Economizar combustível: veja 6 dicas que NÃO funcionam
Não adianta nem tentar apostar nos economizadores, usar a banguela ou abastecer no horário mais frio do dia!
Não adianta nem tentar apostar nos economizadores, usar a banguela ou abastecer no horário mais frio do dia!
Diferentemente do que você vai ver e receber por aí, listamos as dicas que NÃO funcionam para economizar combustível. Assim, você não é enganado – e não perde tempo.
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Se seu carro não é um esportivo e nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adianta abastecer com gasolina Premium ou Podium.
Não adianta jogar ponto-morto nas longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados com injeção eletrônica, essa prática até aumenta o gasto de combustível.
A caixa automática convencional não reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic, I-Motion, etc) não gera essas perdas, desde que o motorista não abuse do acelerador.
Motor de menor cilindrada não é, necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações.
Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.
Imediatamente após o anúncio de aumento do preço do combustível, surgiram também os “milagrosos” economizadores. Não acredite em nenhum deles, seja nos que se adaptam junto ao circuito de combustível, seja nos conectados ao sistema elétrico do motor.
Não caia também no conto do chip: aquele que a oficina diz reprogramar na central eletrônica para economizar combustível.
A densidade dos combustíveis sofre alteração com a variação de temperatura. É preciso considerar, no entanto, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo, só enquanto o carro é abastecido, e que tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente.
Ou seja, abastecer de manhã ou em dias frios não representa economia.
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O “especialista” se equivocou com o comentário pois os veículos equipados com injeção eletrônica que monitoram a velocidade do veículo, rotação do motor e posição do corpo de borboleta. Com esses sinais ela realiza uma estratégia chamada cut off. que tem a função de diminuir a emissão de poluentes e diminuir o consumo de combustível.
“Banguela é coisa de cabeça oca” É impressionante, mas assisti agora há pouco no Fala Brasil da RECORD, um “especialista” dizendo para “jogar” o carro no ponto morto um pouco antes de parar no semáforo, isso para economizar combustível. Brincadeira hein “especialista”? Além de não economizar aumenta o risco, ou seja, diminui a segurança. Onde esse “especialista” estudou?????????
Excelente artigo, parabéns