Como funciona o sensor de chuva do carro?

Dispositivo fica próximo ao vidro e, assim que interpreta a quantidade de água sobre o para-brisa, por meio de luzes infravermelhas, aciona os limpadores

sensor de chuva
Por AutoPapo
Publicado em 25/11/2018 às 15h02

O sensor de chuva é um equipamento capaz de interpretar a intensidade dos temporais e acionar, sem intervenção do motorista, os limpadores de para-brisa. Apesar de estar cada vez mais comum nos carros nacionais, muitos motoristas desconhecem seu funcionamento. O AutoPapo consultou um engenheiro e explica a tecnologia.

O especialista da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Gustavo Noronha, conta que o sensor de chuva começou a ser difundido, no Brasil, na década de 90. Segundo ele, a tecnologia dos sensores trabalha com os conceitos físicos de reflexão e refração da luz.

O dispositivo, normalmente instalado atrás do espelho retrovisor interno, tem uma luz infravermelha que incide no vidro e volta para o sensor de chuva. Quando o para-brisa está molhado, apresenta gotas, a propriedade de reflexão é afetada e o equipamento envia um sinal para a central eletrônica do carro, que liga o limpador.

O sensor de chuva é capaz de captar essa diferença na reflexão (que varia com a quantidade de líquido no vidro) e calibrar a regulagem do limpador.

O sensor de chuva proporciona conforto e segurança ao motorista. Mas como é que essa tecnologia funciona? O AutoPapo, com a ajuda de um enegnehiro, explica.
Sensor de chuva | Shutterstock

O engenheiro confirma, ainda, que o monitoramento realizado pelo equipamento é constante e independe de luminosidade. Ou seja, ele funciona bem de manhã ou à noite.

Para que o sensor de chuva não acione os limpadores em qualquer nível de umidade, os profissionais responsáveis por desenvolver a tecnologia calibram o equipamento para funcionar em uma janela específica de reflexão/refração. Em países mais frios, o acessório consegue perceber e funcionar com a presença de neve.

Gustavo Noronha chama atenção para um detalhe: “atualmente o mercado oferece sensores de chuva que não são instalados de fábrica. Antes de comprá-los, é preciso se certificar de que o produto escolhido é capaz de fazer a conexão entre o sensor e a central eletrônica do seu veículo”.

Por que usar o sensor de chuva?

Além do conforto, já que o motorista não precisa ficar ajustando a velocidade dos limpadores de para-brisa, o sensor de chuva traz como ventagem a segurança. Isso porque, se durante uma viagem algum líquido for jogado no carro, rapidamente o equipamento é acionado, recuperando a visibilidade num bom tempo de reação.

Para que a tecnologia funcione bem, o para-brisa deve estar em bom estado. Boris alerta os perigos de andar com o componente trincado, confira!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lucindo.antonio 18 de julho de 2021

Oque.fazer.pra.estalar.na.hilux.2017.tem.como.em.viar.a.foto.do.aparelho.porfavor.no.email

Avatar
Anderson 23 de agosto de 2020

Tenho um Citroen C3 16.exclucive 2009 como que faço pra ativar o sensor de chuva do parabrisa

Avatar
Alexandre Brito Cardoso 1 de abril de 2020

Tenho um Fiat Toro volcano disel 2020 e quando desligo a desligo o limpador de para-brisa é acionado uma vez, o carro desliga e o limpador da uma só passada. O que pode ser???

Avatar
J. Santos 13 de maio de 2020

Tenho o mesmo modelo seu, toro, 2020, Volcano e adivinhe? O mesmo problema apareceu hoje! Ele só ocorre ao desligar o carro, e só teve início hoje!
Desative o modo automático para não danificar o vidro, vou procurar a assistência técnica!

Avatar
Rogerio Baule 24 de setembro de 2020

Tenho uma Toro Volcano 2019 e esta semana começou a acontecer o mesmo…

Avatar
claudinei 23 de janeiro de 2021

se seu carro foi trocado o parabrisa ou o sensor ou mesmo desconectado o sensor para alguma manutenção tem de colocar o scanner e fazer a reaprendizagem do sensor

Avatar
Ademir da Silva 26 de novembro de 2018

Tenho um fluence privilégio da Renault e funciona perfeitamente e eu gosto muito nunca tive problema

Avatar
Mauricio 25 de novembro de 2018

Adquiri um Compass em agosto/2018 com essa tecnologia. Só que o sensor está com defeito e liga os limpadores com o vidro seco. Levei a concessionária que confirmou o problema.
Mas….a Jeep me informa que não tem a peça para reposição ?

Pode isso Arnaldo?…

Avatar
Deixe um comentário