Crash test do Onix melhora e Virtus ganha nota máxima
Com nota zero no passado, Chevrolet melhora Onix e garante três estrelas; enquanto sedã recém-lançado da Volkswagen ganha nota máxima
Com nota zero no passado, Chevrolet melhora Onix e garante três estrelas; enquanto sedã recém-lançado da Volkswagen ganha nota máxima
O Latin NCAP promoveu mais uma rodada de testes de colisão. Desta vez, dois modelos foram “jogados contra a parede”, o “bombado” Chevrolet Onix e o recém-lançado Volkswagen Virtus. Veja o crash test do Onix no vídeo abaixo:
Após a nota zero obtida no crash test anterior, com desempenho muito criticado no nível de segurança no impacto lateral, a Chevrolet promoveu algumas mudanças no Onix. As unidades produzidas desde o dia 15 de janeiro de 2018 passaram a vir com reforços estruturais, quanto à proteção, contra esse tipo de colisão.
Além disso, o hatch recebeu elementos de absorção da energia nas portas, para esse tipo de impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens Isofix e um novo cinto de segurança para o motorista.
Na nova rodada de crash test do Onix, ele ganhou três estrelas na proteção para adultos e crianças. Mas o Latin NCAP observa que o modelo ainda oferece uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral.
Na proteção de criança, o dummy (boneco que simula uma pessoa) de três anos obteve apenas “proteção marginal” no impacto frontal durante o crash test do Onix. O instituto ainda critica o fato de a Chevrolet oferecer o Onix com cinto subabdominal (dois pontos) para um dos ocupantes do banco traseiro.
Diferente do crash test do Onix, o Volkswagen Virtus recebeu cinco estrelas, a nota máxima, tanto em proteção de adultos quanto de crianças.
Segundo o instituto, como o Virtus é o mesmo carro que o Polo até a coluna B (ambos utilizam a plataforma MQB), ele considerou os bons resultados do hatch no teste frontal e no lateral de poste na avaliação do três volumes para a proteção de adultos.
A proteção de crianças em impacto frontal seguiu o mesmo critério.
Como o entre-eixos do Virtus é maior do que o do Polo, foi realizado o teste. A nota obtida foi a máxima.
Neste caso, o desempenho dos airbags laterais foi elogiado. Outro dispositivo presente no modelo e destacado pelo Latin NCAP foi controle de estabilidade.
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