Tamanho das placas padrão Mercosul pode ser alterado
Chapa pode ser diminuída em até 15%, em casos específicos; alguns automóveis não são capazes de realizar o encaixe com as dimensões padronizadas
Por AutoPapo29/11/18 às 16h41O tamanho das placas padrão Mercosul era um dos poucos itens da Resolução Nº 729 que ainda não tinha sido questionado. Eis que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza que as dimensões das novas chapas sejam alteradas caso não caibam em determinados veículos.
A redução de até 15% do comprimento das novas placas deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). A medida garante que o tamanho das placas padrão Mercosul seja capaz de encaixar corretamente em todos os modelos comercializados no Brasil.
Vale ressaltar que, ao contrário das dimensões das chapas para motocicletas, que aumentaram, o tamanho das placas de carro não foi alterado.
As placas metálicas, assim como as placas padrão Mercosul, possuem 40 centímetros de comprimento e 13 de altura.
Na imagem, o tamanho das placas padrão Mercosul descrito na Resolução

A solicitação não será tão simples. Para conseguir a placa menor, as fabricantes ou importadoras precisarão justificar a necessidade da medida reduzida.
Apesar de aceitar a diminuição de alguns centímetros no comprimento, as chapas devem manter a altura dos caracteres e o espaço destinado a eles. A posição do QR Code e a sigla BR poderão ser alteradas.
Placas para motocicletas
Antes do novo padrão, as chapas para moto mediam 20 centímetros de comprimento e 17 de altura. Agora, a medida adotada pelas placas padrão Mercosul é de 20x20cm.
O Ministério das Cidades anunciou, nessa quarta-feira (28), que os brasões de cidade e Estado não vão mais constar nas placas Mercosul. Presença dos símbolos causou indignação em alguns órgãos, como o Observatório Nacional de Segurança Viária, e consumidores. Entenda melhor a modificação publicada.