[Comparativo] BMW 330I M Sport x Volvo S60 T8 R-Design
Sueco fulmina alemão ao superá-lo em um quesito, que surpreendente, é tido como especialidade da BMW: a dirigibilidade
Sueco fulmina alemão ao superá-lo em um quesito, que surpreendente, é tido como especialidade da BMW: a dirigibilidade
Dois sedãs esportivos, um alemão e o outro sueco, disputam segmento Premium com motores de alto desempenho, tecnologia de direção autônoma e requintes de construção e acabamento. BMW 330I M Sport e Volvo S60 T8 R-Design têm porte e preços semelhantes, na casa dos R$ 270 mil. Confira o comparativo:
Apesar da subjetividade, as linhas do S60 são mais bonitas e harmônicas com desenho do martelo de Thor no farol. O Serie 3 traz a tradicional grade dividida ao meio com faróis estilizados, mas a traseira não tem charme. Apesar disso, o alemão é um dos automóveis mais queridos pelos consumidores no segmento de luxo.
Acabamento de alto nível nos dois carros com aplicação de materiais requintados, com encaixes e arremates benfeitos. Deslize nos dois modelos são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central que une portas à carroceria.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Volvo S60 está equipado com um motor a combustão na dianteira e outro elétrico no eixo traseiro. O motor a combustão de quatro cilindros do sueco tem mais potência do que o similar do alemão. O câmbio é de oito marchas em ambos.
Nada queixar do desempenho do BMW com 258 cv de potência e aceleração até 100 km/h em 5,8 segundos. O Volvo S60 com seus dois motores tem 407 cv de potência e em 4,4 segundos atinge 100 km/h. No mundo dos esportivos, um segundo parece uma eternidade. Se o BMW tem tração traseira para alegria dos puristas, o Volvo tem tração integral.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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4 ★★★★☆ | 5 ★★★★★ |
Volvo tem melhor acerto no conforto, pois transfere menos as imperfeições para o habitáculo. BMW parece ter sido projetada para rodar nas autoestradas perfeitas da Alemanha. É desconfortável rodando sobre ondulações e recortes de asfalto. Na mesma situação, Volvo transfere menos. Um dos pontos negativos do BMW é a calibragem da suspensão.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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2 ★★☆☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Outra vantagem do sueco com direção comunicativa e bem mais agradável. A marca alemã erra mais uma vez na calibragem. Direção pesada e sem sensibilidade. Nem parece BMW. O Volvo é puro prazer na direção. Ambos têm trocas manuais por meio de aletas no volante. Diâmetro de giro praticamente igual nos dois carros, que não são ruins de manobra.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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1 ★☆☆☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Aproveitamento no habitáculo praticamente igual, com vantagem insignificante de dois centímetros para o Volvo que tem mais altura interna. Espaço no banco traseiro é para dois adultos. Se para pernas é limitado no alemão, o assento baixo no sueco é desconfortável. Na frente, motorista e passageiro se acomodam bem.
Volantes com revestimento liso em ambos provocam deslize acidental. Ocupantes traseiros têm que abaixar para se acomodar nos dois carros por causa da caída do teto. Forração em couro não deixa transpirar, apesar do requinte. Bancos dianteiros com regulagens diversas, incluindo a importante lombar também no do passageiro em ambos. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
BMW teria mais espaço para bagagens se o estepe não estivesse lá. Apesar de equipado com pneus Run Flat, que rodam furados ou rasgados, a BMW optou pelo estepe. Parece mais apoio psicológico do que necessidade. Volvo tem mais espaço com estepe, que fica sob o assoalho.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Tecnologia é o que os dois modelos oferecem muito, inclusive itens de direção semiautônoma como saída de faixa, com intervenção na direção; frenagem automática de emergência; assistente de farol alto, entre muitos outros. Conectividade no alemão é apenas com Apple Car Play, enquanto o sueco conecta também com Android.
