Em dias frios, você deve observar esses 10 itens no seu carro
Proximidade do inverno e quedas nas temperaturas requerem pequenos cuidados extras com o automóvel que garantem segurança e vida útil
Proximidade do inverno e quedas nas temperaturas requerem pequenos cuidados extras com o automóvel que garantem segurança e vida útil
Uma nova frente fria vai derrubar as temperaturas em várias regiões do país nos próximos dias. Além disso, a proximidade do inverno também faz os termômetros baixarem naturalmente, além de ser uma época mais seca. Todas essas intempéries também afetam o seu automóvel.
Por esta razão, é importante observar alguns componentes e dispositivos do carro em dias mais frios. Não só bateria e o sistema de arrefecimento, como também luzes e até o ar-condicionado do veículo. Confira.
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A bateria tem mais chances de arriar em dias frios justamente porque a temperatura mais baixa dificulta a reação química da peça, a responsável por fornecer a energia. Além disso, nestas condições climáticas a bateria também é mais exigida, já que o combustível custa a se vaporizar para fazer o motor funcionar e até o lubrificante fica mais viscoso, o que reduz sua fluidez no conjunto.
Então, o ideal é que a bateria esteja em boas condições no inverno. Leve o carro ao eletricista e faça a checagem da peça. Além disso, é importante seguir os prazos de troca estipulados pelo fabricante da bateria e do carro, e usar produtos na amperagem correta.
Não esqueça do aditivo para o sistema de arrefecimento do carro em dias frios. O produto tem a função de aumentar o ponto de ebulição da água e também propriedades anticongelantes para manter o conjunto na temperatura ideal, o que vai evitar problemas no funcionamento do veículo e eventuais fissuras no radiador. Coloque os aditivos indicados pelo fabricante e na quantidade recomendada no manual do proprietário.
Hoje em dia, você não precisa mais puxar o afogador. Os carros com injeção eletrônica acabaram com essa rotina de quem tinha veículo carburado a etanol. Só que muitos modelos flex tinham (e alguns modernos ainda têm) o tanquinho auxiliar, justamente para “jogar” gasolina no sistema.
Então, não esqueça de, nesta época fria, deixar o reservatório sempre com gasolina. É o que vai garantir uma boa partida do motor se o carro estiver com bem mais etanol no tanque e se as temperaturas estiverem abaixo de 18 graus.
Como mencionado acima, o lubrificante tende a ficar mais “denso” em razão das temperaturas mais baixas. Por esta razão, é fundamental fazer as trocas do óleo e do filtro dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, e com produtos dentro das especificações que constam no manual.
Ficou frio e você esquece o ar-condicionado? Não faça isso. Primeiro, porque o equipamento também oferece ar quente, o que pode ser confortável para quem trafega em lugares ainda mais gélidos.
Além disso, o perfeito funcionamento do climatizador garante um desembaçador de vidros mais eficiente. O para-brisa e as janelas costumam embaçar com mais facilidade nessa época devido à temperatura mais elevada na cabine em relação ao clima externo.
Tem mais. O sistema de ar-condicionado é composto por peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de funcionamento para estarem sempre lubrificados. Ligue-o pelo menos uma vez por semana, por 10 minutos, para evitar o desgaste das peças e até um eventual vazamento do gás do ar.
Aproveite e faça a checagem do seu ar-condicionado e também a limpeza do sistema, sem esquecer de trocar o filtro.
Novamente lembrando que o lubrificante tende a ficar mais viscoso sob clima mais frio. Desta forma, o óleo vai levar um pouco mais de tempo para alcançar todas as partes do motor – em especial as mais altas. Fica a dica para acelerar leve nos primeiros dois minutos após dar a partida e tentar não exceder as 2.500 rpm nesse período.
O clima seco acelera o desgaste de componentes de borrachas e sintéticos. Mangueiras e correias ressecadas correm o risco de sofrer fissuras, provocar vazamentos e até de se romper – o que, no caso das correias dentadas do motor, pode resultar em uma dor de cabeça e tanto para o dono do carro.
Da mesma forma que o calor intenso do verão não é bom para os pneus, as borrachas também sofrem com temperaturas muito baixas. As peças ficam sujeitas a mudar de pressão mais frequentemente no frio, então, é ainda mais importante fazer a calibragem uma vez por semana.
Se liga nessa dica para calibrar pneu corretamente:
Serrações e neblinas são mais comuns nessa época do ano, o que torna o funcionamento correto dos faróis ainda mais primordial. Verifique se os fachos estão na altura correta ou se.. e se todas as luzes estão operando normalmente. E não esqueça que o farol de neblina é para ser usado em neblina e não isenta o uso do farol principal. Ah, e farol alto no nevoeiro não adianta de nada.
A borracha da palheta do limpador também padece nesse clima frio e seco. Ressecadas, as peças perdem sua eficiência, fazem mais barulho, não limpam corretamente o para-brisa e ainda podem riscar o vidro. Substitua as palhetas assim que perceber vibrações e mantenha o reservatório de água do esguicho sempre completo.
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