Flex: quinze anos de boataria

Entre as dicas estapafúrdias, tem até a que recomenda adicionar querosene no tanque do carro flex

Por Boris Feldman01/04/18 às 09h26

O carro flex tem 15 anos. Lançado em 2003, foi a solução para reabilitar o motor a álcool que caiu em desgraça no fim da década de 80: a falta de planejamento resultou em filas de carros nos postos em busca do derivado da cana. Os motoristas que acreditaram na campanha do governo (“Carro a álcool, um dia você vai ter um”) se arrependeram amargamente de ter aderido à novidade. Oficinas mecânicas que tinham adaptado milhares de automóveis para o álcool passaram a fazer a conversão “do arrependimento”: a operação reversa que voltava o motor para a gasolina.

carro flex está há 15 anos no mercado

A redenção do álcool veio com a eletrônica que permitiu desenvolver o flex, que queima os dois combustíveis e permite ao dono do carro optar entre eles a qualquer momento. Em termos financeiros, se o álcool estiver custando mais de 70% da gasolina, não vale a pena abastecer com ele. Percentual que varia entre diversas regiões do país e conforme o estoque do álcool.

Passados esses 15 anos, apesar de o flex estar presente em todos os modelos nacionais e até em alguns importados, ainda é vítima de dezenas de boatos.

Um deles diz que, se você estiver usando álcool, ao decidir mudar para gasolina tem que esvaziar o tanque antes de mudar o combustível E vice-versa. Uma “dica” às avessas e que vai de encontro ao conceito básico do flex, de receber qualquer combustível: álcool puro, gasolina pura ou uma mistura em qualquer proporção de ambos. Embora “puro” seja um eufemismo, pois ambos são batizados (água no etanol, alcool anidro na gasolina).

A rigor, o motor pode passar meses ou anos queimando etanol puro. Se um belo dia o motorista decidir mudar para gasolina (por ser mais conveniente em termos financeiros, ou pela maior autonomia já que seu consumo é menor), pode fazê-lo mesmo que o tanque ainda tenha metade de etanol. E vice-versa.

O que permite esta mistura em qualquer proporção é um sensor (“sonda lamba”) no escapamento. Ele analisa a quantidade de oxigênio presente no combustível que vem do tanque e passa esta informação para a central eletrônica que programa o motor para um perfeito funcionamento.

A melhor mistura é “mezzo a mezzo”? Depende: se o motorista quiser aproveitar as vantagens de ambos os combustíveis, então vale a pena abastecer com 50% de cada. Mas se ele insiste em autonomia, deve usar só a gasolina, que tem consumo menor. Se faz questão de desempenho, a indicação é o álcool no tanque. E se a preocupação for financeira, depende do custo relativo entre os dois combustíveis.

Adicionar querosene? Dica estapafúrdia, a menos que o veículo do prezado não seja um carro flex, mas um jatinho…

Algumas concessionárias recomendam abastecer o carro novo exclusivamente com álcool no primeiro mês. Nenhum fundamento, pois o flex queima qualquer combustível desde o primeiro até seu último dia. Se o carro vem da fábrica com etanol é por custar menos: em milhares de litros por dia, faz diferença.

E, finalmente, se o tanque tinha um combustível mas foi abastecido com outro, então o motorista só pode estacionar a noite após rodar “x” km. Não é bem assim. Só é verdade se:

  1. a mudança foi da gasolina para o álcool;
  2. o carro ainda tiver o tal tanquinho de gasolina; a temperatura ambiente estiver abaixo de 15ºC.
  3. O problema é que o sensor demora alguns quilômetros até reconhecer o álcool no tanque e poderia não acionar o sistema de partida a frio no dia seguinte.
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2 Comentários

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  • Irlan 7 de Abril de 2018

    Concordo, Guilherme! Mesma coisa é dizer que “pneu de carro pega 30 libras”. Pô, depende do tamanho do pneu. A “vantagem” do álcool vai depender da diferença de consumo para a gasolina que não é de 30% em todos os carros flex, ela varia de modelo para modelo

  • Guilherme D 2 de Abril de 2018

    Só esqueceu de repensar o boato de realizar o cálculo com base nos 70% de relação de preço entre Álcool/Gasolina. Os motores e centrais eletrônicas evoluíram, esse percentual não é mais padrão. Cada condutor com o seu respectivo veículo deve fazer a própria relação de rendimento/consumo em relação ao preço. Tabelar esse número em 70% é um baita de um boato.

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