Qual o melhor SUV compacto para PcD?

"Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil"

suv generio interrogacao
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 12/07/2019 às 16h20

Já faz algum tempo que a preferência do consumidor brasileiro migrou dos sedãs médios, como Toyota  Corolla e Honda Civic, para os SUVs compactos como Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Deixaram de privilegiar carros mais compridos e tradicionais para valorizar carros mais altos e inovadores. Com o mercado PcD o movimento foi o mesmo, e para não deixar de atender este público, as montadoras criaram versões peladonas dos modelos vendidos ao grande público.

E os SUVs servem bem a pessoas com deficiência, pois tem bom espaço interno e porta malas razoáveis, que apesar de muitas vezes menores que dos sedãs médios, pelo menos tem a liberdade de poder tirar a tampa do compartimento de bagagem para acomodar eventualmente uma cadeira de rodas ou um andador – talvez por isso mesmo muitos modelos estão abolindo a tampa, além de economizar custos.

Porém, devido à retirada geral dos equipamentos dos SUVs compactos para PcD, ficou difícil escolher um modelo que sirva com folga a todas as necessidades de quem tem limitações.

Afinal, qual o melhor SUV para PcD?

O que a maioria das pessoas que resolve escolher um veículo deste segmento se pergunta é: afinal, qual o melhor SUV para PcD? A resposta é simples: nenhum.

Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil. Cada um dá valor a características e itens do veículo que irão satisfazer suas necessidades pessoais.

Se é jovem, solteiro, não viaja muito e trabalha perto de casa, pode preferir um carro que consuma pouco. Se tem o mesmo perfil, porém viaja muito, vai dar valor a um carro com motor mais forte. E se for casado, já partirá em busca de um que tenha um bom porta malas.

E mesmo pessoas com perfis muito parecidos podem dar valor a itens diferentes, como tecnologia e design, por exemplo. Portanto, não dá para apontar um modelo melhor. Mas dá para comparar modelos com características semelhantes e apontar neles os principais pontos fortes e fracos.

Por isso tem feito tanto sucesso na Internet vídeos de comparativos. Através deles, fica mais fácil identificar que modelo será mais adequado e tomar uma decisão de compra.

Pensando nisso, elaborei planilhas comparativas ressaltando as principais características dos veículos destinados a pessoas com deficiência, ou seja, automáticos ou automatizados abaixo dos R$ 70 mil , que é o limite de isenção de ICMS. A planilha que tem feito mais sucesso é a que compara os nove modelos de SUV compactos abaixo do limite disponíveis para PCD hoje no mercado.

São eles o Hyundai Creta, o Nissan Kicks, o Renault Captur, o Renault Duster, o Jeep Renegade, o Ford Ecosport, o Peugeot 2008, o Citröen C4 Cactus e o Chery Tiggo 2. Os quesitos que observei nestes modelos foram ficha técnica, segurança, conforto, tecnologia e estética.

Hyundai Creta PcD

hyundai creta pcd 2020
Foto Hyundai | Divulgação

O Hyundai Creta PcD se destaca por ter a maior garantia, de cinco anos, enquanto todos os outros oferecem três. Ele também tem um bom conjunto mecânico, graças ao mais forte 1.6 do segmento, com 130 cv, aliado ao competente câmbio automático de seis velocidades. Porém em peso/potência ele não mostra tanto vigor, apresentando o terceiro pior número.

O porta malas do Creta PcD é bem espaçoso, porém devido ao formato não cabe uma cadeira de rodas montada, facilidade que agrada quem a usa. Ele vem bem equipado, com controle de estabilidade e tração (ESP), assistente de partida em rampa (Hill Holder), direção elétrica e piloto automático. Mas não dispõe de mídia nem som, e nem controles de telefone no volante.

O Creta PcD foi o mais “penalizado” na política de retirar itens das montadoras para encaixar estes modelos no limite de isenção, perdeu vários itens estéticos, e até a tampa do compartimento do porta malas. No modelo 2020 perdeu também alto falantes traseiros e sistema start/stop.

Nissan Kicks PcD

Kicks PcD
Foto Nissan | Divulgação

O Nissan Kicks PcD é o mais econômico, anotando incríveis 11,4 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro, tem um bom entre-eixos, o porta malas é o terceiro maior e cabe uma cadeira sem desmontar, tem câmbio CVT, e apesar de ter o motor mais fraco de todos, com apenas 114 cavalos, tem o segundo melhor peso/potência, graças ao baixo peso, é o mais leve do segmento.

Assim como o Creta, o Kicks PcD vem com ESP, Hill Holder e direção elétrica, e no modelo 2020 ganhou finalmente o piloto automático, que tanta falta lhe fazia. Não conta com start/stop nem mídia, mas vem com som com bluetooth e USB.

O Kicks PcD é uma das opções mais interessantes do segmento, na minha opinião.

Renault Captur PcD

captur pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

O Captur tem um bom espaço interno, já que tem o maior entre-eixos, e o segundo maior porta malas, com 437 litros cabe uma cadeira montada sem dificuldade. Se destaca em segurança, já que tem quatro airbags, ESP e DRL (LED diurno).

O maior destaque do Captur sem dúvida é a estética, é o SUV compacto mais bonito do segmento segundo diversas avaliações e também na minha humilde opinião. Vem com roda de liga de 16 polegadas, tem piloto automático, Hill Holder e câmbio CVT.

O Captur PcD peca pela direção que é hidráulica, pela falta de som ou mídia e pela ergonomia interna, no volante há apenas os controles do piloto automático e seu acionamento é embaixo do freio de mão, bem complicado, e o painel é bem simples. No conjunto, também considero o Captur PcD uma das melhores opções, colado no Kicks.

Renault Duster PcD

renault duster pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

O outro SUV da Renault, Duster, tem o mesmo entre-eixos do irmão e ainda o maior porta malas da categoria, com 475 litros, e cabe bastante coisa sob a cadeira montada. O Duster PcD é o mais barato de todos do comparativo: é seu por menos de R$ 47 mil com as isenções de impostos. Porém, ao contrário do Captur PcD não vem tão recheado.

Falta ao Duster PcD, por exemplo, o piloto automático e DRL. Também ao contrário do Captur, não é tão lembrado por sua beleza e seu visual está bastante datado.

O Duster PcD ainda conta com ESP, Hill Holder e roda de liga. Sofre também da falta de uma direção elétrica e tem a maior desvalorização do segmento. É bom para quem quer economizar e precisa de espaço e porta malas.

Jeep Renegade PcD

jeep renegade pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

O Jeep Renegade tem o motor mais forte do comparativo dos SUVs para PcD, é o único 1.8 e conta com 139 cv. Porém é também o mais pesado, por isso tem o segundo pior peso/potência. A consequência disto é que seu consumo é o mais alto de todos, faz 9,5 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro.

O pacote de itens de série do Rengade PcD agrada bastante: tem direção elétrica e o volante multifuncional mais completo e intuitivo, freio a disco nas quatro rodas, ESP, Hill Holder, piloto automático, DRL, start/stop, e, ainda, é o único SUV para PcD que oferece freio de mão eletromecânico, com acionamento por botão. Seu acabamento é muito bom e oferece soft touch no painel.

Mas seu maior pecado como um SUV para PcD entre quem usa cadeira de rodas é o porta malas, que é o menor da categoria com apenas 320 litros. Apesar de não caber a cadeira montada, devido ao formato mais quadrado cabe tirando apenas uma roda.

Em minha opinião, é o SUV para PCD (entre os compactos) com melhor custo-benefício do mercado.

