[Recall] Fiat convoca 11,6 mil unidades por problema no câmbio

Oito modelos estão envolvidos no chamamento; defeito faz com que câmbio automatizado passe para o neutro de forma involuntária

Por AutoPapo01/10/18 às 14h04

A Fiat convoca, por um defeito no câmbio automatizado, 11.669 unidades de 8 modelos de sua gama para recall do seletor de marchas. Os veículos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos afetados são ano|modelo 2017, 2018 e 2019.

Há risco de o câmbio passar para a posição n (neutro) de forma involuntária, causando perda de força e comprometimento da dirigibilidade das unidades envolvidas. A Fiat convoca os oito modelos por risco de ferimentos a ocupantes e terceiros.

Como solução, a fabricante propõe a troca do sensor de seleção. O reparo dura cerca de uma hora e já pode ser agendado pelo telefone 0800-707-1000 ou pelo site da marca.

Veja abaixo os chassis convocados pela Fiat:

Argo 1.3 | 5.097 unidades envolvidas

  • Chassis: H10294 a H64699
  • Ano modelo: 2018
Fiat convoca os modelos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos produzidos entre 2016 e 2018 para recall do câmbio automatizado.
Argo Drive 1.3

Cronos 1.3 | 2.276 unidades envolvidas

  • Fiat convoca os chassis: 000012 a 022737
  • Ano modelo: 2018 e 2019
Fiat convoca os modelos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos produzidos entre 2016 e 2018 para recall do câmbio automatizado.
Fiar Cronos

Grand Siena 1.6 | 567 unidades envolvidas

  • Fiat convoca os chassis: 329230 a 341048
  • Ano modelo: 2017 e 2018

Mobi 1.0 | 2.572 unidades envolvidas

  • Fiat convoca os chassis: 465048 a 547697
  • Ano modelo: 2018
Fiat convoca os modelos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos produzidos entre 2016 e 2018 para recall do câmbio automatizado.

Palio 1.6 | 141 unidades envolvidas

  • Chassis: 192022 a 199837
  • Ano modelo: 2017

Strada 1.8 | 34 unidades envolvidas

  • Fiat convoca os chassis: 152494 a 168706
  • Ano modelo: 2017
Fiat convoca os modelos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos produzidos entre 2016 e 2018 para recall do câmbio automatizado.
Foto Fiat | Divulgação

Uno 1.3 | 916 unidades envolvidas

  • Chassis: 796635 a 835113
  • Ano modelo: 2017 e 2018

 Weekend 1.6 | 66 unidades envolvidas

  • Fiat convoca os chassis: 097241 a 099833
  • Ano modelo: 2017 e 2018
Fiat convoca os modelos Argo, Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio, Strada e Cronos produzidos entre 2016 e 2018 para recall do câmbio automatizado.
Weekend é o segundo modelo na lista dos carros que mais desvalorizam | Divulgação

27 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • ricardo vieira 23 de outubro de 2018

    ta na hora fiat acabar com esse cambio automatisado volta manual so compro carro manual tenho saveiro cross 2011 nao da problemas tenho desde zero 8v 1.6 vem todos para cambio manual

  • Dorival Zanusso 3 de outubro de 2018

    Nós brasileiros por gostar mto de carro, compramos.
    Devíamos recusar o vlr. Aí as montadoras teriam q baixar o preço. É mto valor por pouco carro. E ainda as vezes temos q sofrer com problemas q o carro dá

  • Ana Lucia Machado Magalhães 3 de outubro de 2018

    Tenho um Fiat One Way 2013.Sou motorista de aplicativo.Faz um barulho qnd estou acelerando em qualquer velocidade .Os passageiros reclamam.Dizem que incomoda. É irritante.

  • Zica 3 de outubro de 2018

    Fiat sendo Fiat…

  • Carlos 2 de outubro de 2018

    O Easytronic da GM é a mesma m…não sai da oficina. Sem falar na embreagem que custa um absurdo.

  • Carlos 2 de outubro de 2018

    Câmbios automatizados se mostraram uma das piores cacas feitas pela indústria automobilística. Nenhuma marca se deu bem com eles, deviam extingui-los e pronto.

    • carlitos 2 de outubro de 2018

      VW e Audi tem carros com câmbio automatizado e são ótimos, em especial o DSG é um automatizado só que de dupla embreagem mas não deixam de ser automatizados. O que importa não é apenas o termo “automatizado” e sim sua concepção e sua construção! Quem já dirigiu um Golf GTI ou um Jetta TSI com câmbio DSG sabe a qualidade do câmbio.

  • José Maria 2 de outubro de 2018

    Meu carro é um Fiat uno ano 90 que tem um barulho horrível na caixa de marcha já levei em vários mecânico eles falam que esse chiado na caixa é normal do carro da Fiat e o escape da marcha a quinta para o neoutro

  • Ronaldo 2 de outubro de 2018

    Tenho uma.palio 2014 veículo muito bom

  • Valcir 2 de outubro de 2018

    Eu tenho um Pálio comprado em Outubro 2016 – tenho até medo nos semaforos, pois na hora de arrancar que o carro não anda e fico acelerando até descobrir que mudou pro neutro sozinho… ficava sem entender

    • Douglas Barros 2 de outubro de 2018

      É que tu tem um Palio,não um carro

      • gilberto rodrigues 2 de outubro de 2018

        educacao vem de berÇo
        nao importa a ninguem o q vc tem somente a vc
        respeite o proximo pq cada dia q se passa e um a menos na terra

    • gilberto rodrigues 2 de outubro de 2018

      educacao vem de berÇo
      nao importa a ninguem o q vc tem somente a vc
      respeite o proximo pq cada dia q se passa e um a menos na terra

  • Guilherme 2 de outubro de 2018

    Realmente, acho que câmbios robotizados são um capítulo da indústria automotiva brasileira que poderia ter sido pulado. Sempre ouvi falar mal deles e a opinião é geral, independente de montadora. Nunca ouvi falar bem de dualogic, easytronic e imotion. O único que parecia se sobressair um pouco era o powershift, mas porque ouvi bem menos reclamações dele que dos outros, mas elogios mesmo, todos ficaram devendo.
    Câmbio tem que ser automático ou mecânico, não faz sentido inventar. O resto dá dor de cabeça. Pode até não quebrar, mas o comportamento de um câmbio automatizado, quando comparado ao automático ou até a um CVT, é decepcionante. Faz você querer vender o carro na hora que experimenta os dois.
    Só a Volkswagen consegui fazer um câmbio automatizado de dupla embreagem que satisfaz e não é vítima de reclamações, se não me engano é o que eles batizam de DSG, porque tiptronic eu sei que é o automático consagrado dos alemães. Ainda assim, devem ter esfolado a engenharia para fazer uma coisa que presta.
    A única vantagem de transmissões robotizadas e mecânicas convencionais é que aproveitam mais a potência do motor porque usam o sistema de embreagem. Porém, para carros particulares do dia a dia, suponho que o fator preponderante ainda seja o conforto, em detrimento da potência e, nisso, o automático e o CVT são imbatíveis.

    • Aparecida de f l f Silva 2 de outubro de 2018

      Pior foi meu marido que comprou uma Strada no final do ano passado e não falaram a ele que o carro era com direção simples. Só na hora de sair de lá com o carro que ele viu. Ela é super dura e pesada, tem que ser motorista para dirigir. Pior não adiantou reclamar. Tem que pegar e pronto..

  • Cirço 2 de outubro de 2018

    É a pressa para lançar modelos porém com a mesma mecânica. Seja ela confiável ou problemática. Acho que “nós” compradores somos coniventes com estas montadoras. É só pesquisar, hoje existem vários sites informando. Acorda gente.

  • Paulo Peixoto 2 de outubro de 2018

    Bom dia, tenho Palio 2010 com 257 mil, automático, muito bom, não tive problema, só embreagem, com 202 mil, não posso reclamar.

  • Luiz Teixeira Santana 2 de outubro de 2018

    Vou mais além,a Fiat também os motores perdem para todas as outras montadoras, não tem arrancadas,iframes não tem desenvolvimento satisfatório,eram econômicos, tenho um uno 2015 16, só faz 10 km litros,resumindo Fiat nunca mais, para mim!!!!

  • Francisco Alves Vieira 2 de outubro de 2018

    Qundo que a Fiat vai acabar de uma vez por todas com os problemas nos câmbios tanto automatizados com mecânicos trabalhei 19 anos na Fiat e ainda continuo vendo os mesmos problemas de câmbios e uma grande montadora mais paca muito em qualidade dos seus câmbio principalmente o duo logic também em questão ao atendimento deixa um pouco a desejar ,elogios a a Fiat só não tem medo de tecnologia e a montadora que mais investe em tecnologia nos seus veículos talvez por isso temos que olhar esse lado . Francisco Vieira Técnico em automóveis.

  • Nicoly 2 de outubro de 2018

    Comprei um Palio, e a Fiat nunca aceitou quando eu falava que a marcha caia para o neutro, geralmente quando eu passava de primeira para a segunda

  • Rafael Costa 2 de outubro de 2018

    Esses cambio automatizados da Fiat são umas bostas vergonha empresa continua no mesmo erro acorda fiat o mesmos problemas novamente

  • Bruno 1 de outubro de 2018

    Realmente a Fiat está deixando muito a desejar nos últimos anos, está voltando ao que era no passado, problemas crônicos que não sabem ter uma resolução para acabar de vez com os problemas, migrei para Chevrolet, sinônimo de robustez e durabilidade.

  • Omar salazar 1 de outubro de 2018

    Sempre falaram que os carros da Fiat com esses câmbios automático eram uma porcaria.ta muito atrasado em relação aos demais.os importados estão dando baile.

  • Leandra 1 de outubro de 2018

    Boa noite comprei um Fiat Cronos 1.3 Drive, Manual… porém estou arrependido ! O carro tem um barulho horrível no câmbio quando está em ponto morto! Fica xicalhando com.o se tivesse algo solto ou frouxo na caixa de marcha aí quando engato aacha para o barulho! Reclamei na agência aqui em Campos dos Goytacazes e me falaram que é comum no Cronos e no Argos …DEVE COM CERTEZA DAR RECALL. !!

    • Leandro 2 de outubro de 2018

      Eu tenho um Ka desses 1.0 3 cilindros, tinha um barulho horrível em ponto morto, pertubei a Bracom aqui de Campos e falaram que era normal do modelo, trabalhei duas semanas com um carro igual e não tinha o barulho nem a vibração.
      Peguei meu carro e fui para Vitória, lá fiquei na dúvida.e entrei na cs da Ford e agendaram para trocar a embreagem e após isso acabou o bate bate da caixa de marcha.
      Em Campos as concessionárias são todas iguais, tem preguiça de trabalhar.

  • Antonio 1 de outubro de 2018

    Não entendo porque ainda insistem com esse câmbio lixo. Mantenham só os automáticos de verdade. A maioria das montadoras estão abandonando essa porcaria. Dá pena é de quem compra essa disgrama. E nem vem que não tem, eu já tive carro com o Dualogic tipo 2 (Punto 2014 blackmotion) e jamais poderia se equiparar a um câmbio de verdade.

    • Leandra 1 de outubro de 2018

      Comprei um Cronos Drive manual e quando em ponto morto faz um barulho como se estivesse algo frouxo na caixa de marcha horrível!! Aqui na agência em Campos dos Goytacazes RJ , me falaram que esse barulho e comum , deve dar RECALL também!!!

Deixe um comentário