Depois do Honda Fit: Urban EV é reencarnação do Fiat 147?
É o que os comentaristas da internet estão dizendo por aí sobre o novo conceito que a Honda apresentou em Frankfurt, o Urban EV
É o que os comentaristas da internet estão dizendo por aí sobre o novo conceito que a Honda apresentou em Frankfurt, o Urban EV
Vida de designer de carro não é fácil. O profissional estuda muito, acompanha as tendências do mercado, responde aos anseios da engenharia, mas o que fica ao fim é o comentário do público. A Honda apresentou, no Salão de Frankfurt, o conceito Urban EV, um modelo moderno e cheio de salamaleques. Mas os comentaristas do nossa página no Facebook foram implacáveis e cravaram: é um plágio do Fiat 147.
Entre os dois, entretanto, estão 40 anos e muita tecnologia de diferença. O pioneiro da Fiat no Brasil era equipado com um motor transversal, de 1.048 cm³ de cilindrada, que rendia 50 cv a 5.800 rpm.
Já o Urban EV, da Honda, pode devolver a energia elétrica armazenada para a rede, residências e outros veículos elétricos. A montadora afirma ainda que o conceitual de design “retrofuturista” foi construído sobre uma plataforma nova, pensada exclusivamente para modelos elétricos.
Enquanto o Fiat 147 tinha um câmbio de quatro marchas, todas sincronizadas, como ponto fraco; o conceito da Honda compartilha a energia entre os pontos conectados de forma a otimizar a armazenagem e distribuição, solucionando problemas de excesso ou falta de eletricidade.
Há 40 anos o 147 também trouxe novidades. A coluna de direção era articulada e foi o primeiro carro brasileiro ganhar pneu radial de série.
Brincadeira a parte, vale justificar que o design do Urban EV é retrô, pois remete às primeiras gerações do Civic. A carroceria é minimalista, escondendo a maioria dos frisos entre as peças que a compõem. Na dianteira, o volume em preto que engloba os faróis toma o lugar da grade e contrasta com o branco do restante do corpo.
As portas se abrem no sentido da traseira. O conceito não tem retrovisores, que foram substituídos por câmeras. Na cabine, os assentos inteiriços têm acabamento em tecido e detalhes em madeira, que também aparecem no painel flutuante.
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honda 147
Aqui na Europa, a imprensa especializada diz que seu design inspirou-se no Golf (segunda geração) para a parte da frente e no Peugeot 205 para a parte de trás.
Tá…moderno…cheio de eletrônicos…MAS A CARA DO 147 hehehehehe…só espero que não tenha a mania que o 147 tinha, de andar com três rodas, quando se entrava rápido em uma curva…
Fui aceito como piloto de uma equipe, na minha época, por que “entrava de três”…e saia sem capotar hehehee…na primeira curva, depois da reta em descida do Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza-CE