De olho no Brasil, Lifan planeja novos carros e aumento de qualidade

Executivo da marca no Brasil assume que os automóveis produzidos na China estão atrás de europeus e japoneses, mas projeta rápida evolução

lifan01
Por Daniel Camargos
Publicado em 27/04/2017 às 15h57
Atualizado em 11/08/2022 às 16h05

O plano traçado pela Lifan, marca chinesa presente no Brasil desde 2013, é chegar ao patamar dos carros coreanos até 2024. Em entrevista a jornalistas brasileiros na sede da empresa em Chongqing, na China, o executivo da marca no Brasil, Fang Yinqi, assume que os automóveis produzidos na Alemanha estão bem à frente – seguidos por japoneses, norte-americanos, franceses e coreanos. “Eu admito que estamos atrás”, afirma.

A estratégia agora é aumentar a qualidade e tentar buscar uma identidade maior dos veículos. Deixando – mas sem muita pressa – as cópias descaradas do design dos produtos ocidentais. Enquanto não atinge a excelência, a Lifan tenta ganhar espaço no mercado brasileiro, um dos mais importantes para a marca, assim como Rússia e Irã.

Carros Lifan: SUV X60


A estrela por aqui é o SUV X60. Depois de adiar os planos de iniciar as vendas do modelo reestilzado equipado com câmbio CVT, a marca promete começar a, enfim, vender o novo utilitário em julho. Como mudança é possível notar a nova frente com o nome da marca escrito por extenso. Um sinal de que, aos poucos, a Lifan vai deixando de lado o pudor de ser chinesa.

Os faróis e lanternas também foram modificados, ganharam LEDs e estão com uma pegada mais moderna. A qualidade do acabamento interno mudou para melhor (pior era impossível, né?), com revestimento emborrachado e costuras vermelhas.

Porém, o modelo que é montado na fábrica do Uruguai, com as peças importadas da China, chega ao mercado com data de validade. De acordo com Yinqi, a segunda geração do SUV, que será apresentada na China no meio deste ano, está prevista para aportar no Brasil em 2018.

Lifan quer vender carros de outros segmentos

Irmão maior do X60, o X80 está previsto para começar a ser vendido por aqui no primeiro semestre do ano que vem. Equipado com motor 2.0 turbo, que rende 183cv e câmbio automático de seis marchas, quase tem porte para brigar com grandões como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Hyundai Grand Santa Fe. Quase.

Carros Lifan: SUV X80

No entanto, nem só nos SUVs estão os planos da marca. A Lifan cogita (mas fará clinicas antes de bater o martelo) importar novos carros, entre os quais o M7, um monovolume de sete lugares que pode brigar com Chevrolet Spin e JAC J6.

O visual usa o péssimo truque chinês de inspiração em outros modelos. É a cara do Ford S-Max europeu. O entre-eixos é de 2,78 m, maior que o dos possíveis concorrentes (2,62 m do Spin e 2,71 m do J6). Vale destacar, entretanto, que na última fileira de bancos somente crianças conseguem viajar com conforto.

Equipado com motor 1.5 turbo e transmissão automática de oito velocidades, o veículo estreou bem no mercado chinês. Segundo o fabricante, o número de pedidos está maior do que a capacidade de produção.

Carros Lifan: M7
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário