Freio ABS: como funciona o sistema antitravamento
Saiba como funciona e as dicas para utilização correta do Sistema de Freio Antitravamento, que controla a carga dos freios 15 vezes por segundo
Saiba como funciona e as dicas para utilização correta do Sistema de Freio Antitravamento, que controla a carga dos freios 15 vezes por segundo
Você, provavelmente, sabe que o freio ABS é obrigatório, muito melhor que o convencional e pode salvar a sua vida. Mas será que o ABS é tudo isso mesmo? E você sabe como funciona o freio ABS?
Para frear um carro você precisa de atrito, então se você frear até imobilizar as rodas, o atrito é perdido e ele derrapa ao invés de parar. O freio ABS impede que as rodas travem, diminuindo o espaço de frenagem e ainda permite que você mantenha o controle da direção.
O freio ABS possui quatro componentes:
Se o controlador do freio ABS detecta que alguma das quatro rodas está se desacelerando de forma incompatível com a desaceleração do veículo, ele ativa a válvula hidráulica no freio daquela roda. Isso reduz a força da frenagem aplicada sobre ela, possibilitando que a roda gire mais rapidamente.
Quando ela retoma a velocidade, a válvula reintroduz a pressão para segura-la de novo, repetindo os dois ciclos do processo em uma frequência de mais ou menos 15 vezes por segundo.
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A primeira função do freio ABS não é diminuir o espaço de frenagem, mas sim que o condutor mantenha o controle do veículo. Ou seja, sem o ABS, há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas.
Sem o controle dos freios e da direção, o carro vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície de maior atrito. Essa é a função do freio ABS.
O ABS também freia mais rápido na maioria dos terrenos. Imagine que você se defronta repentinamente com um obstáculo no meio da estrada, como uma pedra. Além de frear, também será importante que você desvie dela. É isso que o ABS oferece.
Em uma situação de emergência nossa reação é pisar no pedal do freio e é nesse momento que o ABS vai brilhar, explica o assessor técnico do grupo Stellantis, Ricardo Dilser. “O ABS se tornou o freio de veículos mais intuitivo em todos os anos de fabricação de carros”, enfatiza. Para ele, o sistema é ótimo para responder aos instintos de sobrevivência que dominam até mesmo os pilotos mais experientes em situações inesperadas, como no caso da pedra na estrada.
Por isso, a recomendação é apenas uma. “Aperte o freio com força”, recomenda Dilse. Se o freio convencional pedia cautela, o sistema ABS exige que o pedal do freio seja usado com força máxima. Por causa da forma como funciona o freio ABS, ele causa trepidações violentas no pedal quando é acionado com muita exigência.
Nessa hora, a tendência do novato acostumado com o freio convencional é aliviar a pressão, mas essa é a última coisa que se deve fazer. Afunde o pé e segure firme enquanto guia seu veículo para um local seguro, mesmo se sentir vibrações no pedal.
Veja este vídeo de como o sistema funciona:
A trepidação do pedal do freio não é um defeito, mas a constatação de que o ABS está em ação. O sistema, mesmo com o pedal pressionado ao máximo, consegue aliviar o contato das pastilhas com os discos e das lonas com os tambores, inúmeras vezes durante o processo de frenagem.
É esse movimento (do sistema) de soltar e pressionar os componentes do sistema de frenagem que garante que as rodas não irão travar e comprometer o controle do automóvel. Dessa forma, se o pedal do freio trepidar, não alivie o pé. Deixe que o ABS cumpra sua função.
Negativo, o sistema ABS evita que o pneu deslize no asfalto só quando o motorista aperta com muita força, e bruscamente, o pedal do freio. Já a derrapagem lateral numa curva, ou num movimento brusco do volante, é evitado por um outro sistema eletrônico Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC ou SEP), que já deveria ser, mas ainda não é, obrigatório no Brasil.
Sim, o carro com freio ABS é mais seguro! Nenhuma pessoa consegue simular a eficiência do sistema antitravamento com o próprio pé no pedal de freio.
Desde 2014, todos os carros novos vendidos no Brasil vêm equipados, obrigatoriamente, com o freio ABS. Se o veículo tiver sido fabricado antes disso, o motorista deve consultar o manual do proprietário para obter informações.
Vale lembrar que todos os veículos equipados com o freio ABS trazem uma luz de alerta no painel. Ela serve para indicar se há algum tipo de problema, mas deve acender por alguns segundos sempre que o o motorista ligar a ignição. Portanto, a verificação é simples: se não houver luz, tampouco há ABS.
Mas atenção! Quando ocorre um defeito no freio ABS, sua lâmpada de alerta se acende no painel e o computador da oficina acusa a origem do problema.
Pode ser simples, de origem elétrica, ou de algum sensor que passa as informações para o sistema eletrônico ou ainda da bomba hidráulica que aumenta a pressão do circuito. Ou defeito nenhum: basta desligar e ligar a chave para o sistema se “resetar” e a lâmpada não se acende mais.
Mas muitos picaretas, principalmente na hora de vender o carro, simplesmente desligam a luz do ABS do painel do carro.
