Fumar dirigindo “dá multa”?

Legislação brasileira não faz menção específica a motoristas que fumam ao volante; porém, eles são enquadrados em outras infrações

Por Alexandre Carneiro02/10/18 às 18h30

Associar cigarro e volante não é algo incomum para quem fuma. Poucos, porém, sabem dizer se tal ato é lícito ou não. Se você é dessas pessoas que costumam fumar dirigindo, temos uma boa e uma má notícia: a primeira é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não faz qualquer menção ao fumo durante a condução de veículos. Portanto, essa ação, por si só, não é ilegal.

A má notícia é que isso pode fazer com que os tabagistas sejam enquadrados em outras infrações. Ou seja: fumar dirigindo dá multa!

Fumar dirigindo pode dar multa

A advogada especialista em Trânsito Luciana Mascarenhas explica que não existe uma legislação específica para a ação de fumar dirigindo. Porém, enquanto manuseia o cigarro, o condutor acaba cometendo infrações previstas pelo CTB. “Os fiscais autuam, normalmente, por dirigir com apenas uma das mãos. Ou por colocar uma das mãos para fora do veículo”, destaca.

O inciso V do Artigo 252 do CTB determina que dirigir “com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo” é infração média. Como punição, o motorista perde 4 pontos de seu prontuário e recebe multa no valor de R$ 130,16. O mesmo artigo 252 descreve, no inciso I, que dirigir “com o braço do lado de fora” do carro também é infração média.

Atirar a bituca na rua rende multa

Se o condutor tabagista jogar a bituca na rua, poderá receber mais uma punição. Segundo o Artigo 172, do CTB, “atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias” é infração média. Ou seja, em qualquer um dos casos, o motorista que insistir em fumar dirigindo acumula 4 pontos a menos e paga multa de R$ 130,16. O melhor, portanto, é não acender o cigarro, principalmente ao volante.

Foto Shutterstock | Reprodução

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fernando 4 de outubro de 2018

    A multa deveria ser a mesma para quem usa celular.

Deixe um comentário