Quer colocar a placa Mercosul no seu carro? É possível!

Mesmo os veículos que não se enquadram nas situações obrigatórias podem adotar as novas chapas; confira como ficarão os caracteres da sua

Os proprietários de veículos podem optar por adotar a placa Mercosul. Entenda como ficarão os caracteres depois da mudança.
Por AutoPapo
Publicado em 31/01/2020 às 10h25

A Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispõe sobre o novo sistema de Placas de Identificação Veicular (PIV). Além de tratar do processo de adoção e do detalhamento das chapas, o texto afirma que é possível adotar voluntariamente a placa Mercosul.

Na transição das placas cinza para Mercosul, é feita a substituição automática do segundo caracter numérico por uma letra, conforme padrão estabelecido pela determinação.

Confira o texto na íntegra:

CAPÍTULO I

Requisitos da Placa de Identificação Veicular

Art. 2º Após o registro no respectivo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal (Detran), cada veículo será identificado por Placas de Identificação Veicular – PIV dianteira e traseira, de acordo com os requisitos estabelecidos nesta Resolução.

§ 3º Caso os proprietários de veículos que estejam em circulação desejem adotar voluntariamente o modelo de PIV previsto nesta Resolução, haverá a substituição automática do segundo caracter numérico do modelo de PIV anterior por uma letra, conforme padrão contido no Anexo II.

Como ficará a sua placa Mercosul

No caso de substituição do padrão LLL NNNN pelo Mercosul LLLNLNN, é adotada a seguinte tabela equiparativa, para substituição do antepenúltimo caracter, de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa:

Placa antiga Nova placa
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

Veja o exemplo: A placa anterior ABC 1234 será substituída pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.

A faixa de letras de “A” a “J” será utilizada apenas para a conversão do modelo antigo para a placa Mercosul, de forma a permitir a convivência entre ambos os modelos e possibilitar a consulta por ambos os critérios de chapas.

Será possível escolher os caracteres da placa?

O AutoPapo questionou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se o proprietário poderá escolher a combinação de números e letras da nova placa padrão Mercosul. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a possibilidade de alterar o código alfa-numérico da chapa será determinada por cada Departamento de Trânsito (Detran).

Provavelmente os Detrans que já oferecem o serviço o manterão ativo.

Os proprietários de veículos podem optar por adotar a placa Mercosul. Entenda como ficarão os caracteres depois da mudança.

Passo a passo para solicitar a placa Mercosul

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o interessado em realizar o emplacamento deve:

  • Realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran;
  • procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão;
  • realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.

As novas placas são obrigatórias nas seguintes situações:

  • Primeiro emplacamento;
  • alteração de categoria;
  • mudança de município ou de estado;
  • ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano;
  • segunda placa traseira.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
70 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deise sena 27 de setembro de 2021

Boa noite
Posso colocar placa mercosul no meu carro sendo da mesma cidade??Brusque SC.

Avatar
Carlos ALBERTO ROLA 28 de agosto de 2021

Para trocar a placa tem que fazer uma transferência de nome para o mesmo nome isso é um absurdo , gente incompetente !

Avatar
caetano thiene januario 31 de janeiro de 2022

Estamos lidando com bandidos,em tudo enfiam a mão no bolso do povo, simples assim ( POVO FROUXO QUE NÃO REAGE A NADA)
bastariam enviar o documento com a letra já colocada,para o carros devidamente legalizados.

Avatar
Carla Caldas de Mello 7 de agosto de 2021

O carro que uso está no nome da empresa do meu esposo, eu acabei perdendo ela num acidente, posso eu ir lá trocar a placa na credenciada ou precisa ser a pessoa que o carro está no nome?

Avatar
Cezar Zillig 30 de julho de 2021

Uma imbecilidade essa “placa Mercosul “. Afinal, as pessoas circulam 99% das vezes dentro de seu país e aí sim importa saber se o motorista molenga a nossa frente é um local ou um forasteiro desorientado que precisa ser comprendido e eventualmente ajudado. Tal mudança significa mais ma maneira de tirar dinheiro dos motoristas à semelhança de tantas outras imbecilidades que vieram e se foram após enriquecer alguns quantos.

Avatar
CARVALHO 28 de abril de 2022

É A TITULO DE SEGU
RANÇA

Avatar
Dirlei Reis 11 de novembro de 2023

Concordo plenamente, essas placas só vieram pra atrapalhar a vida dos motoristas, quando a gente precisa viajar pra uma cidade que a gente não conhece o trânsito, os motoristas locais acham que a gente não sabe dirigir, pois a placa não tem identificação de que a gente é de outro município.

