Eclipse Cross: visual ‘diferente’ quase ofusca motor turbo

Lançamento da Mitsubishi apresenta motor 1.5 turbo, muita tecnologia e design questionável; preços partem de R$ 150 mil

jcocxlj0
O motor 1.5 do Mitsubishi Eclipse Cross entrega 165 cavalos e 25,5 kgfm de torque (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
Por Laurie Andrade
De Porto Alegre
Publicado em 01/10/2018 às 15h29
Atualizado em 27/08/2024 às 14h33

O AutoPapo foi convidado para testar o Mitsubishi Eclipse Cross nas estradas do Rio Grande do Sul. Modelo chama atenção pelo bom desempenho e design “diferente”.

É a primeira vez que a fabricante adota o motor 1.5 turbo, de alumínio, mais leve e eficiente. Em entrevista, a equipe da Mitsubishi afirmou que estuda adotar o propulsor também nos SUVs ASX, que teve a linha 2019 apresentada recentemente, e Outlander. A opção 2.0 aspirada, oferecida em alguns países, não virá para o Brasil.

O 1.5 do Mitsubishi Eclipse Cross entrega 165 cavalos e 25,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Nos estradões de terra, essa força é bem aplicada e o carro responde com tranquilidade. Nas rodovias, a transmissão é bem ajustada, suave e mais rápida que as de outros câmbios CVT. A troca de marchas pode ser feita pelas alavancas das borboletas, mas elas são fixas, o que dificulta a passagem em curvas.

O Eclipse Cross 2019 vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos e estabelece como velocidade máxima 195 km/h. As rodas do SUV são de liga leve e têm diâmetro de 18 polegadas.

Aproveito a deixa dos estradões para comentar a suspensão: independente, utiliza McPerson na frente e multi-link na traseira. É confortável e firme. Quase não transmite o impacto das ondulações do solo para os passageiros.

As configurações de altura e profundidade do volante, banco do motorista e as oito posições para os assentos traseiros garantem uma viagem confortável para os ocupantes do Eclipse Cross. Há também bastante espaço para as pernas.

Os bancos traseiros podem ser rebatidos e possuem trilhos (200 mm de deslizamento), aumentando a capacidade de carga de 473 para 1.197 litros.

O cinto para o terceiro ocupante, no entanto, é um problema. Ele é de três pontos e precisa ser fixado em dois encaixes pélvicos. A fivela do lado direito é muito próxima do lado esquerdo, fazendo com que o quinto passageiro fique com o corpo deslocado para a esquerda.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

O interior do novo SUV da Mitsubishi tem bons encaixes e é forrado por materiais agradáveis ao toque. Nas portas traseiras, há presença de plástico.

O Multimídia de sete polegadas apresenta GPS offline, é interativo e bastante intuitivo. Apesar de suportar carregador no console central e na parte de trás, o Mitsubishi Eclipse Cross perde nesse quesito para o rival Jeep Compass, que possui tomadas.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

Pela primeira vez a maca traz um modelo com tela auxiliar para o país, o head up display.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

O ar-condicionado dual zone digital e os comandos elétricos e independentes das cortinas do teto solar são confortos a mais para os ocupantes.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

Design

O Eclipse Cross foi pensado para reavivar memórias do esportivo dos anos 80 com quem compartilha o nome. Para juntar linhas de cupê com a robustez dos SUVs, a marca resolveu inovar na traseira. O visual causa certa estranheza.

Confira, nas fotos, as linhas altas e os dois vidros traseiros.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Traseira do Eclipse Cross

A dianteira, por sua vez, carrega o DNA da fabricante e agrada os olhos. Como diferencial, a dianteira apresenta dois conjuntos ópticos. Todas as lanternas e faróis do Eclipse Cross são de LED.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.

Segurança

O novo SUV da Mitsubishi conquistou cinco estrelas, a pontuação máxima, nos testes de impacto do Latin Ncap e do Euro Ncap. A sopa de letrinhas responsável pelos resultados está abaixo:

ABS; EBD; ESC; BAS; BOS (monitoramento dos pedais que privilegia o freio); HSA (assistente de partida em rampa); LDW (aviso de saída de faixa); FCM (sistema de frenagem autônoma); ACC (piloto automático); RCTA (aviso de tráfego traseiro) e BSW (aviso indicando obstáculos no ponto cego).

Os dispositivos funcionaram bem durantes os testes. Apenas uma motocicleta que estava próxima ao acostamento não foi identificada pelo Cruzeiro Adaptativo.

Ainda assim, existe um alerta para risco de capotagem no quebra sol do modelo.

O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

Consumo

O Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro está testando o Eclipse Cross. Os resultados devem ser apresentado nas primeiras semanas de outubro.

Durante os 300 km de testes rodamos em perímetro urbano, estradas de terra e rodovias. A média de gasolina consumida foi de 10.3 km/l.

Versões e preços do Eclipse Cross

O Mitsubishi Eclipse Cross apresenta duas configurações. A principal diferença entre elas é a tração, que pode ser 4×2 ou 4×4.

O sistema S-AWC, que dá nome à segunda versão, é uma tecnologia de controle dinâmico do veículo que lê instantaneamente os movimentos da carroceria, tanto na rolagem quanto numa frenagem e controla as acelerações, gerenciando a distribuição de força.

  • Eclipse Cross 2019 HPE-S | R$ 149.990
  • Eclipse Cross 2019 HPE-S – S-AWC | R$ 155.990
O AutoPapo testou o Mitisubishi Eclipse Cross na Serra Gaúcha. Conheça nossas impressões sobre o SUV que tem preços a partir de R$ 150 mil.
Foto Mitsubishi | Divulgação

O modelo, posicionado entre ASX e Outlander, chegará às lojas em novembro, mas já está em pré-venda.

Dimensões

O Eclipse Cross 2019 possui, de comprimento, 4,4 metros. A largura é de 1,80 m e a altura 1,68 m. A distância entre-eixos é de 2,67 m. A altura do solo no novo SUV da Mitsubishi é de 20,2 centímetros e o tanque tem capacidade para 63 litros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário