Conceito da Kia em NY tem inédito nível 5 de autonomia

A sul-coreana apresentou o HabaNero durante o Salão de Nova York - e ele teria o nível de autonomia mais alto do mundo

Por AutoPapo 17/04/19 às 17h10

Se o HabaNero fosse um carro de produção, ele seria o primeiro de seu tipo. Atualmente, o veículo mais autônomo do mundo de nível 3. No nível 5, o mais alto, um veículos seria capaz de dispensar, totalmente, o motorista. Infelizmente, ele ainda é um conceito da Kia – mas que indica para que lado a fabricante tem olhado.

O conceito da Kia, HabaNero, foi apresentado durante o Salão de Nova York - e ele teria o nível de autonomia mais alto do mundo.
Kia Habaniro Concept

Até na hora de definir que tipo de veículo ele é, a sul-coreana quis inovar: um ECEV, ou “Veículo Elétrico Carro para Tudo”, da sigla em inglês (Everything Car Electric Vehicle). Na prática, contudo, podemos considerá-lo um crossover, com 4,43 metros de comprimento, 1,6 m de altura, e 1,95 m de largura.

Além de ser 100% autônomo, o conceito da Kia também é totalmente elétrico. Com dois motores, um em cada eixo, o ECEV tem mais de 480 quilômetros de autonomia.

O design do HabaNiro, como é de se esperar em um carro-conceito, também é chamativo, com uma dianteira angulosa, inspirada na cabeça de um tubarão. As portas se abrem para cima, e o interior é inteiramente em vermelho magenta.

Conceito da Kia quer que motorista esqueça a estrada

Ao expressar sua forma de enxergar o futuro dos carros, a fabricante também pensou no futuro dos motoristas. Assim, a cabine do veículo, além de colorida, também tem um display head-up que cobre todo o para-brisas.

O conceito da Kia, HabaNero, foi apresentado durante o Salão de Nova York - e ele teria o nível de autonomia mais alto do mundo.
Kia Habaniro Concept

Assim, quando o conceito da Kia está andando sozinho, o volante se recolhe, e os ocupantes podem fazer uma sessão de cinema. Outro recurso da cabine é o sistema de luzes inteligente Read, ou “Direção Adaptativa à Emoção em Tempo Real” (Real-time Emotion Adaptive Driving).

Ele é capaz de detectar as emoções dos ocupantes e alterar as cores das luzes de acordo com elas. Inclusive, a Kia já havia demonstrado esta tecnologia antes, durante a feira de tecnologia CES, em janeiro.

Imagens Kia | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário