Em primeiro lugar, nunca atravesse uma enchente com nível de água superior altura da metade das rodas do carro
Até março, quando o verão se despede das ruas e estradas brasileiras, os motoristas devem ficar mais atentos. É que a estação chuvosa pode afetar componentes mecânicos e elétricos dos carros, causando prejuízos e colocando em risco os ocupantes dos automóveis. Listamos algumas dicas que ajudam quando é imprescindível se manter dirigindo na chuva.
“É aconselhável que o condutor não se arrisque dirigindo na chuva intensa, mas, se precisar atravessar poças d’água, é importante identificar a altura da água em relação ao veículo. Não é recomendado tentar atravessar trechos em que o alagamento ultrapasse a altura da metade das rodas do carro“, explica o superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), Emerson Feliciano Feliciano.
Quando há enchentes, a primeira marcha deve ser mantida engatada, sem elevar demais a aceleração. O comportamento evita a admissão de água para o interior do motor durante a travessia.
“Dependendo do nível da água, a enchente pode atingir o motor do automóvel criando o calço hidráulico – a entrada da água impede o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas, e também a contaminação do óleo lubrificante que poderá criar danos severos ao motor. Para o sistema de transmissão, principalmente as automáticas, pode ocorrer a contaminação do óleo que causam danos e até pane na transmissão”, complementa o especialista.
Na parte elétrica, caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas também podem ser prejudicadas se atingidas pela água suja.
Outra questão que deve ser considerada quando o motorista estiver dirigindo na chuva é frenagem. Em razão da presença de água e terra, o atrito das pastilhas pode sofrer interferência e perder eficiência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |