Depois de duas décadas, Fiat Palio “descansa em paz”
Projeto global lançado em 1996, compacto deixa de ser produzido para abrir espaço para fabricação dos novos modelos da marca italiana
Projeto global lançado em 1996, compacto deixa de ser produzido para abrir espaço para fabricação dos novos modelos da marca italiana
Chegou a hora de escrever o obituário: a Fiat deixou de fabricar o Palio. A última geração do hatch, que está no mercado desde 2011, teve a produção interrompida há algumas semanas. Era feita na Argentina. Com a mudança, a italiana abre espaço para uma “nova Fiat”, com as fabricações de Argo, Cronos e uma vindoura picape compacta.
As informações são dos nossos parceiros do Autos Segredos.
A última vez em que o Palio esteve no topo das tabelas dos mais vendidos foi em 2014, quando antiga e nova gerações somaram um total de 22.957 unidades emplacadas – perdendo apenas para o Volkswagen Gol, segundo dados da Fenabrave.
Os modelos antigos, Fire e Way, destinados a frotistas, deixaram de ser fabricados no início do segundo semestre de 2017. Agora, o nome Palio abandona a gama da Fiat por completo.
De uns anos para cá, o hatch perdeu terreno para veículos mais modernos, como o atual líder do mercado Chevrolet Onix. O Palio foi lançado mundialmente em 1996.
Denominado Projeto 178, o modelo passou por reestilizações em 2000, 2003, 2007 e 2010, mas manteve a mesma carroceria. A última configuração a ser vendida era da segunda geração, lançada em 2011.
Os motores oferecidos eram os 1.0, oriundos da planta argentina, e os 1.4 e 1.6, fabricados em Betim, Minas Gerais.
Embora fontes garantam que o hatch foi descontinuado, a fabricante nega a informação. De acordo com a assessoria de imprensa da Fiat, o Palio “continua em produção em Betim e, portanto, segue no mercado normalmente”. O modelo permanece no site da marca, mas já está difícil encontrá-lo nas revendas.
Atualização: a Fiat confirmou, no dia 22/02/2018, a saída do hatch da linha de produção, citando a razão de “renovação do portfólio”.
A Fiat revelou, nesta semana, as primeiras imagens do Cronos, sedã que fará parte da nova proposta da marca. As vendas estão previstas para o primeiro trimestre do ano que vem, e os preços devem ficar entre R$56 mil e R$80 mil.
O três volumes vai competir com Volkswagen Virtus, novidade da montadora alemã para o Brasil, e também com o Chevrolet Cobalt, o Honda City e o Nissan Versa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
descansa e na minha garagem ate hoje ,tenho um em perfeito estado…