Ford Focus hatch sai de linha: agora é oficial!
Modelo já não aparece no site da marca - fim da linha já era aguardado desde que fabricação na Argentina foi interrompida
Modelo já não aparece no site da marca - fim da linha já era aguardado desde que fabricação na Argentina foi interrompida
O fim da história do Focus já era esperado depois de anúncios bombásticos da Ford. A fabricação do compacto também já havia sido interrompida na Argentina. Agora, é oficial: o Focus hatch saiu de linha no Brasil.
O modelo já não é mais ofertado no site da empresa. Não deve demorar para que seu irmão sedã, o Focus Fastback, também desapareça.
A estratégia comercial que Ford adotou tem virado notícia, impulsionada pela polêmica: e empresa já prometeu que ia deixar de vender hatches e sedãs para investir em utilitários, está fechando fábricas no Brasil e extinguindo o Fiesta. Agora, foi a vez do Focus hatch sair de linha.
Essa reviravolta começou em maio do ano passado, quando a sede norte-americana da companhia fez um anúncio escandaloso. O presidente da companhia, James Hackett, declarou que a Ford deixaria de vender a maioria dos modelos hatch e sedã.
Desde então, Fiesta e Fusion, assim como os americanos C-Max e Taurus, estavam com os dias contados. Com isso, também já esperávamos um anúncio sobre o Focus hatch sair de linha, assim como o sedã. E ele veio um ano depois.
Em maio de 2019, a fabricação de toda a gama Focus foi interrompida na planta de Pacheco, na Argentina. Os modelos eram importados de lá para o Brasil, por isso, era só questão de tempo até eles deixarem de ser vendidos por aqui.
A completa reformulação na atuação da fabricante está se tornando realidade. Os planos da marca são de investir em picapes e utilitários esportivos, categorias que são amadas nos Estados Unidos e têm passado por uma ascensão global nas vendas.
Até o Brasil vai ver a chegada de novos modelos para preencher a lacuna depois que o Focus hatch saiu de linha junto com o irmão sedã e o Fiesta. Estão para chegar ao país o novo SUV Territory e, em 2021, o Escape.
Modelos já conhecidos também estão sendo reestilizados e ganhando novas versões, como o EcoSport, EcoSport Freestyle e Ka Freestyle 1.0.
Fotos Ford | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vou penar pra encontrar um substituto pro meu Ford focus TI AT Plus 2.0 Flex hatch 178 cv, que estaciona sozinho, active stop, Air bag…
É uma pena. Tenho um focus hach. Além de lindo é um carro muito confortável. Se não saísse de produção, compraria outro mais novo.
Penso que a FORD deixa a desejar por pouca coisa. Se já está pensando em SUVs e falou em trazer o ESCAPE só em 2021, mesmo sabendo que já está rodando na Europa e Estados Unidos há pelo menos 4 anos, mostra que vai perder o mercado novamente devido aos atrasos de lançamentos.
Bem que o principal revendedor da Ford poderia assumir os negócios dela, no Brasil. Sabe mais de mercado que a Ford. Poderia fazer a importação do Focus (veículo mais avançado tecnologicamente), da Alemanha, ou onde estiver sendo fabricado.