Qual o melhor SUV compacto para PcD?
"Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil"
"Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil"
Já faz algum tempo que a preferência do consumidor brasileiro migrou dos sedãs médios, como Toyota Corolla e Honda Civic, para os SUVs compactos como Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Deixaram de privilegiar carros mais compridos e tradicionais para valorizar carros mais altos e inovadores. Com o mercado PcD o movimento foi o mesmo, e para não deixar de atender este público, as montadoras criaram versões peladonas dos modelos vendidos ao grande público.
E os SUVs servem bem a pessoas com deficiência, pois tem bom espaço interno e porta malas razoáveis, que apesar de muitas vezes menores que dos sedãs médios, pelo menos tem a liberdade de poder tirar a tampa do compartimento de bagagem para acomodar eventualmente uma cadeira de rodas ou um andador – talvez por isso mesmo muitos modelos estão abolindo a tampa, além de economizar custos.
Porém, devido à retirada geral dos equipamentos dos SUVs compactos para PcD, ficou difícil escolher um modelo que sirva com folga a todas as necessidades de quem tem limitações.
O que a maioria das pessoas que resolve escolher um veículo deste segmento se pergunta é: afinal, qual o melhor SUV para PcD? A resposta é simples: nenhum.
Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil. Cada um dá valor a características e itens do veículo que irão satisfazer suas necessidades pessoais.
Se é jovem, solteiro, não viaja muito e trabalha perto de casa, pode preferir um carro que consuma pouco. Se tem o mesmo perfil, porém viaja muito, vai dar valor a um carro com motor mais forte. E se for casado, já partirá em busca de um que tenha um bom porta malas.
E mesmo pessoas com perfis muito parecidos podem dar valor a itens diferentes, como tecnologia e design, por exemplo. Portanto, não dá para apontar um modelo melhor. Mas dá para comparar modelos com características semelhantes e apontar neles os principais pontos fortes e fracos.
Por isso tem feito tanto sucesso na Internet vídeos de comparativos. Através deles, fica mais fácil identificar que modelo será mais adequado e tomar uma decisão de compra.
Pensando nisso, elaborei planilhas comparativas ressaltando as principais características dos veículos destinados a pessoas com deficiência, ou seja, automáticos ou automatizados abaixo dos R$ 70 mil , que é o limite de isenção de ICMS. A planilha que tem feito mais sucesso é a que compara os nove modelos de SUV compactos abaixo do limite disponíveis para PCD hoje no mercado.
São eles o Hyundai Creta, o Nissan Kicks, o Renault Captur, o Renault Duster, o Jeep Renegade, o Ford Ecosport, o Peugeot 2008, o Citröen C4 Cactus e o Chery Tiggo 2. Os quesitos que observei nestes modelos foram ficha técnica, segurança, conforto, tecnologia e estética.
O Hyundai Creta PcD se destaca por ter a maior garantia, de cinco anos, enquanto todos os outros oferecem três. Ele também tem um bom conjunto mecânico, graças ao mais forte 1.6 do segmento, com 130 cv, aliado ao competente câmbio automático de seis velocidades. Porém em peso/potência ele não mostra tanto vigor, apresentando o terceiro pior número.
O porta malas do Creta PcD é bem espaçoso, porém devido ao formato não cabe uma cadeira de rodas montada, facilidade que agrada quem a usa. Ele vem bem equipado, com controle de estabilidade e tração (ESP), assistente de partida em rampa (Hill Holder), direção elétrica e piloto automático. Mas não dispõe de mídia nem som, e nem controles de telefone no volante.
O Creta PcD foi o mais “penalizado” na política de retirar itens das montadoras para encaixar estes modelos no limite de isenção, perdeu vários itens estéticos, e até a tampa do compartimento do porta malas. No modelo 2020 perdeu também alto falantes traseiros e sistema start/stop.
O Nissan Kicks PcD é o mais econômico, anotando incríveis 11,4 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro, tem um bom entre-eixos, o porta malas é o terceiro maior e cabe uma cadeira sem desmontar, tem câmbio CVT, e apesar de ter o motor mais fraco de todos, com apenas 114 cavalos, tem o segundo melhor peso/potência, graças ao baixo peso, é o mais leve do segmento.
Assim como o Creta, o Kicks PcD vem com ESP, Hill Holder e direção elétrica, e no modelo 2020 ganhou finalmente o piloto automático, que tanta falta lhe fazia. Não conta com start/stop nem mídia, mas vem com som com bluetooth e USB.
O Kicks PcD é uma das opções mais interessantes do segmento, na minha opinião.
O Captur tem um bom espaço interno, já que tem o maior entre-eixos, e o segundo maior porta malas, com 437 litros cabe uma cadeira montada sem dificuldade. Se destaca em segurança, já que tem quatro airbags, ESP e DRL (LED diurno).
O maior destaque do Captur sem dúvida é a estética, é o SUV compacto mais bonito do segmento segundo diversas avaliações e também na minha humilde opinião. Vem com roda de liga de 16 polegadas, tem piloto automático, Hill Holder e câmbio CVT.
O Captur PcD peca pela direção que é hidráulica, pela falta de som ou mídia e pela ergonomia interna, no volante há apenas os controles do piloto automático e seu acionamento é embaixo do freio de mão, bem complicado, e o painel é bem simples. No conjunto, também considero o Captur PcD uma das melhores opções, colado no Kicks.
O outro SUV da Renault, Duster, tem o mesmo entre-eixos do irmão e ainda o maior porta malas da categoria, com 475 litros, e cabe bastante coisa sob a cadeira montada. O Duster PcD é o mais barato de todos do comparativo: é seu por menos de R$ 47 mil com as isenções de impostos. Porém, ao contrário do Captur PcD não vem tão recheado.
Falta ao Duster PcD, por exemplo, o piloto automático e DRL. Também ao contrário do Captur, não é tão lembrado por sua beleza e seu visual está bastante datado.
O Duster PcD ainda conta com ESP, Hill Holder e roda de liga. Sofre também da falta de uma direção elétrica e tem a maior desvalorização do segmento. É bom para quem quer economizar e precisa de espaço e porta malas.
O Jeep Renegade tem o motor mais forte do comparativo dos SUVs para PcD, é o único 1.8 e conta com 139 cv. Porém é também o mais pesado, por isso tem o segundo pior peso/potência. A consequência disto é que seu consumo é o mais alto de todos, faz 9,5 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro.
O pacote de itens de série do Rengade PcD agrada bastante: tem direção elétrica e o volante multifuncional mais completo e intuitivo, freio a disco nas quatro rodas, ESP, Hill Holder, piloto automático, DRL, start/stop, e, ainda, é o único SUV para PcD que oferece freio de mão eletromecânico, com acionamento por botão. Seu acabamento é muito bom e oferece soft touch no painel.
Mas seu maior pecado como um SUV para PcD entre quem usa cadeira de rodas é o porta malas, que é o menor da categoria com apenas 320 litros. Apesar de não caber a cadeira montada, devido ao formato mais quadrado cabe tirando apenas uma roda.
Em minha opinião, é o SUV para PCD (entre os compactos) com melhor custo-benefício do mercado.
O EcoSport tem o melhor peso/potência da categoria, de 9,16 kg/cv, graças ao eficiente motor 1.5 que rende 137 cv. Vem bem equipado, com ESP, Hill Holder, direção elétrica, volante multifuncional, e no modelo 2020, vem com mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.
O volante do EcoSport PcD ajusta em altura e profundidade e o acabamento é acima da média. Sofre do mesmo mal do Renegade, porta malas pequeno, tem 362 litros e não cabe uma cadeira de rodas montada, nem mesmo com uma roda.
Tem o menor entre-eixos , não oferece piloto automático e a desvalorização é maior que a média do segmento. O grande trunfo do EcoSport PcD é mesmo o conjunto mecânico, que traz segurança em retomadas e acelerações.
O Peugeot 2008 se destaca pela segurança: vem com quatro airbags e freio a disco nas quatro rodas. Recebeu um facelift no modelo 2020 aproximando seu visual dos irmãos maiores, tem interior moderno com volante reduzido e mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.
A direção do 2008 PcD é elétrica, ele tem piloto automático e seu porta malas, apesar de ser o terceiro menor com 355 litros, cabe uma cadeira de rodas montada devido ao formato. O entre-eixos é o segundo menor entre os SUVs para PcD, mas seus pontos mais fracos são a ausência de ESP e Hill Holder.
O conjunto mecânico é razoável e o peso potência melhor que a média.O 2008 PcD é um carro para quem dá valor à segurança e um interior descolado.
O Cactus da Citroën é que tem visual mais moderno entre os SUVs para PcD e bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,60. Sua direção é elétrica e é bem gostoso de dirigir, tem baixo ruído interno e rodar macio.
Entre os itens de série do Cactus PCD, destaque para mídia de 7 polegadas com Android Auto, Apple Car Play e câmera de ré, ESP, Hill Holder e ar condicionado digital.
O Cactus PcD não vem com o piloto automático nem volante multifuncional, mas seu ponto mais fraco para mim é o porta malas, além de ser o menor do segmento ao lado do Renegade com 320 litros e não caber uma cadeira montada, a base da tampa é baixa, sendo necessário levantar muito qualquer bagagem que for colocar lá dentro.
É um carro moderno e com interior agradável, bom para quem não precisa se preocupar muito com bagagem.
O último SUV para PcD da lista, o Caoa Chery Tiggo 2, oferece um pacote de itens de série razoável por um valor bem atrativo. Tem mídia de 7 polegadas com conectividade e câmera de ré, tem monitoramento de pneus, volante multifuncional revestido em couro, piloto automático, rodas de liga de 16″, freio a disco nas quatro rodas e DRL.
O preço do Tiggo 2 PcD fica abaixo dos R$ 50 mil com as isenções. Porém não tem ESP nem Hill Holder, a direção é hidráulica e o câmbio é automático de quatro marchas – este para mim é seu maior ponto fraco.
O motor é 1.5 com apenas 115c v, e o Tiggo 2 apresenta a pior relação peso/potência do segmento. Seu porta malas tem 420 litros e cabe uma cadeira montada, porém tem o mesmo problema do Cactus, base alta da tampa, o que dificulta um pouco colocar uma cadeira.
Portanto estão aí as principais características dos SUVs compactos para PCD abaixo de R$ 70 mil. Espero com este artigo facilitar a decisão de compra, de acordo com as preferências pessoais e as necessidades de cada um.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa tarde!
Ótimo comparativo. Tem a atualização da planilha?
Na minha opinião o jeep Renegade tá sendo o melhor suv PCD além de ter ganhado cinco estrelas em segurança é um dos suv mais completo da categoria pelo um preço bom
esclarecedor grato
Alessandro, boa tarde. Quero lhe parabenizar pela excelente matéria de conteúdo que você escreveu, muito boa mesmo e me ajudou 100% a definir qual dois dois modelos que eu estava em dúvida e escolher com clareza, me ajudou muito. Até fiz contato com o vendedor da concessionária para comentar e enviar para ele uma cópia para servir de referência nas vendas. Parabéns
Excelente conteúdo, Alessandro. Parabéns e muito obrigado pela ajuda. Aguardamos atualização, com as novas versões chegando no mercado agora em 2020, como o novo Duster, que ficou bem mais atraente esteticamente, diga-se.
Matéria muito boa. Bem detalhada.
Parabéns pela planilha.
Parabéns pelo vídeo com avaliação dos suv’s. Me trouxe muitas orientações. Deus o abençoe
Amei as suas explicações,nem criativo essa página obrigada.
Pelo que entendi, o carro mais forte, em termos de potência, seria o EcoSport? Somente gosto destes tipos de carro (SUV) mas me preocupa muito um carro fraco. Será o câmbio automático do EcoSport bom e confiável?
Parabéns pela matéria, muito detalhada.
Existe outro comparativo considerando as outras categorias de veiculos, como por exemplo os sedans?
Na região Sudeste do Brasil e grandes capitais o piloto automático dificilmente pode ser usado, foram mostrados os lados bons de todos os carros, incentivando uma pesquisa legal na hora da compra. Como futura matéria sugiro algo que cite os prazos de entrega para carros PCD, como fazer quando esses prazos são ultrapassados. Ex. a Nissan anuncia 120 dias para entrega de um Nissan Kicks Vermelho, e a GM tem o Onix plus para pronta entrega (informação que balança a cabeça do comprador). Obrigado e parabéns pela reportagem que trouxe muitas informações úteis.
Bom dia!
Excelente planilha.
Gostaria de saber sua opinião em relação ao T-cross no corpo do texto, não apenas na planilha.
Minha sensação observando a planilha é que o T-cross seria uma das melhores opções, mas como não há informações sobre ele no texto fiquei na dúvida.
Estava certa de comprar o Creta, mas li que vai mudar versão agora no final de 2020 e como temos que ficar de 02 a 04 anos com o carro, geraria uma desvalorização muito grande do carro.
Vc poderia também comentar sobre isso.
