Ford pode deixar América do Sul, afirma especialista

Analista da JP Morgan se encontrou com executivos da marca, que demonstram preocupação com os prejuízos no continente

Por AutoPapo11/12/17 às 16h33

A Ford está se preparando para tomar medidas extremas para conter os prejuízos que vem tendo na América do Sul, segundo um analista da JP Morgan, empresa de consultoria financeira. O especialista no setor automobilístico Ryan Brinkman fez o anúncio após uma reunião com dois executivos da empresa. Segundo Brinkman, a Ford pode deixar alguns mercados da região. A informação foi reportada pela agência Bloomberg.

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A Ford global, no entanto, declarou que continuará atuando na região e se esforçando para torná-la “operacionalmente funcional”, nas palavras de seu porta-voz, Said Deep. Apesar disso, as vendas da fabricante na América do Sul vêm gerando prejuízos desde 2013. Apenas nos primeiros meses deste ano, a norte-americana já perdeu US$ 587 milhões no continente, um número que, apesar de representar uma perda, é superior com relação a 2016.

Grande parte dessa recuperação foi baseada nas vendas para frotistas, detalhou o analista da JP Morgan. Brinkman se encontrou com o diretor financeiro Bob Shanks e o presidente global de vendas, Jim Farley, para obter as informações, que foram publicadas em um relatório para os clientes da firma. No documento, ele afirma ainda que a Ford “está dedicada a fazer o que for preciso para estancar as perdas inaceitáveis na região”. De acordo com o analista, parcerias formais com concorrentes do setor seriam outra alternativa estudada pela marca.

As quedas nas vendas de automóveis na América do Sul podem ser entendidas como um reflexo das crises econômica e política que comprometeram a região nos últimos anos. No Brasil, o setor automotivo está em recessão desde 2012, com agravamentos consecutivos até 2015. Apenas em 2017 a indústria deu sinais de que daria início a uma recuperação.

Em nota, a Ford do Brasil nega que tem planos de deixar a região. “A Ford não tem planos de sair da América do Sul. A região continua sendo importante para as operações globais da marca. Estamos comprometidos com o sucesso dos nossos negócios locais e trabalhando para deixar nossas operações ainda mais competitivas na América do Sul”.

Ford no Brasil

O caso da Ford, no entanto, traz outra faceta. A marca nunca conseguiu se estabelecer como a favorita dos brasileiros na briga com as concorrentes, controlando uma média de 9,5% do mercado de automóveis e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave). Historicamente, a norte-americana nunca superou nas listas de automóveis mais vendidos a Volkswagen, a Fiat e a Chevrolet.

Em 2016 e 2017, o Ka foi o terceiro mais emplacado no país. Nos anos anteriores, o Fiesta é que se aproximava do topo, alcançando a quarta posição. Antes disso, houve períodos em que o modelo mais vendido da marca não ultrapassou a sexta colocação.

Recentemente, a fabricante foi, inclusive, ultrapassada pela Hyundai, com o HB20. No ano passado, a Ford deixou a quarta posição que segurava como marca no emplacamento de veículos leves, caindo para a sexta, logo abaixo da Toyota. Neste ano, entretanto, a fabricante deu sinais de que estava se recuperando e, no acumulado até novembro, havia retornado à quarta colocação.


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6 Comentários

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  • Edson 19 de Março de 2018

    Seria uma grande perda para o Brasil , vi alguns comentários contra a marca aqui , mas lembre se d q tem muitos países minúsculos com várias marcas d automóveis d passeio e caminhões .. prós corneteiros d plantão ,diga uma grande marca brasileira com tecnologia predominante nacional , não vai achar nada , né manés….

  • Gerson luza 4 de Fevereiro de 2018

    Essas marcas que estão aí só para brasileiro boca Berta , pagar esses valore onde os argentinos pagam um terço do mesmo produto, povo merece é acomodado e parece que gosta de levar . Qualquer outro país já teriam acabado co essa exploração

  • Gerson luza 4 de Fevereiro de 2018

    Se forem já vão tarde seu carros são um lixo , últimos anos os carros da Ford , parecem feitos de papel , descaso com o brasileiro, deveriam ter vergonha na cara essa tal de peças nacionais é um lixo , se quiser um carro bom e seguro compre um importado. Os carros nacionais estão com a mesma qualidade dos carros jineses , Alhas tem novos carro jineses melhores que os nossos.

  • José Borges 24 de Janeiro de 2018

    Baixar os preços jamais, né, Ford? Melhorar o atendimento e deixar de explorar seus clientes nas manutenções e peças, nem pensar, né, Ford?

    Na mesma linha seguem a Fiat, a Chevrolet e a Volkswagen, todas as montadoras antigas que se acostumaram a fazer o brasileiro de palhaço.

  • RAFAEL DE OLIVEIRA 18 de Janeiro de 2018

    A FORD INVESTE POUCO SE INVESTISSE ALTO COM CERTEZA TARIA NA LIDERANÇA

    • Heraldo 25 de Janeiro de 2018

      Taria? Do verbo tarer?

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