Ford Focus hatch sai de linha: agora é oficial!

Modelo já não aparece no site da marca - fim da linha já era aguardado desde que fabricação na Argentina foi interrompida

Ford focus hatch vermelho estacionado em frente ao mar
Não deve demorar para que o Focus Fastback também desapareça do site da Ford (Foto: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 03/06/2019 às 19h11
Atualizado em 16/06/2021 às 16h51

O fim da história do Focus já era esperado depois de anúncios bombásticos da Ford. A fabricação do compacto também já havia sido interrompida na Argentina. Agora, é oficial: o Focus hatch saiu de linha no Brasil.

O modelo já não é mais ofertado no site da empresa. Não deve demorar para que seu irmão sedã, o Focus Fastback, também desapareça.

A estratégia comercial que Ford adotou tem virado notícia, impulsionada pela polêmica: e empresa já prometeu que ia deixar de vender hatches e sedãs para investir em utilitários, está fechando fábricas no Brasil e extinguindo o Fiesta. Agora, foi a vez do Focus hatch sair de linha.

Essa reviravolta começou em maio do ano passado, quando a sede norte-americana da companhia fez um anúncio escandaloso. O presidente da companhia, James Hackett, declarou que a Ford deixaria de vender a maioria dos modelos hatch e sedã.

ford fiesta new
Fiesta também está com os dias contados.

Desde então, Fiesta e Fusion, assim como os americanos C-Max e Taurus, estavam com os dias contados. Com isso, também já esperávamos um anúncio sobre o Focus hatch sair de linha, assim como o sedã. E ele veio um ano depois.

Em maio de 2019, a fabricação de toda a gama Focus foi interrompida na planta de Pacheco, na Argentina. Os modelos eram importados de lá para o Brasil, por isso, era só questão de tempo até eles deixarem de ser vendidos por aqui.

Focus hatch sai de linha e abre espaço para SUVs

A completa reformulação na atuação da fabricante está se tornando realidade. Os planos da marca são de investir em picapes e utilitários esportivos, categorias que são amadas nos Estados Unidos e têm passado por uma ascensão global nas vendas.

ford territory autowp
Novo SUV Territory está a caminho do Brasil

Até o Brasil vai ver a chegada de novos modelos para preencher a lacuna depois que o Focus hatch saiu de linha junto com o irmão sedã e o Fiesta. Estão para chegar ao país o novo SUV Territory e, em 2021, o Escape.

Modelos já conhecidos também estão sendo reestilizados e ganhando novas versões, como o EcoSport, EcoSport Freestyle e Ka Freestyle 1.0.

Fotos Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAULO César da Silva AZEVEDO 5 de setembro de 2021

Vou penar pra encontrar um substituto pro meu Ford focus TI AT Plus 2.0 Flex hatch 178 cv, que estaciona sozinho, active stop, Air bag…

Avatar
Renata 30 de dezembro de 2019

É uma pena. Tenho um focus hach. Além de lindo é um carro muito confortável. Se não saísse de produção, compraria outro mais novo.

Avatar
Geraldo Domingues 4 de junho de 2019

Penso que a FORD deixa a desejar por pouca coisa. Se já está pensando em SUVs e falou em trazer o ESCAPE só em 2021, mesmo sabendo que já está rodando na Europa e Estados Unidos há pelo menos 4 anos, mostra que vai perder o mercado novamente devido aos atrasos de lançamentos.

Avatar
Fabio 3 de junho de 2019

Bem que o principal revendedor da Ford poderia assumir os negócios dela, no Brasil. Sabe mais de mercado que a Ford. Poderia fazer a importação do Focus (veículo mais avançado tecnologicamente), da Alemanha, ou onde estiver sendo fabricado.

Avatar
Deixe um comentário