Detran do Rio já negocia placas do Mercosul

Estado deverá ser o primeiro a adotar o novo modelo de placas automotivas

Por AutoPapo14/05/18 às 15h28

O estado do Rio de Janeiro deverá ser o primeiro a adotar as placas do Mercosul no Brasil, anunciou o órgão na sexta-feira (11). Segundo comunicado, o Departamento de Trânsito (Detran) do Rio fez um acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) durante uma reunião. O anúncio foi feito no mesmo dia que um novo adiamento da data final para adoção das placas por parte do governo.

placa mercosul detran do rio de janeiro
Detran RJ | Reprodução

O novo adiamento da data limite, que deveria ter sido em janeiro em 2016 pelos acordos internacionais, foi definida para 1º de dezembro de 2018. As novas placas são reguladas pela resolução 729 e haviam sido suspensas por 60 dias, em março. O atraso foi tomado porque os órgãos responsáveis não conseguiram determinar o processo de fornecimento das placas, pois elas teriam custo elevado.

Além disso, o Ministério Público do Amazonas interviu nas decisões, afirmando haver irregularidades no processo administrativo que favoreceriam empresas que detém tecnologia para fabricar as placas novas.

Assim, foi estabelecido um grupo técnico para analisar as questões no período de 60 dias. Na sexta-feira, novo texto para a resolução 729 foi publicado. Foram definidas as regras e requisitos para o credenciamento das empresas responsáveis pela produção e estampagem das novas placas. Estes estabelecimentos deverão ser credenciados pelo Denatran.

Com as regras definidas, o Detran do Rio de Janeiro se adiantou em selar o acordo com o Denatran, devendo ser, assim, o primeiro estado brasileiro a adotar as placas do Mercosul.

Em comunicado oficial do órgão, o presidente do Detran RJ, Leonardo Jacob, foi citado esclarecendo a velocidade da negociação. “Queremos liderar esse processo porque somos o único estado a realizar a vistoria obrigatória, o que facilita o processo, porque os proprietários já trazem seus veículos todo ano para a nossa inspeção. Vamos aguardar o Denatran credenciar as empresas responsáveis pela produção das placas em todo o país para que possamos abrir licitação para contratação da nossa fornecedora”, afirmou ele.

8 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Roberto de Luna 12 de agosto de 2018

    O Brasil é tão incompetente que mesmo se criando uma determinação federal, os estados é quem dizem o dia mês e ano que querem adotar… só nesse país de corruptos e incompetente mesmo!

  • Samuel 17 de maio de 2018

    Nao disse impedir mais sim em dificultar supostas clonagens,pois ela contara com alguns itens interessantes de seguranca que as antigas nao tem! Nao tera lacre e nem aque arame ridiculo preso lataria,e ainda sera mais barata ,pois nao tera atravessadores intermediando precos como acontece hoje! Tambem nao sera obrigatoria sua troca, fica a criterio cada um querer ou nao!

  • samuel 17 de maio de 2018

    Nao disse em impedir ,mais sim em dificultar clonagens, voce viu itens a mais de seguranca ela traz? E outra, me parece que vai ser ate mais barata, pois estara livre lacre aquele arame ridiculo preso lataria e atravessadres gahando em cima. Lembrando que nao e obrigatorio, quem quizer permanacer com a placa antiga de boa!

  • Claudio Bruel 16 de maio de 2018

    Vão impedir a clonagem! Quem foi que disse isso? Lembram de tantas coisas que foram implementadas todas em nome de mais segurança no credenciamento de veículos automotores? Uma delas gravação do nr do chassi nos vidros, não se passaram nem quinze dias e fraudadores já tinham equipamentos para gravar nos vidros, tudo igualzinho a novidade. E esta nova placa inclui acordos com os outros países do Mercosur? Vamos poder cruzar as fronteiras tranquilamente?

  • samuel 15 de maio de 2018

    Novas placas irá sim trazer benificios, dificil de ser clonadas, mais seguranca para usuarios! Questao valores, nao vai ter atravessadores no entanto preco nao sera abusivo ok! Vale lembrar nao e obrigatorio troca ,quem quizer ficar correndo riscos clonagens que fique com a antiga!

  • Alberto 15 de maio de 2018

    Sim, absurdo vistoria anual tenho concordar! Ja placas outra história, ja tivemos veiculos clonados a Família então me parece estas novas placas vem recheadas intens segurança,e outra troca quem quizer optar lor elas

  • Claudio Lima 14 de maio de 2018

    … ” Somos o único estado a realizar a vistoria ( OBRIGATÓRIA) anual”…. Deveria ter vergonha de falar isso…

  • Alberto 14 de maio de 2018

    Que venham logo para outros estados tambem! Top novas placas, mais seguras!

Deixe um comentário