Detecção de humor do motorista é testada por Jaguar Land Rover

Empresa está desenvolvendo sistema de inteligência artificial que adapta a cabine do veículo às necessidades dos ocupantes

Por AutoPapo12/07/19 às 09h00

A Jaguar Land Rover está pesquisando uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) para detecção de humor do motorista enquanto dirige – e ajustar as configurações da cabine para melhorar seu bem-estar.

A tecnologia usa uma câmera voltada para o motorista e sensoriamento biométrico para monitorar e avaliar seu humor, adaptando uma série de características da cabine. Entre os ajustes, estão sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, mídia e iluminação ambiente. As configurações são alteradas em resposta às expressões faciais do motorista para ajudar a combater o estresse.

Empresa está desenvolvendo sistema de inteligência artificial para detecção de humor e adaptação da cabine do veículo às necessidades dos ocupantes

Relatórios sugerem que 74% da população admite sentir-se estressada ou sobrecarregada todos os dias, segundo a fabricante.

O sistema de detecção de humor usa as mais recentes técnicas de inteligência artificial para se adaptar continuamente às nuances das expressões faciais do motorista e implementar as configurações apropriadas automaticamente. Com o tempo, o sistema vai aprendendo a preferência de um motorista e faz ajustes cada vez mais personalizados.

As configurações de personalização podem incluir a mudança da iluminação ambiente para cores calmantes se o sistema detectar que o motorista está sob estresse. Outro exemplo seria selecionar uma lista de reprodução favorita se forem identificados sinais de cansaço, ou baixar a temperatura em resposta a bocejos e outros sinais de cansaço.

Detecção de humor está aliado a direção autônoma

A Jaguar Land Rover também está experimentando uma tecnologia semelhante para os passageiros do banco traseiro, com uma câmera montada no encosto de cabeça. Se o sistema detectar sinais de cansaço, poderá diminuir as luzes, tingir as janelas e elevar a temperatura nas costas, para ajudar um ocupante a dormir.

“À medida que nos movemos em direção ao futuro autônomo, a ênfase para nós permanece tanto no motorista quanto sempre esteve. Adotando uma abordagem holística para o motorista e implementando muito do que aprendemos com os avanços na pesquisa em torno do bem-estar pessoal nos últimos 10 ou 15 anos, podemos garantir que nossos clientes permaneçam confortáveis, engajados e alertas por trás do volante em todos os cenários de condução, mesmo em viagens monótonas de auto-estrada”, disse o diretor médico da Jaguar Land Rover, Steve Iley.

O novo sistema de detecção de humor é parte de um conjunto de tecnologias que a Jaguar Land Rover está explorando como parte de sua visão “santuário tranquilo” para melhorar a experiência de dirigir. Projetado para criar um santuário dentro de cada um dos seus veículos de luxo, a fabricante está testando uma ampla gama de recursos de bem-estar para motorista e passageiro, para garantir que os ocupantes estejam o mais confortável possível, enquanto o motorista permanece atento, alerta e em controle.

O software de detecção de humor é a próxima geração das tecnologias voltadas ao motorista da Jaguar Land Rover. A tecnologia Driver Condition Monitor, que é capaz de detectar se um motorista está começando a se sentir sonolento e dá um aviso antecipado para fazer uma pausa, está disponível em todos os veículos Jaguar e Land Rover.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário