VW T-Cross: preços, versões, revisão, consumo e impressões do SUV

Com lançamento marcado para abril, o T-cross vai preencher lacuna da marca alemã no segmento dos utilitários esportivos compactos

Por Felipe Boutros15/04/19 às 16h03

A Volkswagen está reestruturando a sua linha de produtos e lançou um SUV compacto, o VW T-Cross. Após a pré-venda, quando foram comercializadas 800 unidades, o T-Cross já está à venda nas concessionárias da VW.

O T-Cross 200 TSI (1.0 turbo com câmbio manual), versão de entrada do SUV da VW, está tabelada com o valor de R$ 84.990. A configuração mais completa, Highline, por sua vez, tem preço de R$ 109.990.

Versão Preço do T-Cross
200 TSI R$ 84.990
200 TSI Automático R$ 94.490
Comfortline 200 TSI Automático R$ 99.990
Highline 250 TSI Automático R$ 109.990

O SUV da Volkswagen está no mesmo segmento do Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks, entre outros.

O T-Cross utiliza a plataforma MQB, a mesma que está em diversos carros novos da Volkswagen, como o Virtus. Por isso, o SUV tem o mesmo entre-eixos do sedã, 2,65 m, o que coloca o espaço interno como um dos seus principais atributos.

Volkswagen T-Cross será vendido a partir de R$ 94.990. Na versão mais completa, Highline, valor do SUV é de R$ 109.990. Conheça equipamentos e versões.

Motores do T-Cross

O T-Cross está à venda com duas opções de motorização: 1.0 TSI, com potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (o 200 TSI, mesmo do Golf) e 1.4 TSI (250 TSI, que equipa o Jetta) capaz de entregar 150 cv a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm.

Os câmbios são o manual de seis velocidades (apenas no 1.0 TSI) e automático de seis velocidades Tiptronic (tanto no 1.0 TSI quanto no 1.4 TSI).

Itens de série do VW T-Cross e opcionais

T-Cross 200 TSI

Itens de série: o T-Cross conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa.

Os espelhos laterais do SUV têm ajuste elétrico e setas integradas, o Volkswagen ainda conta com faróis de neblina, Isofix, iluminação em LED, rodas de liga leve de 16″, rack de teto, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto com comando remoto, sistema de som Media Plus com quatro alto-falantes, suporte para smartphone com entrada USB, vidros elétricos com função one-touch e volante multifuncional.

Opcionais do T-Cross 200 TSI

  • Interactive I (R$ 1.720): alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros), App-Connect, câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som com tela tátil “Composition Touch” com tela de 6,5 polegadas.

T-Cross 200 TSI Automático

Essa versão do T-Cross conta com os equipamentos listados acima e adiciona a transmissão automática de 6 velocidades, saídas traseiras de ar-condicionado, descanso de braço central, piloto automático, mais dois alto-falantes, duas novas entradas USB, volante funcional em couro, shift paddles, e central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.

Opcionais do T-Cross 200 TSI Automático

Pacote Interactive II (R$ 1.590): câmera de ré, espelhos retrovisores externos elétrios e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

T-Cross Comfortline 200 TSI Automático

A configuração ganha, ainda, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste da lombar, câmera de ré, rodas de liga leve de 17″, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, sistema de frenagem automática pós-colisão, indicador de controle de pressão de pneus e sensor de estacionamento dianteiro.

Opcionais do T-Cross Comfortline

  • Exclusive & Interactive (R$ 3.950): central Discover Media, comando de voz, USB no console central, luz ambiente em LED, seletor de modos de condução, chave presencial com partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico  e quatro tapetes adicionais;
  • Design View (R$ 1.950): cabine com faixas bitom na cor marrom e bancos revestidos em couro;
  • Sky View II (R$ 4.800): teto solar panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico e limpador de para-brisas com temporizador.

T-Cross Highline 250 TSI Automático

Na versão mais completa, o T-Cross conta com iluminação ambiente em LED, sistema start-stop, partida sem o uso de chave, retrovisores com rebatimento automático, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro e detector de fadiga do motorista. Isso sem contar com a motorização diferenciada.

Opcionais do T-Cross Highline

  • Innovation (R$ 4.000): cluster digital, central Discover Media, comando de voz, entrada USB no console central e seletor dos modos de condução;
  • Tech and Beats (R$ 6.050): assistente de estacionamento, faróis full-LED e som Beats;
  • Sky View (R$ 4.800): teto solar panorâmico.

VW T-Cross PcD

Não há informações sobre uma versão T-Cross-PcD.

Dimensões do T-Cross

  • Entre-eixos: 2,651 m
  • Comprimento: 4,199 m
  • Altura: 1,568 m
  • Largura: 1,750 m
  • Porta-malas do T-Cross tem capacidade entre 373 e 420 litros, dependendo do ajuste do encosto do banco traseiro.

Consumo

De acordo com a Volkswagen, o consumo do T-Cross 250 TSI Highline, quando abastecido com gasolina, é de 11 km/l na cidade, 13,2 km/l na estrada e 11,9 km/l em circuito combinado. Com etanol no tanque, as marcas são de 7,7 km/l, 9,3 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.

O consumo motor 1.0 turbo do T-Cross 200 TSI automático com gasolina é de 11 km/l na cidade e 13,5 na cidade – combinado 12 km/l. Com etanol é de 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada – combinado 8,4 km/l.

Já o T-Cross 200 TSI manual percorre 13,1 km/l com gasolina (combinado cidade/estrada) e 9,1 km/l com etanol.

O fabricante afirma que aferiu o gasto de combustível seguindo as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro.

Preço de revisão

A Volkswagen repete com o T-Cross a mesma estratégia já utilizada em outros lançamentos para o pacote de revisão. As três primeiras revisões do T-Cross são gratuitas. Depois, o custo total das revisões do novo SUV da Volkswagen até os 60 mil km é de R$ 2.001.

A Volkswagen ainda que o T-Cross é o SUV compacto com menor custo de reparabilidade.

Impressões

Avaliação do T-Cross Highline

Dirigimos o T-Cross Highline, versão top de linha do SUV da VW. O modelo se destaca pela dirigibilidade afiada. A sensação é próxima à de dirigir um carro de passeio, mesmo com o centro de gravidade mais elevado de um utilitário-esportivo. Direção tem peso ideal e suspensão, em boas rodovias nas quais rodamos, se mostrou bem-acertada.

O motor 1.4 TSI, que equipa diversos modelos da linha VW ajuda na boa impressão. O bom torque em baixas rotações, principal característica dos motores TSI, empurra o T-Cross com vigor. O câmbio automático de seis marchas completa o bom conjunto.

O acabamento é o ponto fraco do T-Cross frente aos concorrentes e decepciona, principalmente em um modelo cuja etiqueta passa dos R$ 100 mil. Os plásticos duros são a regra, com alguma exceção em pequenas forrações em couro sintético nas portas. A Volkswagen tentou disfarçar misturando plásticos com texturas diferentes.

A presença do painel totalmente digital e do bom sistema multimídia presente na versão avaliada chamam a atenção e melhoram a impressão geral.

Montado sobre a plataforma MQB e com o mesmo entre-eixos do Virtus (2,65 m) garantem generoso espaço interno para os ocupantes. Quatro adultos viajam com absoluto conforto. Um eventual passageiro no meio do banco traseiro vai mal-acomodado.

Segurança: nota máxima

O T-Cross recebeu nota máxima em segurança no teste de colisão do Latin NCAP. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e os sistema de frenagem automática do modelo responderam bem às situações adversas simuladas.

O novo SUV da VW inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size, que facilitam a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás. O T-Cross também conta com um interruptor para desativar o airbag do passageiro.

Destaque também para o fato de todas as versões do SUV da Volkswagen serem equipadas com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade

Galeria de fotos

Veja também

 

Compare o VW T-Cross com seus principais rivais

Preço

Modelo Preços
VW T-Cross R$ 84.990 a R$ 109 mil
Honda HR-V R$ 92,5 mil a R$ 108,5 mil
Jeep Renegade R$  72.990 a R$ 139.990
Hyundai Creta R$  78.990 a R$  104.990
Nissan Kicks R$  74.990 a R$  97.990

Dimensões

Modelo Comprimento Entre-eixos Largura Altura Porta-malas
VW T-Cross   4,199 m 2,651 m 1,750 m  1,568 m 373 a 420 l
Honda HR-V   4,329 m 2,61 m 1,772 m 1,586 m  437 l
Jeep Renegade  4,232 m 2,57 m 1,805 m 1,658 m (flex) 320 l
Hyundai Creta  4,270 m  2,590 m  1,780 m 1,635 m 431 l
Nissan Kicks  4,295 m  2,610 m  1,760 m 1,59 m 432 l

Motor

Modelo Motor Transmissão
VW T-Cross 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm; 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm manual 5 marchas; automático 6 marchas
Honda HR-V 1.8 de 140 cv e 17,3 kgfm automático CVT
Jeep Renegade 1.8 de 139 cv e 19,2 kgfm; 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm manual de 5 marchas, automático de 6 e 9 marchas
Hyundai Creta 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm; 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm manual ou automático de 6 marchas
Nissan Kicks 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm manual 5 marchas ou automático CVT

Matéria originalmente publicada em 19 de fevereiro de 2019 às 20:25

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23 Comentários
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    Alvaro Lopes 17 de maio de 2019

    Tenho um virtus highline há 1ano e meio, já fiz 20km/lá gasolina na estrada, e nunca tive problemas de acabamento e mecânico.

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    Álvaro 17 de maio de 2019

    Não querendo polemizar, tenho um virtus highline há 1 ano e meio, já fiz 20km/l na estrada, gasolina, e até hoje não tive nenhum problema de acabamento e mecânico,.

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    Nelson Del Alamo 25 de abril de 2019

    tenho um HB20 sedan a 6 anos nunca entrei em uma oficina, anteriormente ja tive muitas marcas e modelos a maioria nao cumpre o que promete os carros no brasil sao carroças disfarçadas de carros os europeus devem dar risadas do brasileiro, fora o alto custo dos veiculos fora da realidade das pessoas depois fazem igual a ford vao embora do brasil por baixas vendas.

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    Gerson ferreira de Moraes 9 de abril de 2019

    A wolkswagen tem um desainer muito retrô comparado ao demais carros de outras marcas aqui no Brasil e por outro lado muito mais caro Tam bem a carros bem mais sofisticados com preços bem mais asseciveis

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      Nelson Del Alamo 25 de abril de 2019

      tenho um HB20 sedan a 6 anos nunca entrei em uma oficina, anteriormente ja tive muitas marcas e modelos a maioria nao cumpre o que promete os carros no brasil sao carroças disfarçadas de carros os europeus devem dar risadas do brasileiro, fora o alto custo dos veiculos fora da realidade das pessoas depois fazem igual a ford vao embora do brasil por baixas vendas.

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    Olival 25 de março de 2019

    Japoneses neles, HRV e Nissan Kicks melhor custo benefício….

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    Sérgio 22 de março de 2019

    Também não acredito que esse 1.0 turbo valha o preço. Só o tempo dirá se ele vai aguentar o tranco. Ate lá vou de hrv. Quem não crer, que pague pra ver.

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    Sérgio 22 de março de 2019

    Também não acredito que esse 1.0 turbo valha o preço. Só o tempo dirá.Ate lá prefiro o Tingo TX 1.5. muito mais carro.

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    Antonio Donizeti Martins 5 de março de 2019

    Quando vejo que um carro com um motorzinho (como diria um gaúcho) de bhosta desses custando esse preço, acho que já está na hora de CAIR TRÊS ZEROS da nossa moeda. Assim ele estaria num preço normal.

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    José Luiz 4 de março de 2019

    Velha cultura da VW, um belo carro por fora, acabamento padrão VW nada confortável porém com um preço além do esperado.
    É muito dinheiro pra pouco carro.
    Eu estava esperando o lançamento pra comprar mas o custo ‘
    X BENEFICIO é gritante perto das outras marcas. Sem cacife para competir com o HRV.

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    Antonio Donizeti Martins 21 de fevereiro de 2019

    Para vestir roupa nova no carro tiram o motor. Motor 1.NADA TURBINADO é para durar apenas o tempo do financiamento do veículo; 5 anos ou 80.000 Km.

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    Gideone Rosa 21 de fevereiro de 2019

    Tá difícil ein Volkswagen?!!! Com esse preço nem a pau juvenal!!!!!!! Desse jeito vamos no Creta, no Duster, no próprio HRV e ainda vamos com toda a certeza no Tiggo 5X

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    José Gomes da Silva 20 de fevereiro de 2019

    Carro grande com motor pequeno não vira: não adianta repaginar! a Volkswagen já tem várias experiências mal sucedida, o UP por exemplo ver se emplacou principalmente com um preço discompensado já fui usuário de 5 automóveis Volkswagen! um Fusca 78 foi meu preferido saudades.

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    Luiz 20 de fevereiro de 2019

    Só aqui neste país mesmo… preços altíssimos. Lamentável!

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    Isaias Junior 20 de fevereiro de 2019

    Interessante o comparativo não incluir o Renault Captur. Porque será????!!! Talvez para não despertar o interesse cada vez maior na Captur??!!!

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      Edvaldo Borges de Sanntana 11 de abril de 2019

      Vou fazer 2 anos em junho que tenho um capitur nao tenho nada pra falar acho um otimo carro

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    Antonio 20 de fevereiro de 2019

    Eu gosto da política de pacotes deles, pois ela me permite sair com mais opcionais pagando menos por isto. No caso das outras para eu ter um conjunto menor de opcionais eu preciso gastar bem mais. É só saber somar para ver que no combo você leva mais coisas, e quando essas coisas são úteis então minha decisão de compra é finalizada mesmo! A diferença de preço é pequena (1.000 a 2.000), mas tem as vantagens de optar por um veículo com motor mais moderno e seguro. Tem a negociação que a VW valoriza seus usados, então enquanto a VW apresentar tudo isso… Ao que tudo indica acabarei adquirindo meu quinto VW zero. Já tive Gol power G4 1.6 (0-100 em 9,4 segundos), Polo, novo fox 1.6 16 v (excelente carro), Virtus tsi, e o futuro… Sabe Deus, mas uma coisa é certa vou continuar ANALISANDO BEM ANTES DE COMPRAR UM CARRO que é um casamento de 5 anos no mínimo.

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    Fernando 20 de fevereiro de 2019

    A VW devia acabar com essa mania de venda casada. Pra ter alguns itens basicos você tem que adquirir pacotes. Absurdo.

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    Jean 19 de fevereiro de 2019

    123 mil o top de linha sem teto (no Brasil desnecessário e fonte futuro de barulhos), valor muito acima do esperado para um carro deste porte. A concorrencia deve estar feliz, pois existem alternativas competitivas. Os pacotes opcionais não deveriam existir, e este carro completo deveria custar 110 mil no máximo.

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      Daniel 20 de fevereiro de 2019

      Fui pessoalmente na VW, não vou falar aqui em qual fui na cidades de SP, mas fica na zonal sul perto de SCS, enfim, e fui informado pelo vendedor que teria ágil para a reserva, dependendo do modelo, chegaria até 10mil. Então, imagina, a 1,4 T ficaria 120mil básico. Como vc falou, um carro desse não deveria custar mais que 110mil completa, não vai valer, é VW, logo começa o barulho de plásticos soltos no interior, apesar do preço, não é e não será um carro prêmio como a Tiguan e o mesmo vendedor ofereceu a Tiguan “básica” que já é completa por 124mil, muito mais carro. E o motor 1.0 T, melhor fugir dele, tem muito problema de aquecimento das turbinas e água do radiador vazando. Motor 1.0 é muito pequeno para trabalhar em alta e gerar todo esse torque. Muito bom de dirigir, mas depois os desgastes das peças não aguentam. Tem que ser o 1.4 T. É só verificar a potência proporcional do 1.0 para o 1.4, são apensas 22 CV e 5 kg de torque para um motor 40% maior em volume. Por sinal, deveriam fazer reportagem com os donos da linha 200tsi que tiveram problemas com o carro parado meses na VW por falta de peças nesses itens que comentei. Enfim, na minha opinião o carro é muito caro, desisti na hora da compra, e vamos esperar os concorrentes chegarem com outras opções de motorização. Veremos cenas dos próximos capítulos somente em outubro, provavelmente. Em breve os números de vendas mostrarão onde ele vai se situar perante a concorrência.

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        marcus 23 de fevereiro de 2019

        Ágio? Carro recém lançado. Eu esperia 1 ano, para os problemas começarem a aparecer. Esse papo que o veículo rodou milhares quilômetros antes de ser lançado é furado.
        O consumidor é a cobaia da montadora, se rodasse os milhares de quilômetros, que as montadoras afirmam, os defeitos iriam surgir durante os testes.

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        Robson Altino de Lima 28 de abril de 2019

        Concordo amigo, você tem razão, e a quantidade de recalls taí prá provar essa tese né…

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      Gideone Rosa 21 de fevereiro de 2019

      Foi o que eu disse agora a pouco Jean. O caro é lindo, parece ter um acabamento melhor do que o do Virtus, mas com esse preço é uma loucura. O Creta tem os mesmo atributos e custa bem menos. Sem falar no Tiggo 5X que tem muito mais e por muito menos. Vou dizer mais coisa ein, a CAOA não entraria com essa marca chinesa se não soubesse o que está fazendo, foi assim com a Hiunday e será assim coma a Chery. Escreve o que estou falando.

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