O que funciona de verdade quando o assunto é economia de combustível

Separamos nove verdades e cinco mentiras sobre como economizar combustivel

Por AutoPapo21/07/17 às 13h12

Veja o que funciona de verdade quando o assunto é economia de combustível:

1 – Muita calma, ferinha!

O preço dos combustíveis aumentou - e muito. Para ajudar o seu bolso, listamos quais são as ações que verdadeiramente ajudam quando assunto é economia de combustível e quais dicas são baseadas apenas em picaretagem.

Quanto mais suave a pressão no acelerador, menor o consumo. Quanto mais rápido se troca a marcha (nada de “esticar” antes de cambiar), mais dura o tanque. Mas, rodar com rotação muito baixa, quase aos trancos, também aumenta o consumo. O manual sempre indica a rotação ideal de cada motor.

2 – Espante a preguiça e calibre os pneus

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Além de acelerar o desgaste dos próprios, a pressão baixa chega a aumentar de 15 a 20% o consumo de combustível. Então, deixe de ser preguiçoso e calibre! A pressão baixa aumenta o atrito entre a borracha e o asfalto, que exige mais potência do motor e resulta em menos quilômetros rodados por litro de combustível. Ou seja, a pressão baixa aumenta o consumo, mas reduz todo o resto: a durabilidade do próprio pneu, a estabilidade e o espaço de frenagem. Ou seja, além do bolso, a própria vida…

3 – Seja organizado e não deixe tralhas para trás

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Quanto mais pesa o carro, mais ele bebe. Foi “só” uma caixa de 5 kg esquecida no porta-malas. Mas multiplique este peso por centenas de quilômetros que a diferença de consumo aparece.

4 – Ande bem alinhado

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Car on stand with sensors on wheels for wheels alignment camber check in workshop of Service station.

Se a geometria de direção estiver fora dos parâmetros, o motor terá de oferecer mais potência para movimentar o carro. Ou seja, direção desalinhada aumenta o consumo e dificulta a economia de combustível.

5 – Fique em dia com a manutenção

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A combustão irregular é fatal para reduzir a eficiência do motor e aumentar o consumo. Vários motivos podem provocá-la:

a) Velas não substituídas na quilometragem indicada prejudicam a combustão. É literalmente jogar dinheiro pelo escapamento;

b) Use gasolina aditivada (ou aditive a comum). Isso não reduz imediatamente o consumo, mas evita que aumente a médio prazo. Os aditivos não permitem a formação de depósitos carboníferos nas válvulas e pistões, que prejudicam a combustão;

c) Troque os filtros conforme o manual especifica. Todos eles. O filtro de ar, sempre esquecido, quando entope, provoca um excesso de combustível na mistura. O resultado você já sabe: aumenta o consumo.

6 – Start-Stop manual

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(BMW/Divulgação)

Se seu carro tem dispositivo o start-stop, que desliga automaticamente o motor, não o desative, pois reduz o consumo entre 10 a 15% no trânsito urbano. Se não tem, desligue você mesmo o motor quando perceber que vai ficar parado alguns minutos no congestionamento.

7 – Cuidado com o combustível adulterado

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A economia de centavos ao abastecer com combustível barato pode virar um prejuízo de dezenas de reais, pois a adulteração, além de prejudicar o motor, aumenta o consumo. E a fiscalização dos postos é muito precária.

8 – Não esquente

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Sabe aquele papo de esquentar o carro? Não esquente com isso. Não é necessário deixar o motor funcionando alguns minutos antes de sair com o carro de manhã. Bastam uns 30 segundos até que o óleo volte a lubrificá-lo.

9 – Fique de olho no óleo

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Sim, é verdade. Se você tiver duas opções de viscosidade do óleo para seu motor, quanto mais “fino” (menos viscoso), menor o consumo de combustível. Por exemplo, prefira o 5W30 ao 10W40.

O que é balela

Alguns mitos que prometem economia de combustível mas não reduzem o consumo

1 – Não tem nada de especial

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(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Se seu carro não é um esportivo e nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adiante abastecer com gasolina Premium ou Podium. É jogar dinheiro no lixo.

2 – Papo de banguela é coisa de cabeça oca

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Brazilian road warning sign: Steep downhill grade

Não adianta jogar ponto-morto nas longas descidas pois o consumo não se reduz. Até aumenta, ainda mais nos carros modernos que funcionam com central eletrônica.

3 – É automático, mas não mágico

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(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

A caixa automática convencional não reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic, I-Motion, etc) pode reduzi-lo, desde que o motorista não abuse do acelerador.

4 – Pequenos também são beberrões

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Garden work: Garden gnome surrounded by grass and tools

Motor de menor cilindrada não é sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.

5 – Economizador é p-i-c-a-r-e-t-a-g-e-m

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Cuidado com as "pegadinhas" das oficinas

Imediatamente após o anúncio de aumento do preço do combustível, surgem também os “milagrosos” economizadores. Não acredite em nenhum deles, sejam os que se adaptam junto ao circuito de combustível, sejam os conectados ao sistema elétrico do motor. Não caia também no conto do chip: aquele que a oficina diz trocar na central eletrônica para reduzir o consumo.

2 Comentários

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  • Boa tarde Jose 16 de agosto de 2018

    Que regula a economia de combustível é a sonda lampda se ela não estiver lendo corretamente ela não vai dar economia. você pode trocar todas a peças sem a sonda lampda funcionar ela não vai fazer economia.

    *

    EDITADO

  • José Antônio domingos 2 de abril de 2018

    Comprei um fiesta ano 2009 1.6 já fiz revisão trocas de velas limpeza de bicos injetores troquei válvula termostática cabos de velas fiz tu q tinha que fazer ni etanol faz 6 km por litro me falaram se eu usar gasolina aumenta a economia só q depois q começa a render mais depois do terceiro ou quarto tanque de gasolina isso é verdade. E também é verdade se eu trocar a válvula de pressão de combustível resolve mais a economia

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