Ford EcoSport PcD

foto legenda 03 coluna 0718 ecosport 1.5 se direct
Foto Ford | Divulgação

O EcoSport tem o melhor peso/potência da categoria, de 9,16 kg/cv, graças ao eficiente motor 1.5 que rende 137 cv. Vem bem equipado, com ESP, Hill Holder, direção elétrica, volante multifuncional, e no modelo 2020, vem com mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.

O volante do EcoSport PcD ajusta em altura e profundidade e o acabamento é acima da média. Sofre do mesmo mal do Renegade, porta malas pequeno, tem 362 litros e não cabe uma cadeira de rodas montada, nem mesmo com uma roda.

Tem o menor entre-eixos , não oferece piloto automático e a desvalorização é maior que a média do segmento. O grande trunfo do EcoSport PcD é mesmo o conjunto mecânico, que traz segurança em retomadas e acelerações.

Peugeot 2008 PcD

peugeot 2008 pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

O Peugeot 2008 se destaca pela segurança: vem com quatro airbags e freio a disco nas quatro rodas. Recebeu um facelift no modelo 2020 aproximando seu visual dos irmãos maiores, tem interior moderno com volante reduzido e mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.

A direção do 2008 PcD é elétrica, ele tem piloto automático e seu porta malas, apesar de ser o terceiro menor com 355 litros, cabe uma cadeira de rodas montada devido ao formato. O entre-eixos é o segundo menor entre os SUVs para PcD, mas seus pontos mais fracos são a ausência de ESP e Hill Holder.

O conjunto mecânico é razoável e o peso potência melhor que a média.O 2008 PcD é um carro para quem dá valor à segurança e um interior descolado.

Citroën C4 Cactus PcD

citroen c4 cactus feel pcd
Foto Citroën | Divulgação

O Cactus da Citroën é que tem visual mais moderno entre os SUVs para PcD e bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,60. Sua direção é elétrica e é bem gostoso de dirigir, tem baixo ruído interno e rodar macio.

Entre os itens de série do Cactus PCD, destaque para mídia de 7 polegadas com Android Auto, Apple Car Play e câmera de ré, ESP, Hill Holder e ar condicionado digital.

O Cactus PcD não vem com o piloto automático nem volante multifuncional, mas seu ponto mais fraco para mim é o porta malas, além de ser o menor do segmento ao lado do Renegade com 320 litros e não caber uma cadeira montada, a base da tampa é baixa, sendo necessário levantar muito qualquer bagagem que for colocar lá dentro.

É um carro moderno e com interior agradável, bom para quem não precisa se preocupar muito com bagagem.

Caoa Chery Tiggo 2 PcD

caoa chery tiggo2 pcd foto alessandro fernandes
Foto Alessandro Fernandes | Divulgação

O último SUV para PcD da lista, o Caoa Chery Tiggo 2, oferece um pacote de itens de série razoável por um valor bem atrativo. Tem mídia de 7 polegadas com conectividade e câmera de ré, tem monitoramento de pneus, volante multifuncional revestido em couro, piloto automático, rodas de liga de 16″, freio a disco nas quatro rodas e DRL.

O preço do Tiggo 2 PcD fica abaixo dos R$ 50 mil com as isenções. Porém não tem ESP nem Hill Holder, a direção é hidráulica e o câmbio é automático de quatro marchas – este para mim é seu maior ponto fraco.

O motor é 1.5 com apenas 115c v, e o Tiggo 2 apresenta a pior relação peso/potência do segmento. Seu porta malas tem 420 litros e cabe uma cadeira montada, porém tem o mesmo problema do Cactus, base alta da tampa, o que dificulta um pouco colocar uma cadeira.

Portanto estão aí as principais características dos SUVs compactos para PCD abaixo de R$ 70 mil. Espero com este artigo facilitar a decisão de compra, de acordo com as preferências pessoais e as necessidades de cada um.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
62 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Juliano 20 de dezembro de 2021

Boa tarde!
Ótimo comparativo. Tem a atualização da planilha?

