Grupo Gandini inaugura laboratório de emissões veiculares

Instalações em Salto (SP) podem oferecer testes de poluentes, consumo e diversos outros para carros de categorias variadas

Por AutoPapo 24/09/19 às 19h30

O Grupo Gandini inaugurou, na segunda-feira (23), um laboratório de testagem de emissões veiculares. O Gandini Centro Tecnológico fica em Salto, São Paulo, e também pode realizar outros tipos de ensaios e homologações. Estrutura tem destaque por poder atender a híbridos e elétricos.

gandini centro tecnologico Instalações em Salto (SP) oferecem testes de emissões veiculares, consumo de combustível e diversos outros para homologação de carros de categorias variadas

O estabelecimento pode atender a veículos movidos a gasolina, álcool, flex, diesel, GNC, híbridos e elétricos. Também tem equipamentos adaptados para trabalhar com tração 4×2 e 4×4. As instalações são resultado de um investimento de R$ 25 milhões do grupo empresarial.

O centro tem área construída de 2.400 m², com laboratórios, oficina, salas de reunião e estações de trabalho independentes. A localização foi pensada de forma estratégica para atender a clientes do setor automotivo, às margens da Rodovia Santos Dumont, com acesso fácil às cidades de São Paulo, Sorocaba, Campinas e Piracicaba.

gandini centro tecnologico laboratorio de homologacao e emissoes veiculares 3

Assim, o Gandini Centro Tecnológico oferecerá serviços para o processo completo de homologação de veículos para montadoras, importadoras e fornecedores.

Testes de emissões veiculares já foram reconhecidos pela Cetesb

Os ensaios desenvolvidos no Gandini Centro Tecnológico já foram aprovados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O estabelecimento foi anunciado em 2016, e pode atender às normas de eficiência energética do Programa Rota 2030.

Entre eles, estão testes de emissões de gases de escapamento (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (NBR 12026), análise de álcool não queimado (NBR 15598), medição de opacidade (NBR 130370) e veículos rodoviários híbridos leves (NBR 16567).

gandini centro tecnologico laboratorio de homologacao e emissoes veiculares 4

Também faz parte do portfólio equipamentos de análise do sistema AVL, para emissões veiculares de motores Otto e diesel, incluindo contagem de partículas, analisador Hioki para veículos híbridos e elétricos, cromatógrafos Agilent, câmara para pesagem de material particulado e opacímetro.

Por fim, as instalações contam com dinamômetro de chassis 4×4, com dois rolos de diâmetro de 48 polegadas, ventilador de vazão variável, sistema de centralização e fixação, e recurso de ajuste de distância entre eixos.

Com ele, é possível executar a medição e simulação de torque e potência em testes de emissões veiculares e consumo de combustível para veículos comerciais leves e de passageiros, com tração 4×2 ou 4×4.

gandini centro tecnologico Instalações em Salto (SP) oferecem testes de emissões veiculares, consumo de combustível e diversos outros para homologação de carros de categorias variadas

Com sua ampla gama de testes e ensaios, os laboratórios do centro estão capacitados a executar a homologação de veículos de diversos tipos, tanto para o Brasil quanto para o Mercosul.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário