[Impressões] EcoSport 2020 pode rodar com pneu furado e até rasgado

SUV compacto da Ford perde estepe na tampa da porta-malas e passa a vir equipado com pneus Run Flat; apenas versão Titanium tem a novidade

ecosport run flat 3066
Por Paulo Eduardo
De Tatuí (SP)
Publicado em 01/02/2019 às 14h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A Ford lançou o EcoSport 2020. A principal novidade da linha é a versão Titanium que perdeu o estepe pendurado na tampa traseira. Para isso, a marca norte-americana teve que adotar pneus do tipo Run Flat, já que o acanhado porta-malas do SUV compacto não tem espaço para o estepe.

Run flat é o pneu capaz de rodar furado por alguns quilômetros, evitando que o motorista tenha que trocá-lo até chegar ao borracheiro. Para o EcoSport, quem desenvolveu o pneu Run Flat foi a Michelin. E tanto faz se ele está furado ou rasgado. Em qualquer dessas condições, o pneu Run Flat que equipa o SUV da Ford percorre até 80 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Ford EcoSport 2020 Titanium é equipado com pneu Run Flat
Ford EcoSport 2020 Titanium é equipado com pneu Run Flat

Tanto faz se o corte ou rasgo estiver na lateral ou na banda de rodagem. Assim, acaba o drama de trocar pneu na rua em condições adversas do clima, chuva ou sol escaldante, e de segurança, que atualmente é um dos problemas gravíssimos no Brasil, principalmente se a operação for à noite. O Run Flat é mais resistente a furos e rasgos por causa dos reforços na estrutura. A roda também é ligeiramente diferente na parte interna do aro.

Não só a adoção do novos pneus e a tampa sem estepe na traseira são novidades o EcoSport Titanium 2020. A versão abandonou o motor 2.0 de 176 cv (agora restrita a top de linha Storm) e passou a ser equipada com o 1.5 de 137 cv. O câmbio continua o automático de seis marchas.

Veja também: a Mercedes teve problemas com Run Flat no Brasil… E fez uma gambiarra para resolver!

O preço da versão é alto: R$103.890. E tem como itens de série teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.

Como é dirigir com o Run Flat furado?

Inicialmente, percorremos cerca de 100 quilômetros no asfalto entre a cidade de Porto Feliz, São Paulo, com os pneus Run Flat inflados na pressão recomendada, até o campo de provas da Ford em Tatuí, (SP). O rodar é um pouco mais áspero do que um pneu convencional. As imperfeições do asfalto são transmitidas sem exagero para dentro do carro. É sutil, mas perceptível.

Na pista de testes, rodamos com o pneu sem pressão e não fosse o indicador no quadro de instrumentos seria difícil perceber que havia algo errado, pois o comportamento dinâmico permanece praticamente inalterado. Na prova de slalom – na qual o carro passa por cones enfileirados para simular situação extrema de desvio -, percebe-se ligeira alteração no comportamento dinâmico. Controle de estabilidade entra em ação para manter a trajetória. Em seguida, rodagem com um pneu traseiro furado propositalmente. Situação idêntica à do pneu sem pressão.

Por fim, rodagem com os pneus traseiros furados. Nessa condição, o controle de estabilidade atua firmemente para manter a trajetória do carro, diminuindo drasticamente a velocidade de 80 km/h iniciais para terminar a prova de slalon a 50 km/h. Afinal, trata-se de situação extrema, mas suscetível de ocorrer nas inúmeras crateras de ruas e estradas nacionais.

Pneu Run Flat furado propositalmente
Pneu Run Flat furado propositalmente (Foto Paulo Eduardo | AutoPapo)

Quanto custa o Run Flat?

A maravilha dos sonhos de qualquer motorista custa 36% a mais do que um pneu convencional. O Run Flat que equipa o EcoSport tem perfil baixo na medida 205/50 R17. Custa R$ 899 na rede de concessionárias da Ford. O pneu é também vendido nas lojas Michelin. O kit selante, obrigatório pela resolução 540 de janeiro de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito  (Contran) custa R$ 266 também na rede Ford.

Data de 1998 a resolução 14/98 do órgão de trânsito regulamentando o Run Flat. A resolução 540 torna obrigatória além do kit reparo, o indicador de pressão (TPMS) no quadro de instrumentos do carro. Se o pneu furado ou rasgado for reparado com o selante a autonomia de rodagem aumenta para 200 quilômetros.

O pneu que pode rodar furado ou rasgado tem o mesmo sistema de reparação do pneu convencional e é mais resistente a corte. Fabricante recomenda uma única reparação assim com os pneus convencionais, segundo Marcelo Capella, gerente técnico dos pneus de passeio e caminhonete da Michelin na América do Sul.

Para ser equipado com o Run Flat, houve alterações nas molas da suspensão traseira do EcoSport e calibração do sistema antivibração da direção. O Run Flat da Michelin equipa veículos que rodam na África e na Índia, onde as condições do piso se assemelham às nossas. Tal qual o pneu sem câmera, o Run Flat agora tende a se tornar corriqueiro e pode ser fabricado em medidas idênticas às de um pneu convencional e em rodas com aros de quaisquer medidas.

Outras versões do EcoSport 2020

A versão de entrada a SE, com motor 1.5, já vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas de liga leve de 15” e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Seu preço é R$78.990 com transmissão manual e R$84.990 com a automática.

O Ford EcoSport FreeStyle, com motor 1.5 acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital, câmera e sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido e rodas de liga leve de 16”, por R$85.890 na versão manual e R$91.890 na automática.

O EcoSport Storm é o único da nova linha equipado com motor 2.0 e tração 4WD, além de transmissão automática. Ele agrega capa de estepe rígida personalizada, teto solar elétrico e outros equipamentos da versão Titanium, por R$108.390.

Fotos Ford | Divulgação

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1 Comentário
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Edson Neimann 24 de março de 2019

Tem que ser muito otario gastar 103 mil para comprar esse carrinho que se acha SUV qdo pode comprar uma CAPTIVA ou ate um JEEP COMPASS…

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