Avatar
Francisco Fábio Falcão 31 de julho de 2020

Na minha opinião o jeep Renegade tá sendo o melhor suv PCD além de ter ganhado cinco estrelas em segurança é um dos suv mais completo da categoria pelo um preço bom

Avatar
alberto 27 de maio de 2020

esclarecedor grato

Avatar
Paulo Roberto 7 de março de 2020

Alessandro, boa tarde. Quero lhe parabenizar pela excelente matéria de conteúdo que você escreveu, muito boa mesmo e me ajudou 100% a definir qual dois dois modelos que eu estava em dúvida e escolher com clareza, me ajudou muito. Até fiz contato com o vendedor da concessionária para comentar e enviar para ele uma cópia para servir de referência nas vendas. Parabéns

Avatar
Laércio 28 de fevereiro de 2020

Excelente conteúdo, Alessandro. Parabéns e muito obrigado pela ajuda. Aguardamos atualização, com as novas versões chegando no mercado agora em 2020, como o novo Duster, que ficou bem mais atraente esteticamente, diga-se.

Avatar
REGINALDO LUZ MOURA 14 de fevereiro de 2020

Matéria muito boa. Bem detalhada.
Parabéns pela planilha.

Avatar
ALONSO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE FILHO 2 de fevereiro de 2020

Parabéns pelo vídeo com avaliação dos suv’s. Me trouxe muitas orientações. Deus o abençoe

Avatar
Zilda Pereira de carvalho 18 de janeiro de 2020

Amei as suas explicações,nem criativo essa página obrigada.

Avatar
Roberto 15 de janeiro de 2020

Pelo que entendi, o carro mais forte, em termos de potência, seria o EcoSport? Somente gosto destes tipos de carro (SUV) mas me preocupa muito um carro fraco. Será o câmbio automático do EcoSport bom e confiável?

Avatar
Fernando 11 de janeiro de 2020

Parabéns pela matéria, muito detalhada.
Existe outro comparativo considerando as outras categorias de veiculos, como por exemplo os sedans?

Avatar
Sergio Wilson 14 de dezembro de 2019

Na região Sudeste do Brasil e grandes capitais o piloto automático dificilmente pode ser usado, foram mostrados os lados bons de todos os carros, incentivando uma pesquisa legal na hora da compra. Como futura matéria sugiro algo que cite os prazos de entrega para carros PCD, como fazer quando esses prazos são ultrapassados. Ex. a Nissan anuncia 120 dias para entrega de um Nissan Kicks Vermelho, e a GM tem o Onix plus para pronta entrega (informação que balança a cabeça do comprador). Obrigado e parabéns pela reportagem que trouxe muitas informações úteis.

Avatar
Luciana 28 de novembro de 2019

Bom dia!

Excelente planilha.
Gostaria de saber sua opinião em relação ao T-cross no corpo do texto, não apenas na planilha.
Minha sensação observando a planilha é que o T-cross seria uma das melhores opções, mas como não há informações sobre ele no texto fiquei na dúvida.
Estava certa de comprar o Creta, mas li que vai mudar versão agora no final de 2020 e como temos que ficar de 02 a 04 anos com o carro, geraria uma desvalorização muito grande do carro.
Vc poderia também comentar sobre isso.
Obrigada

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 7 de dezembro de 2019

O T-Cross não está no corpo do texto porque ele foi escrito antes do lançamento do carro. A planilha eu consegui atualizar porque fica on-line. Sim, o T-Cross é a melhor opção em segurança e conjunto mecânico, mas peca em porta malas, falta piloto automático e o acabamento é fraco. O Creta vai mudar somente em 2021 e sim, como parece que será uma grande mudança, desvaloriza a versão atual. Porém, como temos que ficar 4 anos, quase todos receberão novas versões ou face lift. E como o Creta tem garantia de 5 anos, pode ser que não desavlaorize tanto assim.

Avatar
Ivana silva 19 de janeiro de 2020

Estou pesquisando sobre o t-cross,sua reportagem está me ajudando obrigada!

Avatar
Cirineu Inácio molmelstet 18 de junho de 2020

Boa noite, agradeço muito pelas informações, você teria informação sobre o Tracker da GM.

Avatar
Miguel Khouri 14 de novembro de 2019

Muito bom o trabalho, planilha está ótima.
Somente senti falta dos comentários sobre o T-Cross.
Parabéns pela iniciativa

Avatar
Mari Rodrigues 12 de novembro de 2019

oi Alessandro, será que para 2020 o Kickis não irá melhorar pelo menos com um multimídia e um pouco mais de potência no motor, claro que quanto mais erbags melhor, mas podia ser uma coisa mais padrão entre todas as montadoras né, isso seria muito bom pra nós.

Avatar
Claudia 5 de novembro de 2019

Obrigada! Achei muito elucidativa a explicação, me ajudará bastante na escolha que farei.
Claudia SP

Avatar
ANTONIO MARTINS DA SILVA NETO 20 de outubro de 2019

Adriana, desculpe-me a falta de percepção mas não entendi as corres da planilha. O que significam, com relação aos veículos?

Avatar
Renata 17 de novembro de 2019

Na revenda da Captur a desvalorização é muita alta?

Avatar
ADRIANO CLARK 2 de outubro de 2019

Sou eu seguidor no youtube, tenhoum aircross 2018 pcd, ele não entra nos SUVs?? Estou com a mente em Kicks Pcd 2020 no proximo

AutoPapo
AutoPapo 2 de outubro de 2019

Olá, Adriano. O Aircross não é um SUV, apesar do visual aventureiro.

Obrigado e abraço

Avatar
Luiz 24 de setembro de 2019

Qual o consumo do Renegade Cidade e Estrada? e qual combustível

Avatar
mario 20 de setembro de 2019

por favor, atualize as informaçoes sobre acessorios do Cactus. A versão Feel Business traz agora controle de cruzeiro com limitador, rodas de liga leve aro 17 polegadas, comandos multifuncionais no volante e faróis de neblina. Consumo de 14,3 km/l com gasolina e na cidade 11,9 km/l.

Avatar
Isentos Isenções 6 de setembro de 2019

DEFICIENTE AUDITIVO NÃO TEM DIREITO A ISENÇÃO NA COMPRA DE CARRO.

Avatar
Renata Viviani Coelho 13 de setembro de 2019

Tem sim

Avatar
Pedro Marcelo 29 de agosto de 2019

Ótimo artigo, e nota 1000 para a planilha que o acompanha

Avatar
JOÃO OCIMAR BENENDITO 27 de agosto de 2019

E O Tiggo 5. Qual a sua opinião sobre esse veículo?

Avatar
Sandra 11 de agosto de 2019

Obrigada pelas informações!! Vejo sempre seus vídeos, tem.me ajudado muito.Planilha muito legal! Mas…o Creta ganhou controle de mídia no volante para 2020. e vc não colocou essa obs. E estou muito em duvida sobre a compra. Creta ou captur? Aceito opiniões. Deus abençoe todos.Fiquem em paz?

Avatar
Julio 17 de agosto de 2019

A minha esposa tem um dos primeiros CRETA PCD! Só em trajetos urbanos, curtos e pesados, tem feito 8,6/8,7 Km/l! Na estrada, eu dirigindo, fez 12,9 Km/l, sempre com gasolina! Reclamou do preço da bateria (R$ 1.500,00), que trocou recentemente! Ela gosta do carro! Eu também, por ter bom espaço interno. O único defeito do Creta, era o stop x go (ou start stop), que foi retirado da versão PCD 2020! Não posso opinar quanto ao Captur!

Avatar
Cláudia 9 de setembro de 2019

Comprei o Captur e com menos de 2 meses já precisei ir na concessionário pois desregulou o marcador de gasolina. Fora isso, a altura em relação ao solo e o porta-malas são um diferencial ótimos.
Em relação ao consumo ele faz em média 7,5/8 km/l na cidade e 11/11,4 na estrada, com gasolina.
Por conta do peso do veículo, ele deixa um pouco a desejar na aceleração e no arranque, mas no geral é um carro bom.

Avatar
Conrado 9 de setembro de 2019

Boa tarde. Tenho um Captur e estou pensando em comprar um Renegade. Gosto do Captur pois ele é um carro alto e não “raspa” nas lombadas e buracos. Gostaria de saber como é o Renegate em relação ao solo e se em questão de potência é melhor que o captur.
Obrigado

Avatar
Erika 17 de dezembro de 2019

Conrado, o Renegade é alto, uma delícia, não raspa, a suspensão é ótima.
Não conheço o Captur, porém acho que o Renegade tem pouco motor para o seu peso, demorando um pouco na resposta, não o considero um carro ágil. Um tanto gastão, por conta disso, e o porta malas decepciona um pouco.
Apesar disso, é um provável carro novo pra mim.

Avatar
Bruno 8 de novembro de 2019

Cara Boa tarde compra o t-cross melhor motor melho espaço interno porta mala médio já é um carro turbo muito econômico

Avatar
Rosemar Frigotto Saggin 3 de agosto de 2019

Excelente a formatação das informações para aquisição do carro. Foi crucial para definir a escolha mais assertiva. Obrigada!!

Avatar
Valdemir chaga pereira 6 de agosto de 2019

Qual a A opinião do arrizo 5 pcd

Avatar
Mércia 2 de agosto de 2019

Que matéria ótima! A planilha está excelente para comparar. Prestou um grande serviço. Obrigada. ??

Avatar
Alessandro Fernandes 29 de julho de 2019

Sobre o HRV não tenho opinião formada, nunca andei nele porque quando comecei a testar os carros para PCD, ele já estava fora do limite de isenção. Sobre o Aircross, considero uma boa opção, bom espaço interno, porta malas bem grande, comportamento dinâmico razoável apesar de ser alto e conjunto mecânico eficiente. É uma das melhores opçõe para PCD, difícil comparar com outros por ser monovolume. Obrigado aos demais pelos elogios à matéria!!

Avatar
Sergio Pinheiro 26 de julho de 2019

Qual sua opinião sobre o Honda HRV?

Avatar
Cristiano 22 de julho de 2019

Tenho um Renegade 2019 e estou muito satisfeito com o carro, especialmente os itens de série e tecnologias. O consumo é de 9 a 10 km/l com gasolina.

Avatar
Adson dos Santos Vieira 15 de julho de 2019

Gostaria de saber sua opinião sobre o Citroen Aircross para o público PCD!

Avatar
Maxwell 15 de julho de 2019

Olá, Sou PCD de audição, tenho e sempre laudo e audiometria. Sou habilitado, vejo a minha cidade que segundo eles disseram que não tenho direito. Fico triste nisso, pois dos ingressos, cinema, passagens pago metade por causo do meu direito, e pq não tenho direito com desconto de veículos?

Avatar
Luiza 5 de setembro de 2019

Vc tem direito sim.

Avatar
Renata Viviani Coelho 13 de setembro de 2019

Tem direito sim. Veja na lei e cora atrás dos seus direitos.

Avatar
Alcir 14 de julho de 2019

Gostei da matéria, na minha opinião é um bom parâmetro para o comprador. Com relação à revenda, qual teria o melhor benefício, ou seja, qual usado deles vende mais ou tem a menor depreciação ?

Avatar
Fernando Costa 14 de julho de 2019

Oi Alexandre parabéns pelo seu trabalho,te acompanho no canal do YouTube, e sempre bato na seguinte tecla, no Brasil reina o abuso das montadoras de deixar seus carros pelados para o consumidor PCD, porque eles não dão mais descontos e baixam seus preços?? Só visam o lucro, se eu fosse dono de uma montadora colocaria o que tem de melhor para atender este consumidor, e não tirar os opcionais, temos.muito que lutar por isso.

Avatar
Arthur Leobons 14 de julho de 2019

Gostei muito mais a avaliação do consumo feito pelo Inmetro e louca quando que um Jeep faz 9,5km com um litro de gasolina

Avatar
Edison darcie 14 de julho de 2019

Faltou explorar os opcionais específicos para PCD, pois parece que nenhuma das montadoras está preocupada em atender este público ao contento. Saio de lá com sugestão para calha de chuva, protetor lateral, câmera de ré, etc, mas nenhuma com opcional para fixar uma cadeira de rodas, rampa para subir cadeira elétrica, prancha interna para deixar o porta malas na mesma altura do para-choque, etc. Uma falta de consideração. Caso haja interesse, tenho um Fox ( não é PCD) com uma prancha de madeira para apoio da cadeira elétrica, rampa comprada na internet. Investimento de apenas R$700,00

Avatar
Maria zilda 14 de julho de 2019

Estou em dúvida entre o creta e o captur. Tenho um creta 2017 pcd e estou fazendo o processo novamente. Não sei se compro outro creta ou mudo para o renault captur. Vou pesquisar mais um pouco.

Avatar
Bandit 10 de agosto de 2019

Boa noite! Mas não são 4 anos para poder vender?

Avatar
Carlos Silva 31 de agosto de 2019

Para São Paulo são 2 anos

Avatar
Guilherme 24 de setembro de 2019

Olá, gostaria de tirar uma dúvida, quando troca de carro é preciso fazer todo o processo novamente com médicos e despachante, gasta tudo aquilo novamente? Eu tirei carta de pcd tb. Estava na dúvida entre o Creta e a Captor. Mas acabei optando pelo Creta. Mas os dois são bons carros.

Avatar
riviane eler 6 de setembro de 2020

não precisa fazer o processo todo novamente, vá ao Detran da sua cidade e veja quais os documentos que precisa levar .
aquela carta assinada pelo delegado do Detran co certeza precisa.
não sei qual sua limitação mais eu não paguei despachante para fazer nada .
fiz todo o processo passo a passo sendo encaminhada a cada o
órgão .

Avatar
Reginaldo 14 de julho de 2019

Renegade ainda ganha dos demais por não ter reflexo chato do painel no para-brisa, que pra mim é questão de segurança! Bate sol forte, ninguém enxerga a estrada só os detalhes do painel. Vide ecoSport.

Avatar
Silvano Rodrigues dos Santos 14 de julho de 2019

Faltou falar sobre custo benefício como seguro revisão e se é bom de mercado, tem carro desses aí que foi analisado se a pessoa comprar vai ter que casar com ele,ou presentear pra alguém da família.

Avatar
Cleber 26 de julho de 2019

Vc deve ter esquecido de olhar a planilha

Avatar
Antonio 14 de julho de 2019

Parabéns pela reportagem.
Trouxe as informações necessárias sem enrolação.
Finalmente uma reportagem cujo título corresponde ao texto.

Avatar
Leandro Nunes Lima 14 de julho de 2019

Parabéns pelo ótimo trabalho e dedicação para disponibilizar seu conhecimento com as pessoas. Que Deus abençoe.

Avatar
Marina de Oliveira Rosa Gaigher 14 de julho de 2019

Eu comprei o Renegade estou muito satisfeita, um carro excelente.

Avatar
Renato 18 de julho de 2019

Só não acelera nada, assim como o Creta. Manco, manco

Avatar
Jose 12 de julho de 2019

Sair

Avatar
evaldo paixao 12 de novembro de 2020

oi gostei do comentario ,mais teria como vc tambem falar do te cross,obrigado

Avatar
Deixe um comentário