Dia do Futebol: relembre as parcerias entre times e montadoras

Futebol e carro são consideradas duas das grandes paixões nacionais: diferentes fabricantes já estamparam suas marcas nos principais clubes brasileiros

fiat patrocina times de mg
Fiat patrocinou os três times de Belo Horizonte (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 19/07/2021 às 18h21
Atualizado em 20/07/2021 às 10h41

Neste 19 de julho comemora-se o Dia Nacional do Futebol, uma paixão tão forte para o brasileiro como o automóvel. Obviamente, carro e o esporte bretão caminham juntos com o lançamento de séries especiais, mas também por meio de patrocínios,

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Diferentes marcas já patrocinaram clubes de vários cantos do Brasil. Em muitas ocasiões, as parcerias foram pé-quentes. Em outras, nem tanto. Alguns patrocínios, inclusive, foram interrompidos por vexames, seja no campo ou na arquibancada. Confira.

VEJA TAMBÉM:

Fiat – América-MG, Atlético-MG, Bahia, Cruzeiro, Goiás, Palmeiras e Vitória

A marca italiana foi a que mais investiu em clubes de futebol e sempre tentou fazer a política da boa vizinhança. Para começar, fez o dever de casa ao patrocinar os três principais clubes de Minas Gerais em diferentes ocasiões – a fábrica mais antiga da marca por aqui fica em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

Entre 2000 e 2003, América, Atlético e Cruzeiro estamparam a marca Fiat e também modelos como Doblò, Mares, Palio e Stilo. A marca italiana estava presente na camisa da Raposa quando o clube conquistou a Tríplice Coroa: no mesmo ano de 2003 conquistou os campeonatos Mineiro e Brasileiro, além da Copa do Brasil.

Em 2008, a Fiat voltou a investir nos times mineiros. A última investida do fabricante no trio ocorreu em 2018, com ações promocionais e sorteios de carros feitos pelos clubes, e se estendeu até o fim de 2019, com a exposição da marca em partes da camisa e do nome do sedã Cronos em determinadas partidas. Naquele ano o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B do Brasileiro.

Patrocinar mais de um clube em estados mais polarizado em termos de rivalidade futebolística é uma estratégia válida para evitar refeições por parte da torcida adversária, que foi seguida por outras marcas e repetida pela própria Fiat. Em 2006, o fabricante fechou patrocínio com os dois principais times baianos: Bahia e Vitória.

Mas também teve apoio a apenas clubes de um estado. Foi o caso do Goiás. E, para honrar as origens italianas, a Fiat ainda colocou o seu nome na camisa do Palmeiras em duas ocasiões: em 2008, quando o time conquistou o Campeonato Paulista, e em 2010. Atualmente, o fabricante é patrocinador da Seleção Brasileira, algo que Volkswagen e Chevrolet já haviam sido anteriormente.

Chevrolet – Grêmio e Inter

gremio inter patrocinados chevrolet

Mais um exemplo de diplomacia em patrocínios no futebol. No Rio Grande do Sul, apoiar um clube da dupla Gre-Nal e não apoiar o outro é quase como abrir mão de metade das suas vendas. Para marcar a inauguração da fábrica de Gravataí (RS) para produção do Celta, a General Motors tratou de patrocinar Grêmio e Internacional ao mesmo tempo.

A estratégia foi parecida com a da Fiat. No fim dos anos 1990, além da gravatinha da Chevrolet, as camisas dos dois times gaúchos também trouxeram o nome de carros do fabricante: Astra, Corsa e Vectra. Atualmente, o Banrisul faz a mesma coisa e patrocina os dois times simultaneamente.

Hyundai – Fluminense e Bahia

fluminense patrocinado hyundai

Muito antes do Grupo Caoa assumir as importações da marca sul-coreana e investir pesado em marketing e propaganda, a Hyundai já fazia patrocínio no futebol. A montadora estampou sua marca pela primeira vez na camisa do Fluminense, em 1995.

A Hyundai estava no uniforme tricolor no inesquecível gol de barriga de Renato Gaúcho no Fla-Flu da final do Carioca daquele ano, que deu o título ao Fluminense no ano do centenário de seu rival. Só que apenas nas costas e por um fato curioso. A Hyundai passou a patrocinar o clube no decorrer do campeonato, e os jogadores pediram à marca para manter o “Ame o Rio” na parte da frente da camisa só até a decisão do estadual. Deu sorte.

Alguns anos depois a Hyundai voltou a patrocinar um clube de futebol. Desta vez o Bahia, em 1997, com um investimento mais de 10 vezes superior ao antigo patrocinador do clube na época (tintas Renner) e com o fornecimento de carros para sorteios durante as partidas da equipe baiana.

Jeep – Flamengo

o presidente eduardo bandeira de mello apresenta o patrocinio da jeep ao flamengo

Em 2015, a Jeep tinha acabado de inaugurar a linha de montagem do Renegade em Goiana (PE) na nova fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. Para embalar o novo SUV compacto, o fabricante passou a estampar sua marca nas costas da camisa do Flamengo.

Foram apenas oito meses de contrato, mas a investida rendeu R$ 4,5 milhões aos cofres rubro-negros. Ao mesmo tempo, o Renegade já figurava entre os SUVs mais vendidos do mercado.

Iveco – Corinthians

corinthians patrocinado pela iveco

O fabricante de veículos comerciais fez um investimento pontual no futebol, mas que ficou famoso justamente pela fama de pé quente. Em 2012, a Iveco estampou a marca na camisa do Corinthians durante a Taça Libertadores da América. Justamente naquele ano, o Timão conquistou o título inédito em uma final contra o Boca Juniors.

Peugeot – Flamengo

peugeot patrocina flamengo

Antes da Jeep, o Flamengo teve outro patrocínio do universo automotivo. Em 2013, para marcar o aporte na produção do novo 208 em Porto Real (RJ), a Peugeot passou a colocar seu nome nas costas do uniforme rubro-negro.

Naquele ano, o clube foi campeão da Copa do Brasil. A parceria se manteve no futebol até o ano seguinte, quando a montadora diminuiu a grana investida. Depois disso, a Peugeot ainda patrocinou a equipe de basquete do Fla por algum tempo.

Nissan – Vasco

presidente do vasco e da nissan anunciam patrocinio
Presidentes da Nissan do Brasil e do Vasco da Gama assinam contrato e apresentam a camisa com a logo do novo patrocinador.

Mais um patrocínio de boa vizinhança para celebrar uma nova fábrica. Em julho de 2013, a Nissan havia acabado de inaugurar a unidade de Resende (RJ) para produção de March e Versa, e assinou contrato com o Vasco para exibir o nome na camisa e no calção do time.

Dizem nos bastidores que a montadora pensou em patrocinar Botafogo ou Fluminense anteriormente, mas que, por lobby do então governador do Rio, Sérgio Cabral, vascaíno declarado, acabou assinando com o cruz-maltino.

O patrocínio foi marcado por controvérsias. A Nissan reclamava que o clube não fornecia camisas para ações da marca japonesa previstas em contrato. Mas o que culminou para o fim da parceria foi um dos episódios mais lamentáveis do futebol.

No Brasileirão daquele ano o Vasco acabou rebaixado após ser derrotado pelo Atlético-PR em uma partida em Joinville (SC) marcada por cenas de selvageria. Nas arquibancadas, torcedores dos dois clubes se engalfinharam em uma briga violenta que paralisou o jogo por mais de uma hora e deixou um saldo de quatro feridos.

Foi o pretexto para a Nissan romper o contrato com o clube menos de seis meses depois. A marca afirmou, na época, que abriu mão da multa e das pendências que o Vasco tinha no acordo.

Kia – Palmeiras

kia patrocina palmeiras

O Palmeiras também teve dois patrocinadores ligados ao mundo dos carros. Em 2012, a Kia Motors assumiu como apoiadora master do Verdão em um período de extremos para o clube paulista. Naquele ano, o time se sagrou campeão da Copa do Brasil e garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.

Porém, meses depois, o Palmeiras teve de amargar o segundo rebaixamento no Brasileirão de sua história. A Kia não continuou no ano seguinte, quando o clube teve de disputar a maior competição do continente no mesmo período em que encarava a Série B.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário