Dinheiro compra bom gosto? 10 carro caros… e cafonas!
Dinheiro nem sempre é sinal de bom gosto. Veja aqui automóveis metidos à besta, mas que são para lá de esquisitos
Dinheiro nem sempre é sinal de bom gosto. Veja aqui automóveis metidos à besta, mas que são para lá de esquisitos
Você já deve ter lido por aí aquele ditado de que dinheiro não traz felicidade. Balela. Não só traz felicidade, como traz automóveis bacanas para a sua garagem. A questão é que dinheiro não traz, obrigatoriamente, bom gosto. Basta ver o que tem por aí de carros caros e cafonas à disposição.
Justiça seja feita, muitas marcas também não ajudam. E não estamos falando de qualquer fabricante de veículos, não. Montadoras premium e de luxo contribuem para deixar as ruas esquisitas, com modelos de gosto duvidoso, desenho controverso e porte desproporcional.
Tudo bem, gosto não se discute e um carro ser taxado de bonito ou feio pode ser subjetivo. Mas aqui tem uns carros caros e cafonas para você ver se concorda, ou não.
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Talvez o maior exemplo de carros caros e cafonas, mas com certeza um dos automóveis mais feios não só produzido pela Bentley, como pela indústria automotiva como um todo. Lançado no Salão de Frankfurt de 2015, o Bentayga é um utilitário esportivo com motorzão e muito requinte, só que bastante desproporcional.
São 5,14 metros de comprimento e 2,99 m de entre-eixos em um estilo cuja frente não se harmoniza com a traseira. A frente, na verdade, não se entende entre si também. Os faróis redondos típicos dos modelos da marca britânica parecem perdidos em meio à grade projetada para fora e o capô com um ressalto ao centro.
Visto de perfil, a traseira do Bentayga parece vestir um saiote. O músculo na altura das portas e dos para-lamas de transformam em uma espécie de “culote” esquisito e abrutalhado. Pelo menos, o SUV de luxo esbanja também tecnologia e vontade: o motor W12 6.0 TSI gera 608 cv e 91,77 kgfm, com 0 a 100 km/h em 4,1 s.
O modelo ainda é equipado com suspensão pneumática e vários itens de auxílio ao motorista. Nos mimos, os quatro bancos individuais (que mais parecem poltronas) dispõem de seis tipos diferentes de massagem, além de ventilação e aquecimento. Melhor ficar lá dentro mesmo.
A Kia saiu da água para o vinho em termos de design. Graças ao projetista Peter Schreyer, os carros da marca sul-coreana deixaram de ser modelos esquisitos e datados, para se tornarem referências em estilo. Basta comparar modelos como Sportage, Sephia e Magentis de 20, 30 anos atrás, com os carros atuais.
Só que recentemente a Kia parece ter tido uma recaída. Na tentativa de ousar em seu utilitário esportivo mais topo de linha, errou a mão. O Telluride foi lançado em 2019 com uma solução bastante controversa já de cara.
Os faróis verticais nas pontas dianteiras estão meio “deslocados” em relação à generosa grade que remete ao tal “focinho de tigre”. Parece um robô de filme B dos anos 1980. A traseira ficou esquisita, com a tampa do porta-malas com contornos arredondados e os faróis que formam aspas.
Curiosamente, o SUV arrematou dois prêmios renomados. Um pelo North American Car of the Year, na categoria Utilitário. Depois, conquistou a principal premiação do World Car Of The Year 2020. Gosto não se discute… mesmo.
Esse vai provocar quizomba e facilmente o nome desse escriba vai ser costurado na boca do sapo. Mas, cá entre nós, o modelo da Porsche é esquisito até hoje. Tudo bem que esta geração é bem melhor resolvida que a primeira (aquela, um verdadeiro monstrengo), mas um SUV dessa marca alemã de esportivos de luxo, por si só, já é um exemplo emblemático de carros caros e cafonas.
Os faróis espichados com o capô abaulado continuam sem personalidade. A traseira, pelo menos, é melhor resolvida, com suas lanternas horizontais – ainda mais na variante cupê, com o caimento da terceira coluna. De qualquer forma, o Cayenne não consegue entregar nem a robustez que se espera de um SUV, nem o charme de um 911.
E de nada adiantam os argumentos de que o Cayenne salvou a Porsche da falência ou que o caminho inevitável para as marcas são os crossovers. Para fazer SUV temos marcas como Jeep, Land Rover e Mitsubishi. Aqui, estou com os puristas: deixa a Porsche fazer os 911!
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Pois é, escrevi que para fazer SUV tem a Mitsubishi, mas até a marca referência em 4×4 está de mal com a cartilha do design harmonioso. A japonesa já tinha provocado torcidas de nariz com o Eclipse Cross, para logo depois causar espanto com a nova geração do Pajero Sport.
Vamos até relevar a dianteira com aqueles exageros de cromados e os faróis auxiliares desproporcionais em relação ao conjunto óptico. O problema maior está na traseira desnecessariamente elevada. E como a tampa é meio em curva, ao ver o SUV de perfil parece que falta uma peça na parte inferior de trás.
As lanternas verticais, que formam pontas triangulares nas laterais, pouco ajudam. O projeto causou tanta polêmica que o modelo mudou lá fora em menos de três anos – e mesmo antes de completar 12 meses de Brasil. O design na traseira foi até suavizado, com lanternas mais “curtas” e um novo acabamento traseiro. Mas continua esquisito.
Quando você olha o GLA, que é (ou deveria ser) o SUV de entrada da Mercedes no Brasil, pensa de cara que o GLB é tão ou mais arrojado e estiloso que o irmão menor. Mas em prol dos sete lugares, a marca alemã de luxo fez um crossover sem qualquer appeal e que está entre os carros caros e cafonas.
O modelo já decepciona pelo capô e linha de cintura baixos, o que deixa o GLB sem aquela robustez que se espera de um SUV. A grade dianteira com contornos arredondados e bicuda nem incomoda, mas os faróis horizontalizados são pouco elaborados e nem mesmo as seções de LEDs contínuos empolgam.
A parte de trás também não tem qualquer sopro de ousadia. A tampa com corte chapado e as lanternas mais retangulares até remetem a uma Chevrolet Spin. Uma ausência de maior personalidade do carro que faz o GLB (que custa R$ 264.900 na versão 200) ser mais barato que o… o GLA (R$ 325.900 na 200), apesar de maior, com mais lugares e mais equipado.
Lembra que eu escrevi aqui sobre o Kia Telluride esquisitão? Esse aqui é o irmão de plataforma do modelo – e tão esquisitão quanto. Com 4,98 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos e oito lugares, chegou em 2018 para ficar acima do Santa Fe e ocupar o lugar deixado por anos pelo Vera Cruz. Só que a Hyundai parece também estar de mal com o mundo do design.
Basta ver o novo HB20 apelidado de “bagre”, e as soluções para os renovados Creta e Tucson. E a inspiração parece ter vindo deste Palisade aí. Repare que as referências a outros modelos da marca combinaram pouco no SUV de luxo, como a grade octogonal e os faróis divididos em pares nas pontas que “não conversam”.
Na traseira, ao contrário do parente da Kia, as lanternas aqui formam colchetes para as laterais da carroceria. A tampa do porta-malas abaulada confere mais um aspecto de minivan grande do que propriamente de utilitário esportivo.
A disputa para ver qual BMW ficaria entre os carros caros e cafonas foi dura. Isso porque o X6 está longe de ser um carro elegante. Mas a marca alemã recentemente apresentou o iX e acabou com qualquer dúvida. O crossover elétrico abusou do direito de ser controverso.
Tudo bem que o fabricante quer pontuar seus modelos zero emissões com um estilo diferente, mas precisava assassinar a tradicional grade frontal? O duplo rim mais verticalizado, estreito e com a moldura escurecida parece uma peça de minecraft colocada em um carrinho de brinquedo. E pouco harmoniza com os faróis finos e espichados.
A traseira, inclusive, parece a de outro carro. Bem melhor pensada, tem lanternas finas e retilíneas em um desenho que faz o iX insinuar uma largura maior do que realmente tem.
Outra marca de alto luxo que resolveu se aventurar entre os SUVs e criou um dos carros caros e cafonas que temos ao redor do mundo. Aqui sofre do mesmo mal do Bentayga. É um jipão que tenta seguir o estilo elegante dos sedãs da Rolls-Royce. Ficou bom não.
Isso porque a dianteira traz aquela grade e faróis retilíneos e sofisticados típicos do fabricante, e o indefectível espírito do êxtase na ponta do capô. O problema é quando a gente estica o pescoço para conferir o restante da carroceria.
Com 5,34 m de comprimento e 3,39 m de entre eixos em um estilo quadradão, o Cullinan decepciona e parece desproporcional. O caimento da terceira coluna e a traseira com lanternas verticais lembram até um Range Rover Vogue. Bem provável que o diamante que deu origem ao nome desse Rolls-Royce (considerado o maior do mundo e de posse da Coroa Britânica) seja mais bonito.
A divisão de luxo da General Motors também faz das suas – até porque norte-americano também se amarra em carros caros e cafonas. Mas o primeiro SUV elétrico da marca ficou bem pouco lírico. Na verdade, desafinou na tentativa de oferecer um design ousado e futurista.
A generosa grade com filetes assimétricos quis emprestar um efeito meio tridimensional, mas fracassou na tentativa. Os faróis em lentes finas e verticais com um acabamento cromado ao lado em forma de bumerangue mais remetem a um esquema de sinalização de obras na pista.
Calma que piora. Na traseira, as lanternas também em filetes de LEDs começam na margem da terceira coluna e se prolongam para baixo do vidro do porta-malas. As luzes de ré e auxiliares nas pontas do para-choque tentam imitar o estilo dos faróis dianteiros, mas nada feito.
A marca de luxo criada pela Hyundai já faz uns sedãs que estão longe de ser a unanimidade em termos de bom gosto. Aí resolvem fazer uma gama de elétricos com diferenças no visual e dá nisso. Com as entradas de ar fechadas, o G80 sem motor a combustão deixou ainda mais em evidência a falta de entrosamento no design dianteiro.
A grade – que parece um emblema de time de futebol – ficou ainda mais destacada da dianteira – já existe um ressalto no capô que converge para ela. E os faróis retangulares e divididos em duas seções ficaram ainda mais perdidos.
Mais uma vez, o restante da carroceria salva. O estilo cupê quatro portas agrada e, visto de perfil, o G80 lembra o Audi A5 Sportback. Na traseira, as lanternas retangulares funcionam melhor com o desenho do vidro e da tampa.
Fotos: Divulgação
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Só não concordo com o Cadillac Lyric. Alguns aí o design não é cafona mas também não é nada de especial.
Alguns modelos eu até concordo com vc, mas vc dizer que a Pajero é o cullinan é cafona. Não concordo
Quando um apresenta defeito de fabricação e é levado ao revendedor credenciado é lícito se descontar o desgaste já apresentado para descontar fo valor a ser compensado na aquisição de um novo? E o risco que se correu na sua utilização?
Todos horríveis….e aquino Br circula esse mostro mitsubishi e tem ainda vermelhos
O Liric e o Bentayga são lindos, esse whisky de vcs está estragado…
Que matériazinha mais tosca. Não tem sentido nenhum. Todos os carros listados são fantásticos, com design moderno e muito bom gosto. Péssima matéria. Abaixo da crítica.
Prefiro a Fiat maverich
O Gênesis G80 da Hyundai está muito longe de ser cafona. É um carro belo, com um aspecto original por ser propositadamente… diferente do que comumente é feito. O estilista que o concebeu está de parabéns.
Mas uma coisa é inegável, esbanjam conforto, tecnologia e sofisticação, pena que estão acima do poder aquisitivo da maioria dos habitantes do planeta terra…essa reportagem está parecendo com a fábula da fruta madurinha no alto do pé e fora do alcance de quem a deseja que tenta despistar dizendo que”está podre ou tem maribondo no pé”KKK….
Está acima do poder esquisito de 80% da população mundial haha,
O estagiário deveria ter se informar melhor antes fazer essa materia sensacionalista kkkkk mal sabe ele que o Kia Telluride que o mesmo chama de “feio” em 2020 ganhou o premio de CARRO DO ANO! chupa essa ? e chamar o Palisade e Genesis G80 de feio tem que ser muito cego ou mal carater ?
Que matéria rúcula e nada a ver com o título, falar que o Cadillac Lyric e outros aí citado, são carro cafonas, esse estagiário está totalmente fora de orbita,.
Boa reportagem! Mas a minha realidade é um chevetin dl, cor azul, ano 91, super conservado e super elogiado aqui em 7 Lagoas. Tá pago, tô feliz assim… Abs.
Mudaram o conceito de cafona?
Absurdo falar que essas máquinas são cafonas.
Meu respeito a quem desenhou esses carros. Estão de parabéns! Ao contrário de quem escreveu essa matéria.
A pessoa que escreveu a materia deve ser doido…. simples assim
Vocês falam mal de um Cadillac protótipo; porque não mostram o Cien ou o Sixteen, considerados OBRAS DE ARTE. No entanto sempre defendendo as ABerracões da Mercedes, bmw, Ford, Toyota, fora os monstros mecânicos chineses. MOSTREM A VERDADE!
Feio é você cagando
Prefiro andar em qualquer carro aí acima do que o ridículo desenho do novo HB20 kkkkkkk
Kkkkk kkk.. ..é bem isso!
Anda de jegue então ou melhor fica de 4 e monta encima de você mesmo
Não concordo com a crítica ao pajero sport e eclipse cross, todos dois tem design modernos e muito elegantes.
A dianteira da pajero remete ao personagem Predador, é a inspiraçao dos japoneses, dragões.
Gosto é gosto, realmente cada um tem o seu, mas todos vão concordar comigo que o SsangYong Actyon é feio que dói.
Caro amigo repórter que fez esta matéria, 99% da população brasileira não tem conhecimento destes automóveis. Da próxima seja mais elegante e faça uma matéria que seja para o brasileiro.
É exatamente por isso que o brasileiro não tem conhecimento, por que não é explorado nada de fora, saia da caixinha amigo, busque novos ares.
Realmente devem apenas confortáveis e possantes mas de beleza deixam a desejar!
Na verdade a matéria publicada acima fala sobre carros caros e cafonas e não de gosto pessoal e individual até mesmo de quem à publicou.No que foi proposto esta completamente de acordo e serve para as montadoras e seus desingners automotivos terem mais criatividade ao desenvolver estas fortunas ambulantes.
Qualquer semelhança com algum comentário feito é mera coincidência.
Aew vc pergunta para o escriba,qual seu carro ele responde,1 Fiat palio 1996 azul que vale 5 mil.
Eu aqui feliz da vida com uma Belina 89 como estava precisando de uma Pampa cortei a Belina. Cada um se vira com o que pode se quiser fazer um carreto chama no zap 12988285155
Falar que a Cayenne e cafona ok mas que ela salvou a Porsche não. Quem salvou a Porsche foi o Porsche Boxster, e começou em 1996 o Cayenne foi lançado em 2002…
O melhor carro que existe e aquele que você tem na garagem, melhor ainda se estiver sem alienação…tenho um Voyage GL 1989 sensacional…abraço a todos e ótimo FDS….
Serve o mesmo para um gol Cl 1.8 bola 94? Se for estou bem resolvido tambem. Kkkk
Falou tudo, mano. Eu tenho um Opala 72 preto com teto de vinil na minha garagem e para mim é o melhor carro que existe. Ele pertenceu a meu avô, depois foi para as mãos de meu pai e agora é meu e com certeza será do meu filho. Geração em geração.
Gosto é subjetivo, é como aquilo…..,cada um têm o seu. Pode até haver concordância em alguns casos, mas não é e ninca será unanimidade.
Quanta baboseira é essa?!?! Tá com dor de cotovelo é irmão?!
Acho que esse escriba deve ficar com o “bom gosto” dos estilos dos carros da volkswagen. Rsrsrs….
Concordo com a Porsche Cayene. Aquele capô enorme com o logo pequenino, desproporcional, ridículo
Porsche feio? Então manda lá para casa todos eles.
Carro feio é a Spin, q no Brasil é caro e feia pra caramba.
Kkk
Quem fez essa lista ta bulgado
Faltou o Ford Territory, exemplo de refinado mal gosto.
A frente dessa BMW é de doer….
Acho que quem fez essa lista é que tem um péssimo gosto!
Pensei a mesma coisa
Kkk
Não concordo com o cayene nessa lista
São novos designers, os carros evoluem, as linhas vão se modificando, o velho volta e o que parecia moderno fica pra trás, misturado com o que há de mais novo em conceito de tecnologia e aerodinâmica.
Alguém no mundo achou o Fiat Uno Bonito
????
A pessoa que escreveu isso não tem muito senso estético. Também não gosto muito de SUVs, mas a maioria dos carros dessa lista apenas tem um design muito convencional (como o GLB). E Cayenne e Bentayga são dois ícones, por aí você já ver que a pessoa não tem a menor noção do que está falando.
