Fechamento da Ford em São Bernardo: reflexo da realidade
No ano em que a Ford completa o centenário de sua fundação no Brasil, encerrar as atividades em uma unidade com tanta história é especialmente doloroso
No ano em que a Ford completa o centenário de sua fundação no Brasil, encerrar as atividades em uma unidade com tanta história é especialmente doloroso
Era notícia esperada, contudo não deixa de causar tristeza. Há cerca de um ano havia fortes rumores de que, depois de anunciar o encerramento da produção do Focus na Argentina, a Ford tomaria a decisão de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Esta unidade fabril foi construída pela Willys-Overland, fundada em agosto de 1952. A produção se iniciou dois anos depois com o utilitário Jeep CJ-5, seguido pela perua Rural (precursora do que seria, hoje, um SUV), uma picape, além do sedã Aero-Willys (1960) e sua versão de luxo Itamaraty. A empresa também fabricou sob licença da Renault os compactos Dauphine e Gordini e, ainda, o Alpine A108, pequeno carro esporte rebatizado aqui de Interlagos, com mecânica Renault, nas versões berlineta, cupê e conversível.
A Willys apostou muito no Projeto M, tendo por base o médio-compacto Renault 12. Porém, dificuldades financeiras levaram à venda para a Ford de toda a operação brasileira, em 1967, incluindo as instalações às margens da Rodovia Anchieta. O Projeto M se transformou no Corcel, em 1968, cuja carroceria era completamente diferente do modelo francês, só lançado um ano depois na Europa, e também produzido na Argentina pela IKA.
No ano em que a Ford completa o centenário de sua fundação no Brasil, encerrar as atividades em uma unidade com tanta história é especialmente doloroso para os cerca de 2.800 empregados entre horistas e mensalistas. Toda a linha de montagem dos caminhões médios e pesados Cargo, dos caminhões leves F-350/F-4000 e do Fiesta hatch será interrompida de imediato. A marca não produzia caminhões na matriz há mais de uma década e o lançamento do Ka enfraqueceu muito o Fiesta com qual compartilha arquitetura.
A empresa reservou US$ 460 milhões (R$ 1,7 bilhão) para indenizar funcionários, concessionárias e fornecedores. Prejuízos financeiros na região da América do Sul foram de quase US$ 700 milhões (R$ 2,6 bilhões) em 2018. Estima-se que cerca de 60% originaram-se nas operações brasileiras, que incluem fábricas de veículos e motores em Camaçari (BA), motores e câmbios em Taubaté (SP) e campo de provas em Tatuí (SP). Atividades nessas cidades continuarão.
Há quem lembre a Ford contabilizar 24 trimestres consecutivos de lucro de 2007 a 2012. Apenas isso não garante a uma empresa manter-se saudável e gerar caixa suficiente para investir, em especial se o mercado local minguar quase 50%, como aconteceu aqui. Opção pode ser encolher ou, em caso extremo, sair de um país.
É bastante provável que a GM tenha chegado a um acordo em São José dos Campos (SP) porque estava próximo o anúncio sobre o encerramento das atividades de outro fabricante no mesmo Estado. Tais informações vazam nos bastidores e a preservação dos empregos falou mais alto aos sindicalistas.
Precisa ficar claro: produzir veículos no Brasil com a carga fiscal insana sobre os produtos, baixa produtividade, alta burocracia e deficiências graves em infraestrutura, só para citar alguns entraves, é um fato, apesar de oportunidades poderem surgir no futuro. Diminuir investimentos ou fechar uma fábrica são alternativas dolentes, incontornáveis. Não se trata de vã ameaça, porém reflexo do mundo real.
Volkswagen confirmou preços do T-Cross, seu primeiro SUV nacional: R$ 84.990 (motor 1-L turboflex) a R$ 109.990 (1,4-L, idem). Versões superequipadas passarão de R$ 125.000. Série zero começou a ser produzida em São José dos Pinhais (PR), mês passado. Nas vitrines em março (motor mais potente, de início); primeiras entregas em abril, como previsto pela coluna.
Versão híbrida flex do novo Corolla, primeira desse tipo no mundo, chega às concessionárias em outubro próximo. Unidades convencionais da quinta geração do modelo, no início daquele mês. Toyota ainda não confirma, mas SUV a partir do Yaris é dado como certo para 2021. Ela tem R$ 1 bilhão a receber do governo paulista em ICMS atrasado.
Dos três modelos Nissan, em sua ofensiva elétrica, mais interessante para o Brasil é o do Note e-Power. Tração totalmente elétrica, mas fica longe de tomadas: gerador a combustão carrega uma bateria de porte pequeno. Autonomia até 1.200 km. Avaliado no autódromo de Interlagos mostrou-se silencioso e ágil. O conjunto estará no Kicks, em 2020.
Caoa Chery ampliou gama de SUVs: Tiggo 7, cinco-lugares e 4,50 m de comprimento. Pontos fortes, estilo e equipamentos de série. Motor 1,5-L turboflex, 150 cv/21,4 kgfm e câmbio automatizado de dupla embreagem, os mesmos do sedã Arrizo 5, reclamam um pouco do peso extra de um SUV. Preços competitivos, mas não de arrasar: R$ 106.990 e R$ 116.990.
SUV médio-grande, T80 completa a linha JAC na faixa de R$ 139.990 a 145.990. Espaço é ótimo para cinco adultos e duas crianças na última fileira. Motor turbo 2-litros, 210 cv/30,6 kgfm e caixa automatizada de duas embreagens dão conta do recado, embora não passe sensação de mais de 200 cv. Tela multimídia tem 10 pol. Há câmeras de ré e com visão de 360 graus.
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Quero q vcs se foda goi votar no viado
Bem, sinceramente, Dilma e economia não falam a mesma língua. O dolar disparou, ressuscitou a inflação galopante e demonstrou total inaptidão para o assunto.Guido Mantega, como ministro fantoche ora colocava os juros lá embaixo e ora os faziam disparar a despeito de seu total desconhecimento de macroeconomia.
O saldo final de tamanha incopentência foi : cerca de 13 milhões de desempregados.
Agora só falta dizer que não foram os responsáveis ou a famosa alegação de que não tive culpa , francamente…
Cobrem dos golpistas de 2016, afinal eles diziam que “se tirasse a Presidente Dilma tudo iria melhorar” até os dias de hoje, 2019, o povo esta sendo iludido que vai melhorar. Imprensa maldita dizia que “A reforma trabalhista geraria empregos”, cadê as vagas de empregos? Agora dizem que a “Reforma da Previdência trara investimentos para o Brasil”, malditos! O Brasil só descendo a ladeira! Somos mais de 200 milhões de potencais consumidores que poderia fazer a roda da economia voltar a girar como aconteceu no periodo Lula e Dilma, mas se este governo continuar seguindo a receita neoliberal o povo voltara para a pobreza e não servira como alavanca da economia do Brasil que foi responsavel para elevar o Brasil a sexta economia do mundo.
Não precisamos de investidores internacionais, precisamos ter um povo que volte a consumir, perguntem ao Lula, ele sabe a receita.
Já sabemos a receita.. Os reflexos não são de cinqüenta dias e sim de dezesseis anos.
Onde você estava nos últimos 16 anos. Um estrago deste não se faz e dois meses.
Claro que sim senhora, graças a estúpidos como você que pensam que credito é receita e transferência de renda e geração de riqueza que chegamos até aqui.
Transferência de renda, como o próprio nome diz “SE TRANSFERE DE ONDE TEM PARA ONDE NÃO TEM” e para a infelicidade dos esquerdistas o dinheiro dos outros um dia acaba. Acabou!!
Credito não é renda, na mente deturpada de um esquerdista uma pessoa que recebe R$1.000, 00 mensais e tem um limite de R$ 2.000,00 no cartão/chegue tem uma renda de R$ 3.000,00 / mês e nunca precisará pagar essa diferença. Esta pagando!!
E por fim riqueza não pode vir do esforço , estudo e dedicação e sim do assistencialismo, coitadismo e vitimismo. O bem sucedido é um criminoso e que nada faz é o a ser exaltado. Perdeu o emprego!!
Enfim ”A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR”, estudem , esforcem se, dediquem , simples assim.