O valente Ford Corcel que pulava até macumba

Alvino Júnior embalou o Corcelzinho na descida, trocou todas as marchas que tinha direito, subiu a ladeira a mais de 100 km/h e saltou

ford corcel
Por Douglas Mendonça
Publicado em 14/01/2019 às 21h08
Atualizado em 16/01/2019 às 15h17

Esse causo sucedeu lá pelo início dos anos 70, mais precisamente em 1973. Tinha como personagens meu amigo de velhas datas Alvino Pereira Júnior e o Ford Corcel 1.3 ano 1972 de seu pai, um belíssimo cupê amarelo de duas portas. Seu Alvino, o pai, utilizava o belíssimo e econômico Corcel para trabalhar durante a semana. Nos finais de semana, era o seu filho Júnior quem aprontava mil e uma com o valente Corcelzinho, que resistia bravamente aos castigos do jovem piloto.

Alvino Júnior, o filho, era meu amigo e toda vez que ele aparecia na escola com o carro do pai, sabíamos que coisas boas não estavam por vir. Júnior já demostrava nessa época seus incríveis dotes de piloto, que acabaram sendo confirmados como verdadeiros quando ele se graduou piloto e começou a competir: venceu muitas corridas, inclusive Mil Milhas e 1000 km de Brasília, fazendo dupla comigo, além de outras inúmeras provas de campeonatos regionais e nacionais. O cara era realmente bom.

Mas, voltando ao sofrido e valente Corcel, lembro-me que Alvino Júnior contava na escola que nas saídas dos bailes e domingueiras, ele puxava o freio de estacionamento do pobre Corcel que bloqueava as rodas traseiras, virava todo o volante para um dos lados, acelerava forte o motor e tirava o pé da embreagem. O pobre Ford ficava cantando o pneu sem sair do lugar e levantando uma tremenda fumaça e, por causa do volante esterçado girava em cima do próprio eixo, como se estivesse desenhando um círculo. Uns aplaudiam, outros assoviavam e existiam ainda aqueles que vaiavam. O importante era que todo mundo olhava na direção do Corcel amarelo. Inclusive as meninas, que eram o grande centro das atenções de Alvino Júnior. Um sucesso!

Ford Corcel na versão cupê

Como naquela época, o Corcel ainda utilizava as famosas cruzetas em seus semieixos dianteiros, Seu Alvino, o pai, nunca entendeu porque é que tais componentes duravam tão pouco: quase toda segunda-feira ele tinha que trocar um par delas, pois estavam fazendo barulho. Seu Alvino, em sua inocência de pai, sempre perguntava aos mecânicos:” Porque o defeito aparece sempre nas segundas-feiras? As tais cruzetas têm calendário e sabem o dia da semana?” O que o Seu Alvino não sabia eram as constantes surras que o seu jovem filho Júnior aplicava ao valente Corcel. Sempre aos finais de semana, que se refletiam nas quebras da segundas-feiras.

A rampa de salto do Corcel

Aqueles que não gostam do Corcel, poderiam fazer a ele todo o tipo de crítica. Mas a verdade é que o Ford Corcel, um Renault R12 que aqui no Brasil foi batizado com esse nome de Cavalo Selvagem pela Ford, era muito valente e resistente. Alvino Júnior contava na escola que, lá na Vila Maria onde ele morava, um bairro localizado na zona norte da capital paulistana, existia uma rua calçada em paralelepípedo que consistia em uma descida muito ingrime precedida de uma ladeira mais suave que culminava com um cruzamento em sua parte mais alta.

Alvino Júnior tinha o hábito de descer essa ladeira ingrime acelerando o máximo o Corcel, que subia a rápida ladeira suave e no cruzamento em seu alto, dava um tremendo salto para então aterrizar novamente. O grande curso da suspensão do Corcel, fazia com que ela absorvesse toda a irregularidade do piso, do declive, do aclive que a sucedia e, finalmente, no salto que o carro dava no final. Segundo Alvino Júnior, o filho, o grande barato dessa brincadeira, era o grande frio na barriga quando o carro terminava a descida e ia começar a subida e, principalmente, a sensação de vazio quando ele saltava no final da subida.

Era um loteamento novo, sem casas e pessoas ao seu redor e os jovens sentiam-se a vontade nessa diversão de montanha Russa dentro de um carro. Em um sábado a noite, Alvino Júnior foi em busca da tal proeza. Embalou o Corcelzinho na descida, trocou todas as marchas que tinha direito, subiu a ladeira a mais de 100 km/h e saltou. O Corcel aterrizou bem, como sempre fazia, e quando Alvino foi passar no cruzamento para refazer a brincadeira, uma surpresa: haviam feito uma macumba bem no meio da encruzilhada. E ela estava lá, intacta: A galinha preta morta, a garrafa de pinga, aquele monte de velas acessa e o prato com farofa, tudo intacto.

A conclusão dos jovens que brincavam de montanha Russa foi óbvia: o Corcelzinho voou tão alto que pulou a macumba, sem derrubar a garrafa de pinga ou mesmo apagar qualquer uma das velas. Vocês pensam que eles se assustaram? De maneira nenhuma, desceram do carro para que o intrépido piloto repetisse a prova para eles saberem o quão longe o Corcel passava do despacho. Foram várias tentativas em que os jovens dentro do carro se revessavam para ver a valentia do Ford Corcel em pular a macumba. Acho que até os Santos que receberam aquele despacho, ficaram maravilhados em ver o espetáculo sobre a macumba deles. E aquele cruzamento virou ponto de despacho e toda sexta e sábado tinha um trabalho novo para ser pulado.

Sucessor não agradou nem os Santos

Mas as coisas melhoraram e o Seu Alvino, o pai, vendeu o glorioso Corcel amarelo e comprou um vistoso Maverick azul-marinho metálico com as famosas rodas palito e pneus largos. Visualmente falando, um show de carro! Mas esse novo Ford era impulsionado pelo frouxo e antigo motor 6 cilindros, uma catástrofe que consumia mais que os motores V8 e andavam muito menos que os motores de 4 cilindros.

Com esse, Alvino Júnior, o filho, tentava cantar pneus nas portas dos bailes e ele em vez de fazer fumaça e chamar a atenção, simplesmente batia pino. Uma vergonha! A prova final, foi levá-lo para a montanha Russa dos carros. Alvino Júnior, o filho, desceu o ladeirão acelerando tudo o que o frouxo Maverick 6 cilindros conseguia, subiu e, lá foi ele para o glorioso salto sobre a macumba. Adivinhem? O Mavekão não pulou coisa nenhuma e levou a macumba inteira, com a pinga, galinha preta, velas e farofa tudo no peito. Acabou com o despacho, de seja lá quem for.

Acho que para esse vexame do belo-Antônio do Maverick 6 cilindros, os Santos que deveriam receber aquela oferenda devem ter ficado bem bravos: a macumba inteira foi para o vinagre! E o Mavekão frouxo, foi vendido em poucos dias, pois o Alvino Júnior, o filho, ficou com medo da reação dos Santos da macumba que poderiam perseguir para o resto da vida aquele inútil carro. Sai pra lá, azar!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Josué 16 de janeiro de 2019

Possuo um do ano 76 de luxo e esse gt amarelo está lindo.

Avatar
Deixe um comentário