Obrigada
O T-Cross não está no corpo do texto porque ele foi escrito antes do lançamento do carro. A planilha eu consegui atualizar porque fica on-line. Sim, o T-Cross é a melhor opção em segurança e conjunto mecânico, mas peca em porta malas, falta piloto automático e o acabamento é fraco. O Creta vai mudar somente em 2021 e sim, como parece que será uma grande mudança, desvaloriza a versão atual. Porém, como temos que ficar 4 anos, quase todos receberão novas versões ou face lift. E como o Creta tem garantia de 5 anos, pode ser que não desavlaorize tanto assim.
Estou pesquisando sobre o t-cross,sua reportagem está me ajudando obrigada!
Boa noite, agradeço muito pelas informações, você teria informação sobre o Tracker da GM.
Muito bom o trabalho, planilha está ótima.
Somente senti falta dos comentários sobre o T-Cross.
Parabéns pela iniciativa
oi Alessandro, será que para 2020 o Kickis não irá melhorar pelo menos com um multimídia e um pouco mais de potência no motor, claro que quanto mais erbags melhor, mas podia ser uma coisa mais padrão entre todas as montadoras né, isso seria muito bom pra nós.
Obrigada! Achei muito elucidativa a explicação, me ajudará bastante na escolha que farei.
Claudia SP
Adriana, desculpe-me a falta de percepção mas não entendi as corres da planilha. O que significam, com relação aos veículos?
Na revenda da Captur a desvalorização é muita alta?
Sou eu seguidor no youtube, tenhoum aircross 2018 pcd, ele não entra nos SUVs?? Estou com a mente em Kicks Pcd 2020 no proximo
Olá, Adriano. O Aircross não é um SUV, apesar do visual aventureiro.
Obrigado e abraço
Qual o consumo do Renegade Cidade e Estrada? e qual combustível
por favor, atualize as informaçoes sobre acessorios do Cactus. A versão Feel Business traz agora controle de cruzeiro com limitador, rodas de liga leve aro 17 polegadas, comandos multifuncionais no volante e faróis de neblina. Consumo de 14,3 km/l com gasolina e na cidade 11,9 km/l.
DEFICIENTE AUDITIVO NÃO TEM DIREITO A ISENÇÃO NA COMPRA DE CARRO.
Tem sim
Ótimo artigo, e nota 1000 para a planilha que o acompanha
E O Tiggo 5. Qual a sua opinião sobre esse veículo?
Obrigada pelas informações!! Vejo sempre seus vídeos, tem.me ajudado muito.Planilha muito legal! Mas…o Creta ganhou controle de mídia no volante para 2020. e vc não colocou essa obs. E estou muito em duvida sobre a compra. Creta ou captur? Aceito opiniões. Deus abençoe todos.Fiquem em paz?
A minha esposa tem um dos primeiros CRETA PCD! Só em trajetos urbanos, curtos e pesados, tem feito 8,6/8,7 Km/l! Na estrada, eu dirigindo, fez 12,9 Km/l, sempre com gasolina! Reclamou do preço da bateria (R$ 1.500,00), que trocou recentemente! Ela gosta do carro! Eu também, por ter bom espaço interno. O único defeito do Creta, era o stop x go (ou start stop), que foi retirado da versão PCD 2020! Não posso opinar quanto ao Captur!
Comprei o Captur e com menos de 2 meses já precisei ir na concessionário pois desregulou o marcador de gasolina. Fora isso, a altura em relação ao solo e o porta-malas são um diferencial ótimos.
Em relação ao consumo ele faz em média 7,5/8 km/l na cidade e 11/11,4 na estrada, com gasolina.
Por conta do peso do veículo, ele deixa um pouco a desejar na aceleração e no arranque, mas no geral é um carro bom.
Boa tarde. Tenho um Captur e estou pensando em comprar um Renegade. Gosto do Captur pois ele é um carro alto e não “raspa” nas lombadas e buracos. Gostaria de saber como é o Renegate em relação ao solo e se em questão de potência é melhor que o captur.
Obrigado
Conrado, o Renegade é alto, uma delícia, não raspa, a suspensão é ótima.
Não conheço o Captur, porém acho que o Renegade tem pouco motor para o seu peso, demorando um pouco na resposta, não o considero um carro ágil. Um tanto gastão, por conta disso, e o porta malas decepciona um pouco.
Apesar disso, é um provável carro novo pra mim.
Cara Boa tarde compra o t-cross melhor motor melho espaço interno porta mala médio já é um carro turbo muito econômico
Excelente a formatação das informações para aquisição do carro. Foi crucial para definir a escolha mais assertiva. Obrigada!!
Qual a A opinião do arrizo 5 pcd
Que matéria ótima! A planilha está excelente para comparar. Prestou um grande serviço. Obrigada. ??
Sobre o HRV não tenho opinião formada, nunca andei nele porque quando comecei a testar os carros para PCD, ele já estava fora do limite de isenção. Sobre o Aircross, considero uma boa opção, bom espaço interno, porta malas bem grande, comportamento dinâmico razoável apesar de ser alto e conjunto mecânico eficiente. É uma das melhores opçõe para PCD, difícil comparar com outros por ser monovolume. Obrigado aos demais pelos elogios à matéria!!
Qual sua opinião sobre o Honda HRV?
Tenho um Renegade 2019 e estou muito satisfeito com o carro, especialmente os itens de série e tecnologias. O consumo é de 9 a 10 km/l com gasolina.
Gostaria de saber sua opinião sobre o Citroen Aircross para o público PCD!
Olá, Sou PCD de audição, tenho e sempre laudo e audiometria. Sou habilitado, vejo a minha cidade que segundo eles disseram que não tenho direito. Fico triste nisso, pois dos ingressos, cinema, passagens pago metade por causo do meu direito, e pq não tenho direito com desconto de veículos?
Vc tem direito sim.
Tem direito sim. Veja na lei e cora atrás dos seus direitos.
Gostei da matéria, na minha opinião é um bom parâmetro para o comprador. Com relação à revenda, qual teria o melhor benefício, ou seja, qual usado deles vende mais ou tem a menor depreciação ?
Oi Alexandre parabéns pelo seu trabalho,te acompanho no canal do YouTube, e sempre bato na seguinte tecla, no Brasil reina o abuso das montadoras de deixar seus carros pelados para o consumidor PCD, porque eles não dão mais descontos e baixam seus preços?? Só visam o lucro, se eu fosse dono de uma montadora colocaria o que tem de melhor para atender este consumidor, e não tirar os opcionais, temos.muito que lutar por isso.
Gostei muito mais a avaliação do consumo feito pelo Inmetro e louca quando que um Jeep faz 9,5km com um litro de gasolina
Faltou explorar os opcionais específicos para PCD, pois parece que nenhuma das montadoras está preocupada em atender este público ao contento. Saio de lá com sugestão para calha de chuva, protetor lateral, câmera de ré, etc, mas nenhuma com opcional para fixar uma cadeira de rodas, rampa para subir cadeira elétrica, prancha interna para deixar o porta malas na mesma altura do para-choque, etc. Uma falta de consideração. Caso haja interesse, tenho um Fox ( não é PCD) com uma prancha de madeira para apoio da cadeira elétrica, rampa comprada na internet. Investimento de apenas R$700,00
Estou em dúvida entre o creta e o captur. Tenho um creta 2017 pcd e estou fazendo o processo novamente. Não sei se compro outro creta ou mudo para o renault captur. Vou pesquisar mais um pouco.
Boa noite! Mas não são 4 anos para poder vender?
Para São Paulo são 2 anos
Olá, gostaria de tirar uma dúvida, quando troca de carro é preciso fazer todo o processo novamente com médicos e despachante, gasta tudo aquilo novamente? Eu tirei carta de pcd tb. Estava na dúvida entre o Creta e a Captor. Mas acabei optando pelo Creta. Mas os dois são bons carros.
não precisa fazer o processo todo novamente, vá ao Detran da sua cidade e veja quais os documentos que precisa levar .
aquela carta assinada pelo delegado do Detran co certeza precisa.
não sei qual sua limitação mais eu não paguei despachante para fazer nada .
fiz todo o processo passo a passo sendo encaminhada a cada o
órgão .
Renegade ainda ganha dos demais por não ter reflexo chato do painel no para-brisa, que pra mim é questão de segurança! Bate sol forte, ninguém enxerga a estrada só os detalhes do painel. Vide ecoSport.
Faltou falar sobre custo benefício como seguro revisão e se é bom de mercado, tem carro desses aí que foi analisado se a pessoa comprar vai ter que casar com ele,ou presentear pra alguém da família.
Vc deve ter esquecido de olhar a planilha
Parabéns pela reportagem.
Trouxe as informações necessárias sem enrolação.
Finalmente uma reportagem cujo título corresponde ao texto.
Parabéns pelo ótimo trabalho e dedicação para disponibilizar seu conhecimento com as pessoas. Que Deus abençoe.
Eu comprei o Renegade estou muito satisfeita, um carro excelente.
Só não acelera nada, assim como o Creta. Manco, manco
Sair
oi gostei do comentario ,mais teria como vc tambem falar do te cross,obrigado