Dirigindo na chuva: 9 dicas para não ter prejuízos com as tempestades

Em primeiro lugar, nunca atravesse uma enchente com nível de água superior altura da metade das rodas do carro

enchente chuva shutterstock
Por AutoPapo
Publicado em 14/01/2019 às 16h02
Atualizado em 15/01/2019 às 10h34

Até março, quando o verão se despede das ruas e estradas brasileiras, os motoristas devem ficar mais atentos. É que a estação chuvosa pode afetar componentes mecânicos e elétricos dos carros, causando prejuízos e colocando em risco os ocupantes dos automóveis. Listamos algumas dicas que ajudam quando é imprescindível se manter dirigindo na chuva.

“É aconselhável que o condutor não se arrisque dirigindo na chuva intensa, mas, se precisar atravessar poças d’água, é importante identificar a altura da água em relação ao veículo. Não é recomendado tentar atravessar trechos em que o alagamento ultrapasse a altura da metade das rodas do carro“, explica o superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), Emerson Feliciano Feliciano.

Quando há enchentes, a primeira marcha deve ser mantida engatada, sem elevar demais a aceleração. O comportamento evita a admissão de água para o interior do motor durante a travessia.

“Dependendo do nível da água, a enchente pode atingir o motor do automóvel criando o calço hidráulico – a entrada da água impede o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas, e também a contaminação do óleo lubrificante que poderá criar danos severos ao motor. Para o sistema de transmissão, principalmente as automáticas, pode ocorrer a contaminação do óleo que causam danos e até pane na transmissão”, complementa o especialista.

Na parte elétrica, caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas também podem ser prejudicadas se atingidas pela água suja.

Outra questão que deve ser considerada quando o motorista estiver dirigindo na chuva é frenagem. Em razão da presença de água e terra, o atrito das pastilhas pode sofrer interferência e perder eficiência.

Dirigindo na chuva: como evitar prejuízos

  • Como manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas, verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa.
  • Confira também todas as luzes de iluminação do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.
  • Mantenha a velocidade baixa em primeira marcha, já que essa ação diminui a variação do nível de água. Para quem tem carros automáticos, a dica é deixar o câmbio na posição “1” ou “L”, caso não haja opções de trocas manuais, pois assim a central vai manter a marcha constante.
  • Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. A ação força o motor e pode piorar ainda mais o quadro mecânico e de pane elétrica.
Os riscos são maiores quando os motoristas estão dirigindo na chuva. Listamos algumas dicas para passar pelas tempestades - e enchentes - sem prejuízo.
Lembre-se de conferir a altura da água quando estiver dirigindo na chuva

O que checar no pós-enchente

  • Depois de passar por um trecho alagado, vá direto para sua oficina de confiança e faça um check-up geral da parte mecânica, elétrica, sistema de ventilação e até do estofamento que está sujeito à contaminação por fungos e bactérias em travessias de alagamentos.
  • Nos itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor.
  • Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro de ar, dutos e coletor de admissão.
  • É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.
  • Na caixa de transmissão, é importante verificar se não houve a contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário