[Comparativo] BMW 330I M Sport x Volvo S60 T8 R-Design

Sueco fulmina alemão ao superá-lo, surpreendente, em um quesito que é tido como especialidade da BMW: a dirigibilidade

Por Paulo Eduardo 14/11/19 às 16h52

Dois sedãs esportivos, um alemão e o outro sueco, disputam segmento Premium com motores de alto desempenho, tecnologia de direção autônoma e requintes de construção e acabamento. BMW 330I M Sport e Volvo S60 T8 R-Design têm porte e preços semelhantes, na casa dos R$ 270 mil. Confira o comparativo:

Design/acabamento

Apesar da subjetividade, as linhas do S60 são mais bonitas e harmônicas com desenho do martelo de Thor no farol. O Serie 3 traz a tradicional grade dividida ao meio com faróis estilizados, mas a traseira não tem charme. Apesar disso, o alemão é um dos automóveis mais queridos pelos consumidores no segmento de luxo.

Acabamento de alto nível nos dois carros com aplicação de materiais requintados, com encaixes e arremates benfeitos. Deslize nos dois modelos são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central que une portas à carroceria.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Motor/desempenho

Volvo S60 está equipado com um motor a combustão na dianteira e outro elétrico no eixo traseiro. O motor a combustão de quatro cilindros do sueco tem mais potência do que o similar do alemão. O câmbio é de oito marchas em ambos.

Nada queixar do desempenho do BMW com 258 cv de potência e aceleração até 100 km/h em 5,8 segundos. O Volvo S60 com seus dois motores tem 407 cv de potência e em 4,4 segundos atinge 100 km/h. No mundo dos esportivos, um segundo parece uma eternidade. Se o BMW tem tração traseira para alegria dos puristas, o Volvo tem tração integral.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 5 ★★★★★

Suspensão

Volvo tem melhor acerto no conforto, pois transfere menos as imperfeições para o habitáculo. BMW parece ter sido projetada para rodar nas autoestradas perfeitas da Alemanha. É desconfortável rodando sobre ondulações e recortes de asfalto. Na mesma situação, Volvo transfere menos. Um dos pontos negativos do BMW é a calibragem da suspensão.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
2 ★★☆☆☆ 4 ★★★★☆

Direção

Outra vantagem do sueco com direção comunicativa e bem mais agradável. A marca alemã erra mais uma vez na calibragem. Direção pesada e sem sensibilidade. Nem parece BMW. O Volvo é puro prazer na direção. Ambos têm trocas manuais por meio de aletas no volante. Diâmetro de giro praticamente igual nos dois carros, que não são ruins de manobra.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
1 ★☆☆☆☆ 4 ★★★★☆

Espaço interno/ergonomia

Aproveitamento no habitáculo praticamente igual, com vantagem insignificante de dois centímetros para o Volvo que tem mais altura interna. Espaço no banco traseiro é para dois adultos. Se para pernas é limitado no alemão, o assento baixo no sueco é desconfortável. Na frente, motorista e passageiro se acomodam bem.

Volantes com revestimento liso em ambos provocam deslize acidental. Ocupantes traseiros têm que abaixar para se acomodar nos dois carros por causa da caída do teto. Forração em couro não deixa transpirar, apesar do requinte. Bancos dianteiros com regulagens diversas, incluindo a importante lombar também no do passageiro em ambos. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Porta-malas

BMW teria mais espaço para bagagens se o estepe não estivesse lá. Apesar de equipado com pneus Run Flat, que rodam furados ou rasgados, a BMW optou pelo estepe. Parece mais apoio psicológico do que necessidade. Volvo tem mais espaço com estepe, que fica sob o assoalho.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Tecnologia/segurança

Tecnologia é o que os dois modelos oferecem muito, inclusive itens de direção semiautônoma como saída de faixa, com intervenção na direção; frenagem automática de emergência; assistente de farol alto, entre muitos outros. Conectividade no alemão é apenas com Apple Car Play, enquanto o sueco conecta também com Android.

A segurança é obsessão da marca sueca e o alemão não deixa por menos com materiais de alta resistência a impactos e proteção máxima aos ocupantes, em caso de colisão. BMW leva vantagem pelos faróis a laser com alcance superior a 500 metros. Além disso, protege mais o pedestre em caso de atropelamento. Ambos obtiveram nota máxima no teste de impacto do Euro NCAP.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Custo/benefício

Preços são praticamente idênticos – R$ 269.500 para o BMW contra R$ 269.950 do Volvo. Esportividade do BMW contrasta com desconforto, mas tração sempre traseira torna direção mais prazerosa. Por outro lado, Volvo tem tração integral o tempo todo e ainda pode rodar no modo puramente elétrico na cidade por cerca de 40 quilômetros com aceleração moderada. Depende do que se deseja.

BMW 330I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Resultado: Volvo S60 T8 R-Design vence BMW 330 I M Sport

BMW 330 I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
25 31

Notas:

1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo

Ficha técnica BMW 330 I M Sport Volvo S60 T8 R-Design
Motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina de quatro cilindros em linha, 1.969 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, a gasolina e motor elétrico
Potência 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm  320 cv (motor a combustão) e 87 cv (motor elétrico), totalizando 407 cv
Torque 40,8 kgfm de 1.550 a 4.400 rpm  65,3 kgfm de 2.200 a 5.400 rpm (combinado)
Transmissão tração traseira e câmbio automático de oito marchas tração integral e câmbio automático de oito marchas
Direção tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros
Freios disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira
Suspensão dianteira, do tipo McPherson; traseira, multibraços dianteira, double Whisbone; traseira, multilink
altura do solo 12,6 centímetros não divulgada
Rodas/pneus 8 x 19”de liga leve/225/40R19 (dianteira) e 8,5 x 19” de liga leve/255/35R19 (traseira) 8 x 19”de liga leve/235/40R19
Peso 1.470 kg 2.041 kg
Carga útil (passageiros + bagagem) Não divulgada Não divulgada
Dimensões (metro) comprimento, 4,709; largura, 1,827; altura, 1,425; distância entre-eixos,2,851 comprimento, 4,761; largura, 1,85; altura, 1,431; distância entre-eixos, 2,871
Capacidades (litro) Porta-malas, 365; tanque, 59 Porta-malas, 442; tanque, 60
Desempenho Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 5,8 Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 4,4 segundos
Consumo (km/l) Não divulgado cidade, 21,9 /estrada, 22,53
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10 Comentários
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    Ivã Garcia Donoso 21 de novembro de 2019

    Os “adoradores de BMW” que me desculpem, mas carros esportivos são produtos de engenharia e engenheiro bom mesmo é o que consegue o melhor desempenho cobrando o mesmo preço do concorrente, então o Alex Sandro de Souza Soares está errado, os engenheiros da BMW é que deveriam aprender com os da Volvo, afinal pelo mesmo preço os da Volvo conseguiram fazer um carro muito mais rápido, que pode andar só no modo elétrico no transito da cidade sem poluir o ambiente e com os mesmos acessórios e acabamento do concorrente.

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    Leandro 20 de novembro de 2019

    Negativo, a direção do 330 está muito melhor a direção elétrica é macia, duro é a 320, 330 é prazeroso e leve.

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    Alex Sandro de Sousa Soares 16 de novembro de 2019

    BMW sempre é óbvio, muito tendenciosa pois as revistas especializadas já fizeram a matéria e disseram que o série 3 é o sedan
    Mais bonito, mais bem acertado e divertido como sempre , além de tração traseira e mantém o que o BMW tem de melhor puro prazer ao dirigir, não desmerecendo o rival mais BMW é BMW Engenharia alemã melhor do mundo fazendo escola. Aprendem mesmo suecos ,pois 9s mestres da engenharia estão aí para vocês se inspirarem e fazerem e concorrer com que há de melhor na indústria automotiva.

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    Thiago 15 de novembro de 2019

    Não estão comparando modelos coupe , nao vejo o porque de comparar o bmw m2 com o s60 , segmento totalmente diferentes sem falar que o valor do m2 é 100.000 mais caro (aproximadamente). Agora comparando sedã de luxo a bmw tomou um pau mesmo , bom pra melhorar na próxima vez … Parabéns as 2 marcas e principalmente a volvo que vem surpreendente nessa nova geração…

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    Maurício 15 de novembro de 2019

    Dirigibilidade ruim da BMW??? Desconheço!
    Comparar um carro de 258 cv contra um de 407???
    Que tal pegarmos o volvo contra a M2?
    Quem gosta de esportividade pura não prioriza conforto!
    Se comparou o que a volvo tem de melhor em sedã contra um que é praticamente de entrada da BMW…..
    Não se mencionou a revenda, que é pífia nos carros volvo!!!

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      Pedro 15 de novembro de 2019

      “Comparar um carro de 258 cv contra um de 407???”
      A BMW que faça um modelo da mesma classe com a mesma cavalagem e com o mesmo preço!
      Comparar um M2 com o volvo? Isso sim, é estupido. ahahah
      Como diz inicialmente este comparativo baseia-se no porte e no facto de terem preço semelhante…

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      Lucas 15 de novembro de 2019

      Maurício, a questão é que a 330i e a S60 T8 custam a mesma coisa: R$ 269.950. E não tem conversa, na saída de farol a 330i vai apanhar muito feio, apesar da 330 ser mais interessante em alguns outros aspectos.

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      Alex Sandro de Sousa Soares 16 de novembro de 2019

      Correto meu amigo , estou contigo BMW é BMW, engenharia alemã indiscutível, todas revistas especializadas já disseram que o novo série 3 é realmente um ícone e melhor produto de esportividade, lembrando que é uns BMW de entrada na marca .

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      Bruno 18 de novembro de 2019

      Rapaz, o que a Volvo tem de melhor em sedan é o S90 e está bem acima de série 3 e do S60.
      Dizer que uma 330i M Sport é “de entrada” e forçar um pouco a barra, hein.
      Não sejam apaixonados cegos…

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      Guilherme 19 de novembro de 2019

      Fizeram uma comparação baseado nos preços dos veículos, como você pode ver, pelo mesmo preço o volvo oferece uma potência bem maior que o 330i. Para comparar com relação a motorização, o correto seria comparar o S60 T8 com a nova m340i, porém a m340i com certeza (se vier para o Brasil) custa mais de R$300.000,00.

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