[Vídeo] Consumo de combustível: você confia na etiqueta do Inmetro?
"Esse consumo que está na etiqueta pode ser próximo ao real, que você obtém no dia a dia. Mas não importa: o que importa é o consumo comparado"
"Esse consumo que está na etiqueta pode ser próximo ao real, que você obtém no dia a dia. Mas não importa: o que importa é o consumo comparado"
Quando você entra no showroom de qualquer concessionária, todos os automóveis expostos têm uma etiqueta colada no para-brisa, ou no vidro, que é a etiqueta de consumo de combustível do Inmetro. Todos os carros são obrigados a ostentá-la. O que diz essa etiqueta?
É o seguinte: primeiro, tem uma classificação por letras. A letra “A” significa o menor consumo naquela categoria de automóveis. Se for “B”, já não é tão bom assim; e, quanto mais alta a letra, tanto pior o consumo, maior consumo de combustível. E vem descrito também o consumo do combustível daquele modelo.
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Esse consumo é confiável? Mais ou menos. Na verdade, ele é obtido a partir de uma simulação em laboratório. O carro fica parado, rodando em cima de dinamômetros de rolo, vai passando as marchas, freia e acelera, simulando o carro andando em condições normais na cidade e na estrada.
Esse consumo que está na etiqueta pode ser próximo ao real, que você obtém no dia a dia. Mas não importa: o que importa é o consumo comparado, é a referência. Como assim?
Se você está em dúvida entre dois modelos de automóvel e, para você, o consumo é importante, não importa se aquele valor é o real ou não. O que importa é o seguinte: entre os dois, qual é o que tem consumo menor? Ou maior? Então, esse valor é referencial, é só para dar uma ideia de qual carro bebe mais – ou menos.
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Consumo de combustível.
Acho importante saber quanto o carro consome em média. Mas definitivamente é um item que pouco pesa na minha decisão de compra. Analiso um conjunto de fatores e, se um carro for gastão, mas atender a um conjunto de fatores (soma de vários itens que busco), não penso duas vezes, compro mesmo sendo um carro que consome muito. Afinal, se não tiver dinheiro nem para sustentar o consumo de combustível do carro, é melhor nem comprar carro, não terá dinheiro para fazer manutenção preventiva, seguro, impostos, etc.
Veja bem, não disse que não acho importante, mas se achar que o custo benefício vale, eu compro.
Comentário perfeito. O carro precisa atender a X fatores, um deles é o consumo, claro, mas se ele não for extremamente beberrão (como a antiga Tucson, por exemplo) o carro precisa atender a diversos fatores