Dirigindo na chuva: 9 dicas para não ter prejuízos com as tempestades
Em primeiro lugar, nunca atravesse uma enchente com nível de água superior altura da metade das rodas do carro
Em primeiro lugar, nunca atravesse uma enchente com nível de água superior altura da metade das rodas do carro
Até março, quando o verão se despede das ruas e estradas brasileiras, os motoristas devem ficar mais atentos. É que a estação chuvosa pode afetar componentes mecânicos e elétricos dos carros, causando prejuízos e colocando em risco os ocupantes dos automóveis. Listamos algumas dicas que ajudam quando é imprescindível se manter dirigindo na chuva.
“É aconselhável que o condutor não se arrisque dirigindo na chuva intensa, mas, se precisar atravessar poças d’água, é importante identificar a altura da água em relação ao veículo. Não é recomendado tentar atravessar trechos em que o alagamento ultrapasse a altura da metade das rodas do carro“, explica o superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), Emerson Feliciano Feliciano.
Quando há enchentes, a primeira marcha deve ser mantida engatada, sem elevar demais a aceleração. O comportamento evita a admissão de água para o interior do motor durante a travessia.
“Dependendo do nível da água, a enchente pode atingir o motor do automóvel criando o calço hidráulico – a entrada da água impede o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas, e também a contaminação do óleo lubrificante que poderá criar danos severos ao motor. Para o sistema de transmissão, principalmente as automáticas, pode ocorrer a contaminação do óleo que causam danos e até pane na transmissão”, complementa o especialista.
Na parte elétrica, caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas também podem ser prejudicadas se atingidas pela água suja.
Outra questão que deve ser considerada quando o motorista estiver dirigindo na chuva é frenagem. Em razão da presença de água e terra, o atrito das pastilhas pode sofrer interferência e perder eficiência.
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