Concessionária digital é aposta da Fiat para seguir tendência
Fiat inaugura sua primeira loja com o conceito; Renault já vende Kwid online e Volkswagen promete lançar concessionárias "conectadas" ainda este ano
Fiat inaugura sua primeira loja com o conceito; Renault já vende Kwid online e Volkswagen promete lançar concessionárias "conectadas" ainda este ano
A Fiat divulgou, nessa terça-feira (27), a primeira concessionária digital da Fiat Chrysler Automóveis e do Brasil. O conceito é, de acordo com os executivos da marca, uma resposta à experiência do consumidor, que mudou com a internet.
“O cliente hoje chega às concessionárias muito mais informado, porque pesquisa antes, na internet, os produtos desejados. Ele chega praticamente decidido. O número de idas às lojas diminuiu de 4 para menos de 2 vezes”, explica o diretor de operações comerciais da fabricante, Herlander Zola.
Para que a experiência digital tenha uma continuidade lógica, a concessionária digital possibilita que o motorista selecione as características do carro e só entre em contato com um especialista para finalizar a venda, fazer o financiamento e ou avaliar o veículo seminovo que pode entrar na negociação.
Nem para buscar o novo automóvel é preciso ir à loja. A concessionária digital dispõe de um especialista para fazer a entrega em domicílio.
O pós-venda segue convencional, em uma concessionária ligada à digital que oferece os serviços de manutenção. Até o fim de 2019, a Fiat pretende inaugurar 19 novas concessionárias digitais e adotar tecnologias virtuais em 110 lojas convencionais.
Na concessionária digital, o consumidor pode colocar, no modelo escolhido, acessórios de sua preferência e ver como o carro vai ficar. Isso é possível graças aos óculos de realidade virtual, capazes de simular com perfeição os detalhes dos veículos da marca.
Para os compradores que fazem questão de observar o carro fisicamente, fica aberta a possibilidade de solicitar um test-drive.
O conceito, a princípio, não admite uma compra realizada 100% online, como já é possível com o Renault Kwid. Zola afirma que essa ainda não é uma necessidade dos clientes: “de 60 a 70% dos consumidores utiliza dos financiamentos para fazer a compra de um carro novo. Existe ainda outro empecilho, 50% dos motoristas que optam por um Fiat colocam o seu seminovo na negociação”.
Do dia 05 de novembro, quando a primeira concessionária digital da Fiat foi aberta na avenida Pacaembu, em São Paulo, 14 veículos foram vendidos. Sendo 11 Toros, dois Argos HGT e um Mobi.
Apesar de precisar de menos recursos, a concessionária digital ainda não tem preços diferenciados.
Na concessionária digital há duas mesas interativas, onde o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado. Existe ainda uma terceira tela dedicada ao pós-venda, serviços, acessórios e customização.
A loja conta com um mostruário físico de opções de acabamento e um sistema de realidade virtual, que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo.
“Sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma concessionária sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, conclui o diretor comercial da Fiat.
A Volkswagen, concorrente direta da Fiat, também pretende, ainda em 2018, inaugurar concessionárias digitais no Brasil.
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Bom dia, gostaria de saber se a FIAT vai abrir oportunidades para parceria, para vender seus produtos no mercado digital.