A segurança é obsessão da marca sueca e o alemão não deixa por menos com materiais de alta resistência a impactos e proteção máxima aos ocupantes, em caso de colisão. BMW leva vantagem pelos faróis a laser com alcance superior a 500 metros. Além disso, protege mais o pedestre em caso de atropelamento. Ambos obtiveram nota máxima no teste de impacto do Euro NCAP.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Preços são praticamente idênticos – R$ 269.500 para o BMW contra R$ 269.950 do Volvo. Esportividade do BMW contrasta com desconforto, mas tração sempre traseira torna direção mais prazerosa. Por outro lado, Volvo tem tração integral o tempo todo e ainda pode rodar no modo puramente elétrico na cidade por cerca de 40 quilômetros com aceleração moderada. Depende do que se deseja.
BMW 330I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
BMW 330 I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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25 | 31 |
Notas:
1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo
Ficha técnica | BMW 330 I M Sport | Volvo S60 T8 R-Design |
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Motor | de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina | de quatro cilindros em linha, 1.969 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina e motor elétrico |
Potência | 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm | 320 cv (motor a combustão) e 87 cv (motor elétrico), totalizando 407 cv |
Torque | 40,8 kgfm de 1.550 a 4.400 rpm | 65,3 kgfm de 2.200 a 5.400 rpm (combinado) |
Transmissão | tração traseira e câmbio automático de oito marchas | tração integral e câmbio automático de oito marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros | tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira | disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira |
Suspensão | dianteira, do tipo McPherson; traseira, multibraços | dianteira, double Whisbone; traseira, multilink |
altura do solo | 12,6 centímetros | não divulgada |
Rodas/pneus | 8 x 19”de liga leve/225/40R19 (dianteira) e 8,5 x 19” de liga leve/255/35R19 (traseira) | 8 x 19”de liga leve/235/40R19 |
Peso | 1.470 kg | 2.041 kg |
Carga útil (passageiros + bagagem) | Não divulgada | Não divulgada |
Dimensões (metro) | comprimento, 4,709; largura, 1,827; altura, 1,425; distância entre-eixos,2,851 | comprimento, 4,761; largura, 1,85; altura, 1,431; distância entre-eixos, 2,871 |
Capacidades (litro) | Porta-malas, 365; tanque, 59 | Porta-malas, 442; tanque, 60 |
Desempenho | Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 5,8 | Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 4,4 segundos |
Consumo (km/l) | Não divulgado | cidade, 21,9 /estrada, 22,53 |
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Muito tendenciosa este comparativo , primeiro erro – dizer que a direção da BMW errou feio na calibragem , se em todos os testes feitos com revistas especializadas disseram que é surreal / segundo erro e muito erro mesmo- comparar conforto , embora este série 3 ser o mais confortável das gerações perderá para rival pois são propostas diferentes, só quem não entendem sobre esportividades é quem faz comparações erradas assim , pois volvo conforto, BMW esportividade plena e o verdadeiro puro prazer em dirigir / outro erro que o terceiro- comparar carro com mais cavalos com menos cavalos, erro glasso , e mesmo assim perdeu para o BMW em outras revistas especializadas kkkk, BMW fazendo escola mesmo não adianta , e tem mais para ter alguma coisa que se diz superior a um BMW tem que lançar com mais conteúdos mesmo para ver se ofusca o série 3 kkkk, ícone sempre sera ícone ,e tem mais a desvalorização é severa para um volvo frente a BMW , outro sim tem lançar mais e tentar ser melhora pois quando olhamos para o mês de vendas das marcas Premim ,nós vemos claramente vantagem e domínio alemão são BMW, Audi, Mercedes Benz, Porsche dominando e muito frente a marcas italianas, francesas e etc…. Inclusive suecas kkkkk aí meu comentário sobre esta matéria feita por quem não entendem de carros realmente pois carros esportivos de verdade não filtram irregularidade de pisos como carros com proposta de conforto vá de Corolla , cruze e Civic. BMW puro prazer em dirigir. Carimbo alemão.
Erro glasso é realmente um erro crasso.
Fan boy da BMW.
5,8s contra 4,4s de 0-100km/h, isso é um eternidade! 31% mais lento!! Cade esportividade?? Carimbo Alemão? Isso já era. Desvalorização??? Quem paga quase $300.000 pensa nisso? Um vai perder $150 mil depois de 4 anos e o outro $100mil. Ícone comendo poeira feio ??? BMW tem que correr atrás viu, e aqui no Brasil jaja a Volvo passará…
Pior comparativo que já li. Tanta besteira reunida, realmente, as maiores publicações do mundo devem estar errada, pois em nenhuma delas o S60 superou o Série 3. Sem falar que até nessas duas versões, mesmo tem quase 150 cavalos a mais, no teste da Autoesporte o BMW venceu todas as retomadas. Piada.
Os “adoradores de BMW” que me desculpem, mas carros esportivos são produtos de engenharia e engenheiro bom mesmo é o que consegue o melhor desempenho cobrando o mesmo preço do concorrente, então o Alex Sandro de Souza Soares está errado, os engenheiros da BMW é que deveriam aprender com os da Volvo, afinal pelo mesmo preço os da Volvo conseguiram fazer um carro muito mais rápido, que pode andar só no modo elétrico no transito da cidade sem poluir o ambiente e com os mesmos acessórios e acabamento do concorrente.
Negativo, a direção do 330 está muito melhor a direção elétrica é macia, duro é a 320, 330 é prazeroso e leve.
BMW sempre é óbvio, muito tendenciosa pois as revistas especializadas já fizeram a matéria e disseram que o série 3 é o sedan
Mais bonito, mais bem acertado e divertido como sempre , além de tração traseira e mantém o que o BMW tem de melhor puro prazer ao dirigir, não desmerecendo o rival mais BMW é BMW Engenharia alemã melhor do mundo fazendo escola. Aprendem mesmo suecos ,pois 9s mestres da engenharia estão aí para vocês se inspirarem e fazerem e concorrer com que há de melhor na indústria automotiva.
Não estão comparando modelos coupe , nao vejo o porque de comparar o bmw m2 com o s60 , segmento totalmente diferentes sem falar que o valor do m2 é 100.000 mais caro (aproximadamente). Agora comparando sedã de luxo a bmw tomou um pau mesmo , bom pra melhorar na próxima vez … Parabéns as 2 marcas e principalmente a volvo que vem surpreendente nessa nova geração…
Dirigibilidade ruim da BMW??? Desconheço!
Comparar um carro de 258 cv contra um de 407???
Que tal pegarmos o volvo contra a M2?
Quem gosta de esportividade pura não prioriza conforto!
Se comparou o que a volvo tem de melhor em sedã contra um que é praticamente de entrada da BMW…..
Não se mencionou a revenda, que é pífia nos carros volvo!!!
“Comparar um carro de 258 cv contra um de 407???”
A BMW que faça um modelo da mesma classe com a mesma cavalagem e com o mesmo preço!
Comparar um M2 com o volvo? Isso sim, é estupido. ahahah
Como diz inicialmente este comparativo baseia-se no porte e no facto de terem preço semelhante…
Maurício, a questão é que a 330i e a S60 T8 custam a mesma coisa: R$ 269.950. E não tem conversa, na saída de farol a 330i vai apanhar muito feio, apesar da 330 ser mais interessante em alguns outros aspectos.
Correto meu amigo , estou contigo BMW é BMW, engenharia alemã indiscutível, todas revistas especializadas já disseram que o novo série 3 é realmente um ícone e melhor produto de esportividade, lembrando que é uns BMW de entrada na marca .
O S60 tem ficado nas últimas colocações em dirigibilidade, enquanto a série 3 fica em primeiro, mas o teste consegue inverter as posições! 330 na configuração M pode ser desconfortável, mas isso não ocorre na GP Sport!
Rapaz, o que a Volvo tem de melhor em sedan é o S90 e está bem acima de série 3 e do S60.
Dizer que uma 330i M Sport é “de entrada” e forçar um pouco a barra, hein.
Não sejam apaixonados cegos…
Fizeram uma comparação baseado nos preços dos veículos, como você pode ver, pelo mesmo preço o volvo oferece uma potência bem maior que o 330i. Para comparar com relação a motorização, o correto seria comparar o S60 T8 com a nova m340i, porém a m340i com certeza (se vier para o Brasil) custa mais de R$300.000,00.
Você tem uma BMW?
Engenheiros Suecos meia boca. Conseguiram 62 cv a mais em um motor que tem a mesma cilindrada do BMW.