Quem me dera ter um desse pois carro não cafona para vc são os de “povao” que todo mundo tem kkkkkkk
Meu caro Boris, não há como falar de SUV e elegância na mesma linha de pensamento. Em tempo, a Suburban é utilitário, chama-la de SUV é ofensa!
Concordo com a maioria
O Bentley não é cafona não doido
O porche cayene nao deveria estar, me perdoem, mais o carro eh muito bonito pessoalmente… Agora em falar de carros feio… Botem ai novo hb20, novo civic, novo creta, toyota prius… Ficaram pessimos nos novos modelos… Contrataram um estagiario designer com covid pra economizar…. Lascou.
Cafonas ??? Não concordo.
São apenas designs diferentes e chamativos, voltados para uma determinada categoria de veículos premium.
A única coisa que concordei na matéria, é que gosto é algo relativo.
O nome disso é cafona.
Boa noite.
Gostei….
Agora mostra pra nós os 10 carros caros mais bonitos da atualidade, pois sua opinião é muito valiosa e oportuna para nós leitores.
Obrigado.
Concordo, mostre agora os belos e maravilhosos nessa faixa de preço, ou mesmo os mais acessíveis. Não existe feio ou bonito tudo é questão de gosto….eu acho o Pajero Sport mais bonito e mais recheado de tecnologia que o Toyota SW4 que é um ícone dos Suvs…
Compra um Pontiac Astek então. Era um ótimo carro.
Todas as montadoras acabam dando suas mancadas. O que as salva, é que o gosto é algo muito pessoal. Eu prefiro um carro mais bonito esteticamente, mesmo que consuma um pouco mais que outro mais feio, e que seja mais eficiente economicamente.
Seus comentarios sao de quem, nao tem grana pra comprar nemhum destes carros. Seria bom vc enviar quais carros caros valem a pena comprar e porque abs
Faltou o Evoque. Carro mais cafona de todos os tempos.
Anda de fiat uno financiado e fala que Evoque é cafona kkkkkkķ
Nunca vi entender tanto de design como quem escreveu isso!
Não sei se ele tem razão, mas este é certamente o tipo de artigo que só os medíocres podem escrever.
O pai que da o nome de Ubirajara num filho, além de medíocre, nem deve saber escrever…kkk
Nossa, chamar o povo norte americano de chegado a cafonice pegou mal….pra.nao dizer ofensivo. Não bastasse o brasileiro que nos faz passar vergonha no Egito, agora vem vc falar do povo norte americano …..dia mal mesmo. Vc teria coragem de chamar o povo brasileiro de carona?
POSSIVELMENTE MENOS DE 1 POR CENTO DOS QUE ESTÃO LENDO ESTA MATÉRIA NÃO IRÃO TER ESTES CARROS ATÉ QUANDO VIRAREM RESTO DE RICO. SERIA CAFONA COM ORGULHO DE TER QUALQUER CARRO DESTA LISTA… OU AO MENOS DINHEIRO SOBRANDO PARA TÊ-LOS.
Carro feio é FIAT Multipla, Doblo, Uno, Palio Weekend com aquela traseira tipo arvore de Natal, Mitsubishi com aquela traseira horrorosa, Essas frentes do SUV do Corolla, Chevrolet Agile e Montana (derivada deste), VW TL 4 portas, Ford Taurus 97 com aquela cara de sapo, Pontiac Aztek, uma infinidade de chineses copiando carros ocidentais, carro do Iran, e por aí vai…….
Na minha opinião o carro mais feio atualmente e se bobear um dos mais feios de todos os tempos é esse Cybertruck da Tesla, que caprichou tanto nos primeiros lançamentos e depois apresenta essa coisa horrorosa.
Carro com motor a combustão já deveria ter virado peça de museu há tempos.
Carro tem que ser elétrico. Muito melhor e mais fácil de fazer a manutenção, não faz barulho, não polui, é melhor para dirigir etc… Carro elétrico é o futuro.
APEDEUTA PALPITEIRO, No minimo esse LORPA crê em “Aquecimento Global”, típico LAPUZ TELEVISIVO replicador tagarela de Midia marxista cultural esquerdopatetopática + MEC ENEM.
Entao ja não serve pra metade da população brasileira. Como eles vão sair na rua fazendo hannnnndandandan com seus carros e moto sem escapamento?
Se a lista couber carro meia-boca, coloca o Corolla….