trabalhar.

Avatar
EDSON DE MENDONCA FURTADO 28 de julho de 2020

Estive no Detran PE. Meu Monza Placa KFH-7520 não aparece no meu CNH Digital. No ano passado, estive pessoalmente no Detran , fiz uma solicitação para que o problema fosse resolvido. Passado algum tempo, recebi uma carta dizendo que o problema estava sanado, no entanto, até agora, continua sem aparecer. Como posso resolver este problema? Minha pergunta se deve ao fato de que já fiz minha parte.
Atenciosamente,
Edson Furtado

Avatar
Fabio 27 de julho de 2020

Comprei um carro e já estou com o crlv digital. Agora a dúvida: eles vão emitir e me enviar o Dut?

Avatar
Luiz Fernando 19 de agosto de 2020

Boa pergunta, eu creio que vão enviar sim

Avatar
Sebastiao salvador santos 25 de julho de 2020

Quero instalar aplicativo para CNH e licenciamento do carro

Avatar
Jose Norberto Presser 23 de julho de 2020

Meu carro é de 2005 e o CRV não tem o código de validação, pois só começou a constar a partir de 2007. Segundo o Detran, será necessário a emissão de um novo CRV, que virá acompanhado do CRLV, ou seja, para obter o documento digital, tenho que pagar e obter o impresso. Prá que então ??

Avatar
giane fr longo 21 de julho de 2020

Não consigo também, aparece a mensagem que o código de segurança não existe. E também não acho a opção de cadastrar pessoa jurídica, pois tenhos carros na empresa. Como proceder?

Avatar
Jorge 17 de agosto de 2020

Bota 00 antes dos número que da certo

Avatar
Diego 19 de julho de 2020

O campo observações do CRLV digital está vazio. Qual seria o motivo?

Avatar
Luiz 24 de julho de 2020

Seu carro e legalizado tbm ?
Pq o meu tbm tem nada i e legalizado

Avatar
leandro 19 de agosto de 2020

O meu tbm não está aparecendo as informações… Meu carro é rebaixado legalizado.

Avatar
Marcos Thadeu Fernandes 15 de julho de 2020

É obrigatório portar uma cópia em papel do certificado ou a simples apresentação digital, por celular, smartphone etc. é suficiente?

Avatar
Luiz Fernando 19 de agosto de 2020

A simples apresentação por celular é suficiente. Tem fiscalização que eles olham só a placa do carro, consultam ela online e nem pedem documento.

Avatar
Regina 9 de julho de 2020

Nao consigo baixar o crlv digital. Nao consigo colocar o cod. Diz veiculo nao existente. Paguei. O licenciamento e nao tenho o documento
So quero ver se o comando me parar .

Avatar
Paulo Roberto Aguiar Souza 17 de julho de 2020

Eu não consegui acessar o meu. Quando eu digito o código, vem a mensagem de que o código não corresponde a nenhum veículo. De que ainda implantar um sistema tecnológico que não funciona corretamente?

Avatar
Giovana machado 27 de julho de 2020

O meu estava acontecendo o mesmo… O código que vc tem que digitar e o que está no recibo do carro não no documento… e o segundo código do recibo

Avatar
Patrícia Souza de Melo 1 de agosto de 2020

Bom dia, eu quando digito o código da erro
São 11 dígitos e o código vem 12
Esse código eu encontrarei no recibo do carro

Avatar
Jorge 17 de agosto de 2020

Bota 00 antes do número que da certo

Avatar
Hugo Araujo de Jesus 8 de julho de 2020

Paguei meu CRLV e não está atualizado 2020, no exercício ainda consta como 2019. Já me cadastrei no site, baixei o App, baixei App vou Qrcode.

Avatar
Leila 3 de agosto de 2020

Tb fiz cadastro veio o exercício 2019 ao invés do 2020 sai do App p reiniciar agora não consigo entrar a mensagem me diz “tempo esgotado tente mais tarde”

Avatar
José Paulo 8 de julho de 2020

Porque o meu crlv digital não tá saindo com o exercício 2020 que tá totalmente pago e sim o exercício 2019?

Avatar
MARILIZ 7 de julho de 2020

Tenho um celular simples nem sei usar direito, como vou fazer!!!… Tô chocada cada dia uma …Já estou em desespero…Tem alguem pra me ajudar…Por favor…

Avatar
William 13 de julho de 2020

Pode ser impresso no site do DetranSP . Só acessar serviços digitais , documentos crlv-e e fazer a impressão

Avatar
Luciano 15 de julho de 2020

É só vc imprimir 1 cópia no modo pdf

Avatar
Leandro 31 de julho de 2020

Qualquer problema, procure um despachante que eles fazem a impressão para vc.

Avatar
Vanderlei Batista 4 de julho de 2020

Já que é nos que temos que fazer o serviço porque temos que pagar esse preço todo

Avatar
MARIA ELOISA PINTO SANTA FE 2 de julho de 2020

Baixei o aplicativo para emitir o CRVL através da internet, porém o documento exibido é 2019, não consigo emitir o exercício 2020, o que devo fazer.
Obs. O documento já está pago desde maio/2020.
Att grato

Avatar
Thais 7 de julho de 2020

O meu também, só aparece o de 2019.
Alguem teve esse problema e conseguiu resolver? Se sim, como?

Avatar
matos 15 de julho de 2020

o meu tambem veio, e não sei como resolver

Avatar
Rodrigo 8 de agosto de 2020

O meu tmb, li que vai atualizar 2020 sozinho. Espero q sim…

Avatar
Admir 1 de julho de 2020

Com a minha CNH não aceita o CRLV do nome da minha esposa.
Deveria ter essa opção.

Avatar
Fabrício 1 de julho de 2020

Admir, você tem que fazer um cadastro no nome dela, a partir daí você consegue ter o crlv digital do veículo. Depois é só compartilhar pro seu CPF dentro do App, aí fica tudo no seu App,tanto como sua CNH como também o crlv do carro.

Avatar
Evandro do Carmo Alves Martins 29 de junho de 2020

Maior furada este aplicativo.os doc de CRV tem doze números de segurança e o aplicativo só pode digitar 11 puta palhaçada e a minha CNH faz trinta anos que é mesmo CEP o aplicativo informa que CEP está errado kkkkk aí Brasil quando as coisas aqui vai ser certas

Avatar
Giovana machado 27 de julho de 2020

Sobre os números de segurança eles contam no recibo do veiculo e não no documento

Avatar
Antonio Carlos Teixeira Franco 26 de junho de 2020

Bem, em primeiro lugar, muitos idosos não possuem celulares! Pergunto: minha CNH é de S.Paulo mas o carro eu licencia em Minas Gerais, onde tenho outro endereço. É possível instalar o documento em meu celular?

Avatar
Ajala 25 de junho de 2020

O povo que não acorda.
O governo e outras repartições públicas, trabalham para o povo.
Não é só aceitar o que uma ou outra pessoa decide para milhões de brasileiros.
O Detran irá fornecer plano de dados para o cidadão usar a versão digital?
Pagamos taxas abusivas e imposto para este departamento corrupto e ainda temos que imprimir e fazer o serviço deles?

Avatar
Fábio Lopes 25 de junho de 2020

Também estou com mesmo problema dos comentários abaixo o Detran do Rio de janeiro está indo contra a lei obrigando os proprietários a ficar exposto ao vírus do covid 19 por pura irresponsabilidade desse órgão, a OMS nos manda ficar de quarentena enquanto esse órgão faz a gente ficar em filas absurdas por puro capricho, pois eles já tem acesso ao cadastro porque colocaram o 2019.

Avatar
Fernando 25 de junho de 2020

DETRAN DO RIO NÃO ESTÁ emitindo o CRLV DIGITAL 2020! Querem obrigar o agendamento presencial para vistoria do veículo! Não há quaisquer informações no site do DETRAN RJ!

