Concessionária digital é aposta da Fiat para seguir tendência

Fiat inaugura sua primeira loja com o conceito; Renault já vende Kwid online e Volkswagen promete lançar concessionárias "conectadas" ainda este ano

concessionaria digital fiat sao paulo foto laurie andrade
Por AutoPapo
Publicado em 28/11/2018 às 13h13
Atualizado em 28/11/2018 às 13h54

A Fiat divulgou, nessa terça-feira (27), a primeira concessionária digital da Fiat Chrysler Automóveis e do Brasil. O conceito é, de acordo com os executivos da marca, uma resposta à experiência do consumidor, que mudou com a internet.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

“O cliente hoje chega às concessionárias muito mais informado, porque pesquisa antes, na internet, os produtos desejados. Ele chega praticamente decidido. O número de idas às lojas diminuiu de 4 para menos de 2 vezes”, explica o diretor de operações comerciais da fabricante, Herlander Zola.

Para que a experiência digital tenha uma continuidade lógica, a concessionária digital possibilita que o motorista selecione as características do carro e só entre em contato com um especialista para finalizar a venda, fazer o financiamento e ou avaliar o veículo seminovo que pode entrar na negociação.

Nem para buscar o novo automóvel é preciso ir à loja. A concessionária digital dispõe de um especialista para fazer a entrega em domicílio.

O pós-venda segue convencional, em uma concessionária ligada à digital que oferece os serviços de manutenção. Até o fim de 2019, a Fiat pretende inaugurar 19 novas concessionárias digitais e adotar tecnologias virtuais em 110 lojas convencionais.

Na concessionária digital, o consumidor pode colocar, no modelo escolhido, acessórios de sua preferência e ver como o carro vai ficar. Isso é possível graças aos óculos de realidade virtual, capazes de simular com perfeição os detalhes dos veículos da marca.

Para os compradores que fazem questão de observar o carro fisicamente, fica aberta a possibilidade de solicitar um test-drive.

O conceito, a princípio, não admite uma compra realizada 100% online, como já é possível com o Renault Kwid. Zola afirma que essa ainda não é uma necessidade dos clientes: “de 60 a 70% dos consumidores utiliza dos financiamentos para fazer a compra de um carro novo. Existe ainda outro empecilho, 50% dos motoristas que optam por um Fiat colocam o seu seminovo na negociação”.

Mudanças no comportamento do consumidor e a necessidade de redução de custos fazem com que fabricantes criem concessionária digital e vendas online.
Foto Laurie Andrade | AutoPapo

Do dia 05 de novembro, quando a primeira concessionária digital da Fiat foi aberta na avenida Pacaembu, em São Paulo, 14 veículos foram vendidos. Sendo 11 Toros, dois Argos HGT  e um Mobi.

Apesar de precisar de menos recursos, a concessionária digital ainda não tem preços diferenciados.

Vantagens da concessionária digital

Para o consumidor

  • O processo de compra é mais rápido;
  • Mais direto (não é necessário muito contato com vendedor);
  • E mais cômodo (já que a tendência é de que várias concessionárias digitais sejam abertas nas grandes cidades).

Para o concessionário

  • A Concessionária digital é de 30 a 40% mais barata que as lojas convencionais, já que não pressupõe um aluguel tão alto (em razão do espaço reduzido);
  • Como o modelo é equipado com controle de fluxo, que gera informações para o concessionário, é possível organizar a demanda de funcionários por horário.

Detalhes do espaço

Na concessionária digital há duas mesas interativas, onde o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado. Existe ainda uma terceira tela dedicada ao pós-venda, serviços, acessórios e customização.

A loja conta com um mostruário físico de opções de acabamento e um sistema de realidade virtual, que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo.

“Sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma concessionária sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, conclui o diretor comercial da Fiat.

A Volkswagen, concorrente direta da Fiat, também pretende, ainda em 2018, inaugurar concessionárias digitais no Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sérgio Sena 28 de outubro de 2020

Bom dia, gostaria de saber se a FIAT vai abrir oportunidades para parceria, para vender seus produtos no mercado digital.

Avatar
Deixe um comentário