Dia de São Cristóvão: 9 atitudes dos motoristas que ajudam o santo
Adote estes hábitos mais seguros ao volante para não deixar tudo nas costas da entidade protetora dos motoristas
Adote estes hábitos mais seguros ao volante para não deixar tudo nas costas da entidade protetora dos motoristas
O padroeiro dos motoristas merece um descanso. O Dia de São Cristóvão é comemorado em 25 de julho e o santo deve estar exausto de proteger tantas lambanças no trânsito brasileiro. Então, que tal dar uma mão à entidade e respeitar algumas regras básicas ao volante? Até porque o santo não vai salvar você em todas.
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Costurar em zigue-e-zague no trânsito é um péssimo hábito ao volante. Nem sempre o motorista à frente ou o que está em uma outra pista estará preparado para essa manobra brusca. Ou seja, aquele baile para a esquerda e para a direita pode causar acidentes.
Imagine que em uma rua com três faixas o motorista que trafegava pela esquerda jogou o carro para a pista central de repente. O veículo à frente fez o mesmo para dar passagem ou o que estava na pista mais à direita acessou a parte do meio? Pronto, está feito o estrago.
Além disso, costurar no trânsito é penalidade prevista no Código de Trânsito brasileiro (CTB). A atitude pode ser considerada manobra perigosa, infração gravíssima e resultar em multa e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além da existência de vida em outro planeta, um dos grandes mistérios da humanidade é entender porque o sujeito avista um semáforo vermelho e resolve acelerar o carro em vez de diminuir a velocidade antes. Deixar para frear em cima do laço é uma atitude arriscada e mostra excesso de confiança na mecânica do seu veículo.
Afinal, os freios podem falhar e você vai bater no veículo à frente – e a responsabilidade será sua. Ou pior: atropelar um pedestre. Além disso, frear abruptamente vai sobrecarregar desnecessariamente pastilhas e discos de freios e reduzirá a vida útil de tais componentes
Então, viu a luz vermelha ou percebeu que o trânsito está engarrafado mais à frente? Tire o pé do acelerador, reduza as marchas e vá parando de forma suave.
Alguns motoristas sofrem da síndrome de Lewis Hamilton. Acham que estão no circuito e disputando uma prova de Fórmula 1. Adoram andar colados com seus carros na traseira dos veículos à frente como se fossem pegar vácuo para fazer uma ultrapassagem.
A realidade é que isso é um risco tremendo. Se o carro na dianteira tiver de frear bruscamente, babou. O acidente é praticamente certo, e conforme a velocidade em que os veículos estiverem trafegando, pode ser até fatal e ainda envolver outros automóveis na via que não tinham nada a ver com a história.
Tal prática no trânsito é classificada como infração grave. São 5 pontos na carteira de motorista e multa de R$ 195,23.
A dica para manter uma distância segura para o carro à frente é observar quando ele passar por um ponto fixo na estrada – pode ser uma placa, uma árvore ou um poste. A partir daí, conte mentalmente “51, 52, 53…”. Se ao contar o “três” você estiver passando no mesmo ponto de referência, está a uma distância bacana e terá tempo de frear.
Tem uma haste que fica ali na coluna de direção que serve para indicar se você vai entrar numa rua ou mudar de pista. Infelizmente muitos motoristas a ignoram. Aí, cabe ao pedestre ou ao condutor que vem atrás pagar de Mãe Diná e adivinhar que o abençoado fará aquela manobra.
Ou seja: se ninguém for bom de previsão a triste mania pode resultar em batida ou atropelamento. E só para não esquecer que é infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e com 5 pontinhos na CNH.
Tenha dó de São Cristóvão e não faça ultrapassagens em locais proibidos. Tem faixa contínua dupla na estrada? Não insista. Você pode dar de frente com um caminhão na pista contrária e encontrar o santo e a Dona Morte. O mesmo vale para trechos de curvas.
Espere uma parte da pista que permita a manobra e onde se tenha mais visibilidade. A infração para estes casos de ultrapassagem proibida é de natureza gravíssima, com multa multiplicada cinco vezes (R$ 2.934,70) e suspensão do direito de dirigir.
Por falar em ultrapassagem, utilizar o acostamento para esse fim também é perigoso. Você pode bater em outro veículo que esteja parado na pista por estar enguiçado, ou mesmo atropelar uma pessoa. E as multas são salgadas.
Fazer ultrapassagem pelo acostamento é infração gravíssima, com uma conta no valor de R$ 1.467,35 e 7 pontos na carteira de habilitação. Já para os espertinhos que gostam de usar o acostamento de faixa de rolagem para se livrar de um engarrafamento, a multa é de R$ 880,41.
Essa é a principal para não fazer São Cristóvão trabalhar tanto, muito menos em seu dia de homenagem. Trafegar dentro da velocidade mínima e máxima permitidas na via contribui para um trânsito mais seguro e reduzem as probabilidades de acidentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 1% de velocidade acima da máxima permitida, os motoristas estão 3% mais propensos a se envolverem em um acidente e aumentam em até 5% o risco de morte.
Em condições adversas, redobre a atenção e reduza o ritmo. Em dias de chuva, a pista molhada fica mais escorregadia. Freie com antecedência, evite movimentos bruscos na direção e procure usar o freio motor em situações de descida de serra. E trafegue a uma velocidade 20% menor do que a normal.
Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) feito em 2023 apontou que o uso do celular por motoristas enquanto dirigem é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro. Em números: 154 óbitos por dia e 54 mil por ano.
Outra pesquisa, do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), revela que mandar mensagem de texto ao volante e com o carro em movimento aumenta em 400% as chances de acidentes. Escrever uma frase com duas palavras no aparelho pode levar 23 segundos. A 60 km/h, é como se o motorista dirigisse sem enxergar por 380 metros.
Se você não quer fazer parte destas estatísticas, não use o celular enquanto dirige, seja para ver ou ouvir uma mensagem, muito menos para escrever ou navegar. Se for imprescindível, encoste em algum lugar seguro (para você e os outros) e faça o procedimento com o veículo
O uso de telefone ao volante é infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Rende multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Imagine ter o carro parado em uma estrada sem acostamento por causa de uma pane mecânica ou elétrica e ficar exposto em uma via podendo ser atingido por outro veículo ou mesmo assaltado? Isso dificilmente acontecerá se você manter uma manutenção regular e preventiva do seu automóvel.
A cada 10 mil km faça uma revisão do carro. Troque o óleo e filtros, verifique bateria, pastilhas de freios e fluidos, correias e não esqueça de inspecionar a parte elétrica. A manutenção periódica vai manter o automóvel em perfeitas condições de uso e é bem mais barata que reparos corretivos.
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