Como dirigir carro automático: 10 macetes para facilitar sua vida
Apesar de estar popularizando, essa caixa deixa muitas dúvidas; veja como obter o melhor rendimento, desfrutar do seu conforto e fazê-la durar mais
Apesar de estar popularizando, essa caixa deixa muitas dúvidas; veja como obter o melhor rendimento, desfrutar do seu conforto e fazê-la durar mais
O carro automático deixou de ser tabu para se tornar tendência. Hoje, mais da metade das vendas de veículos 0 km são de modelos com transmissão que dispensa o pedal de embreagem. Para quem migra das caixas manuais, é preciso se adaptar. Porém, também existem dicas para o motorista usufruir melhor desse câmbio que entrega conforto e praticidade. Sim, é possível não só desfrutar da conveniência da transmissão, como também fazê-la durar mais e trabalhar melhor com o motor, o que pode resultar em economia de combustível. Confira 10 macetes para dirigir carro automático.
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Antes de apertar o botão de start ou virar a chave da ignição do carro automático, não esqueça de pisar no pedal do freio. Os automóveis dotados deste tipo de transmissão simplesmente não acionam o motor se isso não for feito. É uma simples questão de segurança, para evitar que motoristas distraídos liguem o veículo engrenado em Drive ou Rear, e o mesmo se movimente inadvertidamente.
Trate com carinho a alavanca do câmbio do carro automático. Para dirigir um carro automático, evite fazer mudanças bruscas e muito rápidas na manopla, para não sobrecarregar o sistema. Para acionar as marchas, muitos modelos de transmissão automática pedem que um botão (geralmente na lateral do pomo) seja apertado, caso contrário você não consegue fazer a mudança de posição – nem pense em forçar a peça.
Antes de acelerar, certifique-se que a alavanca está na posição desejada, para evitar acidentes ou que você vire meme e seu carro atravesse uma vidraça ou o portão de uma garagem. Evite também fazer da manopla o repouso para sua mão. Esse peso extra sobre o equipamento força componentes internos, mesmo nos câmbios automáticos.
Não execute as mudanças na alavanca do câmbio automático com o carro em movimento, especialmente para as posições “R” (“reverse”, marcha-a-ré) e “N” (“neutral”, neutro ou ponto morto). Ou seja, antes de fazer a manobra para estacionar, espere o veículo parar totalmente para só depois engatar a ré.
O tranco que é provocado pelo engate de marchas com o automóvel em movimento força componentes internos da caixa, o que acelera o desgaste do conjunto. Tanto que muitos modelos de carros automáticos mais modernos já têm dispositivos de segurança que bloqueiam o sistema caso o motorista tente fazer alguma mudança brusca.
Use as opções de mudanças sequenciais mais em situações específicas. Especialmente se estiver trafegando em trechos de serra, para subir e descer marchas e ter mais interação com o carro – e evitar aquelas imprecisões na subida. Ou mesmo em situações de ultrapassagens e retomadas, as quais trataremos mais adiante.
Em estradas planas ou mesmo no trânsito urbano, deixe o câmbio no modo automático mesmo. Além de ser muito mais adequado à função principal – ou seja, proporcionar conforto -, vai preservar o sistema. Desta forma, segundo engenheiros e especialistas, o conjunto roda na temperatura correta e proporciona melhor eficiência do motor.
Se estiver no anda-e-para do engarrafamento ou naquela via com intermináveis semáforos a cada 50 metros, nada de colocar o câmbio em “N” (neutro) a cada parada. Tal prática não faz o carro beber menos combustível. Pior: tantas mudanças na alavanca vão acelerar o desgaste do equipamento.
Quer uma boa notícia? Os carros automáticos mais modernos, quando parados por mais de três segundos, têm um sistema no qual as válvulas do conversor de torque são abertas. Em outras palavras: é como se o carro ficasse em ponto morto automaticamente.
Um dos macetes para dirigir carro automático diz respeito à hora de estacionar. Perceba que quando você coloca o câmbio em “P”, o carro faz um pequeno movimento. O ideal é você acionar o freio de estacionamento antes de mudar para o “parking”. Desta forma, evita-se que todo o peso do deslocamento incida sobre o conjunto da transmissão. Quando for sair com o carro, faça o inverso. Engate o “D” para depois destravar o freio e acelerar.
Esses procedimentos são ainda mais importantes ao estacionar em ladeiras. Em subidas ou descidas, siga essa sequência para que a alavanca do câmbio automático trave na posição P devido ao peso do carro.
As caixas usualmente oferecem as posições básicas: “D” (“drive”, dirigir), “P” (“park”,estacionar), “R” (“reverse”, marcha-a-ré) e “N” (“neutral”, neutro ou ponto morto). Mas alguns câmbios automáticos ainda têm opções como “L” (“low”, baixa) ou “3”, “2” e “1”.
São posições que fazem as vezes de freio-motor. Bom de usar em descidas de serra, pois seguram mais as marchas e as rotações, e diminuem a necessidade de usar o pedal do freio a cada curva – o que pode causar superaquecimento das pastilhas ou o fading do sistema de frenagem.
Já o modo “S” (“sport”, esportiva) muda as respostas da transmissão a cada mudança. Costuma “esticar” mais as marchas, fazendo a passada em giros mais altos – em média, cerca de 500 rpm a mais.
Importante: jamais desça uma serra ou ladeira com o carro automático em “N”. A prática sobrecarrega especialmente o sistema de frenagem, que vão ter que dar conta de segurar todo o peso do veículo sozinho.
Nesta hora, vale sim usar as mudanças sequenciais manuais no câmbio automático. Geralmente, se precisa de mais força e agilidade para ultrapassar, e para minimizar qualquer imprecisão da transmissão, coloque a alavanca no modo sequencial, reduza uma marcha e acelere
Também muito útil em situações de ultrapassagem. É uma espécie de botão que é acionado quando se pisa fundo no pedal do acelerador. O dispositivo entende que o motorista precisa de mais força e o sistema automaticamente reduz uma ou duas marchas para aumentar a faixa de giros de trabalho do motor e entregar uma retomada mais rápida.
Esta função não é comum em todos os carros automáticos mais antigos. Contudo, em veículos mais atuais, muitas transmissões já fazem o kickdown eletronicamente, sem a necessidade desse “clique”.
Repare que a base da alavanca do câmbio automático geralmente traz uma plaquinha removível. Use uma chave de fenda ou a própria chave do veículo para retirar a tampa e destravar o sistema de transmissão, o que vai permitir que o automóvel seja rebocado ou empurrado. De qualquer modo, consulte o Manual do Proprietário para saber exatamente onde fica o sistema que “solta” o carro.
Pega no tranco? Apesar de muita gente jurar que carro automático pega no tranco em baixíssimas velocidades, a maioria dos engenheiros diz que isso não é possível. Com o motor desligado, o conversor de torque do sistema de câmbio não funciona, ou seja: nenhuma marcha “está engatada” para fazer o carro pegar – ao contrário do que é possível fazer com os veículos com transmissão manual ou automatizada.
Cada fabricante recomenda intervalos diferentes de revisão e manutenção do câmbio. A informação consta no Manual do Proprietário, mas passada a garantia, a dica é verificar o sistema a cada 10.000 km. Dificuldades em engatar as marchas ou ruídos estranhos vindos da caixa podem ser sinais de que o conjunto precisa de reparos. Por isso, faça revisões preventivas, já que o conserto de um câmbio pode custar de R$ 5 mil a R$ 10 mil.
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CAMBIO AUTOMATICO: TEM VARIOS VIDEOS QUE NO CASO DE PARADA TOTAL 1- É ACONSELHADO A COLOCAR O CAMBIO EM N E DEPOIS EM P 2- QUE O MESMO DEVERA SER FEITO CASO ESTEJA EM R E PARANDO. 3-EXISTEM VARIOS VIDEOS SOBRE O SOBRE ESTE TEMA, 4- ARGUMENTAM SE NÃO COLOCAR EM N O CARRO FICA TODO SOBRECARREGADO NO CAMBIO SE COLOCAR EM P SEM ADOTAR ESTE PROCEDIMENTO. CONVERSEI PESSOALMENTE COM OFICINAS DE MANUTENÇAO DESTES CAMBIOS E ASSIM CONFIRMARAM QUE DEVE SER ADOTADO ESTE PROCEDIMENTO, POIS DANIFICARIO NO TEMPO O CAMBIO AUTOMATICO.
Muito bom
Como economisar combustível no carro automático
Boa tarde ótimo espricasao gostei ?
O meu carro é automático e muita vez tenho dúvidas
Muito bem ilustrativas, e bem comunicativas.
