Dicas de carnaval para o carro: acabe com manchas, glitters e cheiros

Foliões purpurinados, pintados e alcoolizados utilizarão veículos para deixar os blocos; confira como evitar ou amenizar problemas causados pela festa

dicas de carnaval para o carro como tirar cheiro manchas
Por AutoPapo
Publicado em 24/02/2020 às 09h50

Em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Olinda, o clima do próximo feriado será de festa. Foliões fantasiados, purpurinados e por vezes embriagados chamarão motoristas de Uber, Cabify e 99 para os levarem e buscarem nos blocos. Para amenizar a situação dos veículos durante a folia, separamos algumas dicas de carnaval para o carro.

As recomendações estão ligadas à limpeza dos veículos. Como tirar manchas no estofado causadas por bebidas e tintas; o cheiro de cigarro ou molhado e, por fim, como acabar com o glitter nos bancos e tapetes.

LEIA MAIS

Dicas de carnaval para o carro: como tirar cheiro de vômito, bebidas e cigarro

Muitos cheiros podem impregnar no carro durante o carnaval: bebidas derramadas, tecido molhado, cigarro e vômito estão entre eles. Selecionamos cinco maneiras simples de acabar com os odores:

Vinagre

Uma forma de acabar com o mau cheiro no carro é usar o vinagre. O vinagre tem alta concentração de ácido acético, substância utilizada na maioria dos produtos de limpeza porque tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Basta deixar um tecido umedecido dentro do veículo por um dia para que ele neutralize o mau cheiro.

Utilize o vinagre branco, de álcool, porque ele não possui corantes.

dicas de carnaval para o carro como tirar cheiro manchas

Casca de tangerina ou laranja

As cascas de frutas cítricas são outra dica de carnaval para o carro. Deixe a casca de uma ou das duas frutas dentro da cabine até secarem completamente. Elas neutralizarão o mau cheiro.

Maçã cortada em pedaços

Para usar a maçã, corte-a em quatro pedaços e deixe-a no interior do carro até secar. A maçã possui uma propriedade chamada adsorção e é, inclusive, estudada para aplicação no tratamento de químicos poluentes e corantes. Ela vai puxar o cheiro de nicotina e outros odores da cabine.

Dicas de carnaval: como limpar o tapete do carro

Se os tapetes do carro forem de borracha, a higienização pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova para tirar a sujeira mais grossa (incluindo o glitter). Tapetes de carpete exigem o uso do aspirador de pó e de um pano úmido.

Ao limpar o componente, tire-o e deixe que ele seque bem antes de recolocá-lo no carro. O carpete demora um tempo consideravelmente maior para secar. Por isso, sempre que possível, deixe-o exposto ao sol após a limpeza.

Aprenda a tirar manchas dos bancos do carro

De tecido

“Bancos e outros revestimentos de tecido no interior do veículo, como nas portas, devem ser higienizados com limpadores de carpetes de uso geral”, recomenda Leandro Amorim, promotor técnico da Meguiar’s.

Alguns destes produtos também são aplicados a móveis, como sofás. Outros são específicos ao uso automotivo, sendo designados como APC (limpador multiuso, na sigla em inglês).

A substância deve ser aplicada com um pano e deve-se evitar o atrito, que pode danificar as superfícies. Deixe o APC ou limpador de carpetes descansar sobre o estofado por alguns minutos, e então remova o excesso com outro pano.

O método também pode ser utilizado para a remoção de manchas de tinta ou bebidas alcoólicas. Antes de começar o processo, aspire os glitters espalhados pelo veículo.

Limpeza dos bancos de couro: a última das dicas de carnaval para carro

Segundo o diretor da fornecedora de bancos de couro GranCouro, Adriano Monteiro, os bancos de couro são mais fáceis de limpar do que os bancos de tecido. Para fazer a higienização automotiva desse tipo de estofamento, use de um pano úmido com um pouco de sabão de coco, e depois remova o excesso com um pano seco.

Foto Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 11 de fevereiro de 2024

OK, o vinagre tria o mau cheiro.
E como tirar o cheiro horrível de vinagre depois??? KKK

Avatar
Deixe um comentário