Principal condutor pode ser registrado para evitar multas indevidas

O recurso foi liberado, nesta quarta-feira (17), pelo Denatran, mas só está disponível para os que possuem carteira de motorista digital

iStock 522913911
Por AutoPapo
Publicado em 17/04/2019 às 15h24
Atualizado em 18/04/2019 às 14h15

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) liberou, nesta quarta-feira (17), um recurso para evitar multas indevidas. Agora, proprietários de carros podem registrar quem é o principal condutor do veículo. Só é possível realizar o cadastro com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, um serviço gratuito.

O recurso de identificar o principal condutor de um veículo foi liberado, hoje, pelo Denatran, mas só está disponível para os que possuem CNH digital.

Com a novidade, as infrações cometidas pelo motorista deixam de ser responsabilidade do dono do automóvel. Anteriormente, era necessário transferir a multa mediante recurso, após o recebimento da notificação.

Para realizar o cadastro do principal condutor de um veículo, o dono deve possuir a carteira de motorista digital válida com QR code. Então, ele pode realizar o registro no portal de serviços do Denatran.

Como cadastrar o principal condutor de um veículo

Uma vez dentro do portal, selecione a opção “meus veículos”. Então, faça o login na página. Em seguida, escolha o veículo para o qual deseja registrar um motorista. O condutor indicado receberá um e-mail com um link, que deve ser acessado para confirmar o cadastro.

A CNH digital é um serviço gratuito e pode ser obtida por meio de um aplicativo para smartphones. O app substitui o documento impresso, e contém um QR code.

Como obter a CNH Digital

  • Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
  • Faça o cadastramento no aplicativo
  • Ative o cadastro clicando no link “ativar”, recebido por e-mail
  • Faça login no aplicativo e clique em “adicionar documento”, que será a CNH Digital
  • Depois, escolha entre as opções: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran)
  • Se a opção for “pelo celular”, use o celular para ler o QR Code e depois faça a “prova de vida”
  • Confirme a validação e informe o número de telefone celular

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do universo automobilístico

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Max Jonathan 23 de abril de 2020

O veículos vai aparecer pra mim no gov.com quando cadastrar como condutor .

Avatar
ALBERTO 19 de abril de 2019

Moral da história
Tem idiota pra tudo. Principalmente para comentar.

Avatar
Ricardo Faro 18 de abril de 2019

Ainda bem que fizeram isso, meu carro está registrado como pessoa jurídica e quando chega multa se não comunicar o real condutor em 30 dias é lavrada outra multa do mesmo valor pela não indicação. Fazendo esse procedimento não corremos mais o risco de tarde outra facada pela não indicação. Fizeram alguma coisa pra nós ajudar, que estranho kk

Avatar
Alessandro de Sousa Teodoro 18 de abril de 2019

Boa tarde, tenho um veículo no nome da minha empresa, no caso posso cadastrar um condutor principal mesmo o carro estando no nome de empresa??

Avatar
Anderson Ferreira 18 de abril de 2019

Moral da história ,carro
E mulher não empresta….
Mais ele emprestou pra mulher …
Fazer o que né….

Avatar
Alexandre 18 de abril de 2019

Mulher no volante perigo constante

Avatar
Afonso Gomes 18 de abril de 2019

Se o dono do carro não dirigi ou mesmo tem carteira não vai ter problema com isso.

Avatar
Gabriel 18 de abril de 2019

Mas ele teve sim… tem carteira e tudo…

Avatar
Gabriel 17 de abril de 2019

Multa é de menos… conheço uma pessoa que a esposa sofreu um acidente com o carro dele, e era somente ela que estava dirigindo sozinha no carro, e ela infelizmente atropelou um motoqueiro em um cruzamento sem semáforo. A preferencial era do motoqueiro.

Infelizmente o motoqueiro teve complicações com sua perna e envolveu indenização e tal… o dono do carro e a esposa tiveram que arcar com os custos. Ou seja, a culpa era da esposa, mas como o carro era dele ele também teve que paga o pato.

Avatar
Gabriel 17 de abril de 2019

Moral da história… carro não se empresta!

Avatar
Marcos 18 de abril de 2019

Moral da história: não se case.

Avatar
Bueno 18 de abril de 2019

Risos

Avatar
Lídio 18 de abril de 2019

Moral da história o seguro DPVAT que tinha que indenizar o motoqueiro e a moça que atropelou ele tinha que ser presa ou pagar por quase matar o motoqueiro !!!

Avatar
Gabriel 18 de abril de 2019

Não sei detalhes específicos do fato, mas o juíz bloqueiou a conta bancária do dono do carro e da esposa para pagar o motoqueiro, logo o DPVAT foi usado sim. Eles socorreram e chegaram até a dar cesta básica e tal para o motoqueiro. Não sei dizer se o motoqueiro ficou aleijado com uma perna curta e tal ou se o dono do carro está sendo vítima de uma indenização surreal… ou seja, fora da proporção do dano causado ao motoqueiro.

Avatar
Saulo Mendes 18 de abril de 2019

Nesse caso,na atual legislação ele responde no caso da esposa ser inabilitada, e sendo o registrado veiculo em nome dele. É isso?

Avatar
Gabriel 18 de abril de 2019

Não sou advogado, mas pelo que sei o dono do carro responde criminalmente caso o carro dele seja envolvido em um acidente independentemente se o motorista é habilitado ou não. Só que se o motorista não for habilitado a pena é muito maior. E neste caso a esposa do dono do carro era habilitada na época do acidente.

Avatar
Ricardo Lopes 18 de abril de 2019

Esclareço. Em acidentes de trânsito há duas responsabulidades: a criminal e a civil. Pela criminal, responde o motorista, ou seja, pode ser condenado a prisão etc. Oeka civil, responde o peiorietário do veículo, ou seja, o dono pode ser condenado a pagar indenização, custear tratamento médico, remédios, pagar pensão ais dependentes da vítima (viúvo, fikgos menores etc.). Eu conheço um caso en que uma pessoa vendeu um carro, não comunicou a venda ao DETRAN, o comorador atropelou e matou uma pessoa e o vendedor foi condenado a indenizar a família. Então, jamais deixe de comunicar a venda de carro ao DETRAN. Basta levar uma cópia do DUT preenchido, após o reconhecimento de firma e entregar lá. Vc estará isento de responsabilidade e de aborrecimentos.

Avatar
Deixe um comentário