Avatar
lUCAS 26 de março de 2021

Fui ao despachante ele me cobrou super barato, gastei cerca 500,00 fora o laudo de vistoria mas já já com o par de placa, muito rapido

Avatar
Paulo L Bartolomeu 2 de março de 2021

Meu carro está com documentação ok posso realizar a troca pela placas Mercosul

Avatar
Lindomar Scheidt 3 de setembro de 2021

Prezado Sr… meu carro 2020, esta com 24 mil km rodado so, desejo trocar a placa original antiga pelo modelo do mercosul……!

– PERGUNTA::;} qual o procedimento junto ao CIRETRAN/DETRAN, .. PARA FAZER – LO PESSOALMENTE… PASSO A PASSO….?

placa de santa catarina, florianopolis…!

Grato.

Avatar
Deise Senna 27 de setembro de 2021

Tbm gostaria de saber

Avatar
Paulo Setubal 30 de novembro de 2020

O Detran fica no ar condicionado e o cidadão perde dia de trabalho pagando a conta. Muito fácil ser um órgão público assim, apenas receitando gastos ao cidadão e não minimiza a burocracia e os custos. Onde já se viu fazer vistoria para trocar de placa, vistoria para trocar de propriedade.
O cidadão tem que pagar um terceiro para fazer o que um órgão público é incapaz de fazer e claro que o cidadão paga para o terceiro e paga para este órgão público.
Nos exames médicos é o mesmo para renovação de CNH e será que dona receita federal já apurou a falta de recibo? E por que PAGAMENTO SÓ EM DINHEIRO???
O Brasileiro vive em torno do automóvel, dos custos para habilitar.
Tá na hora de revitalizar o detran.
QUANDO VENDER UM CARRO, O VENDEDOR PREENCHE UM FORMULÁRIO NO SITE DO DETRAN COM SEUS DADOS E COM OS DADOS DO COMPRADOR. CADA UM ACESSA O SITE E VALIDA OS DADOS.
AO DAR ACEITE O COMPRADOR TRANSFERE O PAGAMENTO VIA BANCO, RECOLHENDO A TAXA DO DETRAN, DÉBITOS E O VALOR DA VENDA FICA EXPOSTO NO SISTEMA, CREDITADO VIA BANCO, DISCRIMINANDO TAXAS OU FINANCIAMENTO, COM O BANCO VALIDANDO A TRANSAÇÃO ONLINE.
ISSO ELIMINA CARTÓRIOS E OS TAIS CARIMBOS E AUTENTICAÇÕES , DIAS DE TRABALHO PERDIDO, AFINAL EMPREGADOR NÃO TEM QUE PAGAR CONTA TAMBÉM.
QUANDO EU QUISER UMA SEGUNDA VIA DE PLACA POR DANOS TEREI QUE PREENCHER UM FORMULÁRIO, ONLINE, PAGAR A TAXA, DEPOIS VOU NA EMPRESA E EMPLACO, FAZENDO SE FOR O CASO A VISTORIA.
Tudo fica no sistema que registra os históricos de compra e venda.
Hoje em dia ao comprar uma moto de leitão o cidadão pega uma sucata no pátio e tem que arrumar toda sucata em 30 dias por que seu DETRAN multa, dona secretaria da fazenda não baixa os débitos e o LEILOEIRO SÓ QUE RECEBER.

O Brasil em termos de DETRAN está em 1500 e tem que melhorar muito e reduzir custos ao cidadão. Custos altos é para quem comente muitas multas. O bom motorista, cidadão de bem tem que ter facilidade no sistema.

Avatar
JOÃO DÓRIA 30 de novembro de 2020

Ai Detran de SP….vamos melhorar logo. O Paulo tem razão.

Avatar
Abilio 16 de março de 2021

Perfeito.

Avatar
Clovis Mattos 30 de maio de 2021

Parabéns pelo comentário

Avatar
Bruno 7 de junho de 2021

Boa, concordo plenamente, agora essa nova modinha de crlv digital para cortar gastos do Detran. O papel não e de graça tá incluso no IPVA. Sem falar o roubo que tem desse dinheiro claramente nas rodovias com cratera, quebra a roda eles não pagam sobra para o brasileiro fazer papel de palhaço.

Avatar
Bruno 7 de junho de 2021

Detran só muda o estado, todos são iguais, estado de ruim, estado de pior, e de péssimo como o de Brasília.So pela escola já sabe o porquê né. Sem comentários…

Avatar
Rafael 22 de junho de 2021

Já observaram??? Quando a gente entra no Detran, percebe logo um cheiro de corrupção, (se é que corrupção têm cheiro), kkkkkkkk

Avatar
Carlos Alves Barbosa 28 de novembro de 2020

Peguei o carro no mês de novembro qual o número final da placa 25/11/2020

Avatar
Afonso 26 de novembro de 2020

Quero trocar a placa de meu carro pela nova mercusul, como devo fazer quantos custa e como ficaria a nova placa
Nya1454

Avatar
Marco 9 de novembro de 2020

Posso troca minha placar mesmo com o carro alienado

Avatar
Guilherme M. 14 de outubro de 2020

Por enquanto, a quarta letra das placas Mercosul são somente de A até J.
Somente num futuro, mais ou menos distante (quando 100% das placas antigas forem substituídas pelas novas), é que teremos uma letra de K até Z “no meio dos números”.
Mas eu, particularmente, gostava mais do padrão antigo. Adorava, e adoro, memorizar e mentalizar os números de quatro dígitos. Sou ótimo em matemática, só de olhar um número numa placa eu me lembro que ele é divisível pelo “número primo tal, tal”… Agora só com os números de dois dígitos..

Avatar
fabio 14 de outubro de 2020

ficaria GQG 0B41

Avatar
Carina de Oliveira Pereira Martins 12 de outubro de 2020

Recebi u
ma multa aduteraram a minha placa o que fazer

Avatar
Paula Tejando 14 de outubro de 2020

abre um recurso de multa e tenta a sorte, senão der, senta e chora… 😉

Avatar
Leandro vieira 24 de novembro de 2021

Hahaha fiz esse recurso meu carro e um Siena , a multa foi fotografada uma Ford ranger a minha placa e antiga a da caminhonete e Mercosul .

Trocaram um 4 da minha placa por um A da placa da caminhonete , chega a ser infantil o erro tamanhas provas e nitidez da foto.

Puxei o recurso deu indeferido kkkkk bizarro ..

Avatar
Antonio Souza 12 de outubro de 2020

Minha praca ė GQG 0141 como ficaria

Avatar
fabio 14 de outubro de 2020

ficaria GQG0B41

Avatar
Giliard ferreira da silva 6 de outubro de 2020

Boa noite , a placa do meu carro é LNO-0178 , como ficaria na placa mercosul ?
E outra coisa para mudar a placa cinza para a mercosul dar muito trabalho para mudar tbm no documento do carro ? ?

Avatar
Paula Tejando 14 de outubro de 2020

LNO-0B78

Avatar
Carlos Habib 4 de outubro de 2020

Meu carro está com endereço em São Paulo SP mas trabalhadores em Campos dos Goytacazes RJ Fiz a transferência mas não confeccionei a placa.
Posso faze-lá em Campos ou preciso fazer em SP

Avatar
Mayara 5 de outubro de 2020

Vc pagou taxa ao Detran?

Avatar
Jacinto 6 de setembro de 2020

Além de muito feia é muito desnecessária; apenas mais uma forma compulsória que o detran inventou para extorquir ainda mais dinheiro da população para nada.

Avatar
Ailson . 9 de agosto de 2020

Eu gosto das placas cinzas por que nelas eu consigo saber o estado,ano de fabricação e até mesmo o município de onde o carro é. Como vou saber isso na nova placa Mercosul?

Avatar
marcio moscaritolo 26 de julho de 2020

Super indico emplacamentosp.com.br

Avatar
Walter 23 de julho de 2020

Boa noite, eu posso comprar as placas,.. no mesmo estado , sendo de cidade diferentes?

Avatar
Samuel Menezes Lopes 21 de julho de 2020

É possível solicitar alteração do ultimo dígito da placa?

Avatar
Francisco Dantas 16 de agosto de 2020

O meu veículo Corolla ano 2017. A placa é QLI- 1800. Quero por livre e expontânea vontade mudar para a placa atual Mercosul, por motivo de maior segurança. Pergunta: COMO FICARIA A NOVA PLACA! Obrigado.?

Avatar
Everton Vinicius Pires 26 de agosto de 2020

QLI-1i00

Avatar
Vagner Blanes 27 de agosto de 2020

A SUA PLACA FICARIA QLI – 1I00

Avatar
Carlos 30 de agosto de 2020

Ficaria QLI1I00

Avatar
EDSON 31 de agosto de 2020

QLI-1I00

Avatar
diego soares 21 de setembro de 2020

ficara QLI1I00

Avatar
Julia 2 de outubro de 2020

Ficaria QLI-1I00

Avatar
Gabriel 20 de julho de 2020

Como Faso pra acha uma moto pelo número do chapinha

Avatar
Nicolas 11 de setembro de 2020

Vai FICAR QLI-1I00

Avatar
Deide Costa 14 de outubro de 2020

primeiro ache um professor de português…. 😉

Avatar
Elio 16 de julho de 2020

Neste país é um absurdo como gostam de extorquir o povo !. Perdi a placa dianteira do meu carro em uma enchente, fui ao despachante para obter uma nova placa. Serei obrigado a mudar a placa para o padrão mercosul, olha o absurdo !,terei que pagar uma transfêrencia sem mudar de dono, fazer uma vistoria nestas empresas credenciadas, pagar o conjunto de placas do novo padrão e novo emplacamento, Custo total +- R$ 700,00. Esta enchente me vai me custar caro…

Avatar
Joao 17 de julho de 2020

Nem precisa man…procura alguém que estampe uma e ja era…

Avatar
Fábio Cardozo 26 de agosto de 2020

Se voce fizer por conta propria, direto no detran, sem interferencia de despachante o valor cai pela metade.

Avatar
Osvaldo Moreira 23 de junho de 2020

Quando peço a transferência do veículo tenho que solicitar a nova placa Mercosul ou é mudada automaticamente pelo detran

Avatar
Vagner Blanes 27 de agosto de 2020

SE FOR NO MESMO MUNICÍPIO PRECISAR PEDIR, CASO CONTRÁRIO JÁ VEM O A.E. NO DUT

Avatar
Kleyldson Paulo Rocha 10 de junho de 2020

Quero troca a placa da minha moto pra mercosul como eu faço sou de sao luis maranhao

Avatar
Rafael 15 de maio de 2020

Uma dúvida…o quinto carácter da placa nova do Mercosul pode ser a letra O? Isso pode confundir com o número 0, não é?

Avatar
Heitor 29 de maio de 2020

Rafal, neste caso não, porque só existe até o caractere J (Jota), logo não há como a letra se confundida com o número 😉

Avatar
Emplacador de carros 8 de junho de 2020

Não, meu amigo. Vai ser sempre de A até J, nunca nenhuma letra após o J.

Avatar
Leo 9 de junho de 2020

Pois tenho um caminhão e a placa e Mercosul e mtr4y45 e aí como e que faz sendo que não é até j ..A minha e y então me responde aí.

Avatar
Paulo Lara 11 de junho de 2020

Serão usadas todas as letras do alfabeto, sendo que a diferenciação da letra para o número além da tipia ser diferente, a própria posição na placa ( quinto elemento) já o caracteriza como letra.

Avatar
Fábio Cardozo 26 de agosto de 2020

Não terá a letra O no quinto caracter pois os caracter vão da letra A até a letra J somente.

Avatar
Paula Tejando 14 de outubro de 2020

o povo besta, só na troca da placa velha pela nova mercosul que terá o digito até o “J” somente, em veículos zero KM pode ser qualquer letra,

Avatar
Welliton 13 de maio de 2020

Preciso trocar a placa da minha moto como posso fazer nessa pandemia? Cujo documento de licenciamento vence em junho preciso fazer logo tudo e troca a placa pela mercusul

Avatar
Jarmiro Sérgio leme 1 de abril de 2020

Bom dia a minha placa tá velha queria trocar por uma placa mercusul tem como meu carro é ano 77 não consigo transferir pois não acho o homem porque o recibo tá preenchido desde 2005 mais tá tudo certo o carro e o liciensamento queria trocar a placa tem como ???

Avatar
Joao 17 de julho de 2020

Despachante bom consegue

Avatar
Raimundo Mathias da cruz 17 de março de 2020

Sou taxista renovei o documento do carro Detran tá pedindo placa nova como faço

Avatar
Anderson Miranda de Sousa 4 de fevereiro de 2020

Perdi minha placa na enchente dia 01/02/2020. Vou precisar instalar a nova placa Mercosul ??? Minha placa é final 1 tenho que pagar o IPVA pra conseguir as novas placas ???

Avatar
itamir Masculbaranoski 2 de fevereiro de 2020

Não quero trocar a minha placa gosto dela assim com o nome da minha cidade e Estado

Avatar
João Bustos Moreno Neto 1 de fevereiro de 2020

As placas do MERCOSUL até que são bonitas, gostaria de trocar, mas, e o preço?

Avatar
José Roberto 21 de fevereiro de 2020

Perguntei para um despachante O que teria fazer para mudar e eu também queria mudar a minha placa você teria que fazer uma transferência do seu nome para o seu nome mesmo e mais a placa você gastaria mais ou menos r$ 650 se fosse só a placa até trocaria mas fazer essa transferência aí acho que não é viada

Avatar
Wallace 31 de março de 2020

Só se for na sua terra esse valor ..
Sai fora de despachante e paga a tacha no detran direto, despachante fura o zoio..

Avatar
Sergio 31 de janeiro de 2020

Muito bom

Avatar
Deixe um comentário