Modificações em carros: o que é permitido (ou não) pela lei

Turbo no motor, faróis LED ou de Xenônio, escapamento, pintura, rebaixamento e insufilme são aceitos? Até que ponto?

volkswagen fox branco rebaixado com rodas alteradas
Rebaixamento, insufilme e alteração de rodas devem respeitar limites estabelecidos pelo Contran (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 23/03/2021 às 17h04

É comum encontrarmos carros modificados pelas ruas. Por estilo, esporte, motivos de trabalho ou segurança, diversos motoristas brasileiros instalam insulfilme, optam por rodas maiores, rebaixam ou envelopam seus automóveis. Mas será que as práticas são permitidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB)?

LEIA MAIS

Tamanho das rodas

Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.

Além disso, o texto determina que “a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo” também é ilegal.

arte mostra o que é o diametro total de pneu e roda
Arte | André Almeida

Dirigir um veículo a característica alterada, segundo o código, é infração gravíssima, punida com multa e apreensão do bem.

A explicação para que o parâmetro seja mantido nos carros modificados, de acordo com o gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, é de que “velocímetro, sistemas de ABS e de controle de tração, entre outros, utilizam essa medida – diâmetro externo – como referência”.

Para aprender como alterar o tamanho de rodas e pneus, clique aqui.

Envelopamento automotivo e alterações na pintura

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) descreve, na Resolução 292, as condições para que o envelopamento de carros ou pintura sejam considerados dentro da lei.

Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

O texto sugere que apenas carros modificados que tenham mais da metade da sua área envelopada devam procurar o Detran para solicitar a atualização da cor no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Se a tonalidade escolhida durante o envelopamento do carro for a mesma que a original do veículo (independente da textura fosca ou brilhante), não há necessidade de procurar o órgão regulador.

homem envelopa carro branco com adesivo dourado
Carros podem ser pintados e envelopados, desde que o Detran seja avisado da mudança (Foto: Shutterstock)

Insulfilme

Como informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a legislação que define as regras para a utilização do insufilme é a Resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto define que a “transmissão luminosa” por meio do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película dos carros modificados pode bloquear no máximo 25% da luz. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.

Já os vidros laterais podem ser um pouco mais escuros, e a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luminosidade.

Janela de carro com Insulfilme escuro
Insufilme é permitido, desde que respeite os parâmetros estabelecidos pelo contran (Foto: iStock)

Aos que desobedecerem a regra, cuja fiscalização compete ao Estado, a penalidade é de uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.

O órgão detalha, ainda, que o nível de luminosidade considera o “conjunto vidro-película”. Ou seja, se o vidro do carro já é ligeiramente escurecido, o grau de escurecimento do insulfilme deve levar isso em conta.

Rebaixamento

O artigo 6º da Resolução Nº 292/2008 do Contran é quem determina sobre a legalidade da troca do sistema de suspensão. O texto diz que:

Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

§ 1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:

I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV a altura livre do solo.

carro rebaixado
Legislação determina uma altura mínima do solo (Foto: Shutterstock)

Faróis LED

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só poderiam adotar esse tipo de lâmpadas até 2021. O especialista cita a Resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante”.

Ainda que tenham sido feitas antes de janeiro de 2021, quando o texto entrou em vigor, algumas exigências legais deveriam ter sido realizas. As obrigações eram determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

farol de led aceso em carro branco
Desde o início do ano não é possível trocas os faróis alógenos por LED (Foto: Shutterstock)

O Detran deveria autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deveria ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito. Sendo aprovada na inspeção, a modificação no carro deveria constar no documento do veículo (CRLV).

Faróis de xenônio

De acordo com o Artigo 8 da Resolução nº 292 do Contran, fica proibida

V – A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo. (Inciso acrescentado pela Resolução Contran nº 384, de 02.06.2011, DOU 07.06.2011)

Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução nº 227/2007 – Contran . (Parágrafo acrescentado pela Resolução Contran nº 384, de 02.06.2011, DOU 07.06.2011 )

Ou seja, carros modificados (que tiveram a instalação de farol de xenônio) estão em desacordo com a lei. Apenas os modelos que saem de fábrica com a tecnologia ou que emitiram o CSV antes de 2011 estão aptos a rodar sem problemas com as autoridades.

Falando em farol… Aprenda como trocar as lâmpadas do carro (respeitando as determinações da lei).

Instalação de turbo no motor

O CTB não proíbe que os carros sejam turbinados. Mas, assim como nas demais modificações, a legislação coloca parâmetros necessários para que a segurança seja mantida.

Para a realização da troca do sistema de combustível o Contran exige:

  • Autorização do Detran para as modificações desejadas;
  • vistoria realizada por uma oficina ligada ao Departamento Estadual de Trânsito;
  • envio do laudo para aprovação e conclusão do processo.

Modificações no escapamento do carro

A legitimidade da troca do escapamento intriga até mesmo os profissionais da área. Isso porque apesar de não constar como uma alteração possível, um componente esportivo, por exemplo, não necessariamente altera as característica do carro ou afeta os índices de ruído e emissão.

O que é certo é que o artigo 98 da Lei de Trânsito afirma que “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”, incluindo mudanças que afetem os índices de emissão de poluentes e ruído.

A alteração do modelo do escapamento também pode ser encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as modificações permitidas em veículos e não descreve a troca da descarga.

Por outro lado, a Resolução nº 252/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz, no Artigo 5, § 1°:

Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções Conama nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na Tabela 1.

escapamento duplo de carro visto de perto
Troca de escapamento do carro não é uma modificação considerada unânime (Foto: Shutterstock)

Polêmica, a troca do escapamento pode ser enquadrada pelo artigo 230 do CTB, que diz que:

Art. 230. Conduzir o veículo:

VII – com a cor ou característica alterada;

X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran;

XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;

É Infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

Atualmente a multa grave custa ao condutor R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
169 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudio 31 de agosto de 2023

tive que trocar a caixa de câmbio do meu classic 2014 a que foi instalada veio de venda de usadas até com aquele selo do Detran sp. a troca da caixa de cambio exige alguma outra coisa ? vi que teve um usuário que tem a mesma dúvida em relação ao Sandero …ficamos ansiosos no aguardo

Avatar
Celso bandoli 24 de julho de 2023

Se eu tiver um GTR R35 menos costumizado , só com supensão meno baixa , com aerofólio menor , com saia de carbo , e o resto tudo original é permitido ou é ilegal carros com menos customização que não chama muito atenção de pessoas?

Avatar
Celso bandoli 24 de julho de 2023

Se eu tivesse um gtr R35

Avatar
Tiago 20 de dezembro de 2023

Skylines como o GTR R35 são veículos proibidos no Brasil

Avatar
Jairo ferreira 9 de julho de 2023

Boa noite!!
A caixa de cambio do meu sandero quebrou, posso comprar uma em desmanche e substitur? Ou é proibido essa prática?

Avatar
Fernanda 6 de março de 2023

Gostaria de saber se me pegarem com o motor do carro que não é o original o que pode acontecer?

Avatar
Guilherme Lange 20 de março de 2023

O veiculo poderá ser apreendido pela policia, a substituição precisa ser documentada, ou seja, se trocou por um motor diferente do que é original, alterando a potencia do mesmo, precisa passar pela aprovação do “INMETRO”, também precisa de Nota Fiscal. Abre o processo de Substituição de motor no Detran. Se for trocado por outro motor de mesmo tamanho/potencia, precisa da Nota Fiscal e passar por uma Empresa Credenciada de Vistoria(ECV) para fazer a regularização, ambos precisam ser regularizados pelo Detran.

Avatar
Fabio 26 de abril de 2023

Boa noite.
Gostaria de saber que, se eu trocar a frente da kombi clipper pela frente da kombi mais antiga (corujinha) estarei passível de punição.

Avatar
Renato Almeida 18 de agosto de 2022

Gostaria de informação se é possível eu remover o tanque de gasolina do interior da cabine da minha caminhonete 1954 para a caçamba, alguém sabe me responder ?

Avatar
Antonio Aguiar 26 de julho de 2022

Curisoso tudo isso, Os Americanos são taxados de Exigentes, inteligents, etc e tal… LÁ qualquer um pode construir um veíiculo ou uma moto e regulariza, sai rodando feliz da vida. …porque será ? os fuscas ( que gosto muito) são barulhentos e poluidores e não podemos podemos colocar um motor eletrico….. porque será?

Avatar
João Joaquim 30 de julho de 2022

Amigo ,lá nos Estados Unidos,e tudo diferente,vc pode fazer qualquer modificação,mas a responsabilidade de qualquer coisa e sua ,ou seja se vc causa um acidente toda a dispensa e de responsabilidade e sua ,tudo mesmo desde o conserto até dispensa médica,tempo que a pessoa ficou parada , então fica fácil o governo liberar tudo.
Mas aqui tudo e pago teórica pelo governo, então vc modificar o veículo,causa um acidente com vítima grave ,essa vítima vai pro CTI,fica uma semana e falece,foi gasto uma grana com essa pessoa sem contar que para de contribuir , e vc não gastou 1 real com despesa dela,por isso eles criam dificuldade pra que não começa a virar um Mas Max,

Avatar
Paulo fernando machado de toledo 4 de fevereiro de 2023

Posso trocar o para choque dianteiro e traseiro passar para o preto de plástico sem autorização do detram tá feio o da cor bordo

Avatar
Valter 12 de julho de 2022

Meu carro é antigo e merece uma lampada de farol melhor, mesmo porque todos os novos podem usar lampada forte que atrapalha a visão de veiculos mais antigos, gostaria de saber qual a justificativa dos entendidos por não poder melhorar essa iluminação.

Avatar
Eduardo 21 de novembro de 2023

O problema é que houveram tantos abusos nesta questão e entendeu-se ser mais simples proibir a modificação do que controlar o que pode ou não. Os principais são: excesso de potência, efeitos visuais, temperatura de cor e LEDs inseguros. No excesso de potência, o motivo é obvio, não atrapalhar outros motoristas. No caso de efeitos visuais, há casos com botões secretos para deixar as luzes com efeito estrobo, o que pode até cegar temporariamente outro motorista. No caso da temperatura de cor, ela é medida em Kelvin e se torna o que chamamos comumente de branco quente, neutra e frio. A luz quente é a melhor para a direção noturna, por isso os antigos paineis eram ambar, causam menor ofuscamento e menor cansaço visual. O branco neutro não chega a ser ruim. Já o branco frio, é cansativo e deveria ser usado só em casos especiais. O LED tem uma coisa chamada “corrida de elétrons”, que permite o LED queimar ou até mesmo pegar fogo. O correto é instalar um LED que trabalhe com voltagem maior que o carro e por um resistor, reduzir a corrente e tensão elétricas. Já houve caso de carro pegando fogo por causa disto, em especial nos faróis. Muitas vezes queremos apenas uma atualização tecnológia. A iluminação da cabine do meu carro é torpedo 42mm. As lâmpadas de bulbo disponíveis hoje são pouco duráveis e esquentam mais que as originais. A atualização para LED com resistor (para evitar a corrida de elétrons) seria bem adequada. Como se torna complicado ao agente, no momento da fiscalização, verificar todos estes detalhes, é mais simples proibir. A turma faz besteira e a gente que só quer atualização tecnológica, fica impedido. Se você quiser mais dados seguem links https://www.allaboutvision.com/pt-br/cansaco-visual-digital/obter-alivio/ e https://www.mundodaeletrica.com.br/aprenda-como-calcular-resistor-para-led/ . Olha só a dificuldade para avaliar se a substituição é inadequada ou não. Se só houvessem produtos homologados à venda, seria muito mais simples. Bastaria a certificação do instalador. Como ocorre com o insufilm.

Avatar
Jackson Holdys 31 de maio de 2022

Ola!
Fiz a substituição de motor da minha D20 ano 1986 aspirada com 90cv por um mais moderno original da D20 ano 1996 turbo alimentado com 135cv c nt fiscal por credenciada do Detran.
O pessoal do Detran RS não aceita regularizar.
O que posso fazer para regularizar esse motor?

Avatar
RODRIGO de VIX 26 de maio de 2022

Olha gostei muito dessa página do uol, muita informação boa,
A PERGUNTA É:
Meu fiesta 2005 tadinho já é todo mascarado até spray preto fosco alta temperatura eu meti nele,
só que tenho dúvida, eu tirei o logotipo do fiesta da frente e de trás, tirei também o nome supercharger o carro não tem marca,
é ou não permitido? posso tomar um esporro do guardinha!!::??
Um abraço! Rodrigo de Vitória-ES.

Avatar
Ricardo 25 de maio de 2022

E aí pessoal, gostaria de saber se e legal trocar o cambio automático para o manual, se o Detran autoriza?

Avatar
Cejota 4 de maio de 2022

Só faltou falar sobre neon externo, interno não porq na minha cidade já vejo todo dia e tão o foda-se kk acho esquisito mas cada um com seus gosto….
Será que mudou alguma coisa sobre neon externo já que hoje em dia existe as barras de led mais seguras, para carro com suspensão original claro…vlws aí

Avatar
Wesley 22 de abril de 2022

Oi, gostaria de saber se posso ser multado com o carro abaixo de 10cm só que estacionado, tenho o carro com suspensão a ar,quando vou andar eu deixo com 10 cm ou +. Essa era minha dúvida, se eu ao estacionar ele posso deixar ele todo rebaixado?

Avatar
Carlos Ederval 3 de fevereiro de 2022

Gostaria de informação queria mudar minhas rodas do Onix 2017 colocar aro 18 sera q e permitido???????????????????????????

Avatar
Marcelo Figueiredo 14 de abril de 2022

Sim, você pode mudar, mas para ficar dentro da lei deve manter o conjunto total (diâmetro roda/pneu) igual. Por exemplo, um carro que usa pneus 195/55 R15 tem o diâmetro total de 595,5mm. Nesse caso, poderia instalar um jogo de 195/55 R18 que ficaria 593,7mm. Não existe uma troca de pneu perfeita, existe um “limite” de 3% para tornar essa mudança possível. Você pode consultar os valores em site de cálculo de rodas e pneus.

Avatar
Fernanda de S. Ferreira 5 de novembro de 2021

Ola boa tarde boris ,me chamo Fernanda, e queria saber se tenho direito ou nao no reenbolso do meu dinheiro,comprei um carro semi novo com 70km na concessionaria, e ai os pneus do carro estava um pouco estranho meu marido falou que nao iria passar na vistoria e eles me alegaram que passaria sim , ,isso dentro da garantia quase 2 meses nos procuramos eles , em para falar do problema dos pneus,com 3 meses fomos no detran, ai os pneus foram reprovados , tivemos que comprar outros novos , so reprovou os 2 de tras os mesmo que meu marido havia comunicado a eles , agora eles falaram que nao vai pagar pneu nenhum , pq ja passou da garantia , sendo que nos avisamos antes , e agora oque eu faço? Vou no procon ?terei meu dinheiro de volta ? Eu ganho essa causa , por favor me responde .

Avatar
fernando 14 de setembro de 2021

os engenheiros ficam anos estudando pra assinar o projeto de um veiculo,ai vem alguem que se acha inteligente e altera todo o carro.por favor ou vcs se acham mais inteligentes que os engenheiros??????????:

Avatar
Luigy 20 de setembro de 2021

Você leu tudo pra tá falando??

Avatar
Ricardo 22 de setembro de 2021

Sou programador em uma empresa grande de carros… antes de falar *, pesquise um pouco…
Mas sim, isso é verdade “engenheiros ficam anos estudando pra assinar o projeto”.
Realmente os engenheiros montam um carro perfeito, porem existe uma coisa na qual destrói um eng. por dentro.
Depois de montar o carro, o mesmo passa pela tesouraria onde troca componentes de ferro por plástico pra no final
ter um menor custo de produção, sendo assim o carro fica cada vez mais “frágil”, e como o cara da tesouraria não entende de mecânica, e sim, números.
Respondendo sua pergunta. “vem alguém que se acha inteligente e altera todo o carro” SIM!
Não por ser mais inteligente que os engenheiro e sim do financeiro da empresa.

Avatar
fernando 24 de setembro de 2021

BOA TARDE RICARDO. NOS MEUS 35 ANOS DE TRABALHO COM CARROS NUNCA VI TROCAR MOLAS ,AMORTECEDORES ETC….POR COMPONENTES DE PLASTICO.MAS COMO VOCE ME FALOU VOU PESQUISAR UM POUCO MAIS,TALVEZ EM BREVE ATE O DESCARGA SEJA DE PLASTICO..EU PARTICULARMENTE SOU CONTRA A ALTERAR VEICULOS MAS E MEU PENSAMENTO…

Avatar
SISTEMA 22 de março de 2022

Vc é contra pq é um velho “COROA”

Avatar
Joao das Regras 26 de maio de 2022

“ficam anos estudando para assinar o projeto” é uma ilusão. Nunca ouviu falar de recall? as montadoras lançam modelos a cada ano. Se ficassem anos estudando, quando finalmente o carro fosse produzido, já estaria fora de moda e obsoleto.
Quando vão se tocar que tudo é business e o governo e montadoras são como unha e carne

Avatar
china 23 de setembro de 2021

é que os engenheiros devem andar com todos os carros que existem para testar não é?Eles estudam ,mas não sao passiveis de erros.Na teoria ,tudo é bunitinho e maravilhoso.Na pratica é bem diferente.Sem falar que algumas pessoas sem estudos ,são mais inteligentes do que alguns que se acham tão estudados.esse seu nmimimi ja está ultrapassado!!!

Avatar
china 23 de setembro de 2021

sem falar que a cada dia a tecnologia traz novidades!!!As vezes adaptaçoes são nescessarias,mesmo que decepcione seus engenheiros bunitinhos kkkkk

Avatar
fernando 24 de setembro de 2021

TA CERTO O SENHOR MAS SO IREI MUDAR DE OPINIAO QUANDO VER CARROS BONS ALTERADOS E NAO SUCATA BATENDO PARACHOQUE E TRANCANDO RUAS POR NAO TER CONDICOES DE ANDAR……

Avatar
Marcelo Figueiredo 14 de abril de 2022

Pelo amor de Deus, se não sabe ou conhece de mecânica não comente o assunto! Tenho um carro com suspensão alterada, mas diferente do que você pensa, são molas fabricadas pela maior e melhor fábrica do mundo, que inclusive faz as molas de fórmula 1! Sim, os engenheiros estudaram as cara geriátricas do carro, para melhorar performance, estética e segurança! Então não fale daquilo que você não conhece! Os carros no Brasil são ALTOS, por questão do asfalto ser um lixo, porém isso não muda o fato de uma pessoa querer abaixar essa altura, conforme o mesmo modelo que roda nas Américas ou Europa!

Avatar
Alencar santos 14 de setembro de 2021

Boa tarde tenho um Corsa 98 e tenho a dúvida se posso alterar os cintos de segurança,vcs podem me sanar essa dúvida,queria colocar um de três pontos pra dar mais segurança pra minha família!
Posso fazer esta substituição?
Obrigado!

Avatar
Vitor Miranda 9 de setembro de 2021

Se trocar o escapamento e proibido? Como vou manter a manutenção do mesmo? Pois eles são indestrutível? Vou ficar refém da montadora? E no caso sabiam que nem todas as peça que saem de fabrica e a mesma depois na reposição .. famoso original e genuína.. entao quem decide o que e certo ou errado do guarda ali na hora né. Até porque se querem seguir a regra de tudo deve ser mantido como o original de como o veículo foi fábricado, como existem peças paralelas?

Avatar
Fernando 12 de novembro de 2023

Você pode instalar qualquer sistema de escape, que atenda os requisitos de emissão de ruído, e sem necessidade de autorização prévia.

Você só será multado, se trocar escapamento pra fazer barulho e incomodar todo mundo.

Avatar
Antonio Pereira 18 de abril de 2021

Não pode alterar e fim de papo.
As leis sas sempre para os outros, por que quando te atinge vira arbitrariedade?
Ah tá, era só para entender.

Hipócritas.

Avatar
helio parreira carvalho 7 de maio de 2021

Democracia não é cada um fazer o que quer, mas sim o que é aceito e acatado pela maioria das pessoas. Trabalho com inspeção de segurança veícular, ao tentarem fazer modificações na originalidade dos veículos, surgem absurdos que chegam a por em perigo a integridade do motorista e dos pedestres.

Avatar
Cristiano 31 de março de 2021

Quando a troca de luzes das setas, das lanternas traseiras, dos faróis por LED diminui a segurança do carro? Tirar uma lâmpada e colocar outra sem mexer na fiação para instalar reatores por exemplo não é modificar é substituir. Que democracia é essa onde vc não pode nem escolher o que fazer com um bem que é seu? Isso é uma falácia. Daqui a pouco vamos ter que pedir de joelhos pra poder trabalhar. Opa pera aí já está acontecendo.

Avatar
Rodrigo Silvano 29 de dezembro de 2021

Ridiculo essas coisas nada a ver na vdd a troca das lâmpadas seria pra uma melhora potência baixo e conssumo TB mais não não pode AA tenho paciência pra isso n

Avatar
Silmar 19 de novembro de 2023

Gostaria de saber se posso trocar a frente de um gol quadrado pela do Passat, o que preciso fazer para legalizar?

Avatar
Luciano Lima Moreira 30 de março de 2021

Fica subentendido que, no Basil o veículo cujo você pensa ter adquido é na verdade do governo, você tem direito de usar desde pague o aluguel e todas as taxas anuais para te-lo e ainda por ser um objeto de uso de deslocamento ainda tem que pagar para andar nas estradas que você mesmo pagou para te-las, caso você não pague os impostos e taxas pode ter o direito de uso do seu automóvel impedido pelos fiscais do governo, e assim segue! Não se iluda com a casa que você comprou não é diferente disso!
Deveríamos na verdade saber qual o nosso limite entre a liberdade e a segurança em fazer qualquer tipo de modificação sempre lembrando do direito que temos termina exatamente quando o direito do próximo começa a ser prejudicado, essa mudança de atitude somente, e somente, depende de EDUCAÇÃO, está que os políticos brasileiros a décadas vem destruindo, se à tivéssemos poderíamos ser como nos EUA e seríamos livres para fazer as modificações achadas justas e necessárias tanto na estética como na segurança em um objeto que você só usa porque o governo permite mediante o pagamento!
É seguimos no país dos vovôs e antiquados conservadores que estão destruindo o que deveria ser uma democracia, eita Paizinho atrasado!

Avatar
Cristiano da Silva Oliveira 31 de março de 2021

Concordo plenamente, onde tirar uma lâmpada e por outra (led) que dura muito mais tempo, tira a segurança de uso do veículo isso nas setas, luzes de freios etc.

Avatar
RENATO FERREIRAA 24 de maio de 2021

Disse tudo e mais um pouco. Parabens. E completo. Onde já se viu, voce tem um carro de coleçao 1994, naquela época as lampadas quase nem iluminava nada, amarelas, só serve pra ver que tem outro veiculo andando, mais não ilumina nada, nem um cachorro na beira da estrada, e mesmo assim, ate hoje, ainda existe essa lei idiota onde não se pode melhorar o seu proprio bem pra sua propria segurança. uma coisa tão logica que ja deveria ter havido mudanças nessa lei. E pra que isso acontecesse, esses proprios donos de empresas de inspeção, os proprios agentes de transito deveriam reconhecer e passar adiante as autoridades para que a lei fosse alterada.

Avatar
N interessa 30 de março de 2021

Como se fosse crime rebaixar o carro e coloca uns rodão seis n tem mais o q fazer n, namoral isso n atrapalha a vida de ngm, tá com pressa passa simples ass, polícia tem que pegar bandido, e n trabalhador q sempre sonhou em ter seu carro baixo montado deu duro p conseguir p vim um policial e prender, pelo amor vai catar ladrão vai…

Avatar
SÉRGIO JOAQUIM 29 de março de 2021

Lamentavelmente, quem dita as normas de trânsito são as montadoras. Qualquer porcaria que fabricam é aprovada de plano pelo denatran. Mas se um pobre mortal for fazer igual, aí não pode. As montadoras obstam qualquer modificação ou criação, porque a modificação pode ficar melhor que as porcarias que elas vendem aqui, e criar algum modelo, nem pensar, pois não aceitam concorrência brasileira, tanto que não existe veículo brasileiro. Quando um brasileiro elabora um projeto de carro, sofre uma série de perseguições. Ou vende a empresa, ou quebra. Triste realidade, que impede a criatividade do brasileiro.

Avatar
Kaiser Wolf 22 de setembro de 2021

João do Amaral Gurgel que o diga.

Avatar
Rui costa 29 de março de 2021

eles fazem isso é só pra roubar a gente nem um tipo de modificação vai sauvar vida quando chega a hora todos nós vamos ter que morre obs..morrendo com Jesus e melhor a inda e quen morre sem ele

Avatar
Paulo Silva 29 de março de 2021

Meu carro é Fiat uno 2002,duas portas. Pergunta: se eu deitar o banco traseiro para alimentar o volume da mala é proibido, estou passivo de multa?

Avatar
Juliano 29 de março de 2021

Eu urubuservando os comentários concluí que o pessoal que é contra as leis são aqueles que querem rebaixar jogar no chão , colocar o farol xerenon de 800 milhões de lumens made in china , vedar os vidros , dubar o coisa , colocar escape direto que ronca um pouco mais que o foguete Saturno 5 decolando … Também são os mesmos que nós não conseguimos entender direito oq eles escrevem , faltam vírgulas , pontos , acentos , concordância verbal … Imagino se a lei ouvisse esses caras , a zona q seria o nosso trânsito . Se uma Ferrari é baixa leia sobre ela e o pq de ela ter sido construída assim , vc vai ver q por algum acaso ela não tem a mesma suspensão q o seu Celta , não tem os mesmos pneus q o seu Uno , e em uma pista ruim ela de fato tem menos estabilidade que seu gol original de fábrica . Evoluam brasileiros , vamos construir uma sociedade melhor …

Avatar
Pablo 30 de março de 2021

Kkk mano vc tá de parabéns, geralmente é nóia que quer infligir a lei mesmo

Avatar
Fabio 31 de março de 2021

Saturno 5 foi boa ..kkk

Avatar
Carla 5 de junho de 2021

Falou o carinha sustentado pela pensão da avó e que anda de busão pra cima e pra baixo kkkkk

Avatar
Jake Santos 8 de agosto de 2021

Na verdade, cidadão, nós não modificamos nossos carros (rebaixamento, alteração de escape, instalação de turbo entre outros) só para fazer graça e aparecer. Fazemos isso pois é uma cultura e é a nossa paixão: o tuning, presente no mundo inteiro desde o final dos anos 70. Fazemos isso pela diversão de montar um carro, se divertir com os amigos em pistas e pela satisfação de ver nossos trabalhos duros dando resultado. Não é qualquer “nóia” que pode pagar, por exemplo, um Golf GTI de 110k reais, instalar uma suspensão de 16k reais, kit turbo de 10k reais, escapamento de 7k reais, rodas de 9k reais… só nessa brincadeira já foi 152k reais rss… se fosse assim, todo mundo teria carrão, já que qualquer “nóia” pode pagar modificações caríssimas, consequentemente podem juntar dinheiro e comprar uma Mercedes-Benz, um Audi ou uma BMW. Se atualize sobre o mercado automobilístico e o automobilismo. É mais do que aparecer. É prazer. É esporte. É cultura.

E sobre essas leis… muitas leis não fazem o menor sentido. Como que alteração de lâmpada vai mudar a segurança do carro? Diversos modelos vêm de fábrica com faróis ineficientes, o que prejudica a visibilidade e a segurança, e isso é aceito pelo CTB. Porém, melhorar esse farol trocando a lâmpada por uma melhor aumenta a segurança e a visibilidade, então qual o motivo de proibir isso? Qual o motivo de proibir que eu faça o que eu bem entenda com um bem que EU trabalhei e comprei com MEU dinheiro suado? Cada um faz o que bem entende de suas coisas. Essas leis são só para encher o saco.

Avatar
nego ney 25 de julho de 2023

Disse tudo… Desanimador esse país.

Avatar
Kaiser Wolf 22 de setembro de 2021

Nada a ver, cara. Nos EUA (e outros paíse de verdade) existem leis e o cidadão pode modificar SEU carro à vontade, sem ter que virar escravo das montadoras e do Governo.

Avatar
Rafael Ferreira 19 de fevereiro de 2022

Cara, vc falou dos textos citados a cima, que não sabem nem escrever?
Então! E bom rever seu português.
Por tem muita coisa escrita em outro dialeto, que não e o português… Antes de criticar, uma sociedade unida, ( que não e o caso do brasileiro) estaríamos em outro nível de educação…. Fica a dica.

Avatar
Júnio 29 de março de 2021

País de governantes safados e corruptos o sistema abre vez pra o cidadão legalizar e sai caro esse processo ai cai ne uma blitz eles alegam que o seu documento de dentro do Detran não vale nada ai seu vai preso pra você financia o sistema Brasil terra de ninguém

Avatar
Helder Moreira 29 de março de 2021

Como disseram nós comentários abaixo, a partir do momento que se fábrica um produto e o colocam pra ser comercializado, no meu ponto de vista ele está autorizado, então pq é proibido a instalação?
Outra coisa, oficinas especializada em customizações, se ela existe é pq é legalizado, então pq não podemos equipar nossos carros, isso é tudo forma de nós tirar dinheiro, isso tudo é pessoas despreparadas que governam nosso país, são burros, pois toda modificação automotiva, gera economia, faz crescer o mercado gera emprego, mas eles preferem fazer tudo ao contrário, Brasil um país de ladrões engravatados

Avatar
Marcelo Rodrigo Colla 3 de agosto de 2021

100%apoiado e dai eles liberam a legalização oq soh qm tem bastante dinheiro manda fazer acho que deveríamos todos recolher assinatura e entrar contra pra q legalizem

Avatar
Alisson carvalho dos santos 29 de março de 2021

Se em alguns n são proibido fazer alteração no veículo,de fato e q o q vale e o estado de conservação,mas Aki no Brasil e diferente …os governantes cria essas leis em benefício próprio ,,,futura.

Avatar
Paulo Henrique 29 de março de 2021

Amigos essas leis ibecies é tudo pra roubar nós brasileiros. pior de que rebixar o carro e botar rodas escapamentos esportivos. são carros que não tem a minimima condição de rodar nas ruas isso é que eles deveriam ver.

Avatar
Valderlan Barros Pinheiro 29 de março de 2021

O interessante é que aqui no país vizinho,no Paraguai não existe proibição pra carro rebaixado. E uma vez fizeram um teste no programa auto esporte e foi constatado que o carro rebaixado tem mais estabilidade do que o carro com suspensão original e isso as autoridades não querem ver.

Avatar
Jake Santos 8 de agosto de 2021

Não precisa nem de estudo, teste nem prova, isso é física básica… é mais difícil derrubar alguma coisa com o centro de gravidade mais próximo do chão, mas até isso eles ignoram, esse bando de estúpidos capitalistas que só pensam em roubar, roubar e roubar.

Avatar
Kaiser Wolf 22 de setembro de 2021

Depende muito de COMO foi feito o tal rebaixamento para que o carro continue seguro. Molas cortadas, pneus inadequados, etc. são um risco a mais nas ruas.

Avatar
Fernando 12 de novembro de 2023

O problema é que tem gente que acha que rebaixar o carro é cortar mola, e aí o carro fica ruim.

Ao invés de instalarem um kit de amortecedor e mola que sejam adequados à nova altura do carro, querem ficar com uma quicadeira perigosa que capota na primeira curva.

Avatar
EDER DOMINGUES 29 de março de 2021

Porque os carros dos políticos podem ter insufilme que não é permitido e nos brasileiros comuns não, questão de segurança é papo furado insufilme escuro não segura bala.

Avatar
CINTHYA SERVIO DE SOUZA PINHEIRO 29 de março de 2021

Eu comprei um carro 20/21 no final do ano passado e troquei as lâmpadas para Led pq principalmente numa estrada sem iluminação ela ajuda e muito. Agora qdo adquiri o veículo o Detran estava fechado por conta da Pandemia e só li matéria a respeito no final de dezembro passado. Entendo até que alguns veículos antigos não têm por características de design condições de usar essas lâmpadas mais um veículo mais novos é brincadeira. Só num País tupiniquim mesmo.

Avatar
Alexsandro 29 de março de 2021

Concordo com as normas pois estão salvando vidas .

Avatar
Valderlan Barros Pinheiro 29 de março de 2021

Ta mesmo, um escapamento livre mata muitas pessoas no trânsito.

Avatar
Carlos Azevedo 29 de março de 2021

Isto…vi muita gente que não morreu porque seguiu a norma e trocou a placa pela do Mercosul… só perdeu um pouquinho de dinheiro.

Avatar
Beto piola 29 de março de 2021

tua mãe

Avatar
Bruno 29 de março de 2021

É mesmo é?

Avatar
André 28 de março de 2021

Meu nome é Ari e eu tô nem aí.

Avatar
Rogerio 28 de março de 2021

Eu acho muito estranho tudo citado acima tem para vender qualquer um copra agora nos não podemos fazer nado no.carro sendo.que tem para vender então proíbe de fábrica .ai sim agora infelizmente vivemos num país que tem para vender se colocamos no veículo somos parado numa blitz levamos um multa isso é uma roubalheira mesmo…

Avatar
Carlos Azevedo 29 de março de 2021

As normas são claras…vc compra o carro! Mas ele e meu.

Avatar
Paulo henrique guedes 29 de março de 2021

Verdade amigo vc ta certo se quer proibir pare de vender os acessórios. bando de ladrões criam essas leis pra roubar. É tem essa se vc for um delegado ou um juíz um procurador dou dúvida ele parar
só para os rafa mé é o brasil a lei só fuciona pra os pés de chinelo.

Avatar
Lucas Martins 28 de março de 2021

Nome do dono é Ari ,tenho ctz !

Avatar
Jalso Alves 28 de março de 2021

Porque tudo que fazer tem que pagar taxas ao dendran.um órgão público que está bilionário.e não faz nada pelos usuários de automóveis.se estabilizou e pairou no tempo…

Avatar
Fabio Carvalho 28 de março de 2021

Brasileiro é burro, paga caro por um bem que não é seu!!!

Avatar
Yuri Oliveira do Carmo 27 de março de 2021

País da roubalheira, vagabundos no “poder” criando “leis” para roubar o direito dos cidadãos de bem!!
Os veículos já são obrigados a serem emplacados para poder serem identificados, não deveria ter essa palhaçada de tudo q a gente for alterar no veículo ter q passar por um órgão credenciado ( que cobram uma fortuna) cheios de burocracia para poder ser aprovado…. Fora que se der o famoso “cafezinho” as coisas ficam mais fáceis!!!

Avatar
Clebe Amaral 27 de março de 2021

Traduzindo: não importa o que você faça ou deixe de fazer, o carro, mesmo que você pague uma fortuna por ele(e paga mesmo) +todos os impostos, esse bem móvel jamais será seu.Ter alguma coisa nesse paiseco é uma verdadeira utopia…

Avatar
José Gonçalves 27 de março de 2021

Meu passat alemão aspirado manual ano 99,não passou na perícia porque está com os faróis do ano 2004,mesmo estando funcionando tudo certinho. Agora tenho que tirar os faróis e voltar para os originais. É brincadeira.

Avatar
Jorge Luis Brandão 27 de março de 2021

Ou seja … Tenho um carro .. mais não é meu … Não posso familiarizar…( Deixar ao meu estilo )

Avatar
isaque 27 de março de 2021

Pessoas de mente fechada que não evoluem isso sim deveria ser crime,que abrem a boca ae sim deveriam ser punidos fazer leis ultrapassadas pena de morte !!

Avatar
rai nere de sousa 27 de março de 2021

Brasil é uma piada, a pessoa paga um valor caro no veiculo e vira seu bem e não pode nem alterar o mesmo. Coisa de retardado querer determinar oque a pessoa pode ou nao fazer com seu bem.

Avatar
André 27 de março de 2021

Acredito que, se eu quero rebaixar meu carro eu vou lá e faço, sou eu quem esta pagando. Escape esportivo só faz um barulho que nao incomoda chega a ser lindo ouvir. Led melhor que luz amarela. Roda aro 18 17 o que for, acredito que a partir do momento que vc dono está pagando, ngm tem o direito de reclamar se é proibido isso e aquilo que seja proibida a fabricação dos tals. Agr pagamos um ipva caro licenciamento mento caro legalização cara e andamos em ruas que so por Deus, se as auto pistas fossem de qualidade superior ai blz, mas as vias sao um lixo e aqueles que sao contra som escape led carro rebaixado, seguinte vc nao pagou uma parcela do carro ou ipva do carro do cara nao reclama fica no seu carango tranqüilo e respeita o outro.

Avatar
André 27 de março de 2021

Falou tudo

Avatar
França Junio 27 de março de 2021

Em Belo Horizonte está suspenso a legalização de carro turbinado, mesmo passando por todos os processos legais. Acho isso uma baita sacanagem. Esse país é uma piada, você tenta fazer a legalização do veículo e não consegue porque está suspensa a opção sem nenhuma justificativa convincente.

Avatar
Marden 27 de março de 2021

Engraçado que tudo é proibido, mas se pagar ao despachante que ele pague as taxas e legalize junto ao Detran, aí pode! Brasil corrupto!

Avatar
Márcia Neves 29 de março de 2021

Verdade! É ilegal mais se pagar as taxas pode, é cada coisa viu

Avatar
Henry 27 de março de 2021

Questão forol led concordo. Pois os caras trocam seu sistema mas nao sabem reular os farois quem vem na contra mao sofre por nao enxergar nada a frente. Os carros novos se ajustam conforme o peso.

Avatar
WANDERLEY APARECIDO DE SOUZA 27 de março de 2021

O Detran através de seus “burrocratas” criam tantas normas que parecem ser mais pra se ter meios diversos de arrecadação. E enquanto isso temos ruas e estradas de país de 5° mundo.

Avatar
Paulo 26 de março de 2021

Ou seja se vc for RICO e comprar um carro que já vem de fabrica com tudo q é “proibido” por no seu velho carro pode, Brasil um país para RICOS??

Avatar
Marcelo Estrella 27 de março de 2021

Kkkkkkkkkk, bem por aí.

Avatar
FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA 26 de março de 2021

Tenho um carro que tem modelos 7 lugares e 5 lugare e o meu e de 5 lugares mas tem o lugar para mai dois bancos. Eu posso mudar ele colocando os dois bancos?

Avatar
Joao 29 de março de 2021

O q manda a lei e o q esta escrito no documento de porte 5 ou 7 lugares se for diferente e passivel de multa sim não pode alterar sem autorização do detran

Avatar
Jorge Caldas 26 de março de 2021

Tantas coisas mais erradas do que tudo isso existe no trânsito incluindo as buraqueiras que quebram os carros, eles estão preocupados com coisas muitas vezes insignificantes. Sempre digo: quem compra carro, aluga carro, porque não é o dono. O dono é o Contra.

Avatar
João Pedro Machado de Souza 27 de março de 2021

Exatamente irmão, fora que pagamos IPVA para a manutenção das estradas que não acontece e tudo você tem que pagar pra conseguir

Avatar
Antonio Sérgio 26 de março de 2021

Bom dia pessoal,nós não podemos colocar lâmpadas melhores em nossos carros pra ter uma melhor visibilidade a noite mas, a Scania, a DAF,entre outras fabricantes de caminhão pode colocar lâmpadas de led até no teto do caminhão. Esse é nosso Brasil onde quem pode mais chora menos.

Avatar
Roberto 26 de março de 2021

Muitos afirmam: ” o carro é meu. Faço o que quiser com ele” Certíssimo. Passou a rodar em via publica, está sujeito ao CTB. Corretíssimo. Maioria não é obrigada a se sujeitar à veiculo com som alto. Rebaixado( como as vias são irregulares andam devagar), ou com escapamento parecendo uma locomotiva.

Avatar
Leonardo 26 de março de 2021

Vou rebaixar vou botar led vou botar 100% nos vidro no meu astra minha opinião quando ir preso vou lá e tiro tchau i brigadu

Avatar
Jorge Caldas 26 de março de 2021

É isso aí cara!!!

Avatar
Pires 26 de março de 2021

Pago caro pelo carro e não posso fazer o que eu quero carro é meu porra,vai cuidar dessa pandemia até parece que não tem serviço bando de vagabundo

Avatar
ARIDES BRASIL PEREIRA 25 de março de 2021

Já se sabe que as lâmpadas dos faróis não podem ser de led, mas minha dúvida é e as lâmpadas das lanternas podem? Outra se no da lâmpada ? de seta eu colocar um conjunto que faz a função de seta quando se tem a intenção de posição e quando está em condução normal o mesmo funciona como drl, porém são de led. Será que o que foi mencionado é permitido? Alguém sabe dizer?

Avatar
Marcio 25 de março de 2021

Na vdd não pode nada e sim almenatar os preços de TD eu acho que quando nos compramos nós temos o direito de fazer o que quiser já pagamos muito caro nós nosso carros pq não abaixa os valores de TD e melhora nossa ruas e estradas que estão uma merda isso sim que eles deviam se preocupar por isso o Brasil não vai pr frente só pensam em lei prender os nosso vereador, prefeito etc não faz bando de desocupado deixo nos ser feliz deixa nós fazer o que quiser sai do nosso bloco

Avatar
Beto 24 de março de 2021

No meu ponto de vista relação ao LED/XENON é que, se não é permitido o uso nós veículos então para que é permitida a venda? Qual o benéfico nisso? Muito interessante órgãos competentes, né?!

Avatar
Henry 27 de março de 2021

Parabens. Tenho a mesma ideia e duvida sse é proibido então nao se vende.

Avatar
Edilson Rodrigues 24 de março de 2021

Acabou as gentilezas da boa educação através de contato visual com outro motorista que se esconde pelos vidros escuro. Películas escura, é bom pra esconder bandidos.
Outras aberração é carro rebaixado ao passar numa lombada, atrasa quem vem atrás. Outra coisa são os faróis de Led que ofusca a visão dos demais. Se existe lei, deve ser cumprida. A polícia vem fazendo vista grossa e a excessao vem se tornando regra.

Avatar
elioricardo 25 de março de 2021

Eu concordo com isso o farol de led se não bem regulado ofusca quem vem em sentido contrário dizem que já e proibido a Brasília quem não lembra?tinha duas parábolas soube que era proibido e lançaram não sei se é verdade já passei por uma achando que era carro de luxo a noite para minha surpresa era a Brasília rapaz fere a vista

Avatar
Juliano 29 de março de 2021

O problema é que existem lâmpadas LED de boa qualidade que realmente são muito melhores q as originais e não ofuscam a visão da pista contrária mas são muito mais caras q as lâmpadas originais , e existem as porcarias vindas da China q parecem o sol vindo de frente e custam uma pechincha … Adivinha qual q o brasileiro compra …

Avatar
campos 26 de março de 2021

negativo, a película serve para você preservar a sua privacidade. contanto que não atrapalhe sua visão, é uma questão de segurança a bandidagem não ter certeza de quem está dirigindo ou quantos estão no veículo. uma moça sozinha pode aparentar ser alvo fácil pra um sequestro ou assalto.

Avatar
ANTONIO CARLOS DE SOUZA COSTA 26 de março de 2021

Com certeza Campos,eu tbm penso desse jeito,a película dificulta muito a ação dos bandidos,eu uso 70 % nos vidros.

Avatar
Juliano 29 de março de 2021

Daí essa moça sozinha com seu vidro extremamente escuro não vê um ciclista ou pedestre a noite , ou uma moto também . Aí vc vai lá ressuscitar a vítima ?

Avatar
campos 30 de março de 2021

aprenda a ler e a interpretar Juliano, eu falei na segunda frase: “CONTANTO QUE NÃO ATRAPALHE A SUA VISÃO”. conseguiu ler agora? aqui não da pra desenhar, uma pena. aliás, só pra deixar claro, todos fazem parte do trânsito. o pedestre tem que ter noção de que à noite a visibilidade é prejudicada você utilizando película ou não. utilize a faixa de pedestres. o ciclista tem que utilizar equipamento refletivo ou que emita luz pra estar sinalizado também. a imprudência nem sempre é do motorista.

Avatar
Leonardo santos 24 de março de 2021

Isso e uma palhaçada, não pode nem envelopar o carro mais. Se o veículo e preto e quiser adesivar de preto não pode? O detran ja acha pouco? O órgão que ganha mais dinheiro. Querem ganhar mais pelo amor de deus. So ta faltando agente compra um automóvel e entregar a eles de presente. Agente compra o carro com o dinheiro da gente mais o carro não e nosso, se for pego na rua com o ipva atrasado eles tomam. Se ta tudo certinho no carro eles procuram defeito pra meter uma multa.

Avatar
Saulo 25 de março de 2021

Se o carro for preto, pode envelopar de preto sim. O que não pode é mudar a cor do carro emais de 50% da pintura.

Avatar
campos 26 de março de 2021

pelo jeito você nem leu e tá falando… tá escrito na matéria que se for manter a cor do carro não tem problema algum, independente de for fosco ou texturizado.

Avatar
Alisson 29 de março de 2021

Pior viu só falta isso mesmo,de sertã forma n somos dono do veiculo n.isso e uma palhaçada q precisa acabar ??????

Avatar
Taís Ribeiro 24 de março de 2021

Tenho uma dúvida, em caso de pintura estilo low rider, onde o que vai mudar vai ser os tons da mesma cor, precisa fazer documento fantasia? Exp: doc cor azul, carro pintado em vários tons de azul.

Avatar
Leonardo santos 24 de março de 2021

Se o carro e preso vc paga a diária do carro no detran ainda paga reboque. Se vc não tem dinheiro pra retirar o veículo. Eles vendem seu carro isso e uma palhaçada.

Avatar
Taís ribeiro 24 de março de 2021

Ok, mas precisa mudar o documento para fantasia? No caso de Low rider?

Avatar
Octávio Moreira Gouveia Barbosa 29 de março de 2021

O melhor a fazer é consultar seu órgão de trânsito para ter certeza e, se necessário, regularizar.

Avatar
Gilson 24 de março de 2021

Na minha opinião cada um tem o direito de fazer oq quiser com u seu veículo pois vc paga caríssimo no seu carro i não poder fazer nada é uma sacanagem

Avatar
Fernando B 24 de março de 2021

Desde que não atrapalhe os outros motoristas, né

Avatar
arlan 24 de março de 2021

Falou pouco mas falou bonito

Avatar
Antonio oliveira 24 de março de 2021

Posso fazer a manutensao da pintura do meu carro sem alteração na cor? Mas ainda sim é preciso comunicar o detram?

Avatar
James 27 de março de 2021

Vc pode pintar e fazer a manutenção da pintura qdo e quantas vezes vc quiser.
Só precisa comunicar ao Detran se vc *MUDAR DE COR* se a cor que colocar for diferente do que está descrito no seu documento do veículo.
Espero ter ajudado, abraços.

Avatar
Marcelo de Assis Martins 24 de março de 2021

Engraçado é não poder colocar mais comprar, emitir nota fiscal e nessa como sempre pagar uma quantia enorme de impostos embutidos em produtos que em tese são proibidos. Uma aberração jurídica se não pode porque se vende?

Avatar
Ari 24 de março de 2021

Meu nome e Ari e eu não tô nem aí kkkkk

Avatar
Jubileu 27 de março de 2021

É isso aí, Ari. Eu tô aqui e tô nem aí.

Avatar
Marcos Ferreira 24 de março de 2021

Ou seja, isso é uma palhaçada sem sentido, você tem um carro paga por ele com um imposto absurdo e pra fazer alguma coisa no carro ainda tem que pagar uma vistoria e pedir permissão a esse bando de incompetente que não tem o que fazer. Vão melhorar as estradas e rodovias que a gente paga pra isso. Uma lâmpada ou um espaçamento não altera característica de veículo nenhum. Pipa palhaçada pra extorquir dinheiro da população com multas.

Avatar
Ednaldo 24 de março de 2021

Os engenheiros quebram a cabeça desenvolvendo os meios para tornar essas carroças mais seguras, aí aparecem jegues habilitados, modificando, rebaixando…

Avatar
Noelineg 24 de março de 2021

Engenheiro sabe de nada nois soca a muriçoca no chão mesmo e atravessa de banda nus quebra mola mesmo ta incomodado fica em casa

Avatar
Gilson 25 de março de 2021

Apoiado , é isso aí mano

Avatar
Jake Santos 8 de agosto de 2021

Os engenheiros: fazem carro que pega fogo sozinho (Toyota Prius, Fiat Tempra), a roda solta (Fiat Stilo), capota (Volkswagen Amarok, Toyota Hilux), é extremamente inseguro (Chevrolet Celta até 2008 não tinha airbags e tirou 0,5 no crash test), apresenta diversas falhas crônicas (Citroën C3 rachava o bloco, as buchas da suspensão estouravam entre diversos outros problemas antes mesmo dos dez mil km rodados)

Pelo amor de Deus, você sabe alguma coisa sobre carros?

Avatar
Julian Paul Assange 25 de março de 2022

Fora o problema do Citroën quanto a rachar o bloco, no demais você só falou muita besteira! E sem dúvida deve ser um péssimo condutor…
A culpa é sempre do carro guiado.

Avatar
PAULO SERGIO RAMOS FURLAN 24 de março de 2021

Ridículo a gente compra o carro paga esse maldito IPVA todo ano um absurdo e ainda não se pode fazer nada e mais fácil andar de carroça

Avatar
James 27 de março de 2021

Entendi sua crítica amigo, mas andar de carroça só é permitido se vc mora no interior do seu estado, ou seja em área rural, em ruas e estradas urbanizada já está proibido tbm. Abraços.

Avatar
Julian Paul Assange 25 de março de 2022

A resposta perfeita de um comediante do cabaré…de travestis!

Avatar
Mariadofumo 24 de março de 2021

Essa lei aí do escapamento so aplica em carro, porque onde se vai tem aquelas moto cg/fan etc, que só faz barulho. Se escuta de longe.

Avatar
Alex 12 de maio de 2023

Olá, posso instalar aerofolio no carro , existe alguma lei que proibi , pois a maioria dos carros já estão vindo com aerofolio, por favor me tire essa dúvida

Avatar
Rodtigo 24 de março de 2021

Então eu posso ter uma ferrari rebaixada com motor super potente pneus largos e escapamento esportivo tudo de fabrica.. Mas se eu faço tudo isto no meu carro em locais especializado é proibido??
Eita Brasil chato

Avatar
Fernando B 24 de março de 2021

Mas dá pra comparar uma Ferrari com essas características originais da montadora para o seu Celtinha 2006 rebaixado na Oficina Zeca Urubu?

Avatar
Luiz 24 de março de 2021

Pra mim sao um bando de safados pois as fábricas nao faz as coisas do geito do agrado de quem compra e sim do deles dai a pessoa compra paga o olho da cara de caro grasas nossos empostos que e um absurdo e mesmo asim eles controla o que devemos coloca no carro sei que tem uns cornos que coloca escapamento barulhento isso eu acho uma burrice pois ninguém quer saber que vc esta pasando se vc que avisa pro amante da sua mulher que vc esta chegando acha outra forma de fazer mais nao esculhamba com o cilencio dos outros ja as outras modificação eu acho que a pessoa compro e dele ele modifica o que ele quiser e puder nao tem que ter essa putise de perder seu bem por isso afinal a pessoa pagou por aquilo ela faz bem o que enteder mais nossos gosvernos enventa modinha só pra ganha mais dinheiro por que nao vão racha uma lenha ou algo que seja realmente útil pra sociedade e ainda falam que temos livre árbitro nao sei onde aff….

Avatar
Edmilson generoso 26 de março de 2021

Vc pode modificar o seu carro só precisa legalizar no órgão competente

Avatar
Marcelo Pereira da Silva 24 de março de 2021

A grande realidade é a que sempre tive certeza, algumas pessoas preferem sempre o que é proibido, tudo que não puder fazer ela quer, por isso não vou falar mais nada.

Avatar
Edson Veiga Pinto 24 de março de 2021

Gostaria de saber se é permitido trocar o farol comum por máscara negra.

Avatar
Alex Macedo 24 de março de 2021

Pode sim Edson, não só mascara negra como colocar projetores,desde que a lâmpada seja halogena.

Avatar
Paulo Tubaína 24 de março de 2021

Serviços on LINE do DETRAN deveriam ser mais baratos e menos burocrático. Trocar placa por exemplo. Paga vistoria, paga isso é até impressão digital de documentos???? Absurdo e o DETRAN fechado…mas as multas nem vírus paga!!!!! Cadê as alternativas Detran só?????? Placas novas,!!!!!!!!!

Avatar
Paulo Tubaína 24 de março de 2021

O Detran Do fechado e a burocracia aberta. Preciso trocar placas e tem que agendar, fazer revisão, pagar taxas e esperava vontade do Detran funcionar ou de desperdício tempo do trabalhador. Fácil ficar prescrevendo regras para os outros e ganhando dinheiro.

Avatar
Alex Siuza 24 de março de 2021

Nenhuma lei é válida sem a devida fiscalização, por isso o trânsito no brasil mata , aleja e mutila aos milhares. Por aqui, como é feito em países sérios, qualquer alteração da condição original do carro, deveria gerar um termo de responsabilidade civil ao proprietário. De resto deveria ter leis de procedimento, mais multa aos veículos fora do padrão

Avatar
Marcos Ferreira 24 de março de 2021

É baseado em que esses caras fizeram essas leis? Ele não são nada, não são engenheiros e muito menos entende de mecânica ou elétrica. Só querem criar firmas de arrecadar dinheiro. Todo ano se cria uma novidade voltada pra os veículos, e selo pedágio, e kit primeiros socorros, é extintor Abc depois não mas é assim vai. É palhaçada mesmo. País de de ladrão.

Avatar
Ramon Pires 23 de março de 2021

Trocando por miúdos… Você compra o veículo e só pode pagar em dia os impostos… Modificar o q é seu não pode… Por que o estado não permite… Mas o estado deixar uma estrada em péssimas condições pra trafegar pode… Certas alterações não interferem em nada o desempenho do veículo nem colocam em risco a condução de terceiros…Absurdo isso…

Avatar
Alex Souza 24 de março de 2021

Lá vem o brasileiro típico e suas desculpas esfarrapadas. Como que modificações feitas no conjunto de rodas/pneus, suspensão, motor e sistema de iluminação, via de regra, feitas na base da gambiarra, não põe em risco a vida de terceiros? Só rindo mesmo

Avatar
Ruy 24 de março de 2021

Se eu compro uma casa tenho direito de fazer o que quiser com ela e o mesmo é para o carro, paguei é meu e faço o que quiser desde que haja com responsabilidade.
Não tenho culpa se você ou outros não gosta e outros adora. Por exemplo se você gosta de amarelo e eu de vermelho eu tenho que respeitar você e vice versa do mesmo jeito você respeitar os outros por seus gostos.

Respeito é a base de tudo o preconceito não.

Avatar
Parreira 24 de março de 2021

Afff cola aqui na minha garagem e olha se tem alguma gambiarra no meu carro !!! Fala merda não filho. Garanto que tenho mais segurança, estabilidade, e potencia do que qualquer carro original

Avatar
Ramon Pires 24 de março de 2021

Subentende que se vc compra um artigo em que está estampado o logo do Inmetro, ele foi testado e aprovado para ser comercializado, não oferendo riscos, caso de pneus, rodas, as próprias lâmpadas. Também sou de acordo que se não é permitido tem q ser proibido a comercialização… Mas o problema é que a maioria do cidadão é como este que discordou do meu comentário, e pós causa de gente assim conformada que o nosso país tá assim…

Avatar
Dagur 15 de maio de 2022

cara, você acha mesmo que só porque você não consegue fazer algo bem feito com suas próprias mãos ninguem mais vai conseguir?.. isso é algo que uma criança birrenta que não consegue fazer algo diria, aprecie ou não é a vida das pessoas no carro, uma verdadeira arte nada mais nada menos

Avatar
Gabriel 24 de março de 2021

Concordo com vc, tenho um veículo praticamente novo e bem modificado também, não é qualquer gambiarra colo o amg aí falou não, tenho suspensão a ar no veículo instalada por empresas especializadas, escapamento com difusor, farois super branca e rodas aro 17 , tudo instalada por especialistas da área, já passei por vários comandos nunca tive problema algum inclusive alguns polícias perguntaram algumas peças quebrou tinha colocado porque acharam o carro bonito, o carro é meu eu faço o que eu quero, quero ver aprenderem meu carro ?

Avatar
ian salmi 23 de março de 2021

O Artigo 8º do CTB não fala absolutamente nada disso.

Avatar
Paulo 26 de fevereiro de 2023

Exatamente, só jogaram no google e replicaram o mesmo erro sem nem abrir o código de transito.

Avatar
Jason Silva 23 de março de 2021

Engraçado, proibir o LED é muito fácil. Acho que seria mais correto verificarem os motoristas que andam com lâmpadas comuns e os faróis totalmente desregulados ou com o farol baixo e acendem o farol alto para iluminar a via. Outro fato são os SUV’s. Carros mais altos que os faróis incomodam os motoristas dos carros mais baixos. Essa desculpa de proibir o LED para segurança não tem nada a ver. Proíbem o uso, mas não a venda e a fabricação.

Avatar
Alex Souza 24 de março de 2021

Essa questão é tão simples que qualquer criança entende. Lâmpadas de led, bem como xenon, não foram projetadas para carros velhos, muito menos para carros com projetores halogenos, logo, o fato de estar a venda não significa que pode ser usado livremente e sem critério.
Infelizmente brasileiro, no geral, é muito limitado para entender aspectos mais amplos de cidadania

Avatar
Coelho 24 de março de 2021

Discordo que as lâmpadas de leds “não foram projetadas para carros velhos”! Pois, tenho há mais de 3 anos, em um SUV (2008), leds da Philips, que inclusive tem vídeos/matérias demonstrando que o “desenho” do projeto das lâmpadas, acompanham a projeção/foco da halógenas, e ainda, não ofusca os outros condutores, além da durabilidade e economia de energia, que as halógenas não tem, sendo lâmpadas frágeis (quem nunca viu os carros “caolhos”?), pois, o filmanento fino esquenta muito, daí, o veículo passar por buraco na estrada (o que não é difícil encontrar), corre o risco de romper o filamento e queimar a lâmpada halógena.
Como o colega falou, tem muitos carros com faróis desregulados, que mesmo com a halógenas, ofuscas os outros condutores, e ainda, tem um carro que de fábrica, tem as lâmpadas halógenas, mas, ofuscas as pessoas com o farol baixo, parecendo que está no alto, é o exemplo do Fiat Argo. E voltando aos leds, tem muitos que compram marcas baratas, sem reconhecimento (certificação internacional), que não tem o projeto correto e/ou alta quantidade de “Lúmens”.

Avatar
OSMAR ALVES DE SENNA 26 de março de 2021

Dúvida ? Posso colocar drl nos faróis …e Smart led na traseira como são usados normalmente nos carros importados …ela serve de lanterna , pisca , ré, e pisca alerta .

Avatar
Eliel 29 de março de 2021

Bando retardados

Avatar
Milton 30 de março de 2021

Eu gostaria de saber qual é a vantagem ou em que melhora sua vida rebaixando um carro, acho isso uma ignorância pois o carro desvaloriza, e também para que som alto em carro, prejudica sua saúde e não traz nenhum benefício além de perturbar a paz de outros, brasileiros deixem de ser atrasados, um veículo vem da fábrica com segurança, não há necessidade de alterar nada. Quer aparecer suba num poste e se vista de palhaço, esse tempo já foi, evolua cara. Procure trabalhar para o bem de sua família e viver em paz, só isso.

Avatar
Juliano 29 de março de 2021

Pois é , também uso LED Philips na minha moto ano 1998 e nunca tive problema , nem com polícia e nem com condutores na via contrária , mas sempre está bem regulado . O problema é pobre fazendo pobrice , vai ver o farol tá amarrado com arame , todo quebrado , aí o cara compra uma lâmpada ruim chinesa p não comprar outro farol e faz aquela porcaria com a vida dos outros , por esse motivo a lei tem q proibir e os bons pagam pelos maus …

Avatar
Marcos Ferreira 24 de março de 2021

Lampada de led é consome menos e tem melhor qualidade de iluminação, além de ter vida útil maior, não afeta e nada na instalação do veículo.

Avatar
Deixe um comentário