Boris Feldman faz esse alerta:
Se a luz do ABS se acender no painel do seu carro não entre em pânico. O defeito no sistema não irá interferir na parte mecânica dos freios do carro, ou seja, ele vai continuar freando normalmente, apenas não irá contar com o auxílio eletrônico que impede o bloqueio das rodas.
BAS é um sistema de assistência aos freios que percebe, no momento de uma freada de emergência, que o motorista não pisou com a força total no pedal. O que faz então o BAS? Ele aumenta no limite a pressão do circuito hidráulico para se obter a máxima eficiência possível do sistema de freios.
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tambem amooooo
Conforme sua descrição, pedal no fundo significa que não ocorreu pressurização do sistema hidráulico do freio. Muito provavelmente o problema ocorreu por algum vazamento de fluido de freio ou desacoplamento do pedal de freio . Deve-se pesquisar examinando todas conexões hidráulicas, flexíveis de freio (4), Cilindro mestre/servo-freio, Cavaletes / Cilindros de roda / antes de uma divulgação sem julgamento técnico prévio. O Sistema ABS ora discriminado em sua explanação faz parte do sistema de freio sim, mas pela experiência não deve ter sido este o problema ocorrido em seu veículo. Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Não dá pra confiar nessa eletroeletrônica toda não. Passei o maior susto da minha vida, na Via Lagos, no trecho entre São Pedro da Aldeia e o pedágio. Fiquei sem freio nenhum a 100km/hora,na tarde da última quinta-feira, 14/6/2019, no meu Grand Siena 2013/2014. Ao me aproximar de uma curva fechada em forma de S, fui reduzir pisando e não tinha freio. O pedal foi no fundo. Lembrei de “bombar” pisando várias vezes e nada. Pedal no fundo e nada. Graças a Deus, ninguém estava perto e nem à frente. Assim reduzi a marcha, perdendo velocidade e pude abrir bem na curva, usando as duas faixas, fui puxando o freio de mão com cuidado até puxar totalmente e mesmo assim quase não freava e o carro continuava e de novo pela Graça de Deus, ninguém perto e fui para o acostamento ainda puxando o freio firme e depois de percorrer um bom trecho, consegui parar o carro. Foi uma experiência difícil. Se estivesse na traseira de um caminhão, eu teria partido dessa vida sem esboçar nenhuma reação, porque sem freio, nem marca no asfalto existiria. Fiquei pensando no quê a perícia diria, sem marca no asfalto e imaginei quantos acidentes com morte e ninguém entendeu como aconteceu. Foi terrível, mas mantive o controle. Fui rebocado até o posto Graal na Via Lagos. O carro ainda está na oficina e o mecânico disse que ainda não sabe o que está havendo, pois o carro tá alternando, hora tem, hora não tem freio. Saudade do tempo de freio estritamente mecânico. Sem dependência de sensor e essas coisas. Acho que a segurança estaria em, não funcionando esse sistema o de simples compressão do fluido de freio, pudesse entrar em ação como reserva, porque depender dessa parafernália toda e ficar na mão, não dá. E agora a minha confiança no carro, nesse sistema? Mesmo consertando, como vender esse carro? Jamais irei omitir a quem quer que seja, o ocorrido. Meu carro perdeu valor, pq sabendo do fato, que irá comprar. Difícil a situação.
Cara, obrigado por compartilhar seu relato.
É uma situação bem tensa e complicada que tu passou, imagino o desespero. Graças a Deus e a sua experiência o pior não aconteceu. Concordo contigo no assunto de que não dá pra confiar 100% nessa tecnologia, ainda mais depois de ler seu comentário.
Um abraço!
Pelo seu relato isso não tem relação alguma com o sistema ABS e sim som sistema hidráulico/mecânico do carro, e quanto a suas dúvidas em relação à tecnologia, as partes eletrônicas de carros possuem algo chamado redundância, recomendo que pesquise em relação a isso, pois é muito importante para compreender a segurança de um sistema eletrônico de um carro e também outras coisas como a crise na produção de microchips que acaba afetando a produção de carros, afinal um carro possui de 500 até 1200 microchips embarcados.
Fora que você é irresponsável por relatar algo que não tem relação nenhuma com o ABS (afinal sem o sistema de ABS o carro não deixa de frear) sem nem mesmo ter um veredito técnico, se ABS fosse algo ruim não seria um item obrigatório de segurança, ou por acaso você vê alguém questionando o sistema de airbag?
Obvio que não! Pelo simples fato de o airbag não demandar manutenção, já o ABS em alguns momentos sim, e como as pessoas querem ter carro, mas não querem nem mesmo gastar o mínimo acabam não fazendo manutenção preventiva, e quando o carro tem um problema serio por falta de cuidado básico inventam qualquer coisa para desqualificar uma tecnologia de segurança só porque não quer gastar dinheiro.
bom eu acho que asim o xistema e bem melhor que o normal do melhor igual os otru dels que tem
Foi um acaso, a tecnologia também falha, mas em termos de probabilidade, vamos colocar um exemplo, em cada mil carros, quantos apresentaram o problema?
Um? Dez? Não é por isso que vamos deixar de acreditar na tecnologia.
Esta é minha opinião
Ótimo sistema de fresagem
Então moral da história não serve. De que adianta ter um freio que não reduz a área de parada. Trocar 6 por meia dúzia.