Como polir farol: guia passo a passo e materiais necessários
Ensinamos como fazer o serviço em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos faróis do carro
Ensinamos como fazer o serviço em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos faróis do carro
Os faróis dos carros são um componente importante para o motorista, por isso, sua boa conservação não é só questão de estética, mas de segurança. Infelizmente, a peça também está sujeita a desgaste prematuro, ficando com aspecto embaçado ou amarelado. Nessa hora, existe uma solução caseira, embora trabalhosa: ensinamos como polir farol.
LEIA MAIS:
O polimento é um serviço que vai além de uma limpeza, pois remove a camada mais superficial de materiais quando ela se apresenta desgastada. Assim, fazer isso com os faróis é semelhante ao polimento de carros, embora seja mais fácil de fazer em casa.
Idealmente, profissionais especializados no serviço são mais indicados. Como polir farol é um processo que desgasta a peça, exige cuidado. Contudo, se o dono do veículo se sente disposto a pegar pesado no trabalho e tem segurança do que está fazendo, ele pode economizar e fazer isso em casa.
O guia de como polir farol que você vê abaixo é um compilado de dicas da internet, selecionadas pelas que são indicadas pela maioria das pessoas. O AutoPapo não fez esse serviço, e recomenda cautela na hora de executá-lo. Em caso de dúvida, procure um profissional.
Os seguintes materiais são necessários para polir os faróis do carro:
Existe um passo a passo para o polimento caseiro, e ele deve ser seguido à risca para que o serviço dê o resultado desejado. Lembrando que ele só vai resolver no caso de desgaste mediano. Se a peça estiver rachada ou descamando, o melhor é trocá-la ou procurar um profissional. Assim sendo, saiba como polir farol com o guia abaixo.
Em primeiro lugar, encontre o local adequado. O polimento de faróis deve ser feito na sombra, longe da luz direta do sol. Contudo, também é importante que o local não seja escuro, pois será necessário observar o andamento do trabalho com detalhes.
Além disso, deve-se evitar fazê-lo em dias muito quentes.
O primeiro passo de como polir farol é a preparação, que começa com a limpeza da superfície do componente. Ela pode ser feita com água corrente e sabão neutro, como sabão de coco. Use uma esponja ou bucha macia com bastante espuma de sabão e passe em toda a peça. Depois, enxague abundantemente com água corrente.
Limpe, também, a carroceria em volta. Na seguida, seque os faróis do carro. Então, cubra o contorno das peças com fita crepe para proteger a lataria. Assim, estará tudo preparado para o início do trabalho.
Para iniciar a fase de polimento, primeiro, borrife água sobre a peça, para deixá-la úmida. Molhe, também, a lixa d’água e passe-a sobre a lente com suavidade e em movimentos repetitivos, em linha reta. Não se recomenda fazer movimentos circulares. Enquanto isso, não deixe a superfície se ressecar, borrifando água de tempos em tempos para evitar o desgaste excessivo da peça.
Você pode começar essa parte com uma lixa d’água mais fina e, ao longo do trabalho, passar para outras mais grossas.
Terminada essa etapa, lave os faróis do carro novamente e seque-os. Repare se eles já parecem mais claros. Caso contrário, repita a operação, mantendo a suavidade dos movimentos.
A segunda etapa de como polir farol faz uso da massa de polir. Com uma estopa, aplique o produto sobre toda a lente em movimentos circulares. Então, espere a substância secar por alguns momentos.
Consulte as instruções na embalagem da massa de polir, que darão mais detalhes de como aplicar aquele produto em específico.
Na sequência, pegue a flanela e faça o polimento da peça com movimentos fortes e circulares. Você deve se manter areando os faróis do carro até a superfície deles ficar brilhando. Isso vai levar um tempo considerável, e muita paciência, muque e persistência.
No processo de como polir farol, também pode ser preciso passar mais de uma demão da massa polidora, sempre espalhando com força e movimentos circulares. Finalizado o polimento, pegue um pedaço de estopa limpa e remova a massa.
Também é possível executar essa etapa com uma máquina de polimento, a politriz. Contudo, ela exige mais experiência, pois pode danificar o farol se usado incorretamente.
Além disso, o processo também pode ser aplicado às lanternas ou luzes traseiras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A massa a base de água seria adeguada para o polimento?
Na maioria dos casos basta passar a massa de polir e pronto o farol está novo, se estiver muito ruim mesmo aí sim passa uma lixa 600 e depois a 1.200 e toma massa de polir, usando sempre a maís abrasiva e depôs a menos ok
Quero trabalhar com polimento de faróis
Gostei da dica sobre o polimento, só ficou uma dúvida. será q não houve uma troca na sequencia das lixas? não seria começar da mais grossa para a mais fina? Se terminar com a mais grossa ela vai arranhar o que foi feito com a mais fina.
Ele colocou um exemplo de 1200, 1500 e 2000 a sequência está correta da mais grossa para a mais fina.
O número significa 1200 grãos por centímetros quadrado, isso significa que quanto mais grãos mais fina a lixa
BOA OBSERVAÇÂO, AS PESSOAS PODEM CONFUNDIR E ACHAR QUE A 2000 É A MAIS GROSSA
Ele colocou a sequencia certa sim, mais citou o contrario sim! Enganos acontecem, normal…
Muito boa a dica para polir farol de carro.
Obrigado