Quero saber se todos os carros automático e igual em relação ao reboque
Não entendi o que é Marchas Sequenciais
Quando vcs falam na hora de ultrapassar e na subida e decida de serras ..usar marchas Sequenciais??
podem me explicar melhor??
Muito boa as informações
Tenho um Corolla 2012 1.8 automático a pouco tempo e tenho uma dúvida quanto a estacionar.
– Nesta reportagem informa que é para colocar em P somente após acionar o freio de mão, desta forma vou descrever como eu faço e se estiver errado por favor me corrija.
Ao parar coloco em N, puxo e freio de mão, tiro o pé do pedal, aciono novamente o pé no pedal e coloco em P. Esta certo? Ou a parar o veículo mesmo estando em D devo acionar o freio de mão, retirar o pé do pedal e colocar a alavanca em P diretamente ?
Parabéns pela reportagem, ajuda muito quem está começando nesse tipo de câmbio.
Excelentes dicas.
Olá AutoPapo!
Meu carro é automático e fica a maior parte do tempo parado estacionado na garagem coberta da minha casa. Para lava-lo eu preciso retirar da garagem e mover apenas poucos metros. Como o motor está frio, devo liga-lo, andar os poucos metros e depois desliga-lo sem problemas? Eu poderia colocar o câmbio na alavanca em N e empurra-lo poucos metros sem nenhum problema?
O que pode acontecer se vc não pisar no pedal de freio com uma certa força durante a mudança de marcha , tenho um toyota yares novo e sinto as vezes um tranco quando ligo para sair e faço aamudanca de marcha como também um rangido quando engato a re não é toda vês o que estou fazendo de errado?
O que pode acontecer se vc não pisar no pedal de freio com uma certa força durante a mudança de marcha
Muito instrutivo excelente informacoes muito relevantes e explicativos! Nota 10
Sem nenhuma dúvida!!!!!
Como se usa o câmbio secuencial
Muito boa as dicas
Muito boa dica eu tenho um cruze LTZ automático.. parabéns
Tenho uma Ranger 3.2 X 4×4, com quantos km tenho q trocar o óleo da cx Automatica pois a minha está com 120.000km e no manual não esplica
Parabéns pelas informações
Bom dia,
Achei bem interessante a matéria, mas fiquei sem entender o por que de não poder colocar o carro na posição ( N ) enquanto o veículo está em movimento, qual os problemas que podem gerar se fizer isso?
Fico no aguardo da resposta
Obrigado.
Eu comprei recentemente um Nissan Kickis e a minha dúvida é como proceder numa descida de serra uma vez que se eu pisar no freio, neutralizo a transmissão. Assim sendo, corro o risco de ficar sem freio ou não?
Posso mudar do D para o S enquanto o carro está em movimento? ou é necessário parar o carro para fazer a mudança?
Eu nao sabia que carro automatico pode ser rebocado!
Bom saber!
Muito boa estas colocações,
brigado.
A dica 6 é a mais importante. Meu Cobalt 2014 as vezes dá um tranco quadro ligo e tiro a alavanca do P, se faz a besteira de soltar o freio de mão antes, é pior ainda, pois tem q fazer força e escuta um barulho durante a troca, será que isso já é um sinal de desgaste ou é um defeito crônico mesmo? Detalhe o carro é único dono com 57 mil km e fiz a troca total do fluido com 48 mil km
Pois é, eu me refiro a uma falha seja da ignição, seja da injeção de combustível ou sem combustível. Eu fiquei sem freio. Como eu estava em baixa velocidade baixa baixa rotação quando o carro morreu pode ter sido essa a causa. Mas na concessionária confirmaram que o carro perde o freio. Não me refiro ao pedal ficar duro, o que é óbvio mas não tem mais assistência. Eu tenho a impressão que a “embreagem” desacopla. Não sou especialista. Apenas um usuário que levou um tremendo susto, o carro não faz freio motor, roda livre. Experimentem. O efeito que eu experimentei foi como se eu estivesse na banguela e o motor apagasse. Fica sem freio, sendo claro: pedal muito duro e muito muito ineficiente.
Aprendi muito com dicas construtiva , parabéns
Excelente matéria!
Excelente matéria.
Completa, claro e didático.
Parabéns.
Obrigado.
Muito bom apredir mais.
BOA NOITE PARA TODOS. TENHO UM RENAULT MEGANE CONVERSÍVEL 2008.TEM CX AUTOMÁTICA E MANUAL. QUAL DAS DUAS O CARRO FICA MAIS ECONOMICO?
Ótima matéria, muito obrigado me ajudou muito.
Estou procurando um semi novo automático.
Como posso saber se o câmbio está bom ou com defeito?
Câmbio não pode dar Tranco os engates tem que ser macio e precisos
Olá pessoal então uma dúvida. Vou comprar um seminovos, com saber se o vendedor ou a concessionária nao auterou o velocímetro para dar a ideia de carro menos rodado?
Pedais e bancos desgastados indicam carro muito rodado, pneus careca ou trocados também
Boa tarde gostaria de saber se ten muita diferença de preços referente a merivq 2011 e um sonic automático 2013 ex suspensão dianteira
Como fazer pra saber se o câmbio está com defeito
Tenho um eisitronic estou passando uma riava, coloquei na Justiça pra vê se consigo pelo menos reaver o que estou pagando e devolve-lo, mas se eu não conseguir ,o que acha que deveria fazer? Preciso de um ponto de partida para pode me programar.
Gostaria de saber se há algum problema em deixar a alavanca em D e freio de mão acionado nas paradas de engarrafamento, ao invés de ficar pressionando o pedal do freio.
Jamais faca isso. JAMAIS.
Por que não pode fazer isso tenho essa dúvida esses dias a pastilha do meu carro chegou ao fim tive que usar o freio de mão pra chegar até em casa
Owwwww…preguiça..kkkk
Esse seu hábito irá destruir a sua embreagem pois o pedal do freio indica o conversor de torque para não tracionar as rodas.
Perceba que quando você puxa o freio de mão e tira o pé do freio o carro tenta ir para frente . Então se o trânsito estiver com paradas muito LONGAS COLOQUE em neutro e puxe freio.
Porém só com paradas acima de 3 minutos.
Muito boa as explicações sobre como usar o câmbio automático tirou muitas dúvidas minhas
Obgd.
Olá tenho um Jetta 1.4 TSI e queria saber com quantos km trocar o óleo do câmbio alguém sabe me dizer por favor.
Muito bom! Duas da dicas eu não sabia… Em estradas, mesmo planas, normalmente uso as mudanças sequenciais. Prefiro ter o controle do cambio.
Grata, pelas ótimas dicas acerca do uso de carro automático. Agora os nossos maiores vilões são os mecânicos, que nem sempre são confiáveis e em pouco tempo de revisão/conserto surgem os mesmos problemas. Encontrar algum de confiança, está o mesmo que acertar em loteria.DIFÍCIL!
Muito bom
Muito boa explicação sobre o câmbio automático. Tirou dúvidas minhas.
Obrigado.
Muito educativo para nossa melhora .
Muito bem esplicado , show !
Bom domingo, muito bom, agradeço pelas informações.
Legal, muito bom
Obrigado pela lição
Gostei muito.
Agradecido.
Excelente matéria! É sempre bom estar revendo!
Excelente mas poderiam alertar que se o carro morrer vc fica sem freio. Dizem que se pisar no freio logo após o carro morrer ainda tem. Eu estava em baixa velocidade e o carro morreu fiquei assustado. Por sorte estava a menos de 20Km/h e não tinha trânsito. Na minha opinião deveria ter uma bomba de vácuo para o freio. Um absurdo. Isso é o mesmo que descer uma ladeira com câmbio manual no ponto morto. Se morar já era.
Abs
Parabéns por todas as notícias. Isso não foi uma crítica a sua matéria, apenas sugestão.
Há um engano de sua parte, qualquer veículo, mesmo com motor desligado tem freio. A diferença é que o pedal fica mais duro, sendo nescessário imprimir mais força. Por isso é chamado servo de freio, (hidrovacuo) pois auxilia nas frenagens.
Além do que disse apropriadamente o Francisco, que mesmo sem a servo-assistência o freio continua funcionando, o motor de carros automáticos raramente morre, já que isso é na maioria das vezes causado por falha do condutor no uso da embreagem. Carros automáticos morrem exclusivamente por falta de combustível ou eventual e súbita falha mecânica.
Se o motor de um carro automático apagar com a alavanca em D e o carro estiver em movimento, ele vai continuar com freios enquanto estiver se movendo, e progressivamente parar quando a inércia for consumida pela resistência ao movimento do conjunto motor e transmissão.