Tamanho das placas padrão Mercosul pode ser alterado

Chapa pode ser diminuída em até 15%, em casos específicos; alguns automóveis não são capazes de realizar o encaixe com as dimensões padronizadas

Por AutoPapo 29/11/18 às 16h41

O tamanho das placas padrão Mercosul era um dos poucos itens da Resolução Nº 729 que ainda não tinha sido questionado. Eis que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza que as dimensões das novas chapas sejam alteradas caso não caibam em determinados veículos.

A redução de até 15% do comprimento das novas placas deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). A medida garante que o tamanho das placas padrão Mercosul seja capaz de encaixar corretamente em todos os modelos comercializados no Brasil.

Vale ressaltar que, ao contrário das dimensões das chapas para motocicletas, que aumentaram, o tamanho das placas de carro não foi alterado.

As placas metálicas, assim como as placas padrão Mercosul, possuem 40 centímetros de comprimento e 13 de altura.

Na imagem, o tamanho das placas padrão Mercosul descrito na Resolução

Contran aceita alteração em casos específicos. Diminuição do tamanho das placas padrão Mercosul é admitido em até 15% e deve ser aprovado pelos Detrans.
Placa padrão Mercosul | Reprodução

A solicitação não será tão simples. Para conseguir a placa menor, as fabricantes ou importadoras precisarão justificar a necessidade da medida reduzida.

Apesar de aceitar a diminuição de alguns centímetros no comprimento, as chapas devem manter a altura dos caracteres e o espaço destinado a eles. A posição do QR Code e a sigla BR poderão ser alteradas.

Placas para motocicletas

Antes do novo padrão, as chapas para moto mediam 20 centímetros de comprimento e 17 de altura. Agora, a medida adotada pelas placas padrão Mercosul é de 20x20cm.

O Ministério das Cidades anunciou, nessa quarta-feira (28), que os brasões de cidade e Estado não vão mais constar nas placas Mercosul. Presença dos símbolos causou indignação em alguns órgãos, como o Observatório Nacional de Segurança Viária, e consumidores. Entenda melhor a modificação publicada.

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6 Comentários
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    Renê Martins 7 de novembro de 2019

    Fui emplacar meu Corolla le 1993 ,porém o espaço físico no para choque traseiro possui 34cm e a placa Mercosul possui 40cm; com isso a mesma não cabe no local. O CONTRAN diz que tem que haver um entendimento ente o Denatran e os Detrans para homologação de uma nova placa. Mas como não existe interesse por parte desses órgãos e o CONTRAN é omisso,o prejudicado tem que ficar a mercê dessa Tríplice Organização Escandalosa. Lembro que tive que pagar R$173,60 por essa bendita placa. Não sei mais o que fazer.

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    Jose Carlos 20 de agosto de 2019

    Porque a exigência de placa dianteira, motos nao tem identificaçao na frente passam livremente por radares que fotografam de frente, carros importados como o meu nao tem posiçao para esta placa por ser grande demais.

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    Paulo Mello 6 de agosto de 2019

    Tenho um carro importado antigo, ano 1993, e quando foi emplacado já necessitou do tamanho especial. Esta nova placa Mercosul não cabe no compartimento destinado a placa traseira. Será que o Rio de Janeiro vai permitir do tamanho reduzido em 15%?

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    Maria Ângela 24 de junho de 2019

    Sua preocupação deveria ter sido com seu filho q q ha trinta anos vc não o vê e com somente meu trabalho , hj é Médico e trabalhador. Homem digno.

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    GERSON ANTONIO FERREIRA 30 de abril de 2019

    Se for para excluir o BR porque a placa já tem a sua identificação por extenso (Brasil), que o mesmo seja substituído pela sigla do Estado a que o veículo pertence ou está licenciado, ou seja: PR, SP, RJ, BH, SC. RS…….. , informação essa que está sendo suprimido na placa atual.

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    Pol Joseph Planard 11 de dezembro de 2018

    A placa mercosul é complicada:se já vem estampado Brasil,não faz sentido colocar também a sigla BR.Qualquer penduricalho a mais do que o necessário tem um custo,logicamente repassado para o consumidor.#placamercosulsemBR

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