Avatar
Ricardo vicente 24 de junho de 2020

Paguei o licenciamento da moto e nao consigo receber o documento agora sou obrigado a baixar aplicativo para tal tenho também que comprar um celular nao to entendendo mais nada o governo simplifica pra ele e ferra com o povo como faço pra transitar com a moto sem documento sendo que está pago e corro risco de ter a moto apreedida mesmo com tudo pago

Avatar
Marco Antonio 25 de junho de 2020

Entre no site do denatran por um computador normal, faça o cadastro e imprima o documento em papel A4

Avatar
Evandro do Carmo Alves Martins 29 de junho de 2020

Não vai conseguir números de segurança não batem com os aplicativos

Avatar
Vanderlei Miguel Pessoa 23 de junho de 2020

Já fiz minha parte pagando todas parcelas em dias não sou obrigado a trabalhar p ó Detran gostaria de j ter recebido meu documento em casa além d paga ainda sou obrigado abaixa aplicativoé trabalha cem receber q absurdo

Avatar
Ricardo Silva 22 de junho de 2020

Boa noite , me ajudem por favor , eu não tenho DUT !como devo fazer para imprimir meu crlv ?

Avatar
alberto 22 de junho de 2020

HÁ MUITO VEÍCULOS CADASTRADOS EM NOME DE PESSOAS QUE NÃO POSSUEM CARTA, NO FINAL CASO QUEM DIRIGEM ORA O MARIDO ORA OS FILHOS NESSE CASO COMO FUNCIONA?

Avatar
Miguel Rodrigues fiuza 21 de junho de 2020

Eu uso o carro da minha esposa e o carro está no nome dela ela não tem habilitação o que eu fasso para conseguir baixa o CRLV não tô conseguindo baixa o que fasso

Avatar
Antonio 16 de julho de 2020

Faça o cadastro com as informações ( CPF ) da sua esposa. Acesse o clrv-e cadastrado no CPF dela, e compartilhe com o seu CPF.

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Fazer no nome dela no cel seu ou dela com os dados dela e depois compartilha o crlv no seu cpf

Avatar
Fabio Vicente de Souza 12 de junho de 2020

Se eu esquecer o CRLV em casa eu posso transitar com a nova placa contendo meus dados no QRcode da nova placa eu estarei livre de ser mutado e ter meu veículo preso . porque eu não tenho o CRLV digital.

Avatar
Willian 12 de junho de 2020

bom dia, ao imprimir o CRLV, o mesmo não informa o licenciamento 2020 e sim o de 2019. Como posso resolver? obrigado

Avatar
RICARDO QUINTINO DELFINO 24 de junho de 2020

Olá então entrei no sait pra fazer a transferência digital mais esta falando q o sait esta em manutenção……e agora ok eu faço tem alguém ai pra informar

Avatar
Louane 25 de junho de 2020

Estou com o mesmo problema, já paguei as taxas mas no exercício ainda está 2019

Avatar
Mirian Lourenço de Moura 11 de junho de 2020

Tudo bem você

Avatar
Dario 10 de junho de 2020

Alguém pode me ajudar, pois estou com dúvidas, com essa mudança, clrv digital e podendo ser impresso em casa, exitem códigos específicos de infração de trânsito que quando constatado algumas irregularidades com veículos que caberia apenas a infração e recolha do clrv, para pessoa regularizar o veículo passando por nova vistoria e recuperar o documento clrv, como ficou com esse novo documento, pq se for recolhido o documento impresso pela pessoa ou seja aquele no papel a4, o que obrigará o cidadão a fazer a nova vistoria se ele pode imprimir novamente documento?
Porque alguns códigos do ctb deixa claro que, a pessoa não portando o documento clrv caso esteja em uma situação irregular, não tendo doc recolhe o veículo, como ficou isso?

Avatar
Roberto 5 de junho de 2020

Como descrito pelos demais nos comentários, também não consegui completar a operação de baixar a versão 2020 do CRLV digital. Acredito que o DETRAN-RJ ainda não alinhou os sistemas para atualização automática ao baixar o documento pelo aplicativo, após o pagamento das taxas.

Avatar
Luciano Fonseca de Araújo Nascimento 10 de junho de 2020

Então, vc tem que baixar o app carteira digital e fazer o cadastro, assim que fizer e só imprimir .

Avatar
Derossi Mariz 3 de junho de 2020

Já uso o aplicativo faz um certo tempo, porem o meu veiculo é no CNPJ da empresa. Como faço para cadastrar?

Avatar
Marcia da Silva Avila de Lima 3 de junho de 2020

Não estou conseguindo fazer o crlv digital será q é porq o carro não está em meu nome?

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Tem que fazer no nome do proprietario

Avatar
Francisco 2 de junho de 2020

Agora o CRLV vem com fundo branco, horrível nem parece mais do Detran agora que e online não entendo porque mudou, se não gasta tinta para imprimir.

Avatar
Anderson 31 de maio de 2020

Na minha CDT contem multas do carro, porém no site do detran, diz que NADA CONSTA. E agora?
Em relacao ao principal condutor, se eu adicona-lo na minha CDT, é facil remover depois?

Avatar
Paulo Oliveira 30 de maio de 2020

Efetuei o pagamento da Taxa anual do CRLV e não atualiza para exercício 2020, continua disponível somente o documento de 2019 e o pior de tudo que a partir de 01/06/20 não posso mais rodar por estará em atraso sendo que já paguei. Vejo que mais pessoas estão com o mesmo problema e já tentei contato com o Detran de varias formas mas todas sem sucesso. Fica a pergunta, de que adianta digitalizar o documento e não agilizarem a atualização visto que já foi pago desde o dia 20 de maio.

Avatar
João Batista Moreira Filho 27 de maio de 2020

Ainda não consegui uma resposta para o meu problema:
Como atualizar o CRLV digital para 2020 se ele saiu com o exercício 2018.
Não foi licenciado em 2019 por motivo de atraso no pagamento dos documentos.
Mas os mesmos já foram quitados e não constam dividas de documentos ou multas.Há como fazer essa atualização?
Obrigado

Avatar
Eduardo Wagner 29 de maio de 2020

Eu tive o mesmo problema. Agora basta você efetuar o pagamento via internet banking de 2020 e estará regularizado, e ai se você for parado pela Polícia eles poderão conferir que você está licenciado.

Avatar
Edson Oliveira 24 de maio de 2020

Na hora da venda do veiculo..como vai preencher os documentos digital

Avatar
tiago 25 de maio de 2020

Vim perguntar a mesma coisa não tem o crv nem consigo baixar digital,pois comprei o veiculo recentemente e na semana que iria buscar o Doc no Detran fechou devido a pandemia.

Avatar
Cristiano Torres 19 de maio de 2020

E para entrar no país vizinho esse impresso não sera aceito pois so vale o original?

Avatar
Leonel Pinto de Vargas 21 de junho de 2020

Uruguai não aceita o digital

Avatar
H. RHENOLD FRANZEN 19 de maio de 2020

MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?

Avatar
Cristiano Ferreira Lopes 18 de maio de 2020

Cadastrar no crvl digital

Avatar
H. RHENOLD FRANZEN 19 de maio de 2020

MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?

Avatar
Alcir 18 de maio de 2020

É lamentável que estes Estados fiquem as margens da evolução tecnológica. De fato, nem todos tem um celular com acesso a internet, mas ser multado porque os DETRANS, não conseguem entregar em tempo hábil os documentos a que são responsáveis é bem mais grave. “Até a publicação desta reportagem” , Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins não disponibilizavam o serviço.

Avatar
JohnnyD 26 de maio de 2020

Quanta choradeira… O acesso é fácil, na falta de um celular, basta se dirigir à qualquer gráfica, que lá eles têm um computador com acesso à internet e, muito provavelmente, já estarão preparados para essa mudança. Depois é só solicitar a impressão. O mais caro que paguei em uma cópia de documento da Internet foi 50 centavos…

Avatar
Fernando 28 de maio de 2020

Johnnyd vc pode me ajudar? Fiz todos os procedimentos pelo computador, mas não consigo imprimir o CRLV. Obrigada

Avatar
Dulcinéia Neves Bindez 3 de junho de 2020

Eu também não estava conseguindo, aí coloquei o número de registro que pede, esse que fica no documento de compra e venda, é a numeração clara que fica embaixo da numeração em negrito

Avatar
fabiovsouza 17 de maio de 2020

Ótima iniciativa sem burocracia

Avatar
Carlão T. Neto 16 de maio de 2020

Paguei todas as taxas a mais de uma semana é o CRLV não atualiza pra 2020. Só disponibiliza 2019.
Absurdo.

Avatar
H. RHENOLD FRANZEN 19 de maio de 2020

MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?

Avatar
Thiago 23 de maio de 2020

Eu tbm, complicado. Ano passado o meu atualizou em 2 dias.

Avatar
Alan Siqueira 12 de maio de 2020

O meu CRLV já ficou disponível no mesmo dia.

Avatar
ODAIR 9 de junho de 2020

MUITO BOM BAIXEI O APP CARTEIRA DIGITAL DE TRANSITO RESPONDI TODAS PERGUNTAS QUE FORAM BASTANTE FIZ 2 SENHA E RECEBI DUAS CONFIRMAÇAO POR E-MAIL MAS DEU CERTO MEU CRLV FICOU DISPONIVEL NA HORA E JA IMPRIMI

Avatar
Jaqueline 11 de maio de 2020

Paguei todas as taxas e o crlv 2020 não é disponibilizado, só é exibido o exercício 2019

Avatar
Cíntia 11 de maio de 2020

Estou com o mesmo problema, não consigo encontrar uma solução e o Detran não tem um canal de atendimento eficiente…

Avatar
DURVAL BRAGA PECANHA JUNIOR 17 de maio de 2020

Eu também paguei tudo e o CRLV digital não atualiza no estado do RJ. Uma vergonha.

Avatar
Fátima 18 de maio de 2020

Também estou com o mesmo problema não atualiza bem o CRLV digital nem no Detran, só consta o 2019.

Avatar
ANTONIO ADILIO DOS SANTOS 10 de maio de 2020

encaminhei a transferência do veiculo dia 17/03/2020 no detran, tenho o protocolo que era para retirar o documento pessoalmente no dia 24/03/2020, deu esse problema do covid-19, baixei o aplicativo no celular, tudo certo, so vou la coloco o renavan e numero do CRV ( DUT) do antigo diz que nao confere com o veiculo.
por que la no detran ja deve ter gerado um novo CRV. Como faço nesse caso para baixar os documentos para poder colocar as placas?

Avatar
francisco paulo 21 de maio de 2020

e porque ja tem placa nova agora vc vais ter que esperar voltar pra saber a placa nova , aconteceu comigo entrou uma letra no lugar de um numero so no detran pra vc saber a placa nova

Avatar
Queli 8 de maio de 2020

O Google diz que são três dias úteis pra ter acesso ao crlv eletrônica , mais já quitei todos os débitos, e já se passou os três dias úteis e ainda não tenho acesso, alguém sabe me dizer o tempo que preciso esperar?

Avatar
Carlos Augusto Miranda dos Santos 7 de maio de 2020

Carlos Augusto

Avatar
Antonio Raimundo Portela Veras 4 de maio de 2020

Paguei todas as taxas o sistema não libera o crlv 2020 só o 2019

Avatar
Antonio Raimundo Portela Veras 4 de maio de 2020

Paguei todas as taxas e o crlv 2020 não é disponibilizado,só a em exercício 2019

Avatar
Raimundo dos santos 3 de maio de 2020

Estou com uma moto paguei a documentação toda em dezembro pq é final zero a placa e o documento não chega é não está no meu nome o que eu poderia fazer pra circular normal nela sem pegar multa?posso imprimir o crlv digital mesmo sem ela está no meu nome?

Avatar
João 29 de maio de 2020

Você precisa fazer o cadastro no site do Detran, no nome de quem está o documento, assim você consegue. Ou em ultimo caso, ir até um despachante e pedir pra ele imprimir. Provavelmente vá cobrar o serviço pra fazer isso.

Avatar
KENIA CAROLINA ROSSETO 30 de abril de 2020

FUI TENTAR FAZER A PLACA MERCOSUL, COM O CRLV E NÃO CONSEGUI, ME INFORMARAM QUE O CRLV-e não tem impresso a AE ( com um codigo) e sem esse numero o posto de lacração não consegue fazer a placa …. como faço ?

Avatar
Eduardo 25 de maio de 2020

Estou com mesmo problema carro zero sem placa, já passaram os 30 dias permitido pra circular sem e emplacamento, o que faço… Deixo o carro guardado e vou pagando, parcela, seguro, documentos e não posso se quer ir ao mercado com ele… Como resolver?

Avatar
Carina variani matievicz 23 de abril de 2020

Olá, estou com um problema, emiti uma crlv digital após o pagamento das taxas, porém o documento saiu com o ano de 2019. Como resolver isso? Não teria que ser ano 2020?

Avatar
Alexandre Lucas 28 de abril de 2020

Não necessariamente, caso voce nao tenha feito o licenciamento no ano passado, o licenciamento estará em atraso. Sendo assim ao pagar as taxas este ano, ele será emitido como 2019, este documento tera validade até o ano do calendario de licenciamento do seu veiculo deste ano, quando voce tera que licenciar novamente, só que agora com exercicio 2020.

Avatar
João Batista Moreira Filho 2 de maio de 2020

O meu nem é pergunta e sim parecido com seu problema: paguei todos os documentos do carro e não há nada pendente.Mas a última vistori foi em 2018 ,e por motivos monetários,tive que atrasar tudo mas já está tudo resolvido.
Só que no aplicativo só aparece o CRLV com o último exercício ano 2018.
Já faz mas de um mês que foi pago a dívida do carro.
Isso vai mudar?
Posso ter problema com fiscalização?
Obrigado

Avatar
Andre fontana 19 de abril de 2020

Os documentos do carro vence no final do mês tenho o documento digital e aparece o valor da taxa de expedição eu tenho que pagar

Avatar
Henrique mena lima 11 de abril de 2020

Moro em fronteira…o documento digital ainda nao serve pro mercosul……

Avatar
Skip87 19 de abril de 2020

Serve, basta imprimir o crlv-e

Avatar
Ione celeste dos Santos 9 de abril de 2020

Boa noite , quanto tempo demora para ficar disponível a versão digital do crlv após pagar toda a documentação do veículo? Obrigada!

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

São Paulo, Bahia, Paraná, etc, dois dias após o pagamento. Minas Gerais só Jesus para ajudar, pois alguns demoram até 120 dias para licenciar no Detran e enquanto isso não ocorrer, o sistema não libera

Avatar
Tadeu Araujo 28 de janeiro de 2021

Só Jesus Cristo sabe meu amigo ! Paguei integralmente os débitos dia 22 / 01 / 2021 e até agora não posso emitir o 2021. O DETRAN ou Denatran se superaram . Nem papel eles compram mais , os contribuintes pagam para o estado . LASTIMÁVEL!

Avatar
Gilmar 9 de abril de 2020

Tenho uma moto e o documento não aparece as taxas estão todas pagas no app diz pra tentar de novo mais tarde mas já a um tempo que pesquiso e não atualiza como proceder.

Avatar
Luiz Antonio 9 de abril de 2020

Estava exatamente com o mesmo problema.
Desinstalei o app e instalei ele novamente e resolvi o problema.

Avatar
Luiz Carneiro 9 de abril de 2020

E no meu caso que dirijo para idosos e nenhum dos dois tem habilitação e estão reclusos por conta do covid-19 e o detran está fechado, como faço para baixar o crlv no aparelho de um deles se eles não tem habilitação?

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

Faça o cadastro dele no Denatran e imprima o CRLV-e que tem a mesma validade.

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Não precisa ter habilitação,tem que fazer o aplicativo no nome do dono do carro

Avatar
Silvio 8 de abril de 2020

E onde imprimir a versão em papel, não fala na reportagem.

Avatar
rubineia caetano rodrigues 14 de abril de 2020

Silvio vc mesmo pode imprimir em casa caso tenha impressora.

Avatar
Marcelo 6 de abril de 2020

Tenho uma dúvida, fiz parcelamento do IPVA DO ANO 2019 mas estou em dia, estou com uma parcela atrasada do IPVA 2020, a dúvida é posso ter acesso ao documento 2019 digital?, pois não tenho o impresso devido a multas, que no caso foram todas pagas este ano.

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

Se no Detran constar licenciado 2019 você poderá emitir, caso contrário terá que pagar o 2020 para conseguir

Avatar
Geneilson 5 de abril de 2020

Quero cadastrar meu nome mas já aparece cadastrada o que fazer

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

entre no site do Denatran e vai em “esquecir a senha” e refaça o cadastro.

Avatar
moises alves de jesus 5 de abril de 2020

como faço para adquirir o codigo rntrc

Avatar
Alefe 4 de abril de 2020

em qual site consigo gerar e imprimir esse documento?
todos dizem que e só imprimir o documento porem e necessário um celular com o aplicativo para fazer isso. meu celular quebrou e não tenho previsões de comprar outro e meu pai e de idade e precisa do documento físico por não se adequar com tecnologia.
obs: estou utilizando um computador de mesa para acessar sites e redes sociais.
desde já agradeço.

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

No site do Denatran você faz seu cadastro e consegue baixar em PDF e aí é só imprimir

Avatar
Sebastian sa 2 de abril de 2020

Até qndo rodar ainda com o do umento de 2019

Avatar
Rafael brito 21 de março de 2020

Não consigo cadastra crlv so o proprietário pode cadastra?e que a moto ta no nome de um amigo meu ai no App aparece que não tem veiculos no meu nome????

Avatar
GLEIDSON GOMES 27 de abril de 2020

No meu também e eu já fiz a transferência mais não aparece nada tu resolvem?

Avatar
Celso 28 de abril de 2020

Você faz o cadastro em nome dele e consegue baixar, mas para isso terá que ter os dados dele que serão solicitados

Avatar
Rosita Muller 17 de março de 2020

Meu pai é idoso não tem celular como vai fazer ????

Avatar
Eduardo 18 de março de 2020

Imprime pra ele

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Faça no seu cel com os dados dele.

Avatar
Rick 14 de março de 2020

Mero artifício desse governo elitista pra favorecer as multinacionais da telefonia móvel e a indústria de smarths/iphones. Tudo que inventam nesse país de merda é sempre em prol das classes mais favorecidas, e o resto que se exploda!

Avatar
Ronaldo 24 de março de 2020

Calma militante

Avatar
vinicius 16 de abril de 2020

compra um iphone ..resolvido.

Avatar
Mzx 5 de agosto de 2020

E o detran vai ajudar a pagar o smart phone ?

Avatar
clayton 23 de junho de 2020

Nossa , nada a ver é só modernidade …

Avatar
Douglas alvrs 13 de março de 2020

Eu já tenho a carteira digital gostaria de saber se eu posso deixar minha carteira de papel e o documento do carro também de papel em casa e andar com a carteira digital

AutoPapo
AutoPapo 13 de março de 2020

Olá, Douglas. Sim, pode

Mais informações, veja esta matéria: https://autopapo.uol.com.br/noticia/cnh-digital/

Obrigado e abraço

Avatar
JosIvaldo José dos Santos 1 de abril de 2020

Pode sim .

Avatar
Antonio 20 de setembro de 2020

Pode nada! Não mudaram a Lei. Se a autoridade exigir o documento e o seu celular estiver sem bateria ou perder ele e não tiver uma via em papel, será considerado um infrator e pode ter o carro apreendido. Isso ainda não é um documento digital. É apenas uma entrega digital para imprimir em casa.

Avatar
Francisco 12 de março de 2020

Olá pessoal gostaria de saber como faz para cadastra o CRV OU O CRLV DO CARRO DA EMPRESA porque no documento do carro n tem CPF mas sim CNPJ

Avatar
luana 30 de março de 2020

estou com esse mesmo problema, você conseguiu?

Avatar
Sergio Antônio Pivetta 13 de abril de 2020

Estou com o mesmo problema, você conseguiu?

Avatar
Fábio 23 de abril de 2020

estou com mesmo problema não consigo entrar nem cadastrar o CNPJ

Avatar
luciano baum dos santos 4 de março de 2020

Boa tarde !
Como doc de rodagem vai ser impresso pelo proprietário então não vai ser preciso pagar a taxa de emissão e envio do documento ao proprietário?

Avatar
Ciro Figueiredo 8 de março de 2020

Boa noite. Farei uma viagem de moto pela América do Sul no final de Abril/2020 e gostaria de saber se os países da América do Sul já estão preparados para aceitar o documento digital.
Atenciosamente,
Ciro Figueiredo

Avatar
Wana Documentação Veicular 11958383977 12 de março de 2020

Olá, Ainda não estão preparado.

Avatar
Sergio Antônio Pivetta 13 de abril de 2020

Como faço para baixar o documento digital se o veículo é da empresa, está no CNPJ. No aplicativo diz que eu não tenho veiculo.

Avatar
Thairone Lopes 12 de março de 2020

Estou com a mesma dúvida, efetuei o pagamento das demais taxas seguro etc, menos a emissão,até agora não atualizou o 2020 no app.

Avatar
Wana Documentação Veicular 11958383977 12 de março de 2020

Olá, se quiser eu vejo para você, chama no zap

Avatar
Francisco 12 de março de 2020

Eu também estou com esse mesmo problema paguei todas as taxas mas o aplicativo não atualizou para 2020 ainda está no exercício de 2019 será que se eu parar em uma blitz o carro vai ser apreendido ? Pelo menos eu vou está coma as taxas pagas no carro para constar que as mesmas estão pagas .??

Avatar
DANIEL SALAZAR FAGUNDES 24 de março de 2020

Boa noite, no meu caso paguei sexta(20) e segunda(23) jah havia confirmado e na mesma noite consegui imprimir o crlv, n sei se por causa do estado(no meu caso moro em Goiás) mais foi bastante rapido.

Avatar
Wana Documentação veicular 11958383977 12 de março de 2020

Olá, apos a data de julho de 2020, não vai ser preciso. Sera digital.

Avatar
Fabiano bitemcourt 12 de março de 2020

Minha duvida eh essa tbm, ontem paguei seguro da minha moto e 90 reais para impressao, se eu posso imprimir porq um absurdo desse valor???

Avatar
eliane lima 12 de junho de 2020

Eu acho q nao imprimi hoje o m no rj esta cobrando s desconto eu acho que um crime

Avatar
Francisco das chagas soares lima 3 de março de 2020

Ainda nao fiz gostaria de tenta

Avatar
ANTONIO JORGE 26 de fevereiro de 2020

esse povo não sabe ser a matéria? quem não tem celular só imprimir e andar com versão impressa,
quem não estar gostando disso são os detrans , por exemplo aqui na Bahia, se você perder o documento do carro e precisar emitir a segunda via pagava 76,15, agora e só imprimir de graça,

Avatar
Volnei Oliveira 30 de março de 2020

Concordo plenamente com você. Cada passo que for dado pra desburocratizar, prá nós sempre vai ser vitória!

Avatar
SALATIEL ALDOIR WEBER 23 de fevereiro de 2020

Posso usar o antigo ainda até final de 2020?

Avatar
Tiago Washington Oliveira 20 de fevereiro de 2020

Será q terei algum problema se portar a CNH e CRLV digitais unicamente na central multimídia do carro?

Avatar
Raquel 19 de fevereiro de 2020

Se não vão diminuir o valor, não tem porque fazer isso!
Tão sempre inventando modinha, mas diminuir o valor pra tirar uma CNH não fazem…
Duvido isso dar certo, vão acabar adiando data.

Avatar
Jaime Beskow 26 de fevereiro de 2020

Concordo com você, pois acho um absurdo cobrarem por um serviço obsoleto, ainda mais se o próprio proprietário tiver que imprimir o documento. Não haverá razão da cobrança da taxa de licenciamento, pois nem mesmo o custo do envio vai ter para os DETRANs.

Avatar
Diego 28 de fevereiro de 2020

As taxas de seguro DPVAT já foram reduzidas exatamente por este motivo. Por não ter mais a emissão do CRLV.

Avatar
eliane 12 de junho de 2020

Baixou nada

Avatar
Ney haddad 18 de fevereiro de 2020

Minha mãe é proprietária de um veículo mas não tem celular, como fazer?

Avatar
Anderson 19 de fevereiro de 2020

O Documento poderá ser impresso em papel comum, e levado junto ao condutor da mesma forma que é feito hoje, a validação e verificação do documento será feita voa QR code, pelas autoridades competentes.

Avatar
luciano baum dos santos 4 de março de 2020

Boa tarde
Vai ter que imprimir e deixa no veiculo

Avatar
Delci 16 de fevereiro de 2020

Sinceramente eu não confio em celular isso não dá certo pois teremos muitos problemas com aparelhos celular no Brasil é celular travando e perdendo todos os contatos e celular sendo invadido isso colocamos os nossos dados pessoais em risco isso sim

Avatar
Ancelmo 16 de fevereiro de 2020

É óbvio, q não irá funcionar. Como irão fazer aqueles q não possuem celulares e muito menos smartphones. Pessoas das zonas rurais. Porque o CRLV-E não poderá ser emitido em smarthphones de terceiros?? XComo irão rodar sem documentos nos veículos?? Como o agente de trânsito irá agir, se o motorista do carro não irá ter nem o aparelho celular e nem o documento impresso?? Querem implantar modernidade de países de primeiro mundo, num país de terceiro mundo.

Avatar
Renan 19 de fevereiro de 2020

Caso não tenha celular é só imprimir o documento você mesmo sem a necessidade de ir até o órgão de trânsito para retirar o documento.

Avatar
luana 30 de março de 2020

aonde imprimo?

Avatar
Paulo 22 de abril de 2020

Na esquina aí de sua casa.

Avatar
clayton 23 de junho de 2020

site do Denatran

Avatar
Roger alves 15 de fevereiro de 2020

É obivio que isso na pratica nao vai dar certo por n motivoscitados nas dezenas de perguntas feitas.

Avatar
Reginaldo Pazinatto 15 de fevereiro de 2020

Meu pai não tem celular com android é idoso e tem um celular que apenas faz ligações. O que fazer.

Avatar
João 1 de março de 2020

Como foi dito é só imprimir o documento.

Avatar
Mzx 5 de agosto de 2020

Mas se não tenho o smart phone, como posso imprimir, já que a impressão está atrelada ao “bendito” smart phone ?

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Faça no seu com os dados dele.

Avatar
Osvaldo 14 de fevereiro de 2020

Vai mostrar o telefone para o cara da imigração da Bolívia, Chile, Argentina e demais países! Você não entra e nenhum país nem mesmo do Mercosul como essa foto no telefone. Impossível eliminar o CLRV de papel.

Avatar
Michel 15 de fevereiro de 2020

O crlv digital poderá ser usado no celular. Mas caso prefira ainda poderá ser impresso. A diferença é que você poderá fazer isso em casa em qualquer papel. O documento impresso do aplicativo terá a mesma validade do apresentado no celular.

Avatar
Kesia Franciele Rosa da Silva 18 de fevereiro de 2020

Alguém sabe me informar se posso entrar em outro país com o crlv digital? Já é válido?

Avatar
Edson Bruno Leite 16 de março de 2020

Em outro país é obrigatório o documento original, conforme li no site do Detran.
Este novo processo só é valido no Brasil.

Avatar
Claudia 13 de fevereiro de 2020

Posso viajar com um carro contendo somente o verdinho como documento?

Avatar
Zedir griffo de moraes 13 de fevereiro de 2020

Com a cnh no celular e crlv posso apresentar para o guarda ou precisa também em papel.

Avatar
Divaldo 10 de fevereiro de 2020

Porém alguns ainda podem ter alguma dificuldade o meu CRV foi emitido em 01/11/2005 Não possui o cod. De segurança e o Detran RS e muito relapso pra solucionar as coisas

Avatar
sergio 27 de fevereiro de 2020

Amigo, o CRV não é o mesmo CRLV, o CRV a data não importa, pois é o documento de transferencia, ja o CRLV esse sim, é o licenciamento do veículo que você faz todos os anos. Se o seu CRLV foi emitido em 2005, ele está atrasado a 15 anos e por isso você não poderá ter o CRLV-e digital enquanto perdurar este atraso. Acredito que o seu CRLV não deve estar com esta data.

Avatar
Paulo 7 de fevereiro de 2020

E uma boa mesmo
Mas em minas e cobrado 105 reais pela taxa de licenciamento
Essa taxa nao seria mais cobrado

Avatar
Antônio Severo Brasileiro Neto 4 de fevereiro de 2020

Não estou conseguindo me cadastrar para obter o CRLVe digital

Avatar
Bruno Rodrigues 30 de janeiro de 2020

Então tenho uma dúvida pessoal, perdi meu dok, eu posso andar com o recibo ou será se eu tentar imprimir um desses digital será que não dá nada. Se tiver como alguém me ajudar aí agradeço.

Avatar
EDYN 11 de fevereiro de 2020

Se estiver disponível no seu estado pode !

Avatar
ISRAEL FERREIRA BARBOSA 11 de fevereiro de 2020

Uma instado o App e baixado o documento do veículo, vc pode imprimir em pdf. Esta informação está no site do DETRAN

Avatar
Paulo 13 de março de 2020

Acesse este site do Denatran e veja se seu estado já aderiu. Em caso afirmativo, você conseguirá emitir o CRLV sem precisar do aplicativo para celular.
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

Avatar
Volnei Oliveira 30 de março de 2020

Claro que sim, baixa o aplicativo e e faz o procedimento certinho. Não vai ter que pagar nada além de uma impressão em uma Lanhouse.

Avatar
Marcos 29 de janeiro de 2020

E pode andar com documento desatualizado? No meu veículo que fiz troca de cor há 2 anos e já estou com o documento 2020 ainda consta a cor antiga no CRLV Digital e o ano exercício de 2019, sendo que já tenho em mãos o 2020,
Pela regra se andasse com a digital teria meu veículo apreendido pois estaria com alteração de cor “não autorizada”

Avatar
Lorival 22 de fevereiro de 2020

O CRVL de papel será totalmente abolido apenas em junho de 2020. Após esse prazo, você acessa novamente e imprime o CRVL com exercício de 2020.

Avatar
Dyego 28 de janeiro de 2020

Esse Detran é um roubo , e o povo nao faz nada , só aceita e pronto … pagar 210 reais + o dpvat + IPVA q é um absurdo , acorda Brasil, trabalhamos muito para ter um bem , e no fundo no fundo nao é nosso nunca

Avatar
Josue 20 de janeiro de 2020

Boa tarde, gostaria de saber se ainda vamos ter de pagar a taxa de R$60,00? isso n’ao falaram.

Avatar
Fred despachante 27 de janeiro de 2020

Sim amigo, governo precisa arrecadar!!!

Avatar
Cloves 19 de janeiro de 2020

Mas essa facilidade toda na verdade ainda é ignorada por quem deveria está bem interagido sobre o assunto; o guarda (polícia rodoviária estatual) não aceitaram minha CNH digital. Fui parado na rodovia dos imigrantes SP ao apresentar a CNH digital me disseram que não seria aceita, teria que ser a impressa, insistir que deveria ser e apresentei uma declaração impressa do próprio site do Detran na qual dizia; ” a CNH digital tem o mesmo valor jurídico que a impressa”, mesmo assim não foi possível convencer, me disseram que poderiam me multar e que depois eu anexasse tal declaração junto ao recuso para recorrer da multa. Nesse caso eu estava também com impressa e para economizar tempo acabei apresentando a mesma. Então é um absurdo ou é válido ou não é, ou aceitam ou não.

Avatar
José Adir Timm Cavalheiro 17 de janeiro de 2020

Só não falaram se vai ter redução de valores já que não tem despesa de impressão é de envio via sedex.

Avatar
Henrique polidori 15 de janeiro de 2020

Como consigo adicionar um clrv quando não sou proprietário do veículo? Exemplo quando emprestar o carro/moto de alguém?

Avatar
Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

Acredito que seja só o caso de imprimir o documento na sua casa com o QR-Code. O guarda de trânsito só precisará deste código para confirmar a validade e os dados do documento.

Avatar
Marcelo 31 de janeiro de 2020

Dentro do aplicativo vc pod compartilhar o doc digital com até 5 pessoas …para essa finalidade ..emprestar o carro

Avatar
Taciana 13 de abril de 2020

Oi estou com a mesma duvida, uso um carro que está no nome de outra pessoa, que nem CNH possui… como fazer para ter acesso ao documento?

Avatar
Siegfried 14 de janeiro de 2020

A minha dúvida é só uma… Meu tio não usa celular smartphone (não tem e não sabe usar), aí no caso ele imprime a CRLV na onde? Da pra tirar na internet ou tem que ir no Detran?

Avatar
Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

SIEGFRIED, no próprio aplicativo tem uma opção de exportar o documento em PDF. Exporta ele e imprime em alguma lan house. Tem que imprimir o documento todo, inclusive com o QR-Code que é o mais importante.

Avatar
Jota 10 de janeiro de 2020

Achei bacana, basta imprimir, dobrar e colocar na carteira. Neste caso terá as 2 opções, além de evitar ir ao Detran solicitar o doc.

Avatar
Cleber 10 de janeiro de 2020

Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???

Avatar
Bolsominion 10 de janeiro de 2020

Se quer emprestar o carro, imprima o código QRCode.

Simples.
Povo.tenta descomplicar, mas tem uns que não querem.
Kakakaka

Avatar
Maximiliano Santos 13 de janeiro de 2020

Excelente resposta kkkkkk tão simples ler a matéria de forma correta, povo tem preguiça de ler.

Avatar
helena 16 de janeiro de 2020

no app tem como compartilhar o documento, então você pode compartilhar com quem vai usar colocando o cpf da outra pessoa, automaticamente aparece no app do mesmo e ele so baixa o documento

Avatar
ronaldo castro 21 de janeiro de 2020

Mas nao respondeu sobre o CRVL em nome da empresa

Avatar
EDYN 11 de fevereiro de 2020

Entra no próprio site do Detran do seu estado e, em seguida coloca os dados do veículo, por ex:placa, Renavan ou chassi, vai em débitos, se o licenciamento de 2019 ou 2020 estiver pago. E só baixar CRLV. La vai pedir placa, CNPJ da e numero do ultimo boleto pago, licenciamento. O meu e do GO. Deu certo.

Avatar
Vlad 29 de abril de 2020

Pagiei tudo em fevereiro e so aparece 2019… detran rj nao atualiza esse begocio nao??? Tenho q ir la???? Pra que digital entao????

Avatar
Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

Vc terá a opção de baixar uma versão para usar off line

Avatar
Ricardo Gomes 28 de janeiro de 2020

Seu carro está em nome de empresa mas pode ter o documento em papel e quanto a CNH esta é do condutor do veículo e não da empresa. Apenas Pessoa física tem CNH e não Pessoa Jurídica. Se emprestar o carro é só passar o documento em papel para o condutor ou exportar digitalmente o documento do carro.

Avatar
Ozz 9 de janeiro de 2020

Tentei aqui e não consegui, pede um código de segurança do CRV, não encontrei esse número no documento dos anos anteriores, e no desse ano como vou ter esse código se não for pegar o documento original? Outra dúvida que diz que ter a CNH digital. Eu tenho carro em meu nome mas não tenho CNH, quem dirige é meu pai. Como vamos emitir o documento dessa forma?

Avatar
Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

Este número está no documento de transferência

Avatar
helena 16 de janeiro de 2020

voce faz o cadastro no seu nome e cadastra somente o documento do carro e compartilha com o seu pái colocando o cpf dele, quando ele entrar no app automaticamente vai contar o documento la, voce baixa documento e pronto!

Avatar
Leandro 10 de fevereiro de 2020

CRV É O DOCUMENTO USADO PRA TRANSFERIR O VEÍCULO ANTIGO DUT AQUELE QUE DEVE SER GUARDADO E USADO PRA VENDER O VEICULO

Avatar
JOSÉ ROBERTO DO Nascimento do Amazonas 9 de janeiro de 2020

Eu quero botar o documento do carro no aplicativo

Avatar
Luis 9 de janeiro de 2020

Pessoal, calma. Relaxem. Qualquer um com um pouco de bom-senso sabe que isso NÃO vai acontecer. Quando chegar perto da tal data isso vai ser matéria da grande mídia e o prazo será estendido por uns dois ou mais anos….

Avatar
Vania 8 de janeiro de 2020

Eu estou com problemas sobre isso… pois estou em dia com meus doc do carro e até o momento apenas o CRLV de 2018 foi disponibilizado no aplicativo…. Aí a gente liga e vai até o Detran PR e adivinhem ninguém sabe te dar uma informação e interessante tive que pagar uma segunda via do CRLV 2019 , pq a primeira havia de “perdido” antes mesmo de ser entregue….

Avatar
EDYn 11 de fevereiro de 2020

Faz isso direto pelo site !

Avatar
Claudio dos anjos de oliveira 6 de janeiro de 2020

Acho uma boa, mas, na minha opiniao a taxa de licenciamento teria que ser extinta, pois eles nao terão despesas nenhuma com isso.

Avatar
Vania 8 de janeiro de 2020

Eu concordo com sua opinião.

Avatar
Marcos Antonio Silva 11 de janeiro de 2020

Concordo plenamente

Avatar
Marcos 6 de janeiro de 2020

Meu Deus! LEIAM A BOSTA DA MATÉRIA ANTES DE FALAR MERDA!

O CRLV poderá ser impresso, você não precisa andar com o doc só no celular. Você imprime e guarda na carteira!!!

“Ahh, mas eu não sei usar” A vida inteira você procurou um despachante pra realizar o licenciamento do seu veículo (se vc não sabe usar), então basta continuar fazendo isso!

Gente ignorante, com preguiça de ler e de interpretar texto, assim é foda!

Avatar
Flavio 6 de janeiro de 2020

Gostaria de saber se dessa forma não será cobrado a emissão do documento já que precisará do serviço de impressão e o papel oficial…

Avatar
Marcio Pinto 17 de janeiro de 2020

Aquele papel oficial não será mais exigido. O QR-Code poderá ser impresso em qualquer papel que funciona. Ele é um código único que identifica seu veículo com todos os dados dele.

Avatar
PAULO 20 de abril de 2020

Taxa, tarifa, imposto, multa etc é salário de funcionário público. Não vão deixar de serem cobradas nunca. kkkk

Avatar
IVAN ANTONIO DA ROCHA 6 de janeiro de 2020

Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?

AutoPapo
Laurie Andrade 6 de janeiro de 2020

Ivan,

Nesses casos, o ideal é que alguém imprima o documento para eles. Também é uma opção procurar o Detran para conseguir a versão em papel.

Abraços.

Avatar
Ivan 6 de janeiro de 2020

Absurdo. Conheço centenas de pessoas e deve existir milhares delas, que NÃO POSSUEM CELULAR. Não USAM celular. Ainda existem pessoas que estão fora do meio digital. Canso de ver pessoas com mais de 60 anos em caixas eletrônicos sendo AJUDADOS por atendentes de banco porque simplesmente NÃO SABEM lidar com a máquina.

Avatar
Tolerância zero 10 de janeiro de 2020

Só imprimir

Avatar
Haller Souza Costa 6 de janeiro de 2020

Aprendam a ler… está descrito aí na matéria que o CRLV poderá ser impresso por aplicativo!!!

Avatar
Luis Santos 9 de janeiro de 2020

Se a questão são as pessoas que não usam aplicativos a sua resposta é nula por vício de origem.

Avatar
Gustavo 10 de janeiro de 2020

Não possuo celular com internet, sem o documento normal eu terei que comprar um pra usar esse aplicativo pra poder imprimir, se for assim prefiro a versão de papel do documento.

Avatar
FLAVIO RODRIGO PRADO 5 de janeiro de 2020

Tem que existir às 2 formas física e dígital não empurrar goela abaixo uma opção e que para muitos é melhor e que para outros milhares será uma dor de cabeça…eita Brazil.

Avatar
Haller Souza Costa 6 de janeiro de 2020

Aprendam a ler… está escrito aí na matéria que o condutor poderá ele mesmo imprimir o documento que será validado pelo QR cód.!!!!

Avatar
Ivan 6 de janeiro de 2020

Nós lemos, mas existem pessoas que não tem acesso ao meio de impressão. Tem gente que não tem celular, não tem computador e não tem impressora. Será que dá para entender que não é todo mundo que vive a era digital?

Avatar
Sempaciencia 10 de janeiro de 2020

So ir no detran, igual já faz hoje.
So que agora tem que imprimir num papel específico e caro,
Vai só SIMPLIFICAR

Avatar
Cleber 10 de janeiro de 2020

Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???

Avatar
Eisenhower 5 de janeiro de 2020

E se roubarem o seu smartphone como é que fica?

Avatar
OZ 9 de janeiro de 2020

É só salvar/imprimir uma cópia de segurança. E quando possível acessar em outro.

Avatar
Waltinho 5 de janeiro de 2020

Sou contra, prefiro o verdinho de sempre

Avatar
Claudio 5 de janeiro de 2020

Isso e uma palhacada e só pra esses pau no cu e conomizar e não mas enviar o CRLV..

Avatar
Emanuel Melo 29 de janeiro de 2020

ELES JÁ NÃO ENVIAM MESMO, ASSIM PELO MENOS EU TENHO COMO IMPRIMIR OU USAR PELO SMARTPHONE. A MINHA DE 2019 ATÉ HOJE NÃO CHEGOU, JÁ TÁ COM MAIS DE 60 DIAS. SE NÃO FOSSE A DIGITAL JÁ TERIA LEVADO MULTA. E TODO ANO É A MESMA COISA, NUNCA CHEGA EM CASA, SEMPRE TENHO QUE IR AO DETRAN PARA SOLICITAR A IMPRESSÃO LÁ E SÓ POSSO FAZER ISSO DEPOIS DE 90 DIAS, AI NÃO ADIANTA QUEREM EXPLICAR AO AGENTE ISSO ELE NEM HOUVE JÁ MULTA LOGO, POIS DEPOIS DE 60 DIAS JÁ NÃO É MAS ACEITO O DOCUMENTO ANTERIOR MESMO CONSTANDO O PAGAMENTO DO NOVO. ACHEI BOA ESSA OPÇÃO. JÁ IMPRIMI O DOCUMENTO NO PAPEL COM O QR CODE E TAMBÉM USO NO SMARTPHONE A CRLV E TAMBÉM A CNH DIGITAL. MESMO TAMBÉM TENHO A CNH IMPRESSO NORMAL.

Avatar
Amilton Teodoro Nascimento 5 de janeiro de 2020

E quando se tratar de pessoa juridica. Como faço para obter o CRLV

Avatar
Jose Lopes 4 de janeiro de 2020

Que absurdo, quantas pessoas não tem um esmart fone ,eles tão fazendo isso pra o benefício deles,palhaçada

Avatar
Elaine 4 de janeiro de 2020

Concordo, muito nem sabem utilizar direito um smart e isso não quer dizer que no são motoristas. A gestão deste país não pensam em exceções

Avatar
Edmundo 4 de janeiro de 2020

Ainda tem gente q é contra e critica essa medida. Pessoal, parem de ser do contra, isso é modernidade pra facilitar suas vidas. *

*EDITADO

Avatar
Paulo freitas de oliveira 4 de janeiro de 2020

ESSES BUROCRATAS SÓ INVENTA,NUM PAIS ONDE TUDO É CARO QUEM VAI TER CELULAR PRA TER ESSE DOC. DIGITAL?
E ELES SIMPLISMENTE MUDA AS REGRAS SEM CONSULTAR A POPULAÇAO.
SAO UNS CRETINOS MESMO.

Avatar
OZ 9 de janeiro de 2020

Não se mudou regra nenhuma, é só mais uma facilidade, quem não quiser vai lá no Detran enfrenta fila e pega de papel. E praticamente todo mundo tem celular.

Avatar
Luck 2 de dezembro de 2020

Mudou-se a regra sim, celular ta caro, internete tb…..quero ver o dia que der uma merda e não tiver sinal, ladrão roubar o aparelho…Ah tá ( faz uma copia de segurança ) então faz a copia e anda com essa merda de vez. Eu não tenho celular e nem internet na rua. Vou ficar no modo antigo e se acabar mesmo entro na justiça pro governo me dar um celular e acesso a internet….

Avatar
Anselmo Ramos 4 de janeiro de 2020

Senhores técnicos, bastava o proprietário do veículo optarem sua preferência: 1) desejo CRLV digital; 2) desejo CRLV físico. Neste Brasil onde as diferenças são abismais, não dá. É muita pobreza, desemprego!

Avatar
Lucas 4 de janeiro de 2020

Que bom que o Brasil está evoluindo CRLV digital e a melhor versão, o ruim que há muita gente ignorante ainda.

Avatar
Waltinho 5 de janeiro de 2020

Meu pai veio da roça, nunca usou um smartphone não sabe ler nem escrever, isso não o torna ignorante! Sou contra prefiro do jeito que sempre foi

Avatar
Vagner 5 de janeiro de 2020

Perdão amigo, você está levando pelo lado pejorativo da palavra. Ignorante não é burro, é falta de conhecimento.

E pelo que você declarou, o seu pai não poderia dirigir, já que a leitura é exigência mínima nos Detrans.

Avatar
Eladio 10 de janeiro de 2020

Se não sabe ler nem escrever, significa que não tem carteira de motorista

Avatar
André 4 de janeiro de 2020

Atenção pessoal vamos fazer um abaixo assinado e levar ao conhecimento do poder público.o contran é obrigatório deixar uma segunda alternativa há pessoas que não terão condições de comprar um aparelho.tambem é para mover essa indústria de smartphone querem impor a força na população,e nossas autoridades não estão preparadas para este tipo de fiscalização levem e repassem urgente essa mensagem não podemos ficar quietos vamos denunciar

Avatar
HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

A pessoa tem condições de ter um carro não tem condições de ter um smartphone?????

Avatar
Betão 4 de janeiro de 2020

O problema é ser pego na estrada e não ter sinal.

Avatar
Janice 4 de janeiro de 2020

Uma vez baixado no app “CDT” o CRLV-e, não é necessário sinal nenhum de rede, nem internet, crédito, wi-fi, qualquer coisa.

Avatar
Jonatan 7 de janeiro de 2020

Só de bateria neh

Avatar
Rosy 5 de janeiro de 2020

Certo! Porém, se seu celular (não smart) ainda estiver em bom estado de uso. Vamos ajudar o consumismo e ao desperdício…eles não são biodegradáveis…e natureza! É, tem que haver outras opções…

Avatar
IVAN ANTONIO DA ROCHA 6 de janeiro de 2020

Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?

Avatar
Valdirley 4 de janeiro de 2020

Eh contraditório, a pessoa tem condições de ter um veículo, mas não tem condições de possuir um aparelho telefônico Kkkk

Avatar
Francisco Vaz 5 de janeiro de 2020

Concordo, e quem hoje em dia não tem um celular, até criança tem.

Avatar
Vanessa 4 de janeiro de 2020

Vocês que fazem essas leis eu gostaria de perguntar em que país vocês estão vivendo? Será que é no Brasil mesmo? Vocês acham mesmo que todos os motoristas usam smartphone? Que todos acessam a internet? Essas leis cada vez mais querem impor informatização ao brasileiro, quando na realidade é um país ainda com muitos locais sem internet, pessoas que não tem computador e nem tão pouco sabe realizar esse procedimento para ter o crlv digital, que depende das Lan house, site que não funciona, agendamento esgotados sem vagas, Sites burocráticos. Mais o importante é vcs criadores dessas leis que andam com seus iPhone de 7000. O resto que se vire pra comprar um smartphone.

Avatar
Valdirley 4 de janeiro de 2020

Acho que vc ainda não conhece o app, você só precisará de internet para baixar o aplicativo e instalar, após isso não existe a necessidade da conexão pois o documento fica arquivado no aparelho, o q devemos discutir eh como será o procedimento em caso de roubo do aparelho, uma vez que eh o item de de maior índice de roubos e furtos

Avatar
Rosy 5 de janeiro de 2020

Isso ajuda no desemprego de funcionários…

Avatar
Adriana 5 de janeiro de 2020

Perfeito!

Avatar
Rosy 5 de janeiro de 2020

Além de proporcionar desemprego aos funcionários públicos dando chance a iniciativa privada(pertencente a alguns poucos)de se favorecerem…

Avatar
Oz 9 de janeiro de 2020

Funcionário público sem necessidade? Tem que acabar mesmo!

Avatar
Eladio 10 de janeiro de 2020

Este serviço é feito hoje por terceirizados. Nenhum funcionário público perderá o emprego por isso

Avatar
Adriana 5 de janeiro de 2020

Perfeito

Avatar
Vania 8 de janeiro de 2020

A internet deveria ser gratuita , já q a internet é tudo voltado p ela

Avatar
Márcio R Lima 4 de janeiro de 2020

No caso de parcelamento o CRLV só libera depois que quitar a última ou não

Avatar
Elizeu 4 de janeiro de 2020

Explique:
Quem que vai bancar o Ismart fones?
E em area que não pega internet.
Teremos desconto pela emiçao não impressas ?

Avatar
HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

O aplicativo não precisa de internet para exibir o CRLV. E o correto é “emissão”.

Avatar
HELVECIO DIAS DA ROCHA 4 de janeiro de 2020

A notícia tá um pouquinho distorcida porque eu acessei a publicação do diário oficial e em lugar algum fala que o CRLV impresso será extinto.

Avatar
João Inácio 4 de janeiro de 2020

Quantas pessoas não usam Smartphones e também não sabem utilizar incluindo alguns idosos.

Avatar
Adriana 5 de janeiro de 2020

E fake?

Avatar
Marco Aurelio 4 de janeiro de 2020

A gente já paga a Taxa de Licenciamento para eles emitirem essa guia, agora além de pagarmos a taxa a gente ainda vai ter que imprimir? Parece piada

Avatar
KIRA MAROSIN GIOVANNINI 3 de janeiro de 2020

Como vai ser quando alguém dirigir o carro de outra pessoa? Gostaria destas informações pois muitas vezes dirijo o veículo de meu marido, sogro, mãe. Acho que o governo precisa explicar melhor esta situação.

Avatar
Anderson Aparecido Ferreira 4 de janeiro de 2020

O documento pode ser compartilhado se os dois tiverem a carteira digital

Avatar
Eladio 10 de janeiro de 2020

O CRLV digital pode ser compartilhado com até cinco motoristas, com previsão de aumentar para 10

Avatar
Taciana 13 de abril de 2020

Mas como faço se uso um veículo que esta em nome de outra pessoa…. e nem CNH essa pessoa possui para efetuar o cadastro… se puder me ajudar….

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 3 de janeiro de 2020

Antes de tudo, há um erro nas instruções para obtenção da CNH digital. Não é mais necessário comparecer ao Detran, todo o processo pode ser feito pelo App “Carteira Digital de Trânsito” , desde que a CNH seja recente e tenha o QRCode impresso no verso.

Tambem concordo com a maioria. Não é aceitável parar de emitir o documento físico, há vários casos em que não é possível para o dono do veículo ter e/ou utilizar um smartphone, alem de situações defeito no aparelho, ou mesmo ficar sem bateria.

Avatar
Jose Carlos Casas 3 de janeiro de 2020

Como é que uma pessoa idosa ou quem não tem acesso a INTERNET vai conseguir??? Me expliquem, senhores técnicos!!!

Avatar
Nilson 3 de janeiro de 2020

Como inventaram o smartphone se existem pessoas idosas e pessoas sem acesso a internet, né? Me expliquem senhores técnicos? Não deveriam criar essas coisas complicadas.

Avatar
Oz 9 de janeiro de 2020

Quem não quiser, não puder ou não souber usar continua da mesma forma, vai lá e tira em papel como sempre foi, é só mais uma alternativa pra quem puder e quiser.

Avatar
Anderson 4 de janeiro de 2020

Vc vai poder imprimir o documento da sua casa

Avatar
José Albuquerque Santos 3 de janeiro de 2020

Concordo plenamente porém uma só tem uma questão que não foi comentado neste sentido como é o meu caso tenho CNH impressa e digital o veículo está em nome da minha esposa (falecida) situação em que o final é 4 finalizando o pagamento do IPVA em julho quando deixará de existir o CRL impresso o veículo está ainda em discussão na divisão de herança, como fica esta situação?

Avatar
Antonio Rocha 6 de janeiro de 2020

E tem muitas pessoas que possuem veículo em seu nome mas não possuem CNH. Se para emitir o CRLV é necessário ter CNH digital como é que elas vão fazer ninguém disse.

Avatar
Willan 9 de janeiro de 2020

Concordo com vc conheco pessoas q tem carro no seu nome mas quem dirige e familiar será q elas vão ter q por no nome de quem tem CNH,e cadê a burocracia o governo muda as regras sem consultar o povo, tem alguns trouxas q acha q o governo ta facilitando a vida deles através da tecnologia, mas e ao contrário só facilitam para eles mesmo se fosse assim tinha internet de graça pro povo.

Avatar
Júlio Cezar delabrida 19 de março de 2020

Tenho uma moto em meu nome.so que não tenho carteira como faço pra baixar o crv digital?

Avatar
ANTONIO JORGE PEREIRA SANTOS 26 de fevereiro de 2020

só imprimir e levar no papel, ao menos vc nunca vai precisar quase 80 reais para segunda via como e cobrado aqui na bahia

Avatar
Paulo 13 de março de 2020

Só é necessária a CNH digital se você quiser ter o documento no aplicativo ou exportar para outra pessoa. Para imprimir, basta acessar o site do DENATRAN e fazer um cadastro no portal gov.br

https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

Avatar
Paulo 13 de março de 2020

O CRLV pode ser impresso diretamente no site do DENATRAN sem necessidade de CNH. Basta fazer um cadastro no portal gov.br
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

Avatar
Carlos Alberto Senatore 7 de janeiro de 2021

Não precisa ter cnh,so que tem que fazer no nome do dono do carro e compartilhar com quem ele quiser.

Avatar
Carlos Eduardo Frizzi 3 de janeiro de 2020

Até que enfim né .

Avatar
Willan 9 de janeiro de 2020

E ai que esta a questão se vivemos numa burocracia como q o governo ta sempre mudando as regras sem consultar a população,eles só fazem regras q favorecem mais eles será q o povo tá cego mudo e surdo.

Avatar
OZ 9 de janeiro de 2020

Que consultar população? Todo mundo é a favor disso, agora vc emite em casa mesmo, só facilidade, quem não gostar vai lá no Detran e tira da forma que sempre foi. Viu alguém reclamando da CNH digital? Quem quiser vai lá e pega de papel mesmo.

Avatar
Deixe um comentário