CNH: versão digital, renovação e consulta de pontos

Entenda os processos ligados à Carteira Nacional de Habilitação; quem pode requisitar o documento? O que é CNH especial? E as letras em suas observações?

Por Laurie Andrade 30/07/19 às 14h14

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento capaz de atestar a aptidão dos brasileiros para conduzir um automóvel.

O documento, que tem porte obrigatório, é composto por foto, identificação do condutor (nome, número de RG, CPF, data de nascimento e filiação), categoria, número do registro, validade e observações – que dizem respeito às características e ou necessidades de seu portador.

Para solicitar a CNH, o cidadão precisa ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e cadastro de pessoa física. Ainda são necessários a realização de exames médicos, psicológicos, de aulas teóricas e práticas e de um teste teórico e outro prático.

Explicamos os detalhes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os processos ligados ao documento. Renovação da carteira de motorista, pontos e mais.


Confira, abaixo, os principais detalhes e processos ligados à CNH.

CNH Digital

Desde 2017, a carteira de habilitação está disponível digitalmente. A CNH eletrônica, validada por meio de aplicativos de celular, tem a mesma condição legal da versão física e possibilita que o motorista ande sem o documento de papel.

cnh digital horizontal

Para ter acesso à CNH digital, basta ter a carteira de motorista atualizada – com QR Code, fazer o download do app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do smartphone.

Renovação de CNH

A CNH tem validade de cinco anos para os motoristas de até 65 anos de idade e de três para os condutores com idade superior.

Ao fim do prazo de vigência, o interessado em continuar dirigindo ou pilotando deve procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e dar início ao processo de renovação do documento.

Caso opte por fazer isso pela internet, o motorista deve preencher os campos necessários, dentro da aba “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, completar o formulário que abrirá automaticamente, fazer o download do boleto, pagar a taxa (que varia de acordo com o Estado) e agendar os exames médicos.

A solicitação de 2ª via da carteira de motorista segue os mesmos parâmetros.

Multa por CNH vencida

De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo com a validade da carteira de habilitação vencida há mais de trinta dias é infração gravíssima com penalidade de multa, recolhimento da CNH e retenção do automóvel – até a apresentação de um condutor habilitado.

Como consultar pontos CNH

Quando um condutor é flagrado cometendo uma infração de trânsito, recebe uma notificação. Passado o prazo para que o motorista recorra da autuação, a multa, além de requisitar o pagamento de uma taxa, soma pontos na CNH.

Atualmente, o condutor que acumula 20 pontos em um ano perde temporariamente o direito de dirigir.

Para que qualquer motorista seja capaz de controlar sua pontuação, os sites dos Detrans possuem um campo para pesquisa.

Para consultar os pontos da CNH, basta entrar no endereço eletrônico do Detran de seu Estado e preencher as informações necessárias na sessão “Consultar Pontuação na CNH”. São elas:

  • Tipo da CNH
  • Número do registro da CNH
  • Data de nascimento
  • Data da 1ª habilitação

Carteira de habilitação gratuita

Em outubro de 2017, o Projeto de Lei (PL) 8837/2017 foi apresentado à Câmara dos Deputados para tentar instituir a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação para desempregados de baixa renda.

De acordo com autor da proposta, o até então deputado Carlos Souza (PSDB-AM), o objetivo do texto era facilitar a reinserção do público no mercado de trabalho.

Apesar de ter sido discutido pelos parlamentares, o PL foi arquivado em 31 de janeiro de 2019 e a carteira de habilitação gratuita não saiu do papel.

Categorias

Para segmentar as diversas permissões relacionadas à CNH, o documento categoriza os tipos de condutores por categorias.

Os motoristas habilitados para dirigir ciclomotores, por exemplo, têm a carteira de habilitação da categoria ACC. Aqueles que podem conduzir motocicletas, por sua vez, ostentam a categoria letra A.

Explicamos os detalhes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os processos ligados ao documento. Renovação da carteira de motorista, pontos e mais.

 

São possibilidades de categoria para carteira de habilitação: ACC, A, B, C, D e E.

Para saber quais são os veículos que o condutor pode dirigir cada uma das cinco categorias, acesse a reportagem do AutoPapo.

CNH especial

Pessoas com deficiência (PcD) aptas a passar por exames médicos e de direção têm direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CNH especial, dedicada ao público, descreve as adaptações ou necessidades do condutor e concede o direito a alguns benefícios.

habilitacao cnh carteira
Letras na observações da CNH | Alexandre Carneiro

Letras nas observações

Para simplificar o registro das características específicas de cada um desses condutores, como alguma restrição ou o fato de trabalharem dirigindo, foram criadas as letras nas observações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As letras fazem parte do documento de identificação do condutor desde 2008 e foram criadas também para que apenas os agentes de trânsito soubessem quais eram especificidades do motorista. Até então, constava, por extenso, que para aquele condutor era obrigatório o uso de lentes corretivas, por exemplo.

Listamos, com base na Resolução 511|2014 do Contran, os significados das letras nas observações da CNH. Confira!

O que é Renach

O Renach, Registro Nacional de Carteira de Habilitação, é um banco de dados que registra informações sobre o condutor – desde quando ele começa o processo de habilitação na autoescola até depois da emissão da CNH.

Por meio do número do Renach, que pode ser encontrado no verso da CNH, é possível controlar as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir, alteração de endereço de domicílio e ou transferência da CNH para outro estado.

O Renach diz respeito, ainda, à emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é o documento necessário para que um brasileiro possa dirigir no exterior.

pid1
(Departamento Nacional de Trânsito Denatran/Reprodução)

Os dados disponíveis na base são abastecidos pelos departamentos estaduais de trânsito e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão responsável pelo Renach segundo o artigo 19 do CTB.

*Matéria atualizada. Publicada originalmente em 19 de julho de 2019

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário