Ford fecha fábrica em São Bernardo e tira Fiesta de linha

Empresa deixará de vender caminhões na América do Sul - além do Fiesta, F-350, F-4000 e linha Cargo também deixarão de ser vendidos

new fiesta ford 2019
Por AutoPapo
Publicado em 19/02/2019 às 16h29
Atualizado em 19/02/2019 às 17h07

Foi anunciado, hoje (19), que a Ford vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo. Como consequência, o Ford Fiesta sai de linha. Segundo o comunicado, o hatch só será vendido enquanto durarem os estoques. Planos da marca são de deixar de vender caminhões na América do Sul.

A Ford vai fechar a fábrica em São Bernardo e o Fiesta sai de linha como plano de reestruturação da empresa, que deixa de vender caminhões por aqui.

O fechamento da planta também implica no fim das operações da Ford com caminhões em toda a América do Sul. De acordo com a empresa, ela está reestruturando seu negócio global. A Ford vai fechar a fábrica de São Bernardo ao longo de 2019.

Por consequência, os modelos produzidos na planta vão deixar de ser vendidos no país. Entre eles, o Ford Fiesta sai de linha. Segundo a empresa, o hatch só será vendido enquanto durarem os estoques.

O mesmo ocorrerá com a linha Cargo e os modelos Ford F-350 e F-4000.

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente” declarou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo será fechada ao longo de 2019.

Segundo esclareceu a marca, a decisão de que a Ford vai fechar a fábrica e de que o Fiesta sai de linha demorou a ser tomada. Teriam sido vários meses em busca de alternativas, incluindo a busca de parcerias e venda da operação.

Entretanto, a empresa optou por não fazer o investimento que seria necessário para manter o negócio. “Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos” disse, ainda, o presidente da Ford América do Sul.

Ford vai fechar a fábrica como estratégia de reestruturação

No ano passado, a Ford e a Volkswagen haviam anunciado uma parceria para a produção de veículos comerciais. Agora, com o anúncio de que a Ford vai fechar a fábrica, sabemos que o trabalho em conjunto das duas será focado apenas em picapes de médio porte.

Além disso, a marca também anunciou, em 2018, que faria grandes alterações em sua linha de produtos para os Estados Unidos. Como aquele país é abastecido por uma fábrica no México que também exporta para o Brasil, a gama oferecida por aqui ainda vai sofrer outras alterações.

Além de que o Fiesta sai de linha, também iremos perder o sedã Ford Fusion, que deixará de ser vendido nos Estados Unidos. Da mesma forma, a Ford vai encerrar a produção do Focus na Argentina.

Agora, os planos da montadora são de investir em SUVs e picapes.

Imagens Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
elioricardoalves 11 de agosto de 2019

Soube que o câmbio power shift os engenheiros da Ford sabiam que daria problemas e lançaram o carro assim mesmo por pressão deu no que deu não quiseram corrigir o erro conheço uma pessoa que vendeu o carro mesmo a Ford estendendo a garantia

Avatar
Adilson Ferreira de Morais 3 de abril de 2019

se eu fosse gerente da Caoa revisaria esses salario altos de alguns funcionários da Ford que só servem pra gastar botas e Sapatos dentro da fábrica abrem o olho caoa que ai dentro tem muito aposentado e preguiçoso só prestam pra levar atestado

Avatar
Iraildes 27 de março de 2019

Olá sou a iraildes e no momento estou desempregada sou paisagista trabalho com jardinagem e designer de Jardim ?mas não tenho carro para carega as feramenta q até isso me roubaram ontem estou aqui pedindo ajuda preciso de tantas coisas coisas mas só queria um carro o mas velho só para carrega feramenta e visitar cliente ?ajude-me por favor

Avatar
clovis roza 24 de março de 2019

Isso quer dizer que meu fiesta vai desvolorizar?

Avatar
Nivaldo Aparecido Baciga 20 de março de 2019

Trabalhei na Ford SBC 28 anos e essa comunicação é uma pouca vergonha,devido o desemprego que iremos ter em SBC.Isso é uma vergonha

Avatar
Fernando Lourenço 23 de fevereiro de 2019

Se a ford quer ir embora deixe ir com tudo o Basil não tá na hora de fabricar seu próprios carros sem depender de terceiros poucos brasileiro tiveram coragem em outros anos lá trás será que teremos condições ou temos condições

Avatar
Marcia 26 de fevereiro de 2019

Concordo com você, Fernando. O Brasil deveria investir sim na produção de veículos. Mão-de-obra especializada não vai faltar, porque infelizmente, muitos irão para a rua. Enfim, está mais do que na hora de pensar a respeito.

Avatar
elioricardo 23 de fevereiro de 2019

É engraçado de 2014 até 2018 os veículos tiveram um aumento absurdo o Etios da Toyota valia em 2014 cerca de 46.000 mil reais hoje em 2019 bate a casa de 60.000 mil reais que prejuízo eles alegam estou dando um exemplo quando vi o Etios na concessionária eu pergunto hoje o que levou o carro subir tanto ? O Ford Ka 2019 com câmbio automático está a mas de 70.000 mil reais dependendo do que tiver é uma verdadeira loucura só faço uma ressalva os trabalhadores ficar sem trabalho e duro

Avatar
FONSECA 5.0 23 de fevereiro de 2019

É uma pena uma empresa com tamanha tradução deixar de produzir seus veículos em São Paulo e quem sabe, no Brasil. Espero que os responsáveis pela empresa tenham a dignidade de honrar seus compromissos com os funcionários e clientes, não podemos ficar sem peças para reposição, nos veículos que sairão de linha. Vale ressaltar aqui que, as grandes no montadoras do Brasil, sempre tiveram lucros estratosféricos, durante décadas, sempre vendendo seus carros pelo dobro do preço de seu equivalente estrangeiro, e pior, sempre utilizaram do braço do Governo, em forma de subsídios, para manter seus lucros acima de tudo. Agora retiram-se do Estado e do País alegando prejuízo, porém, não explicam que seus lucros, obtidos às custas da benevolente classe política corrupta e cidadãos ignorantes, ávidos por pagar o dobro do valor do veículo, simplesmente para satisfazer seu ego e mostrar ostentação.
Espero que tudo se resolva da melhor forma possível e que os preços se ajustem nas demais montadoras, pois o Brasileiro já não tem mais como pagar ou financiar as ambições impostas por elas. É isso!

Avatar
Cristian Andres 20 de fevereiro de 2019

Faz teeemmpoooo, que inviável, montar vender veículos no Brasil, melhor importar e exportar o melhor. Obvio a exemplos muito bons (Honda Sumare, Honda City, Fit, HR-V,WR-V, As motos en Manaus), ( Fiat / Chrysler: Jeep Renegade, Compass) os mesmos são comercializados no EUA e ensamblados aqui no Brasil. O Fiesta Mexicano e muito bom, engraçado era mais barato do feito aqui.

Avatar
MARCELO AUGUSTO 20 de fevereiro de 2019

MISERICÓRDIA. PESSOAL PRECISANDO DE AULA DE PORTUGUÊS

Avatar
SamueluzbeL 20 de fevereiro de 2019

Aguardem +investime ntos da Ford no BRAZSIL +SUV’s +Krozsover’s +Picapes com a parceria volkswagem e sua plataforma MQB compartilhada com a Ford segredo divulgado!!

Avatar
Luis bohemia 20 de fevereiro de 2019

Pena que ai vai mais ou menos 10 a 15 mil pessoas para a rua… numa conjuntura econômica atual…pq eles falam de diretos, eu considero os indiretos tb

Avatar
Hudson souza 19 de fevereiro de 2019

tem que fechar fabricas em Saõ paulo , pois graças aos sidicatos os salarios ficaram inviaveis , o salario de um paulista paga quase trés salarios baianos .Erança do governo petista .

Avatar
Angello skars 19 de fevereiro de 2019

Herança é com “H”….. fechar fábricas em São Paulo porque???se tem gente aceitando trabalhar por míseros quinhões, problema deles…

Avatar
Angello skars 19 de fevereiro de 2019

Pena…a Ford não se mexe, não inova…sobre estes carros com.motir bom mas design a desejar…. competência tem, falta é atitude….e já vai tarde…a Renault agradece…kkkkkkk

Avatar
Eu 20 de fevereiro de 2019

Escrever errado, só podia ser paulista ou carioca mesmo, o povo burro da peste, e ainda se acham acima da média. Lamentável.

Avatar
Gilber 28 de abril de 2019

Não são os paulistas que falam ioguto, leito, ao invés de iogurte e leite , quanto aos salários dos paulistas em relação a dos baianos não justifica a saída da Ford, não é dsó ela que está com saco cheio do Brasil.

Avatar
Rodrigo Ponce 20 de fevereiro de 2019

Quase 3 mil demissões, não se deixe cegar por ideologias banais.

Avatar
Assis 21 de fevereiro de 2019

é um analfabeto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Kelly Mary 19 de fevereiro de 2019

Parabéns pelas dicas e o conteúdo de qualidade, Amei mesmo!!! Certeza que estarei acompanhando seu site, ansiosa para ver as novas postagens, tem me ajudado muito. Agradecida!

Avatar
Antonio Donizeti Martins 19 de fevereiro de 2019

Nos governos passados eles trocavam o imposto (IPI), baixando-o por propinas. As montadoras arrebentaram de vender carros e caminhões principalmente. Agora o mercado está saturado. O governo diz que vai investir em rodovias. Está na hora de bater em retirada mesmo.

Avatar
Alessandro da Silva 19 de fevereiro de 2019

Ford conseguiu matar o Fiesta com essa coisa medonha que foi o cambio powershift

Avatar
Deixe um comentário